Suzano
Suzano abre nove processos seletivos para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, está com nove oportunidades de emprego em diferentes áreas para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS). As inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, origem, deficiência e/ou orientação sexual, e podem ser feitas por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/).
Em Ribas do Rio Pardo (MS), há quatro processos seletivos em andamento: Agente Florestal; Assistente Administrativo II (temporária); Bombeiro(a) e Técnico(a) de Segurança do Trabalho I – Industrial. Para Três Lagoas, são cinco vagas abertas: Coordenador(a) de Governança e Processos (colheita florestal); Líder de Laboratório; Soldador(a); Técnico(a) de Suprimentos I e Técnico(a) de Almoxarifado I.
Segue a lista completa dos processos seletivos da Suzano em andamento no estado e os respectivos links para inscrições. Nas páginas, é possível consultar os pré-requisitos de cada vaga, detalhamento da função e benefícios ofertados pela empresa.
Ribas do Rio Pardo
Agente Florestal, inscrições até 11/02/2025: Página da vaga | Agente Florestal
Assistente Administrativo II (temporária), inscrições até 11/02/2025: Página da vaga | Assistente Administrativo II (temporária)
Técnico(a) de Segurança do Trabalho I – Industrial, inscrições até 16/02/2025: Página da vaga | Técnico(a) de Segurança do Trabalho I – Industrial
Bombeiro(a), inscrições até 28/02/2025: Página da vaga | Bombeiro(a)
Três Lagoas
Técnico(a) de Suprimentos I, inscrições até 09/02/2025: Página da vaga | Técnico(a) de Suprimentos I
Técnico(a) de Almoxarifado I, inscrições até 09/03/2025: Página da vaga | Técnico(a) de Almoxarifado I
Líder de Laboratório, inscrições até 10/02/2025: Página da vaga | Líder de Laboratório
Soldador(a), inscrições até 11/02/202: Página da vaga | Soldador(a)
Coordenador(a) de Governança e Processos (colheita florestal), inscrições até 16/02/2025: Página da vaga | Coordenador(a) Governança e Processos
Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). A Suzano reforça que todos os processos seletivos são gratuitos, sem a cobrança de qualquer valor para garantir a participação, e que as vagas oficiais estão abertas a todas as pessoas interessadas. Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br.
Suzano
Diretor e colaboradora da Suzano recebem Título de Cidadão Riopardense nos 81 anos de Ribas do Rio Pardo
Honrarias foram concedidas ao diretor de Engenharia da Suzano, Maurício Miranda, pelo vereador José Heleriano, e à analista de Relações Corporativas Katia Oliveira Andrade, pela vereadora Tânia Ferreira.

O diretor de Engenharia da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, Maurício Miranda Pereira, e a analista de Relações Corporativas da empresa, Katia Oliveira Carvalho, foram homenageados com o Título de Cidadão Honorário Riopardense. A solenidade, que integra as comemorações dos 81 anos do município, foi realizada na noite desta terça-feira (18), na sede do Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo (MS).
As homenagens foram concedidas pelo vereador José Heleriano de Souza e pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Tânia Ferreira de Souza, respectivamente. O Título de Cidadão Honorário é uma honraria concedida pela Câmara Municipal a personalidades que, mesmo não sendo naturais de Ribas do Rio Pardo, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.
Maurício Miranda
Maurício Miranda Pereira é engenheiro eletricista com especialização em Celulose e Papel pela Universidade Federal de Viçosa, MBA em Administração Industrial e formação em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Stanford. Com 31 anos de trajetória na Suzano, iniciou como estagiário em 1994 e assumiu cargos estratégicos até se tornar diretor de Engenharia. Atuou em grandes projetos industriais, incluindo a expansão da unidade de Três Lagoas, onde liderou a operação industrial entre 2017 e 2019, fortalecendo o setor no Mato Grosso do Sul.
Desde 2019, esteve à frente dos estudos e da implantação do Projeto Cerrado, que resultou na maior fábrica de celulose em linha única do mundo, consolidando a presença da Suzano em Ribas do Rio Pardo. Como diretor de Engenharia e Projetos, coordenou as frentes florestal, industrial e logística, impulsionando o desenvolvimento local com geração de empregos e infraestrutura. Seu trabalho foi decisivo para transformar o município em um polo industrial, ampliando oportunidades e contribuindo para o crescimento econômico da região.
Katia Carvalho
Formada em Serviço Social e especialista em Saúde Pública, Katia Oliveira Carvalho tem uma trajetória marcada pela atuação em desenvolvimento social e relações corporativas. No setor de celulose desde 2016, contribuiu para o Projeto Horizonte 2 em Três Lagoas e, mais recentemente, para o Projeto Cerrado, fortalecendo a integração entre a Suzano e as comunidades de Ribas do Rio Pardo. Responsável pelo relacionamento com a gestão pública, seu trabalho tem sido essencial para promover o desenvolvimento sustentável e o diálogo entre empresa e sociedade.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br
Ribas do Rio Pardo
Suzano comemora 81 anos de Ribas do Rio Pardo e reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável local
Com 3 mil postos de trabalho diretos, entre próprios e terceiros, a Unidade Ribas do Rio Pardo contribuiu para transformar a realidade do município.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, celebra os 81 anos de Ribas do Rio Pardo, reforçando o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município. Com 3 mil postos de trabalho diretos, entre próprios e terceiros – sendo grande parte deles ocupados por rio-pardenses –, a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em operação desde julho do ano passado, contribuiu e segue contribuindo para a transformação do município e da região.
“A Suzano sempre acreditou no potencial de Ribas do Rio Pardo para o desenvolvimento econômico. Ciente da força e dedicação de sua gente, temos orgulho de fazer parte desta nova fase do município, que agora celebra 81 anos com um cenário de crescimento e oportunidades. Nós seguimos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e a movimentação gerada pela nova unidade transformou a dinâmica local, impulsionando negócios, gerando empregos e fortalecendo a economia”, destaca Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
Esse processo de transformação na economia local teve início em 2021, quando foram iniciadas as obras de construção da nova fábrica, e se mantém até hoje com a unidade em operação. Além da geração de empregos no município, muitos bens e serviços são adquiridos pela unidade no comércio local, o que contribui para o aquecimento da economia local, como ressalta Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano, responsável pelo Projeto Cerrado, que resultou na construção da fábrica inaugurada no ano passado.
“O compromisso da Suzano com o desenvolvimento socioeconômico local vai além da valorização e qualificação da mão de obra local; envolve também o comércio de bens e serviços da região onde atuamos. Por isso, investimos recentemente na qualificação do empresariado local, com o Programa Semear, desenvolvido em parceria com o Sebrae, visando capacitar pequenas e médias empresas para conquistarem saúde financeira e se prepararem para fornecer para grandes empresas no geral. Também temos como política interna priorizar a busca por bens e serviços no comércio local, como uma forma de prestigiar o empresariado local em nossas aquisições”, destaca Maurício.
Uma das empresas beneficiadas pela iniciativa de qualificação e pelo desenvolvimento do município foi a Lavanderia Rio Pardo, fundada por Lucimara Vilalba e um sócio há pouco mais de quatro anos. “Participamos de capacitações e aprendemos a planejar os investimentos. O programa Semear foi fundamental para que nos estruturássemos no longo prazo e abrisse portas para nossos novos investimentos”, afirma. Ela completa: “No início, era um empreendimento doméstico, bem pequeno, na sala da minha casa. Com a chegada da Suzano, o movimento aumentou e precisei investir em equipamentos industriais e capacitação profissional”, conta Lucimara. O crescimento da lavanderia incentivou a abertura de um segundo negócio, a Portal Tintas, voltado para atender o aquecido setor da construção civil na cidade, que segue aquecido com a conclusão das obras da unidade.
Outro caso de transformação empresarial veio da fábrica de implementos de Paulo Henrique Ribeiro e seu sócio, Éder Paulo dos Anjos. Fundado em 2012, o Grupo Líder surgiu na expectativa da instalação de uma fábrica de celulose que, na época, não se concretizou. “Durante anos, vendemos o almoço para comprar a janta. Chegamos a produzir dois ou três implementos por mês, o que era muito pouco”, relembra Paulo. Com a chegada da Suzano, a empresa passou por uma virada de chave, expandindo suas operações, investindo em tecnologia e aumentando sua equipe, que chegou a ter 120 funcionários no auge da construção da unidade industrial.
Diversificação
A demanda gerada pela nova dinâmica econômica não apenas criou empregos diretos, mas também incentivou a profissionalização dos empresários locais, permitindo que eles se preparassem para um mercado mais competitivo. Nesse contexto, empresários como Paulo e Éder diversificaram seus serviços, atuando também no transporte de maquinário e celulose. “Hoje, transportamos celulose para a Suzano e ampliamos nosso mercado, atendendo também outras grandes empresas do setor e da indústria”, destaca Paulo. Para isso, foi necessário se qualificar e atender exigências mais rigorosas de segurança e qualidade, um desafio que acabou fortalecendo ainda mais o negócio.
O crescimento econômico de Ribas do Rio Pardo reflete a transformação para uma nova realidade, consolidando a cidade como um novo polo de desenvolvimento no Mato Grosso do Sul. “Ribas não é mais a mesma. A cidade está crescendo, tem novas oportunidades, e nós, como empresários, queremos continuar contribuindo para esse desenvolvimento”, conclui Paulo Henrique Ribeiro.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.
-
Bataguassu4 dias atrás
Acidente na MS-338 entre Bataguassu e Santa Rita do Pardo deixa uma mulher morta
-
Cassilândia4 dias atrás
Adolescente de 16 anos é obrigado a realizar atos obscenos com cavalo em propriedade rural
-
Brasil4 dias atrás
Onde vai ter chuva? Confira na previsão do tempo para hoje
-
Notícias da Região4 dias atrás
Grave Acidente na PR-239 deixa um Morto em Campina da Lagoa/PR

