Mato Grosso do Sul
SES promove ação lúdica para prevenir síndrome Mão-Pé-Boca com crianças do CEI Zedu

O principal objetivo da ação é promover de forma divertida e acessível a conscientização das crianças sobre medidas básicas de higiene.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) promoveu quinta-feira (3) uma ação educativa e divertida no CEI Zedu (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad) para conscientizar os alunos sobre a prevenção da Síndrome Mão-Pé-Boca. A iniciativa, que teve início às 9h, envolveu crianças de 4 a 6 anos atendidas na unidade de educação infantil.
O principal objetivo da ação é promover de forma divertida e acessível a conscientização das crianças sobre medidas básicas de higiene e prevenção da Mão-Pé-Boca. Ao educar os pequenos desde cedo, a SES busca fortalecer a saúde da comunidade e reduzir a incidência da doença no estado.
A Síndrome Mão-Pé-Boca é uma doença viral comum, especialmente em ambientes escolares, e costuma apresentar maior circulação entre os meses de junho e julho. Dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) revelam que, em 2024, Mato Grosso do Sul registrou 430 casos confirmados da doença, e nos primeiros seis meses de 2025, já foram 207 casos.
Nesse sentido, a SES desenvolveu uma metodologia lúdica e interativa. As crianças participaram de atividades com personagens e materiais ilustrativos, tornando o aprendizado mais acessível e cativante.
Nathan Brasil, de seis anos, demonstra ter compreendido a mensagem da prevenção durante a apresentação e interação com os personagens. “Eu gostei muito do Fofão e todo mundo, porque é para não deixar germe entrar na mãozinha. Eu nunca peguei ‘bichinho’ [doença]. Depois do que eu aprendi aqui hoje, vou lavar as mãos lá em casa”, garantiu Nathan, mostrando o impacto da atividade lúdica em seu aprendizado.
A iniciativa contou com o apoio da equipe técnica da Gerência de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES que em conjunto com as professoras do CEI Zedu, auxiliaram na condução das atividades e na orientação das crianças.

De acordo com a gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES, Jakeline Miranda Fonseca, ações educativas em ambientes escolares são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão da síndrome. “Estamos observando um aumento no número de casos em nosso Estado, o que reforça a urgência de ações como esta. Por isso, é fundamental conscientizar tanto as crianças quanto os educadores sobre a importância da higienização das mãos, uma medida simples, mas extremamente eficaz na prevenção da doença. Essa parceria entre a SES, a unidade escolar e a comunidade reforça o compromisso em promover a saúde pública desde a primeira infância”, destaca Jakeline
Segundo a diretora do CEI Zedu, Fátima Mack, a atividade terá um impacto não somente no ambiente escolar, mas também dentro dos lares dos pequenos. “Sabemos que as crianças absorvem muito mais facilmente o conhecimento através da brincadeira e de atividades lúdicas. Ao aprenderem aqui, de forma divertida, as crianças levam esse conhecimento essencial de higiene para suas casas, compartilhando com seus pais e ampliando a conscientização.
Prevenção
A síndrome mão-pé-boca é causada por vírus e se manifesta com febre, mal-estar e erupções nas mãos, pés e boca. A transmissão é rápida, principalmente em creches e escolas.
Por isso, a prevenção é essencial. Se a criança apresentar sintomas, deve ser levada a uma unidade de saúde para avaliação. Alguns hábitos ajudam a conter a disseminação da doença:
- Lavar as mãos: Utilizar água e sabão com frequência, especialmente após o banheiro, antes das refeições e após tossir ou espirrar.
- Higienizar brinquedos e superfícies: Limpeza regular evita a propagação do vírus.
- Evitar contato com doentes: Afastar-se de pessoas com sintomas reduz o risco de transmissão.
- Etiqueta respiratória: Tossir ou espirrar no braço ou em lenço ajuda a conter o vírus.
Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS Ativo: Taquarussu recebe novos investimentos para pavimentar vias urbanas da cidade

O governador Eduardo Riedel recebeu nesta quarta-feira (9) a comitiva de Taquarussu, para escolher as novas obras e investimentos na cidade a partir deste ano. A pavimentação de vias urbanas foi definida como prioridade neste momento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Durante o encontro também foi acordado com o governador a construção de uma unidade da Polícia Militar, em terreno que será doado pelo município. Outros projetos também foram apresentados durante o encontro, mas vão ser viabilizados em um segundo momento e entram a partir de agora no planejamento futuro do Governo do Estado.
“Temos que parabenizar o município pelos projetos apresentados. Taquarussu já passou por um processo de investimento do Estado, que contribuiu para uma mudança de realidade. Agora definimos novas obras que vão atender os anseios da população, como a pavimentação de vias urbanas”, afirmou o governador.
O prefeito Clóvis José do Nascimento apresentou vários projetos de infraestrutura, sendo atendido pelas demandas que eram prioridade. “Com esta pavimentação de vias públicas vamos chegar a praticamente 100% de asfalto na cidade. Esta parceria com o Governo do Estado traz resultados e frutos para população”.
Também participaram da reunião os deputados Londres Machado, Mara Caseiro, Pedro Caravina, Rinaldo Modesto, Roberto Hashioka, Paulo Corrêa, além do vice-governador Barbosinha e dos secretários estaduais Guilherme Alcântara (Seilog) e Eduardo Rocha (Casa Civil).
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Ivinhema apresenta novas obras pelo MS Ativo Municipalismo e vai alcançar 100% de pavimentação asfáltica para o município e o Distrito de Amandina

O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, esteve nesta terça-feira (9) na Governadoria, junto com sua equipe de trabalho e vereadores do município. Eles participaram de uma reunião com o governador Eduardo Riedel para discutir os próximos passos da segunda fase do programa MS Ativo Municipalismo, que tem levado obras e melhorias para todos os cantos do Estado.
Durante o encontro, Riedel reforçou o compromisso do Governo do Estado com os municípios e destacou que trabalhar em parceria com as prefeituras é a melhor forma de atender a população de maneira mais rápida e eficiente. Segundo ele, o municipalismo tem sido a marca de sua gestão, levando desenvolvimento para onde as pessoas vivem e precisam. “É uma transformação muito grande que estamos vivendo, com esta capacidade de olhar pra frente, com planejamento, e o município está no caminho certo”, afirmou o governador.
Na presença de representantes da estadual, foram definidos projetos de asfaltamento para o Distrito de Amandina, além disso a gestão municipal vai garantir a cobertura asfáltica na totalidade das vias da cidade. Outro destaque do município é que alcançará em breve a universalização no saneamento básico, alcançando 98%. “Nós vamos deixar o Distrito da Amandina 100% pavimentada com este projeto”, garantiu.
Ivinhema já vem colhendo frutos dessa parceria. Diversas obras foram entregues recentemente, como a recuperação de várias ruas da cidade e a reforma de quatro escolas estaduais. Também foi implantado um sistema completo de esgoto, com estação de tratamento e toda a estrutura de redes e ligações, além de melhorias no abastecimento de água e a perfuração de um novo poço tubular.
A cidade ainda está com importantes obras em andamento, como a construção de 30 casas populares – 22 na área urbana e 8 no distrito de Amandina –, além de duas moradias para substituir residências precárias. No Loteamento Residencial Água Azul, estão sendo erguidas 134 novas unidades habitacionais. O sistema de esgotamento sanitário também está sendo ampliado por meio de uma parceria público-privada, com nova estação de tratamento, redes e ligações.
E não para por aí. O município já tem novos projetos previstos, incluindo mais asfalto e drenagem no bairro Água Azul, melhorias na Avenida Joaquim Bernardes dos Santos e a pavimentação da Rua Perimetral Geraldo Dutra, no bairro Industrial.
A reunião de hoje foi mais um passo importante para garantir que essas obras saiam do papel e continuem transformando a realidade de Ivinhema. A expectativa é que, com o apoio do Governo do Estado, o município siga avançando e levando mais qualidade de vida para a população.
A reunião contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os deputados estaduais Mara Caseiro, Roberto Hashioka, Rinaldo Modesto, Pedro Caravina, Coronel Davi, Londres Machado e Zé Teixeira. Também participou o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
-
Galeria de Imagens6 dias atrás
Em Três Lagoas| 6 de julho acontece a fase decisiva do Varzeano e 3ª rodada do Amador| Veja as fotos de Arapuá x Vila Real
-
Policial7 dias atrás
Polícia Militar em Três Lagoas realiza a apreensão de autor de Tráfico de Drogas
-
PRF7 dias atrás
PRF apreende 49 Kg de prata em Corumbá (MS)
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Morre “Copeu”, figura icônica do bairro Bela Vista em Três Lagoas