Três Lagoas
Vence hoje, quarta-feira (10), a 6ª parcela do IPTU 2022 em Três Lagoas
O prazo para pagamento da 6ª parcela do IPTU 2022 vence hoje, quarta-feira (10), para quem optou pelo parcelamento.
Para aqueles que ainda estão sem o carnê, o Setor de Tributação da Prefeitura de Três Lagoas informa que o mesmo pode ser adquirido pela internet no site www.treslagoas.ms.gov.br, na aba “TRIBUTOS > IPTU > IMOBILIÁRIO”, digitar o número de CPF ou CNPJ e BIC nos campos disponíveis, e imprimir os boletos.
Ainda, a guia também pode ser retirada na própria Tributação, localizada na Avenida Rosário Congro, 285 – Centro e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.
Vale lembrar que neste ano, o Programa Fortalece TL permitiu que o IPTU não tivesse reajuste, mantendo o valor de 2021.
Fonte: Prefeitura de Três Lagoas
Três Lagoas
Exposições e palestras marcam ciclo de capacitação da 2ª Semana da Agricultura Familiar em Três Lagoas
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), realizou nesta quinta-feira, 6 de agosto, no Sindicato Rural de Três Lagoas, mais um importante dia de atividades da 2ª Semana da Agricultura Familiar. A programação reuniu produtores rurais, empreendedores, parceiros e representantes de instituições ligadas ao setor em um dia dedicado à troca de conhecimentos, à valorização da produção local e ao fortalecimento do desenvolvimento rural.
Durante o evento, os participantes acompanharam palestras voltadas ao empreendedorismo, à inovação, à produção agrícola e ao fortalecimento das agroindústrias familiares. Entre os temas abordados estiveram “Mulheres que Transformam e Empreendem”, “Produção de Frutas e Legumes: Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar”, “Criação, Gestão e Casos de Sucesso na Agroindústria Familiar” e “Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção para Agroindústrias da Agricultura Familiar”.
Além da programação técnica, o evento contou com exposições de produtos da agricultura familiar, estandes de parceiros e barracas de artesanato, proporcionando um espaço para divulgação, comercialização e valorização do trabalho desenvolvido pelos produtores e empreendedores do município.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Mariana Amaral, destacou que iniciativas como essa fortalecem o setor produtivo e criam oportunidades para quem vive da agricultura familiar.
“A Semana da Agricultura Familiar foi pensada para aproximar conhecimento, inovação e oportunidades dos nossos produtores. Cada palestra, exposição e parceria fortalece o desenvolvimento rural, incentiva o empreendedorismo e demonstra o compromisso da Administração Municipal com aqueles que produzem alimentos, geram renda e contribuem para o crescimento de Três Lagoas.”
A 2ª Semana da Agricultura Familiar segue com programação até sexta-feira (7), quando será encerrada com a tradicional Feira da Agricultura Familiar, aberta à população. O evento reunirá produtores locais, artesãos, opções gastronômicas e produtos frescos, fortalecendo a conexão entre o campo e a cidade.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Prefeitura reforça limpeza de bueiros e faz apelo à população sobre o descarte correto de lixo
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), intensifica diariamente os trabalhos de limpeza e manutenção das vias públicas e do sistema de drenagem em diversos bairros da cidade. Coordenada pelo Departamento de Serviços Públicos (DSP), a força-tarefa tem como principal objetivo preparar o município para o período chuvoso, reduzindo o risco de alagamentos e outros transtornos à população.
Durante as ações de rotina, no entanto, as equipes do DSP têm encontrado uma quantidade alarmante de resíduos descartados de forma irregular. Nas vistorias e desobstruções de bueiros (bocas de lobo), são retirados diariamente plásticos, embalagens de alimentos, garrafas de vidro, caixas, sacos de lixo doméstico, entulhos da construção civil, fios elétricos e galhadas de poda.
RISCO COM A CHEGADA DAS CHUVAS
Com a aproximação dos meses de maior volume de chuvas, o acúmulo de lixo nas vias públicas e no interior dos bueiros representa um grave risco à cidade. Durante as chuvas, a enxurrada arrasta os resíduos descartados nas ruas para as bocas de lobo, impedindo o escoamento da água e provocando o entupimento das galerias pluviais. Como consequência, podem ocorrer alagamentos em ruas e avenidas, além da invasão de água em imóveis.
“O trabalho das nossas equipes é contínuo e realizado todos os dias. Porém, por mais que a Prefeitura faça a limpeza, se o descarte irregular continuar acontecendo, o problema volta a surgir. Precisamos da colaboração de toda a população para manter a cidade limpa e evitar transtornos durante o período de chuvas”, destacou a SEINTRA.
PARCERIA COM A POPULAÇÃO
A Administração Municipal reforça que a manutenção da limpeza urbana e a prevenção de alagamentos dependem da colaboração entre o Poder Público e os moradores. Pequenas atitudes fazem grande diferença:
• Lixo no lugar certo: coloque o lixo doméstico para coleta apenas nos dias e horários próximos à passagem do caminhão, sempre bem ensacado e, de preferência, elevado do solo;
• Não descarte resíduos nas ruas: embalagens, garrafas, latas, papéis e bitucas de cigarro não devem ser jogados em vias públicas, calçadas ou terrenos baldios;
• Destinação correta de entulhos e podas: restos de construção, galhadas e resíduos de poda não devem ser depositados nas ruas nem sobre as bocas de lobo. Utilize os locais e serviços disponibilizados pelo município para a destinação adequada;
• Denuncie irregularidades: o descarte irregular de resíduos é uma infração e causa prejuízos para toda a comunidade.
A Prefeitura de Três Lagoas segue cumprindo seu papel, com equipes atuando diariamente na limpeza e manutenção da cidade, mas reforça que a preservação dos espaços públicos é uma responsabilidade compartilhada. Cuidar da cidade é um compromisso de todos.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Arapuá3 dias atrásO lado invisível da celulose| Esvaziamento populacional e apagamento cultural em Arapuá e Garcias
-
Ribas do Rio Pardo3 dias atrásCapacitação amplia oportunidades de geração de renda para famílias atendidas pelo CRAS em Ribas do Rio Pardo
-
Sem categoria3 dias atrásReinaldo é homenageado em Cassilândia e cita a cidade como exemplo de desenvolvimento
-
Mato Grosso do Sul3 dias atrásFiems leva demandas da indústria aos ministros da Fazenda e dos Transportes em encontro empresarial


























