Três Lagoas
“Projeto Viver Bem” voltado para pessoas com sobrepeso e obesas está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o “Projeto Viver Bem” da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Três Lagoas voltado para o tratamento de pessoas com obesidade ou sobrepeso, no intuito de prevenir doenças e levar qualidade de vida aos três-lagoenses.
Sediado na Academia de Saúde, localizada no bairro Maristela, o projeto este ano será ampliado e passará atender também adultos acima de 18 anos que estão em sobrepeso. Anteriormente, o atendimento era exclusivo para pessoas com obesidade.
No projeto, o paciente recebe acompanhamento multiprofissional da área da saúde, com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e educador físico.
São oferecidas atividades físicas em vários horários de segunda a sexta-feira e duas atividades extras, uma de superação e outra de relaxamento. Além disso, também é ofertada práticas integrativas como a auriculoterapia.
O programa, que é totalmente gratuito, tem duração de 60 dias, e é dividido em três turmas, que recebem o acompanhamento completo durante este período.
A coordenadora do Projeto, a nutricionista Maiara Oliveira, ressalta que o objetivo é dar autonomia aos atendidos após os 60 dias, para eles optarem por escolhas alimentares saudáveis e incorporar como hábito a prática de atividade física.
“ O Viver Bem foi idealizado para levar qualidade de vida aos três-lagoenses que necessitem e queiram ajuda. Não é somente uma questão de perder peso, e sim de ganhar qualidade de vida”, explicou a profissional.
INSCRIÇÕES
Podem participar do Viver bem, pessoas de 18 anos ou mais, que possuam IMC igual ou maior que 25kg/m 2, para calcular basta multiplicar sua altura x altura, o resultado deve ser dividido pelo seu peso.
São ofertadas ao todo 30 vagas, para iniciar o projeto neste mês de fevereiro, caso as vagas esgotem é possível deixar o nome na lista de espera, para o próximo Projeto, previsto para iniciar em abril.
Para fazer a inscrição basta comparecer na Academia da Saúde, localizada Rua Aristone José da Silva s/n, telefone (67) 992046616, horário das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, portando cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com foto.

Três Lagoas
Pet Saúde Equidade – equipe CAPS AD – de Três Lagoas conquista reconhecimento nacional com projeto premiado em mostra do Ministério da Saúde
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebra uma importante conquista do Pet Saúde Equidade – equipe CAPS AD. O projeto “Clube do Livro: uso da literatura afro-brasileira para promoção do letramento em saúde e compreensão das interseccionalidades” foi premiado na Mostra de Experiências Exitosas do Programa PET-Saúde – Edição Equidade, realizada em Brasília.
A iniciativa reconhece o trabalho desenvolvido no município voltado à promoção da equidade, inclusão e fortalecimento do cuidado em saúde mental por meio da literatura afro-brasileira, utilizando a leitura e o debate como ferramentas de acolhimento, reflexão e construção de conhecimento.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa do governo federal que integra ensino, serviço e comunidade para qualificar profissionais e estudantes.
Na versão Equidade, o projeto executado no município de Três Lagoas foi uma parceria realizada entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes do CAPS AD, Consultório na Rua, USF Interlagos, Clínica da Mulher e Clínica da Criança; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio dos cursos de Enfermagem, Medicina e Direito, e ainda as Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), por meio do curso de Psicologia.
Os projetos PET-Saúde Equidade de todo o Brasil foram convidados a relatarem suas experiências, sendo que as melhores iniciativas seriam selecionadas para publicação em um e-book do Ministério da Saúde e, dentre elas, as mais bem avaliadas receberiam premiação nacional.
Ao todo, foram 356 experiências inscritas, 270 selecionadas e apenas 27 experiências premiadas em todo o país.
A iniciativa foi a única experiência de Mato Grosso do Sul reconhecida com premiação nacional durante a mostra, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a OPAS/OMS. O evento tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar práticas inovadoras desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na promoção da equidade, inclusão e valorização dos trabalhadores da saúde.
O trabalho desenvolvido pelo Pet Saúde Equidade -equipe CAPS AD – utiliza a literatura afro-brasileira como ferramenta de reflexão, acolhimento e construção de conhecimento, promovendo debates sobre raça, gênero, identidade, saúde mental e inclusão social. A proposta foi inscrita dentro do eixo “Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde”.
A Mostra de Experiências Exitosas do PET-Saúde Equidade reuniu projetos de diversas regiões do país e destacou ações capazes de fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, além de promover um SUS mais humano, acolhedor e justo.
A premiação representa um importante reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais do CAPS AD, estudantes, tutores e todos os envolvidos no PET-Saúde Equidade em Três Lagoas.
Para o preceptor Flávio Arce, a experiência contribuiu diretamente para fortalecer o processo de trabalho das equipes e ampliar o olhar sobre o cuidado em saúde. “O projeto possibilitou a construção de espaços de escuta, reflexão e acolhimento, promovendo um cuidado mais humanizado e sensível às questões sociais, raciais e de saúde mental vivenciadas pelos usuários. Além disso, fortaleceu a integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino, impactando positivamente tanto os profissionais quanto os estudantes envolvidos”, destacou.
| Texto por: | Moacyr Rogerio | Foto por: | Arquivo próprio |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Prazo final para prestação de contas da Lei Paulo Gustavo é na próxima segunda (18)
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), reforça aos beneficiários da Lei Paulo Gustavo (LPG) a importância de se atentarem ao prazo final para a prestação de contas dos recursos recebidos por meio do Edital nº 006/2024.
O envio da documentação deve ser realizado até segunda-feira, 18 de maio. A prestação de contas é uma etapa obrigatória para todos os contemplados pelo edital e garante a correta aplicação dos recursos destinados ao fortalecimento da cultura no município.
Os artistas, produtores culturais e demais beneficiários podem encaminhar a prestação de contas de duas formas:
- Por e-mail: [email protected]
- Presencialmente na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, localizada na Avenida Rosário Congro, nº 560, Centro, em Três Lagoas.
A SETURC destaca que o cumprimento do prazo é fundamental para assegurar a regularidade dos projetos contemplados e evitar pendências junto ao município.
A administração municipal também reforça a importância da participação dos agentes culturais no desenvolvimento artístico e cultural da cidade. “A cultura transforma. Sua participação faz a diferença”.
A Lei Paulo Gustavo representa um importante incentivo ao setor cultural, apoiando iniciativas artísticas e culturais em diversas áreas, como música, audiovisual, teatro, dança e artes visuais.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Água Clara5 dias atrásEm Fotos | Festa das Nações 2026 reúne multidão e emoção em Água Clara com shows e clima de celebração
-
Três Lagoas4 dias atrásCaravana “Eletrônico Não é Lixo” chega a Três Lagoas durante a Semana do Meio Ambiente
-
Esportes4 dias atrásInter vence o Athletic no Beira-Rio e é o primeiro classificado às oitavas da Copa do Brasil
-
Civil5 dias atrásEm Três Lagoas| Adolescente é apreendido após ataque contra idosa de 92 anos

