Carros
Rubens Barrichello e referências em motociclismo e transporte conhecem a Moove, maior fábrica de lubrificantes da América Latina

Embaixadores da marca Mobil™ fizeram um tour para conhecer as instalações da planta em encontro com executivos e colaboradores
Na última sexta-feira, dia 8, embaixadores da marca de lubrificantes Mobil™ visitaram as instalações da Moove, maior fábrica de lubrificantes da América Latina. Responsável por produzir e comercializar o produto da marca Mobil™ no Brasil, a planta que fica na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, recebeu Rubens Barrichello, Leandro Mello, Dentinho e Pedro Trucão. Eles foram recepcionados pelas equipes de operações e infraestrutura da fábrica, onde fizeram um tour e conversaram com os colaboradores. Eduardo e Fernando Barrichello também acompanharam o pai na visita.
Piloto da equipe Mobil™ Full Time Sports, na maior categoria do automobilismo brasileiro, Rubinho Barrichello é parceiro da marca há sete anos. Leandro Melo, piloto de teste, apresentador e responsável pela escola de pilotagem Motors Company, é referência em motociclismo no Brasil. Parceiro mais antigo da marca, Dentinho é piloto e líder da equipe Força & Ação e roda o Brasil com cursos e apresentações com manobras radicais em motocicletas. Pedro Trucão, jornalista, repórter e apresentador especializado em transporte rodoviário de cargas, é parceiro e produz conteúdos com seus colegas caminhoneiros por todos os cantos do País.
Foi um dia de troca de experiências entre os rostos que representam a marca e as pessoas que atuam na Moove, responsáveis por produzir os lubrificantes Mobil™ no Brasil. A visita foi uma oportunidade de ver de perto todas as instalações da empresa. Eles puderam conhecer a “Ilha Terminal”, local onde o óleo é armazenado, quando bombeado do navio e a área de envase, onde os produtos são embalados e dali, seguem para a área de distribuição. Eles conversaram e tiraram fotos com os colaboradores da fábrica. Na oportunidade houve ainda uma exposição com o carro do Rubinho Barrichello na Stock Car e duas motos do Leandro Mello.
O encontro foi uma iniciativa da Moove para promover a aproximação dos influenciadores com os colaboradores da marca. Flávio Boa, Gerente Executivo de Operações destacou a alegria de receber os embaixadores e de ter a oportunidade de expor o carro do Rubinho e as motos do Leandro Mello na fábrica. “Quando vemos esses carros e motos de alta performance, a gente concretiza o que fazemos aqui na fábrica todos os dias”, afirmou reforçando que a Moove também produz óleos básicos para a indústria, agricultura, caminhões, navios e aviões. “A gente se orgulha muito de ajudar o país a se movimentar. Afinal, tudo o que tem motor, precisa de lubrificante, então nosso produto acaba sendo essencial para diversas empresas e setores e isso demonstra a responsabilidade e o potencial da Moove”, destacou. Flávio comentou ainda sobre a preocupação da Moove com uma gestão sustentável, “Às vezes as pessoas têm uma visão incorreta sobre lubrificantes, achando que o produto é responsável por poluição quando, na verdade, o lubrificante de alta performance e tecnologia contribui para uma menor emissão de gás carbônico. Outro equívoco é pensar que o produto é inflamável, uma vez que o lubrificante não é. Inclusive vale reforçar que a segurança é um pilar fundamental em nossa operação É um dos nossos principais valores que faz parte do nosso dia a dia em tudo o que fazemos”, reforçou Flávio.
Gestão Sustentável
Christine Dias Pires, Gerente de Infraestrutura da Moove, também recebeu os influenciadores e destacou as práticas ESG da companhia. “Estamos caminhando numa crescente atuação com práticas extremamente responsáveis em relação ao meio ambiente e questões sociais. Cumprimos com todas as normas e vamos além. Há um tempo contamos com uma estratégia de sermos cada vez mais protagonistas em uma gestão sustentável. Queremos sempre fazer algo a mais do que é legalmente estabelecido. Por isso, estamos nessa jornada de geração de valores”, afirmou destacando que hoje a fábrica é 100% movida a energia de fonte renovável.
Além disso, a empresa busca alternativas para diminuir o uso de plástico nas embalagens, como é o caso da opção de venda a granel. A marca Mobil foi pioneira ao lançar o programa Troca Inteligente, uma maneira econômica e ecológica para trocar o óleo. Desde o início dessa operação, já foi possível evitar o descarte de 2 milhões de embalagens plásticas. Christine comentou ainda sobre a preocupação e projetos voltados à comunidade do entorno da fábrica, na Ilha do Governador, destacando que várias ações já foram realizadas e muitas outras que ainda serão feitas.
Bate-papo com influenciadores
Os colaboradores da Moove também tiveram a oportunidade de conversar com os embaixadores da marca. Durante o bate-papo, Rubinho destacou o prazer de ter participado desse momento de aproximação. “Sou embaixador da marca já faz algum tempo e é um grande prazer, pois é um carinho recíproco. E hoje estar aqui, presenciar e ver todo o trabalho que é feito, junto com os meus dois filhos, é uma alegria enorme”, afirmou. Leandro Mello, contou brevemente sobre o seu trabalho e destacou que a parceria com a marca Mobil™ aconteceu no seu melhor momento. “Eu parei com as competições para me dedicar aos testes, desenvolvimento e principalmente à escola de pilotagem e foi uma fusão maravilhosa junto com a Mobil™, pois a moto é movida por paixão. Então essa atenção que a Mobil™ dá para o seu produto é incrível. Ontem eu pude passar o dia inteiro com os engenheiros aqui na fábrica e fiquei impressionado”, destacou.
Parceiro da marca desde 1996, Dentinho esteve pela primeira vez na fábrica, e também destacou a alegria de compartilhar esse momento. “São 26 anos de parceria. Estou muito feliz e impressionado. Agora, quando eu for colocar o óleo Mobil™ sei que tem muito capricho de vocês, colaboradores e vou utilizar com ainda mais carinho agora”, afirmou. Pedro Trucão, que aproveitou para gravar muitos conteúdos pela fábrica para seu programa Pé na Estrada, destacou a importância do transporte para o desenvolvimento do país. ”O transporte faz parte do nosso dia a dia e não tem como ser diferente. Quando eu estou na estrada, encontro um caminhoneiro, ou um produtor rural, por exemplo, e ele me diz que usa o lubrificante Mobil™ eu fico muito feliz, pois tem muita tecnologia”, afirmou.
Sobre a Moove
Com origem brasileira e atuação internacional, a Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil. Com presença na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Parte do Grupo Cosan, a companhia, por meio de seus produtos e serviços, movimenta diversos segmentos como o automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial.
Sobre a marca de lubrificantes Mobil™
Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.
Carros
Motul orienta sobre oito erros na manutenção de motocicletas após as férias

Após viagens longas na estrada, seja para regiões de praia ou campo, é essencial realizar a revisão em uma oficina de confiança para assegurar o bom funcionamento de todos os sistemas do veículo, prevenindo acidentes e desgastes desnecessários. Mesmo para quem deixou a moto parada nas férias para passar esse tempo com suas famílias em férias conjuntas, é preciso garantir que o veículo está pronto e revisado para os desafios enfrentados no dia-a-dia. Pensando em auxiliar os motociclistas na manutenção pós-férias, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca oito erros comuns nesse momento e como evitá-los.
1- Escolha inadequada do óleo lubrificante: cada motocicleta possui requisitos específicos de lubrificação, e desconsiderá-los pode resultar em problemas graves no motor, como superaquecimento e desgaste precoce das peças. Para evitar esse problema, é preciso verificar o manual da motocicleta e escolher produtos de alta qualidade.
2- Falta de verificação e substituição do filtro de ar: no momento da análise, é preciso fazer a limpeza ou substituição periódica do filtro. O componente deve ser inspecionado entre 5.000 a 10.000 km. O uso frequente em ambientes off-road ou com alta presença de contaminantes exige maior atenção e manutenção em intervalos mais curtos.
3- Subestimar o papel da folga correta da corrente: uma corrente muita folga pode se desprender durante o uso, enquanto uma excessivamente ajustada provoca desgaste e reduz a potência. A atenção a tensão da corrente e ao uso do lubrificante específico de acordo com seu tipo de uso ajudam para que esse tipo de problema não aconteça
4- Negligenciar a troca de pneus e calibragem: os pneus são de grande importância já que contribuem com a estabilidade da moto e não monitorar sua performance pode aumentar riscos de acidente. É preciso realizar a troca ao atingirem o limite de desgaste e ajuste a calibragem seguindo as orientações do fabricante.
5- Manutenção dos freios: esses componentes devem ser inspecionados a cada 5.000 km e a troca do fluido de freio deve ser feita anualmente ou conforme recomendação do fabricante.
6- Desprezar a parte elétrica: em caso de falha, esse sistema pode comprometer outras funções. No momento da manutenção das peças envolvidas, sempre as troque quando apresentarem mal funcionamento.
7- Não cuidar da suspensão: a negligência com esse sistema pode causar problemas como perda de estabilidade, menor absorção de impactos e até danos permanentes ao chassi, por isso é comum que o intervalo recomendado para inspeção seja de 10.000 km a 20.000 km e ter o óleo trocado de acordo com as instruções da montadora.
8- Ignorar pequenos vazamentos: esses pequenos vazamentos podem significar perda de lubrificação em partes importantes do motor e risco de falha nos freios. Por isso, é preciso conferir o local onde a motocicleta ficou estacionada para garantir que não haja fluido derramado.
“O período pós-férias é uma ótima oportunidade para fazer um check-up geral na motocicleta, especialmente para quem não conseguiu seguir os cuidados mencionados anteriormente”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicações da Motul. “Os cuidados com a conservação devem ir além da estética para garantir mais segurança e tranquilidade para as próximas viagens e para o cotidiano.”
Mercado Livre
Sabia que agora a Motul está presente também no Mercado Livre? Você pode adquirir diversos produtos do portfólio da marca por meio da sua loja oficial no Mercado Livre. Basta acessar o link oficial e conferir tudo para seu veículo: https://loja.mercadolivre.com.br/motul.
Sobre a Motul
Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.
Assessoria de Imprensa – Motul
Carros
Motorhome: conheça a tendência de viagem para 2025

Para quem deseja viajar pela Europa ou pelos Estados Unidos de uma forma diferente, o motorhome é uma tendência para 2025. O veículo é projetado para proporcionar conforto e autonomia durante viagens, permitindo que as pessoas explorem diversas cidades sem a necessidade de hospedagem tradicional em hotéis. O motorhome é adaptado para funcionar como uma casa móvel e é equipado com cama, banheiro, cozinha e áreas de convivência.
Para os aventureiros que querem embarcar nessa viagem, mas não sabem como conseguir o motorhome ou fica inseguro de fazer isso sozinho, a 3, 2, 1 GO!, rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas, lançou o motorhome guiado em parceria com a empresa Meu Próximo Vizinho.
“Para o grupo de excursão, temos o roteiro da Itália e para o roteiro família individual, temos Estados Unidos e alguns países da Europa. Nossa ideia é resgatar o convívio familiar ou com amigos. Estimamos um crescimento de 8% no faturamento da rede com essa nova modalidade e já estamos fazendo planos para os próximos anos. Em maio de 2025 vamos lançar o Motorhome guia da Copa do Mundo de 2026”, explica Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!.
Na opção individual, há todo o suporte da locação e roteiro escolhido pela pessoa. Já na excursão, a rede lançou a primeira turma para a primavera da Itália. Serão 14 dias, com chegada e saída por Milão, com direito a tour pelo país, com todo suporte de roteiro. O Motorhome da 3,2,1 GO! vai como guia e acompanha até cinco veículos, com quatro pessoas em cada. A ideia é que para quem se sente com medo ou inseguro de fazer isso sozinho, não tenha que se preocupar. Existe também a opção de Motorhome individual para quem preferir.
“As viagens de motorhome têm crescido significativamente, impulsionadas pelo aumento de brasileiros praticando essa modalidade no exterior. Embora o Brasil ainda enfrente desafios relacionados à infraestrutura de serviços e à segurança, explorar esse estilo de viagem em outros países proporciona experiências inesquecíveis”, disse João Borges, fundador da empresa Meu Próximo Vizinho.
Essa é uma forma de turismo mais livre e personalizada, permitindo aos viajantes explorar destinos fora das rotas tradicionais, sair da rotina das grandes capitais e criar uma maior conexão com as pessoas e com a natureza.
Sobre a 3, 2, 1 GO!
Fundada em 2019, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais. A empresa atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A marca visa explorar o potencial do mercado de turismo em expansão e também atua com viagens para empreendedores que buscam fazer estudo de viabilidade de seus negócios fora do país. A rede tem 50 franqueados no Brasil e no exterior, como Orlando, Nepal e Portugal.
-
Inocência7 dias atrás
Inocência vive uma revolução com a chegada da fábrica de celulose da Arauco
-
Galeria de Imagens4 dias atrás
Beatriz Trannin comemora seus 15 anos com uma emocionante cerimônia em Três Lagoas
-
Câmara Municipal de Três Lagoas6 dias atrás
Câmara aprova recursos para Apae de Três Lagoas
-
Três Lagoas4 dias atrás
SEJUVEL convida população para a Inauguração do Campo do Bela Vista da Lagoa, neste domingo dia 16

