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Mato Grosso do Sul

Novos investimentos no interior e assinatura das infovias digitais marcaram semana do Governo do Estado

Publicado

Os municípios de Porto Murtinho, Camapuã e Chapadão do Sul foram contemplados com novos pacotes de investimentos do Governo do Estado, nesta semana. Também foi assinado o contrato da PPP (Parceria Público-Privada) para implantação das infovias digitais nas 79 cidades do Mato Grosso do Sul.

O governador Reinaldo Azambuja começou a semana anunciando mais R$ 80 milhões em investimentos para cidade de Porto Murtinho, que é um importante elo para implantação da rota bioceânica. São novas obras em setores como saúde, educação e infraestrutura.

Governador lançou novos investimentos em Porto Murtinho (Foto: Chico Ribeiro)

“Quero retribuir esse carinho de vocês com muita energia e trabalho, juntamente com a minha equipe de governo, a uma cidade que terá um desenvolvimento extraordinário nos próximos anos com a concretização dessa rota, que, sem dúvida, será uma das mais promissoras do mundo”, afirmou o governador, durante solenidade de aniversário município.

Entre os investimentos estão a duplicação da BR-267, com 1,5 km na entrada da cidade, assim como recapeamento do perímetro urbano, moradias, iluminação pública e construção de quadras de esporte nas aldeias indígenas Tomázia e São João. Também foram entregues três pontes para melhorar o acesso na região, assim como inauguração da Sala do Empreendedor e entrega de títulos de regularização fundiária.

Investimentos no interior

Governador vistoria obra na MS-338, em Camapuã (Foto: Bruno Rezende)

No município de Camapuã o governador vistoriou a primeira etapa da obra de pavimentação da MS-338, que vai ligar a cidade a Ribas do Rio Pardo. Lá são 45,3 km, em um investimento de R$ 88 milhões. A obra vai integrar estes dois polos econômicos em expansão no Estado.

A segunda etapa com pavimentação de 66,26 km vai começar nos próximos meses. São mais R$ $ 132,5 milhões. “A MS-338 integra a BR-060 a BR-262, chegando em Ribas do Rio Pardo na nova fábrica de celulose [Suzano] a maior do mundo, além de uma conexão até Bandeirantes pela MS-245”, destacou o governador.

Governador lançou novas obras em Camapuã (Foto: Bruno Rezende)

Na cidade ainda teve assinatura de convênio de R$ 3,4 milhões para reforma do Centro Poliesportivo Maria Inácia Bonfim, inauguração de arena esportiva e apoio para realização de festival de rodeio.  Também teve investimento para saneamento, autorização para obra de revitalização da MS-436 e reformas de pontes, assim como início de asfalto no distrito de Pontinha do Cocho.

Em Chapadão do Sul foram mais R$ 11,6 milhões, com inauguração de arena esportiva, convênio para obra de revestimento na pista de atletismo da cidade, além de autorização para novas obras de saneamento e aval para licitar o recapeamento das avenidas Mato Grosso do Sul, Oito, Dezesseis, São Paulo e Trinta e Três e na Rua Doze.

Infovias Digitais

Assinatura de contrato para as infovias digitais no Estado (Foto: Chico Ribeiro)

Uma das prioridades da atual gestão, o governador assinou, nesta semana, o contrato para implantação das infovias digitais nas 79 cidades do Estado, por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), junto ao consórcio Sonda. O foco é apostar na tecnologia para melhorar os serviços públicos.

“Vamos criar uma rede de conectividade nas 79 cidades. Estamos falando de 7 mil quilômetros de fibra óptica, de aumentar a velocidade de 6 Mbps médios para 30 MBps. Vamos levar para 129 praças públicas e diminuir custos. O projeto foi idealizado para uma grande malha de conectividade”, descreveu o governador.

A expectativa é que a implantação da infovia digital seja concluída em até dois anos, com serviço de transmissão de dados de alta capacidade, por meio de uma rede de fibra ótica para 1.500 unidades administrativas do Governo do Estado, incluindo a segurança pública, escolas e unidades de saúde.

Premiação

Lançamento de premiação aos servidores estaduais (Foto: Chico Ribeiro)

Para incentivar as boas práticas no serviço público, o governador lançou o XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, que prevê neste ano o pagamento de R$ 208 mil em prêmios aos servidores estaduais.

“Essas inovações apresentadas pelos servidores contribuem muito com a melhor desenvoltura do serviço público e refletem no bom desempenho do Mato Grosso do Sul em todas as áreas. Tenho certeza que todos os servidores têm capacidade para gerar conhecimento e boas práticas”, ponderou.

Neste ano a premiação será em duas modalidades: “Práticas Inovadoras de Sucesso” e “Ideias Inovadoras Implementáveis”. Serão 24 prêmios, sendo oito de R$ 12 mil aos primeiros lugares, oito de R$ 8 mil para os segundos colocados e oito de R$ 6 mil aos terceiros.

Homenagem

Convênio para estátua do compositor Zacarias Mourão (Foto: Chico Ribeiro)

O governador assinou convênio para a produção de uma estátua de Zacarias Mourão, um dos grandes representantes da música sul-mato-grossense. A obra será fixada na praça que leva o nome do artista, no município de Coxim. Ela vai ficar embaixo de uma árvore famosa.

“Esse momento é muito simbólico porque tem uma pessoa coxinense, que nasceu na cidade e, infelizmente, faleceu precocemente, com 61 anos, mas era um poeta, um compositor, que deixou um nome para o Brasil na música raiz, na música sertaneja”, destacou o governador.

Zacarias Mourão era um compositor e poeta, autor de várias músicas importantes, entre elas o “Pé de Cedro”. Ele faleceu em 1989 deixando uma grande contribuição para cultura do Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

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Mato Grosso do Sul

Estudo de viabilidade da ferrovia Malha Oeste avança e licitação pode sair no segundo semestre

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O estudo de viabilidade técnica e econômica que vai dar suporte ao processo para a relicitação da Malha Oeste deverá ser concluído até julho. A expectativa é do secretário de Parcerias em Transportes no Ministério da Economia, Leonardo de Freitas Maciel. Com a finalização do estudo de viabilidade técnica, os trâmites para a reativação dos quase 2 mil quilômetros do trecho ferroviário avançam e a expectativa é que a consulta pública possa ocorrer até agosto.

A reativação deve ser feita de Corumbá até Mairinque, em São Paulo e o investimento pode chegar a R$ 15 bilhões. A meta é de que a nova concessionária, que vencer a licitação, faça a revitalização de dormentes, troca de trilhos, entre outros, para que se possa escoar minérios e outros produtos. A estruturação do projeto para a relicitação da Malha Oeste é realizada pelo consórcio ‘Nos Trilhos de Novo’, composto por quatro empresas e liderado pela Latina Projetos Civis e Associados.

Ferrovia Malha Oeste, com mais de mil quilômetros em MS ligando Corumbá a Três Lagoas deve ser licitada -Chico Ribeiro

O projeto foi contratado por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e inserido no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.
“É um processo de relicitação. Então, a gente tem uma concessionária que é a Rumo que tá devolvendo esse processo e agora preparamos uma nova concessão, uma nova licitação. Nesse momento o Governo está finalizando os estudos para esse processo da nova concessão que envolve todo o ramal da Malha Oeste, desde Mato Grosso do Sul até São Paulo.

Maciel reforça que o objetivo é que o projeto seja tecnicamente e economicamente viável e com a infraestrutura disponível. “Os estudos devem ser concluídos ao final de julho. A gente vai entrar então num processo de aprimoramento e desenvolvimento dos estudos, na sequência a gente deve publicar aí a consulta pública, similar ao que tá acontecendo hoje com a Nova Ferroeste”, explicou. O secretário salientou que na sequência a documentação será encaminhada ao Tribunal de Contas da União. “Assim que eles fizerem a manifestação deles a gente vem com o edital. A expectativa é que o edital saia ainda esse ano”, sinalizou.

Eixos logísticos
Segundo o secretário de Estado, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck, uma das grandes preocupações do Governo do Estado foi a estruturação de todo seu planejamento visando incrementar os eixos logísticos. “Na questão portuária nós abrimos todo Porto Murtinho, Ladário e Corumbá. Pensamos na utilização da hidrovia, na integração rodoviária com investimentos do Fundersul e Fonte 100 fazendo uma integração e abrindo novas áreas principalmente para atender o avanço da agricultura de Mato Grosso do Sul. Nós tivemos um foco muito claro além da Bioceânica, que é rodoviária a questão da retomada da implementação dos trilhos”, enfatizou.

Secretário da Semagro, Jaime Verruck durante o lançamento da Ferroeste no Paraná – Kelly Ventorim

O secretário lembra que o Brasil tomou uma medida importante que foi o marco regulatório das ferrovias que é o novo regime de autorização. “Isso tem facilitado os novos avanços na questão ferroviária brasileira. Na semana passada assinamos a consulta pública do edital da Nova Ferroeste ligando Maracaju até Paranaguá. Mas no caso da Malha Oeste sempre houve uma angústia da população sul-mato-grossense e de todos os municípios” frisou destacando que a Malha Oeste é a antiga Noroeste do Brasil.

A linha sai do município de Mairinque (SP) com direito de passagem por Santos, vindo por todo o oeste paulista, chegando no município de Três Lagoas, passando por Água Clara, Ribas, Campo Grande, Terenos, Anastácio, Aquidauana, Miranda e depois chegando ao município de Corumbá. “Esta linha passa por todo o Mato Grosso do Sul. E essa ferrovia hoje nós estamos sem ela há muito tempo. Ela pertencia a concessionária Rumo, não houve viabilização, não houve investimentos necessários para que ela tivesse a sua recuperação”, destacou.

Ao longo desse período, Verruck recorda que o Estado teve vários estudos. “O Governo do Estado investiu muito em estudos e até que a Malha Oeste pudesse ser entregue, devolvida pela Rumo. A concessionária fez uma devolução amigável dessa ferrovia e a coordenadoria de PPI (Parcerias públicas de investimentos) do governo federal contratou um estudo que está sendo gasto aí praticamente R$ 4 milhões. É um estudo técnico, EVETEA, de viabilidade dessa ferrovia. O estudo foi finalizado com o conceito de rebitolagem, que seria a mudança para a bitola larga, que é mais eficiente. Estamos fazendo estudos de treino, de terminais, alteração de curvas. A velocidade média, tempo de concessão, os recursos previstos que serão em torno de R$ 15 bilhões. Então tudo isso está pronto”, argumentou.

Consulta pública
Neste momento segundo o secretário Jaime Verruck, foi definido que será aberta uma consulta pública para que todos conheçam o projeto da Nova Malha Oeste. Ele acrescentou que a nova ferrovia vai representar a melhoria no escoamento de inúmeros produtos do Estado e ganhos na logística.

Vagões parados em ferrovia desativada – Chico Ribeiro

“Somente de minério de Corumbá, além de descer hoje pela hidrovia mais de 700 carretas saem diariamente saem de Corumbá ou chegam a cidade carregando minério ao longo da ferrovia. Com a retomada nós poderemos transferir toda essa carga que é típica de ferrovia para o sistema ferroviário com redução de custo”, adiantou.

Isso deve representar redução de emissões de carbono, diminuição de acidentes. “Vamos ainda dar agilidade, vamos reduzir custo de produção do minério de ferro. Depois disso nós pegaremos toda essa estruturação da celulose. Todo crescimento agrícola do Estado. Nós podemos trazer ureia da Bolívia pra um hub de distribuição a partir de Campo Grande. Podemos levar todos equipamentos que no passado já eram levados pra Bolívia”, pontuou.

“Então é um projeto importante, totalmente viável e que demora pra avançar em função da questão toda questão regulatória nacional. Em função disso nós devemos ter aí no mês de julho já a nossa audiência pública tratando a consulta pública. E que a gente siga é um compromisso com o governador Reinaldo fez com o próprio ministro da infraestrutura que a gente consiga no segundo semestre. Vamos soltar o edital vamos chamar de Nova Malha Oeste que trará um grande desenvolvimento, volume de empregos, investimentos ao Mato Grosso do Sul” reiterou.

A meta do Governo é que essa licitação saia ainda no segundo semestre do ano. O edital vai prever a concessão por 40 anos.

Rosana Siqueira, da Subcom

Fotos – Chico Ribeiro e Kelly Ventorim

Fonte: Governo MS

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Mato Grosso do Sul

Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS

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No próximo dia 5 de julho, a Secretaria de Governo e Gestão (Segov) realiza o lançamento da segunda turma do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. O evento contará com a presença de autoridades, representantes das Universidades, professores e os estagiários convocados para esta segunda etapa do programa.

Serão 125 novos estagiários, que passaram pelo curso de formação iniciado em maio. Os estudantes de diversas cidades do Estado, como Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, iniciam em seus locais de atuação no dia do lançamento da segunda etapa.

Essa convocação estava prevista para o segundo semestre, mas durante o lançamento do Programa, em abril, o governador Reinaldo Azambuja autorizou a antecipação do chamamento. “Ao todo são 250 estagiários, como nesta primeira fase foram 104, já vamos antecipar para chamar antes a segunda turma e assim completar o grupo. Este programa é importante porque coloca o estudante dentro do Governo. Ele vai ver como funciona e porque são tomadas as decisões da gestão”, afirmou o governador.

O Programa

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que visa propiciar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação para os gestores estaduais que receberam os estagiários em suas respectivas pastas. O Programa é realizado pelo Governo do Estado do MS, por meio da Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT e Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), em parceria conveniada com as Universidades Federal (UFMS) e Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

Com forte apelo na qualificação, foi concebida uma programação que agrega uma série de cursos destinados aos acadêmicos e gestores que irão acompanhar os estagiários. O objetivo é potencializar a aprendizagem de modo a enriquecer os currículos dos universitários, além de contribuir para o aprimoramento dos fluxos da máquina pública. 

O Programa contempla 250 (duzentas e cinquenta) vagas de estágio para atender às demandas de organizações públicas do MS, dentre as quais Fundações, Agências e Secretarias do Estado.

Os estudantes cumprem uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio de R$ 1.100,00. O acadêmico também tem direito a auxílio transporte de R$ 200,00.

Mais informações sobre o programa em https://programadeestagio.ms.gov.br/

Comunicação UEMS

Fonte: Governo MS

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