Câmara Municipal de Três Lagoas
Presidente da Câmara de Três Lagoas recebe presidente do TRT-24 em encontro para fortalecer parcerias institucionais
Nesta terça-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Antonio Luiz T. Empke Junior, o “Tonhão”, recebeu a visita do desembargador Tomás Bawden de Castro Silva, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24). A reunião teve como foco o fortalecimento das relações entre a Câmara Municipal e o Judiciário, com destaque para temas de interesse da cidade e da região.
Tonhão recebeu o desembargador ressaltando a importância da colaboração entre os poderes. “É uma grande honra receber meu amigo e presidente do TRT-24. Nossa amizade e parcerias remontam ao período em que eu era acadêmico de Direito na Universidade Federal, e só se fortaleceram ao longo dos anos como vereador”, disse o presidente da Câmara, destacando a relação próxima entre ambos.
Durante o encontro, os dois líderes discutiram possíveis ajustes e parcerias que visam atender as demandas da Justiça do Trabalho em Três Lagoas. “Estamos buscando soluções conjuntas que atendam às necessidades da nossa cidade, promovendo o acesso à justiça de maneira mais eficiente para a população”, acrescentou Tonhão.
O desembargador Tomás Bawden também enfatizou a importância de manter um bom relacionamento institucional entre os órgãos públicos. “Nossa missão no Tribunal Regional do Trabalho é ouvir as instituições e estabelecer parcerias com órgãos que têm um papel fundamental no desenvolvimento local. É muito gratificante ver o vereador Tonhão, meu grande amigo, à frente da Câmara Municipal. Nosso objetivo é estreitar cada vez mais os laços entre as instituições”, afirmou o magistrado.
Impacto e Perspectivas
A visita do desembargador simboliza um passo importante no fortalecimento das relações entre o Legislativo municipal e o Poder Judiciário. A expectativa é que os diálogos iniciados resultem em ações concretas que tragam benefícios para a população de Três Lagoas, garantindo a implementação de soluções que promovam o progresso da cidade e o acesso à justiça.
Ao final do encontro, o vereador Tonhão reafirmou o compromisso da Câmara com o diálogo interinstitucional. “Três Lagoas sempre procurou construir pontes com os outros poderes, e a visita do desembargador Dr. Tomás Bawden é um reflexo disso. Estamos no caminho certo, e essa visita reforça nossa busca por soluções que melhorem a qualidade de vida da nossa comunidade”, concluiu.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Nasce Ramez, primeiro filho de Tonhão e Mayeny Empke
Um dia marcado por emoção e celebração tomou conta da família do presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Antônio Empke, o ‘Tonhão’, e de sua esposa, Mayeny França Empke, com o nascimento do filho, Ramez França Andrade Empke.
O bebê nasceu na manhã desta quarta-feira, 1°, às 7h57, trazendo saúde e encantando os pais e familiares desde o primeiro instante. Ramez veio ao mundo pesando 4,060 kg e medindo 51 centímetros, em um parto celebrado com grande alegria pela família.
Em mensagem compartilhada, os pais destacaram o sentimento de gratidão pelo nascimento do filho. “Pela graça de Deus, nosso amado filho, Ramez França Andrade Empke, nasceu hoje, às 7h57, esbanjando saúde e luz. Veio ao mundo com 4,060 kg e 51 cm, enchendo nossos corações de amor e gratidão”, afirmaram.
O momento foi registrado como um dos mais especiais na vida do casal, que celebrou a chegada do novo integrante da família cercado de emoção e felicidade.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara de Três Lagoas aprova criação de órgãos de Segurança Alimentar e Nutricional
Na manhã desta terça-feira (30), os vereadores se reuniram no plenário para realizar a 21ª sessão ordinária do ano. Das doze matérias apresentadas na pauta do dia, uma foi aprovada. O projeto de lei nº106, de 09 de junho de 2026: “dispõe sobre a criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) no município de Três Lagoas”.
A proposta busca adequar a legislação municipal às diretrizes estabelecidas pela Lei Federal nº11.346, de 15 de setembro de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Ou seja, fortalece a atuação do município na formulação, coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional, assegurando a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), por meio da garantia do acesso regular e permanente da população a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, de forma socialmente justa, culturalmente adequada e ambientalmente sustentável.
As demais matérias foram encaminhadas para as comissões permanentes da Casa de Leis emitirem parecer.
EM TRAMITAÇÃO
- Projeto de lei nº103, de 03 de junho de 2026: “autoriza a cessão de imóvel público, em comodato com possibilidade de doação, à empresa Alvorada Ambiental Ltda., como incentivo ao desenvolvimento econômico”.
- Projeto de lei nº105, de 09 de junho de 2026: “dispõe sobre a Política Municipal de Turismo de Três Lagoas”.
- Projeto de lei nº90, de 21 de maio de 2026: “institui sobre a destinação de espaços reservados e adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas no âmbito do município de Três Lagoas”.
- Projeto de lei nº109, de 18 de junho de 2026: “dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de focinheira e guia curta para cães de grande porte ou de raças com potencial agressivo em locais públicos no município de Três Lagoas, em conformidade com a Lei Estadual nº3.489, de 13 de fevereiro de 2008”.
- Projeto de Decreto Legislativo nº99, de 17 de junho de 2026: “dispõe sobre a concessão de comenda Mérito à Ordem à senhora Miliana Keila Ferreira Luz”.
- Projeto de Decreto Legislativo nº100, de 18 de junho de 2026: “dispõe sobre a concessão da comenda Mérito à Ordem à senhora Luciane Dorneles Lopes”.
- Projeto de Decreto Legislativo nº101, de 19 de junho de 2026: “dispõe sobre a concessão da comenda Mérito à Ordem à senhora Érica de Cássia Quatrini Figueiredo”.
- Projeto de lei nº112/2026, de autoria do vereador Davis Martinelli, que torna obrigatória a verticalização dos produtos do mesmo tipo e marca, expostos para a venda, nas prateleiras de supermercados, hipermercados e atacadistas.
- Projeto de lei nº113/2026, de autoria do vereador Fernando Jurado, que acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº2.418, de 23 de dezembro de 2009 (Código de Posturas), para regulamentar o comércio itinerante realizado por meio de trailers, carretas, unidades móveis e equipamentos similares.
- Projeto de lei nº114/2026, de autoria do vereador Daniel da Farmácia, que institui o dia municipal do(a) comerciário(a) no município de Três Lagoas”.
- Projeto de lei nº115/2026, de autoria do prefeito Doutor Cassiano Maia, que “autoriza o poder executivo a afetar a área que identifica e dá outras providências”.
INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS
Mi do Santa Luzia apresenta pedido de Moção de Reconhecimento. Robson do Alinhamento indica melhorias em infraestrutura. Fernando Jurado solicita melhorias no transporte escolar. Evalda Reis indica mutirão de limpeza nos bairros. Professora Maria Diogo indica melhorias no centro POP. Sirlene dos Santos indica reparos no parquinho da Lagoa Maior. Sargento Rodrigues faz pedido para realização de solenidade.
Daniel da Farmácia indica ciclovia, faixa elevada e mais auxiliares de saúde bucal. Marcus Bazé pede melhorias em infra no Jardim Brasília. Silverado indica melhorias em infraestrutura e transporte escolar. Marco Silva indica melhorias para o trânsito. Professor Pedrinho Junior solicita redutor de velocidade e bueiros.
Para conferir todas as indicações e requerimentos na íntegra, acesse a PÁGINA DOS VEREADORES: linktr.ee/camara.treslagoas
-
Três Lagoas6 dias atrásTrês Lagoas iniciou hoje (06) o maior Mutirão da Saúde da história com capacidade para até 15 mil atendimentos especializados
-
Galeria de Imagens5 dias atrásConfira as imagens da 8ª Cavalgada dos Amigos em Arapuá
-
Policial6 dias atrásHomem é morto a facadas no bairro Setsul em Três Lagoas
-
Policial6 dias atrásFim de semana violento: Três Lagoas registra quatro mortes em menos de 48 horas
