Arapuá
18ª Cavalgada do Arapuá traz novidade com transporte gratuito para a população
Os moradores do Distrito de Arapuá e Três Lagoas, estão em contagem regressiva para a 18ª edição da tradicional Cavalgada, agendada para os dias 4 e 5 de outubro. Este evento, um dos mais aguardados do calendário de Três Lagoas, anualmente atrai centenas de cavaleiros, famílias e turistas, todos ansiosos por vivenciar a cultura e as tradições sertanejas. Este ano, uma grande novidade promete facilitar o acesso de todos: pela primeira vez, será disponibilizado transporte público gratuito para o local, garantindo que mais pessoas possam participar dessa festa.
A iniciativa visa popularizar a participação e oferecer comodidade aos interessados e tem apoio do Sindicato Rural de Três Lagoas, Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Três Lagoas, a Cavalgada de Arapuá se consolida como um marco cultural e de integração.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO E ATRAÇÕES MUSICAIS:
As festividades terão início no sábado, 4 de outubro, com apresentações de artistas locais que animarão o público a partir das 19h. No domingo, 5 de outubro, o ponto alto será a cavalgada, que reunirá diversas comitivas, com chegada estimada para as 10h30.
Após a chegada, a partir das 12h, um almoço especial será servido, com o aclamado churrasco Brutus, acompanhado por performances de músicos da região. Para encerrar o evento em grande estilo, a renomada dupla nacional Maria Cecília & Rodolfo subirá ao palco, prometendo um show memorável com seus sucessos.
TRANSPORTE GRATUITO: CONFIRA HORÁRIOS E LOCAIS DE EMBARQUE
Para garantir que ninguém fique de fora, a organização da Cavalgada do Arapuá disponibilizará transporte gratuito com horários e pontos de embarque definidos:
Sábado – 04/10/2025
Três Lagoas ➝ Arapuá: 19h00 e 20h00
Arapuá ➝ Três Lagoas: 00h00
Domingo – 05/10/2025:
Três Lagoas ➝ Arapuá: 07h00, 08h00, 09h00, 10h00 e 11h00
Arapuá ➝ Três Lagoas: 15h00, 17h00 e 19h00
Locais de Embarque – Três Lagoas ➝ Arapuá
Terminal Urbano (Antiga Estação Ferroviária)
Estádio da Aden (Av. Clodoaldo Garcia)
Ginásio de Esportes (Av. Clodoaldo Garcia)
Crase Coração de Mãe (Av. Clodoaldo Garcia)
Hotel Nova América (Av. Sobral)
Local de Embarque – Arapuá ➝ Três Lagoas
Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin
ATENÇÃO! Nesses dias e horários, não haverá embarque na Rodovia BR-262 em nenhum acesso.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Arapuá
Em Arapuá | Ponte da Japonesa é substituída por linhas de tubos para garantir mais segurança à população
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), em conjunto com o Departamento de Manutenção do Distrito de Arapuá e da zona rural, realizou a substituição da antiga ponte de madeira sobre o córrego Arapuá, conhecida como Ponte da Japonesa.
A estrutura é fundamental para o acesso ao Distrito de Arapuá/MS e também às comunidades Piaba, Limoeiro e região da Ponte do Rio Verde.
Os trabalhos foram executados sob a coordenação do encarregado Marco Antonio Dantas, atendendo a uma demanda considerada urgente pelos moradores da região. Segundo informações repassadas pelas equipes responsáveis, a antiga ponte de madeira apresentava constantes problemas e necessitava de frequentes manutenções, comprometendo a segurança de motoristas e produtores rurais que utilizam o trecho diariamente.
Durante as obras, a passagem permaneceu interditada por 13 dias para a retirada completa da antiga estrutura e implantação do novo sistema de drenagem e travessia.
No local, foram instaladas duas linhas de tubos de 1.000 milímetros, proporcionando mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego, principalmente em períodos de chuva.
Após a conclusão dos serviços, a Ponte da Japonesa já foi liberada para o trânsito de veículos e, conforme a equipe responsável, o trecho se encontra em perfeitas condições de uso, com o fluxo normalizado para moradores, produtores rurais e demais usuários da estrada.
Arapuá
LUTO NO ESPORTE | Morre Valdemir Machado Leonel, o “Lona”, ex-jogador do Arapuá, aos 53 anos
Três Lagoas (MS) — Faleceu em Três Lagoas, aos 53 anos, Valdemir Machado Leonel, conhecido carinhosamente como “Lona”, ex-jogador do Arapuá. A notícia causou forte comoção entre familiares, amigos e a comunidade esportiva da região.
Valdemir foi encontrado sem vida no último sábado, 2 de maio, em sua residência localizada no Condomínio Novo Oeste. De acordo com informações, a causa da morte foi cirrose hepática.
A despedida foi marcada por grande comoção. O sepultamento ocorreu no Cemitério Santo Antônio, em Três Lagoas. Ele deixa seis filhos.
TRAJETÓRIA NO ESPORTE E NA COMUNIDADE
Muito conhecido no Distrito de Arapuá, Valdemir construiu uma história marcada pelo trabalho e pela paixão pelo futebol. Atuou em fazendas da região, como Água Limpa, Rodeio e Lobo, e nos finais de semana se dedicava ao esporte, defendendo equipes locais.
Foi no time do Arapuá que “Lona” deixou seu maior legado. Vestindo a camisa da SERA (Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá), atuava como volante — posição em que ficou conhecido como o “xerife” do time. Com a camisa número 20, seu número preferido, destacou-se como um dos jogadores mais firmes e respeitados que passaram pela equipe.
Valdemir integrou o time por vários anos e também participou da equipe de veteranos. Sua última aparição em campo foi em julho de 2023, durante o jogo de inauguração da iluminação de LED do Campo Municipal José Rodrigues, no Distrito de Arapuá, em uma partida entre veteranos.
HOMENAGENS E DESPEDIDA
Nas redes sociais, amigos, familiares e ex-companheiros de equipe prestam homenagens, relembrando momentos vividos e destacando o legado deixado por “Lona” dentro e fora de campo.
Moradores do Distrito de Arapuá também manifestaram gratidão pela dedicação de Valdemir ao futebol local:
“Só temos a agradecer por todos esses anos de dedicação ao nosso time. Vá com Deus, nosso irmão Valdemir.”
Neste momento de dor, amigos e familiares se unem em solidariedade, desejando força e conforto a todos que conviviam com Valdemir Machado Leonel.
MENSAGEM
É difícil encontrar palavras diante de uma perda tão sentida. Valdemir Machado Leonel, o querido “Lona”, parte deixando não apenas saudades, mas um legado de amizade, companheirismo e amor pelo futebol que jamais será esquecido.
Que Deus o receba de braços abertos e conceda descanso eterno. Que conforte o coração de todos os familiares, amigos e daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele, transformando a dor da despedida em lembranças eternas de momentos vividos com alegria.
“Lona” seguirá vivo na memória de cada jogo, de cada história compartilhada e em cada coração que teve sua vida marcada por sua presença.
Nossos mais sinceros sentimentos.
-
Três Lagoas7 dias atrásEm Três Lagoas| Arraiá da Escola Olinto Mancini promete noite de tradição, cultura e diversão nesta quarta-feira (10)
-
Policial6 dias atrásEm Três Lagoas| Homem e mulher são mortos a tiros na Vila São João
-
Três Lagoas7 dias atrásToninha Campos completa 70 anos: Comunicação e dedicação a Três Lagoas
-
Três Lagoas6 dias atrásMisto apresenta elenco, comissão técnica e novos uniformes para a disputa da Série B do Estadual











