TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Câmara Municipal de Três Lagoas

Presidente da Câmara de TL rebate denúncias de ex-servidor durante entrevista coletiva

Publicado em

Na manhã desta segunda-feira (11), o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Jorginho do Gás, concedeu entrevista coletiva à imprensa, no plenário do Legislativo, para esclarecimentos públicos sobre denúncias de ex-assessor de seu gabinete, divulgadas na semana passada, e voltou a negar que tenha exigido restituição de parte dos salários e de diárias pagas ao servidor. “Estou de cabeça erguida. Nunca peguei R$ 1,00. Não houve este tipo de ato no meu gabinete”, reafirmou, como já tinha dito em nota de imprensa emitida na semana passada.

Jorginho abriu a coletiva com um pronunciamento esclarecendo que o referido servidor foi exonerado, na última sexta-feira (8), por afirmar, nas entrevistas, que o presidente não tinha condições de representar a população três-lagoense, quebrando laços de confiança, e ainda informou que impetrou três ações contra o servidor: difamação e calúnia, falsidade ideológica e peculato, sendo estas duas últimas relativas ao fato de que o servidor requisitou o pagamento de quatro diárias para a cidade de São Paulo, em setembro de 2013, e não viajou e não devolveu o valor de R$ 3.600,00 à Câmara Municipal, e que ainda teria assinado relatórios de viagem que não teria feito, em outras ocasiões.

Diária para São Paulo – Sobre a viagem a São Paulo, que o ex-servidor acusa ter repassado o valor integral a Jorginho, o presidente da Câmara explicou que de fato houve o requerimento, em 16 de setembro de 2013, e o pagamento, mas o deslocamento não foi realizado. Por conta disso, a contabilidade e a controladoria da Câmara notificaram o gabinete do presidente diversas vezes, para que fosse apresentado relatório de comprovação de viagem ou que os valores fossem ressarcidos, conforme a lei. Neste período, Jorginho afirmou que cobrou o ex-assessor, verbalmente, para a devolução do valor, sendo que a medida foi postergada várias vezes, com variadas justificativas.

No mês de dezembro de 2014, ao fechar o biênio 2013/2014, os setores da Câmara voltaram a exigir a regularização do uso da diária, assim como de outras pendências financeiras existentes em outros gabinetes. Como o ex-servidor não fez a devolução, Jorginho do Gás a fez, nominalmente, em março de 2015, com valores corrigidos pelo IPCA, num total de R$ 4.000,52, devido ao prazo já ter se esgotado. “Todas as contas precisam ser fechadas no biênio. Se eu não pagasse, todo o gabinete ficaria com restrições de recebimento dos recursos”, destacou. Ele ressaltou que tomou empréstimo de sua sogra para fazer a quitação do valor devido pelo ex-servidor.

Jorginho disse que só ficou sabendo das denúncias pela imprensa e sequer tinha conhecimento sobre a questão, por meio do Ministério Público Estadual. O vereador só teve acesso aos documentos do inquérito, que corria em segredo, após as entrevistas do ex-assessor, já que sua fala pública tornou o inquérito também público. Na sexta-feira passada, a assessoria jurídica requereu toda a documentação, na qual constam holerites – com os valores pagos e descontados, como empréstimo consignado, INSS, gastos com farmácia conveniada – e extratos bancários que confirmam o recebimento dos salários e das diárias.

Devolução de salário – Outro esclarecimento prestado pelo presidente Jorginho do Gás foi quanto aos valores salariais do ex-servidor, que o acusa de ter se apropriado de cerca de R$ 2 mil mensais. Segundo o diretor geral da Câmara, André Ribeiro, o ex-assessor prestava serviços na Câmara desde a época em que Jorginho não era presidente e seu salário foi mantido no mesmo valor, após a eleição do atual presidente para a Mesa Diretora, incluindo uma gratificação de 47%. Esta gratificação teria sido suspensa em alguns períodos, como foi para outros assessores.

O que causa estranheza, segundo o diretor, é que o ex-servidor teria recebido, em alguns meses, menos de R$ 1 mil, devido aos descontos autorizados em folha (empréstimo consignado e farmácia, por exemplo), montante que não bate com aqueles que ele declarou ter destinados à devolução para o presidente Jorginho do Gás – R$ 2 mil mensais, conforme as reportagens veiculadas.

Motivação para as denúncias – Em seu pronunciamento e respondendo a perguntas dos jornalistas presentes à coletiva, Jorginho do Gás disse não entender as motivações do ex-assessor e se disse surpreso com o caso, porém relatou fatos que possam ter provocado seu posicionamento, como a demissão de sua filha, que também trabalhava na Câmara. A exoneração ocorreu em fevereiro de 2015, junto com outros dez assessores, e a medida foi tomada para atender ao próprio Ministério Público, que entendeu que havia desvio de função e que exige uma equidade entre o número de servidores comissionados e concursados.

Outra questão relatada foi a exoneração do filho do ex-assessor, dos quadros da prefeitura, também dentro de corte de vários servidores. “Ele pode ter entendido que eu fiz corpo mole e não o ajudei na medida”, opinou.

O presidente ainda afirmou que sempre teve bom relacionamento com o ex-servidor, o qual “fazia um bom trabalho, não tinha preguiça”. “Até agora não entendo porque ele (ex-servidor) jogou tudo para cima. Ele andava comigo, queria sempre ajudar”, afirmou.

Jorginho também disse temer que haja uma articulação para perseguição política a ele e a seus aliados.

Defesa e medidas judiciais – Além das medidas judiciais já tomadas, com as ações ajuizadas na sexta-feira, o presidente da Câmara disse que tomará outras que se fizerem necessárias, no futuro. Segundo ele, serão medidas não apenas para autoproteção, como para proteger a imagem da Câmara Municipal e de outros vereadores. “Eu defendo o Legislativo. Fico triste que estas denúncias atinjam os vereadores e denigram a imagem pública da Câmara como instituição”.

Jorginho do Gás disse, por meio da assessoria jurídica, que dará todas as informações que forem solicitadas dentro do inquérito. “A justiça vai chegar, com certeza, na hora que tudo ficar esclarecido. Fiquei abismado porque era o assessor que tinha mais proximidade. Agora, vou dar resposta a todos os três-lagoenses, do mais humilde ao mais graduado, para explicar o porquê disso tudo, se isso for um jogo político”, finalizou.

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Vereador Tonhão celebra mais um ano de vida

Published

on

Neste dia especial, o ArapuáNews parabeniza o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Antônio Empeke Júnior, “Tonhão”, pela passagem de mais um ano de vida, completado neste dia 21 de junho.

Reconhecido por sua dedicação à vida pública e pelo compromisso com o desenvolvimento de Três Lagoas, Tonhão construiu ao longo dos anos uma trajetória marcada pelo trabalho, diálogo e respeito à população. Sua atuação tem contribuído para importantes debates e ações em benefício da comunidade três-lagoense.

Este aniversário ganha um significado ainda mais especial diante do momento de felicidade vivido ao lado de sua esposa, Amanda Mayen, com a expectativa pela chegada do pequeno Ramez. Uma nova etapa repleta de amor, esperança e sonhos que certamente tornará este período inesquecível para toda a família.

Em nome de toda a equipe do ArapuáNews, desejamos ao vereador Tonhão muita saúde, paz, sabedoria, prosperidade e sucesso. Que Deus continue abençoando sua caminhada, concedendo força para enfrentar os desafios e inúmeras alegrias ao lado de seus familiares e amigos.

Parabéns pelo seu aniversário! Que esta nova fase seja repleta de realizações, conquistas e momentos especiais.

Feliz aniversário, Tonhão!

São os votos da equipe ArapuáNews.

Comentários Facebook
Continue Reading

Câmara Municipal de Três Lagoas

Vereadores de Três Lagoas analisam novos projetos sobre cultura, turismo e licenciamento de obras

Propostas que reconhecem patrimônio imaterial, incentivam o voto jovem e preveem criação de novo sistema para a liberação de construções

Published

on

Durante a 19ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira, 16 de junho, a Câmara Municipal de Três Lagoas avançou na tramitação de importantes propostas voltadas à cultura, economia, cidadania e modernização administrativa. Na oportunidade, os vereadores apreciaram diversas matérias que, após receberem pareceres prévios, foram distribuídas às comissões permanentes do Legislativo, para análises técnicas específicas.

No total, sete projetos de lei passarão a tramitar nas comissões da Casa de Leis. Acompanhe:

Projeto de Lei nº 41/2026, de autoria da vereadora Maria Diogo, que reconhece os terreiros de Umbanda, Candomblé e demais comunidades tradicionais de matriz africana como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Três Lagoas. Encaminhado para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto;

Projeto de Lei nº 45/2026, de autoria do vereador Fernando Jurado, que institui o Dia do Campista Católico no município. Encaminhado para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto;

Projeto de Lei nº 58/2026, vereador Marco Silva, que cria e inclui no calendário oficial da cidade o Dia Municipal da Indústria e do Trabalhador da Indústria. Encaminhado para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

O Projeto de Lei nº 64/2026, de autoria do vereador professor Pedrinho Júnior, foi direcionado à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, com o objetivo de avaliar a proposta que institui a Semana do Jovem Eleitor, focada em promover ações de conscientização e incentivar o exercício do voto por jovens de 16 a 18 anos nas redes pública e privada de ensino.

Por fim, os projetos mais recentes da pauta, apresentados neste ano, foram enviados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. São eles:

Projeto de lei nº 104/2026, de autoria do vereador Fernando Jurado, que busca modernizar o setor da construção civil ao instituir o Sistema de Licenciamento de Obras na modalidade autodeclaratória;

Projeto de Lei nº 105/2026, de autoria do prefeito Dr. Cassiano Maia, que dispõe sobre a nova Política Municipal de Turismo de Três Lagoas;

Projeto de Lei nº 106/2026, também assinado pelo chefe do Executivo, que prevê a criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) na estrutura do município.

REQUERIMENTOS

Ainda na Ordem do Dia foram apreciados e aprovados em bloco, os requerimentos de nº 150 a nº 160, que tratam da concessão de títulos e honrarias, para personalidades do município, com relevantes serviços prestados.

Ainda durante a sessão, cada vereador pode apresentar e defender indicações destinadas aos bairros. Acesse cada pedido, no nosso site, através do menu “VEREADORES”.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana