TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Três Lagoas

Vídeo de Três-lagoense Geovana procurando pai para transplante de medula ganha repercussão nacional

Publicado em

O vídeo da três-lagoense Geovana Dias da Silva, de 12 anos viralizou na internet brasileira. Com mais de 970 mil visualizações e incontáveis compartilhamentos, o vídeo postado na rede social Instagram da pequena, narra sua história com a Disceratose Congênita e a Aplasía Medular, bem como sua busca por um doador de medula compatível.

Neuci Luzia Dias da Silva, Geovana e Victória Helena Carraro, advogada que assiste juridicamente o caso. Foto:Rara Gente

O diagnóstico

Segundo Neuci Luzia, Geovana foi diagnosticada aos 9 anos, 3 anos após surgimento dos primeiros sintomas – manchas “café com leite” na pele e atrofia das unhas. “Desde então passei a procurar médicos para descobrir o que eram as manchas de pele e porque as unhas dela atrofiaram. Aqui em Três Lagoas não tivemos resposta, fomos   para Campo Grande onde também não houve uma conclusão de diagnóstico. Neste período, entre muitos questionamentos e poucas respostas, conheci uma pessoa nas redes sociais que nos encaminhou para São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, onde ela ficou internada 30 dias e só então foi diagnosticada”, diz a mãe.

A pequena Geovana sofre de Disceratose Congênita associada a Aplasia Medular. A Disceratose é uma desordem degenerativa rara, caracterizada pela pigmentação da pele, unhas atróficas, leucoplasia e falência da medula óssea – tecido liquido-gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue como as hemácias, leucócitos e plaquetas.

A aplasia na medula óssea é uma das formas mais severas de aplasia, termo usado para descrever uma falha no desenvolvimento de tecidos ou órgãos. O paciente com a doença não produz as células sanguíneas em quantidades suficientes, necessitando receber transfusões para controlar a anemia grave.

Segundo estudos científicos, a probabilidade de localizar um doador compatível é de 1 para 100 mil, sendo maior entre os parentes de primeiro grau. No entanto, Neuci e a irmã de Geovana não são compatíveis. Acredita-se que o genitor da menina possa ser 100% compatível, e assim salvar a vida da pequena.

“Ela não podia passar pelo transplante de medula em São José do Rio Preto, então foi encaminhada para Ribeirão Preto”, diz Neuci sobre a única chance de salvar Geovana. Devido a pandemia, a menina faz as transfusões aqui em Três Lagoas até aparecer um doador compatível.

Assistência jurídica

O escritório Carraro & Barros Associados tomou conhecimento da história de Geovana por meio do vídeo publicado na rede social Instagram no domingo, dia 16 de agosto. “Nós vimos, nos sensibilizamos e entramos em contato com a professora Maisa para nos colocarmos à disposição da família para dar assistência administrativa e judicial para localizar o possível genitor”, diz Victória Carraro.

Durante a entrevista a advogada destacou que possíveis doadores de todo o Brasil estão entrando em contato com a família, além de indivíduos que acreditam ser o genitor da menina. Ainda segundo Victória, a muitas pessoas tentaram contato alegando possuir o telefone e endereço do genitor de Geovana, além de pessoas que se valem de abordagens invasivas na tentativa de coletar informações sobre a família e o quadro clínico da criança, e ela enfatiza: “concentramos todos os contatos no escritório, onde filtramos e determinamos o que pode ou não ser feito”.

Geovana procura pelo pai para transplante de medula

Com mais de 970 mil visualizações e incontáveis compartilhamentos, o video postado pela pequena Geovana Dias da Silva, de 12 anos, narra sua história com a Disceratose Congênita e a Aplasía Medular, bem como sua busca por um doador de medula compatível. Entenda:

Posted by Rara Gente on Tuesday, August 25, 2020

“Nossa intenção não é expor a intimidade da família, contar historinhas, ou coisas do gênero. Nossa intenção é unicamente o conteúdo do vídeo da Geovana: localizar o pai ou um doador de medula que seja compatível. Seja o pai Geovane, ou outra pessoa do Brasil que seja compatível e possa doar”. Diz ela.

Como ajudar

Ao pedirmos um recado para os leitores e seguidores da Rara Gente, Geovana sensibilizou todos os presentes: “Gente, doem medula. Mesmo se não for compatível comigo, você pode ser compatível com outra pessoa”.

Os interessados em ajudar a Geovana, e muitas outras crianças que necessitam de doação de medula óssea, podem procurar o hemocentro mais próximo para doar uma pequena quantidade de sangue (10ml) e realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Assista:

Por Rara Gente/Com a colaboração de Thaís Dias.

Comentários Facebook

Três Lagoas

Café com Elogio reconhece valor de funcionários da saúde

Published

on

By

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, um evento que celebrou os servidores públicos municipais da área da saúde, reconhecendo e valorizando todo o trabalho e dedicação desses profissionais. O evento “Café com Elogio” foi marcado por apresentações e momentos de reconhecimento profissional.

Durante o “Café com Elogio”, as apresentações ficaram por conta da cantora Sara Leite e dos músicos do “Musicando Talentos”, projeto realizado pela Casa da Cultura de Três Lagoas por meio da Lei Rouanet.

Além de apresentações musicais, os homenageados ainda receberam mimos como forma de agradecimento ao trabalho prestado para o município. E fechando o evento com chave de ouro, os convidados também puderam desfrutar de um delicioso coffee break.

No evento, marcaram presença o Prefeito, Dr. Cassiano Maia e os vereadores Tonhão, Daniel da farmácia e Robson do alinhamento. Representando o Conselho Municipal de Saúde, Angelina Zuque e representando todos os diretores da área da Saúde, Jamila Gomes.

Texto por: Raquel Tozi Foto por: Rafael Santana

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook

Continue Reading

Três Lagoas

Domingo tem rodada inaugural do Campeonato de futebol amador e varzeano em Três Lagoas

Published

on

By

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), realiza neste domingo, 03 de maio, a rodada de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, edição 2026.

A programação marca oficialmente o início das competições, que movimentam atletas e torcedores do futebol. Os jogos serão realizados no campo do Madrugadão, local tradicional onde as disputas esportivas da cidade são.

No Campeonato Municipal de Futebol Varzeano, a abertura será às 7h40, com o confronto entre Vidraçaria Marrom e Santa Terezinha FC. Atual campeã da edição 2025, a equipe do Santa Terezinha entra em campo para defender o título e abrir a competição, prometendo um duelo equilibrado logo na primeira rodada.

Na sequência, às 8h40, acontece a abertura da Copa Municipal de Futebol Amador, com o jogo entre Escola de Futebol Ipanema e AE Cavaquinho FC. Também campeã vigente, a equipe da EF Ipanema inicia sua trajetória na competição buscando manter o bom desempenho da temporada anterior.

As competições reforçam o compromisso da administração municipal com o incentivo ao esporte, promovendo lazer e oportunidades para atletas locais. Além de revelar talentos, os campeonatos municipais são tradicionais no calendário esportivo de Três Lagoas e atraem grande participação da comunidade.

A expectativa é de que mais uma edição seja marcada por jogos disputados, espírito esportivo e grande presença do público.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook

Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana