TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Novo pacote de obras em Dourados qualifica infraestrutura, gera empregos e fortalece a saúde

Publicado em

“Estado de investimentos e oportunidades”. Com esta frase o governador Reinaldo Azambuja lançou um novo pacote de obras para Dourados, que ultrapassa R$ 70 milhões em investimentos. São empreendimentos que vão mudar a infraestrutura da cidade, além de reforçar as ações em segurança e na saúde pública.

“Já pedimos às empresas que antecipem os cronogramas, para concluir mais rápido as obras. São investimentos importantes como asfalto no Distrito da Picadinha, mais etapas do quadrilátero central, pavimentação do Bairro São Luiz, entre outros projetos”, disse o governador.

Entre as obras de destaque está a construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, que ficará em área anexa do Hospital Regional de Dourados. O investimento será de R$ 13,4 milhões. O governador assinou ordem de serviço para este empreendimento que visa qualificar os exames e tratamentos de saúde da região.

A obra é uma parceria com o Ministério da Saúde, que repassou R$ 6,8 milhões por meio de emendas do ex-secretário de Saúde, Geraldo Resende, na época em que era deputado federal, e contrapartida de R$ 7,1 milhões do Governo do Estado.  O Centro vai atender pacientes de 33 municípios da região da Grande Dourados.

“Vamos entregar o hospital regional, mas ao lado terá o centro de diagnóstico, que será mais um apoio para saúde de Dourados”, destacou o governador.

Para segurança pública teve a ordem de serviço para construção do heliponto, acesso e pátio para nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). O objetivo é qualificar a estrutura das forças de segurança, para o enfrentamento ao crime organizado no Estado. O governador revelou durante o evento, que Dourados vai receber um novo helicóptero para segurança pública e um caminhão escada, que será usado em incêndios nos prédios.

Infraestrutura

Motivo de alegria para moradores comerciantes de Dourados: novas vias na área urbana da cidade receberão melhorias, anunciadas pelo governador Reinaldo Azambuja

Os investimentos em infraestrutura urbana continuam de forma pujante em Dourados. Neste novo pacote de obras está a restauração, drenagem e calçamento do quadrilátero central da cidade (setores 4 e 5), em um investimento de R$ 13,9 milhões.

Ainda assinou ordem de serviço para recuperação do pavimento de diversas ruas da Vila São Luiz, no Setor VI, com custo de R$ 3,3 milhões. Por meio do Detran-MS, são mais R$ 5,9 milhões para serviço de sinalização de vias públicas e instalação de duas travessias elevadas para pedestres. 

O distrito da Picadinha também foi contemplado e terá a pavimentação asfáltica e drenagem no local, investimento de R$ 10 milhões. Era um sonho de 35 anos dos moradores, que se encontram em uma área produtora e importante para Dourados, onde inclusive está localizada uma das primeiras escolas de formação educacional do município.

Foi autorizada também a licitação para iluminação da MS-156, em trecho que liga a cidade de Dourados a Itaporã. Serão destinados R$ 4,2 milhões para instalação deste sistema de iluminação de led. “Temos que apenas agradecer ao governador pelas ações, investimentos e geração de empregos com a vinda de novas empresas”, disse o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Esporte e saneamento

Governador Reinaldo Azambuja e a presidente da Sanesul, Marta Rocha, autorizam novas obras para Dourados

Outros setores também foram contemplados neste pacote, entre eles o saneamento básico, com mais R$ R$ 10,4 milhões em obras para ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água em Dourados. Este é um compromisso do Governo do Estado, por meio da Sanesul, que já investiu mais de R$ 147 milhões na cidade.

Para o esporte foi assinado convênio no valor de R$ 2,7 milhões para reforma e ampliação do Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). A cidade ainda vai receber seis arenas esportivas do programa “MS Bom de Bola”.

Novo prédio do Imasul vai melhorar o atendimento à população

O governador também inaugurou a obra de construção do Escritório Regional do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em Dourados, no valor de R$ 4 milhões, e entregou 54 títulos de regularização fundiária a moradores dos Conjuntos Habitacionais Izidro Pedroso e Antônio João, que ficam na Vila Igreja da Pedra.

Núcleo Industrial

Junto ao pacote de obras, foi lançada a segunda fase do Núcleo Industrial de Dourados. O governador apresentou o novo projeto, que dispõe de uma área de 90 hectares. Após ser aprovado pela prefeitura municipal, começarão as ações de desenho de lotes, ações técnicas de infraestrutura para posteriormente serem doados às industrias interessadas.

Nesta nova fase podem ser utilizados recursos do Pró-Desenvolve (Fundo de Apoio à Industrialização), que é administrado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Na solenidade ainda houve a assinatura para regularização dos terrenos doados às empresas até 2022.

“Nossa política é de trocar impostos por empregos e assim levar a industrialização para o Estado. Vamos fazer novas doações de terrenos a empresas, que vão gerar mais de 690 empregos”, destacou o governador. Ele adiantou que serão gastos R$ 7 milhões para qualificar a infraestrutura desta nova área.

O secretário Jaime Verruck, titular da Semagro, ressaltou que Dourados caminha para fortalecer sua industrialização. “O Governo já investiu R$ 11 milhões no polo industrial, que já gera mais de 2,5 mil empregos e a previsão é de mais 800 vagas em breve”.

Participaram da agenda do governador na tarde desta quarta-feira (18) os deputados estaduais Barbosinha, Marçal Filho, Zé Teixeira e Londres Machado. Os secretários Jaime Verruck (Semagro), Sérgio de Paula (Casa Civil), a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Júnior e prefeitos da região.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Com Corredor Bioceânico em conclusão, turismo e comércio vivem expectativa de crescimento e transformação em MS

Published

on

By

Com impacto direito previsto nas áreas do comércio e turismo, o Corredor Bioceânico de Capricórnio tem a expectativa de transformar a relação entre o Brasil e os demais países – Paraguai, Argentina e Chile – por onde o traçado vai passar, além de influenciar as relações comerciais com a Ásia.

A obra da ponte sobre o Rio Paraguai – que liga as cidades de Porto Murtinho a Carmelo Peralta – está 90% executada, e mesmo antes da conexão terrestre ligar Brasil e Paraguai, moradores e turistas já vivem a perspectiva do corredor

O corredor rodoviário conhecido como “Rota Bioceânica” vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Com 3,9 mil quilômetros, ao longo de quatro países, o novo traçado vai contribuir diretamente para a redução do tempo de transporte de mercadorias entre América do Sul com a Ásia.

Mas de forma direta e imediata, o turismo já é o setor mais impactado, mesmo antes da conclusão da obra do acesso terrestre entre Brasil e Paraguai. A previsão do Governo do Estado é de que no primeiro ano de funcionamento do corredor rodoviário o crescimento turístico chegue a 30% e 70% a partir do segundo ano.

“Isso considerando apenas o fluxo rodoviário no turismo, mas o crescimento pode ser maior se houver abertura de voos, por exemplo. E com a mobilização dos municípios o impacto na área turística é o primeiro observado”, explicou a assessora especial de integração do Corredor Bioceânico na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Danniele Paiva.

Pelo Rio Paraguai, turistas fazem passeio para visitar a obra da ponte. (Foto: Annice Dias/divulgação)

O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, explica que a previsão é de continuidade do crescimento do turismo a médio prazo, após a finalização da obra.

“Sempre que se abrem novos acessos, que é o básico para a conexão entre cidades e destinos, o turismo é impactado. Um ponto muito importante após a ponte ser concluída é a questão das alfândegas, porque vai ser uma rota que o turismo rodoviário vai acontecer muito. Eu entendo que tem chances de desenvolver a área ao longo dos anos”.

A turismóloga Annice Dias criou a primeira agência de turismo de Porto Murtinho e já atua com visitas e atrações no Brasil e outros países que fazem parte da Rota Bioceânica.

“O fluxo de visitantes já tem aumentado. Eu recebo solicitações do Paraguai para o Brasil, de Loma Plata e Filadélfia (colônias alemãs do chaco paraguaio) e Vallemí. Os paraguaios gostam de vir, principalmente, para Bonito. E agora estão descobrindo outros destinos como Jardim, Bodoquena e até Campo Grande”, disse Annice.

Ela já guiou grupos para verem de perto até mesmo a obra da ponte, por terra firme e com vista privilegiada pelo Rio Paraguai. Além disso, em Porto Murtinho novas atividades também surgem, como cicloturismo, eventos de pesca feminino e para casais, contemplação no Rio Paraguai.

“Aproveitamos a estrutura da pesca, com passeio de barco até a ponte da Rota Bioceânica. E no cicloturismo atravessamos o rio de balsa, indo até a obra por Carmelo Peralta, com café da manhã regional numa pousada do município vizinho”, explicou a empresária.

Comércio e negócios

Nas relações comerciais o principal ponto é justamente a redução, em duas semanas, do trajeto para a Ásia. “Quando as questões alfandegárias estiverem concluídas e o corredor estiver funcionando, levar a trazer mercadores vai ser mais célere. É visível o interesse de empresas em se fixar na nossa região, pois vamos atender questões logísticas de maneira global”, explicou Danniele Paiva.

O empresário Luiz Carlos Malacarne, que atua no ramo de distribuição de combustíveis está otimista. Há dois anos ele realiza adequações físicas no prédio da empresa, que fica em Jardim, e gora está preparado para aumentar em 30% o atendimento aos clientes, caso exista a demanda após a finalização da obra rodoviária.

Empresário Luiz Carlos, de Jardim, está confiante e se prepara para as operações após o fim da obra do Corredor Bioceânico. (Foto: divulgação)

“A rota é uma oportunidade muito grande para nós da região. Temos projetos para serem implantados e estamos nos preparando com investimento em sistema, treinamento, infraestrutura. Estamos acreditando nesta demanda, mesmo com o desaquecimento da agricultura. Aguardo passar o período mais delicado, e vamos adquirir mais caminhões para transportar a mercadoria até os nossos clientes”, disse Malacarne.

O Corredor Bioceânico terá infraestrutura rodoviária ligando o Porto de Santos aos portos de Iquique e Antofagasta – além de outros sistemas portuários públicos e privados na costa do Pacífico, em Mejillones e Tocopilla.

“Tudo isso gera oportunidades para harmonização regulatória e implementação de medidas de facilitação do comércio. Além de impulsionar o desenvolvimento produtivo e a inclusão econômica de áreas isoladas”, disse o secretário da Semadesc, Artur Falcette.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Com crescimento de 516% na Telessaúde, HRD passa a integrar rede estadual de atendimento digital

Published

on

By

Novo polo amplia o acesso à telemedicina na região Cone Sul e se prepara para atuar na implementação das Ofertas de Cuidados Integrados do Programa Agora Tem Especialistas; iniciativa foi apresentada durante workshop que reuniu representantes de 34 municípios

Mato Grosso do Sul segue ampliando o acesso da população aos serviços de saúde por meio da tecnologia. Como parte da estratégia de expansão da Saúde Digital no Estado, o HRD (Hospital Regional da Grande Dourados) passou a integrar a Rede Estadual de Telessaúde, tornando-se referência para a oferta de teleatendimentos e suporte assistencial aos municípios da região Cone Sul.

A iniciativa foi apresentada durante o Workshop Cone Sul: Telessaúde e Telemedicina, promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da SSD (Superintendência de Saúde Digital). O evento reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da rede assistencial dos 34 municípios da macrorregião para discutir avanços, compartilhar experiências e apresentar estratégias voltadas à ampliação do acesso à saúde especializada por meio das ferramentas digitais.

Os resultados da estratégia estadual demonstram o crescimento acelerado da Telessaúde em Mato Grosso do Sul. Os serviços ofertados por teleatendimento e telemedicina passaram de 21.709 em 2022 para 112.058 em 2025, um crescimento de 516% no período.

Somente no primeiro quadrimestre de 2026, já foram registrados 39.598 atendimentos, reforçando a consolidação da Saúde Digital como ferramenta essencial para ampliar o acesso, otimizar recursos e levar assistência especializada a todas as regiões do Estado.

Entre os temas debatidos, foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas pelo Hospital Regional da Grande Dourados no âmbito das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) do Programa Agora Tem Especialistas, iniciativa estratégica voltada à ampliação do acesso e da resolutividade da atenção especializada em Mato Grosso do Sul. O trabalho ainda está em fase de organização e implantação.

Saúde mais próxima da população

A integração do Hospital Regional da Grande Dourados à Rede Estadual de Telessaúde representa mais um avanço na regionalização da assistência, permitindo ampliar o acesso da população a atendimentos especializados sem a necessidade de deslocamentos para outros centros de referência.

Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a expansão da Saúde Digital tem transformado a forma como os serviços chegam à população.

“A Saúde Digital deixou de ser uma perspectiva para se tornar uma realidade que transforma o acesso da população aos serviços de saúde. Ao integrar o Hospital Regional de Dourados à rede estadual de Telessaúde, ampliamos o alcance da assistência especializada e fortalecemos a regionalização do SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul”.

A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a transformação digital é resultado de um processo mais amplo de reorganização da rede estadual de saúde.

“Estamos construindo uma nova arquitetura da saúde em Mato Grosso do Sul, baseada na regionalização, na integração dos serviços e na incorporação tecnológica. A Saúde Digital é um dos pilares dessa transformação e permite ampliar o acesso, qualificar a assistência e aproximar os serviços especializados da população”.

Hospital amplia participação na estratégia estadual

Além dos teleatendimentos, a estrutura vinculada ao Hospital Regional permitirá ampliar a integração entre os profissionais da rede por meio de ferramentas digitais, sistemas de comunicação e compartilhamento de informações clínicas, contribuindo para a qualificação do cuidado e da tomada de decisões assistenciais.

A superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, reforçou que a Telessaúde já se consolidou como uma importante ferramenta de apoio aos municípios.
“Temos avançado de forma significativa na ampliação dos serviços de teleconsulta, teleconsultoria, teleinterconsulta, telediagnóstico e teleeducação. Hoje, a Telessaúde é uma realidade em Mato Grosso do Sul e tem contribuído para ampliar o acesso, reduzir deslocamentos e apoiar os profissionais de saúde em todas as regiões do Estado”.

Dentro dessa estratégia, o Hospital Regional da Grande Dourados passa a atuar como um importante ponto de apoio para a expansão da assistência especializada na macrorregião.

A diretora-geral do HRD, Andréia Alcântara, ressaltou que a iniciativa amplia a participação da unidade na estratégia estadual de modernização da assistência.
“O Hospital Regional da Grande Dourados está se preparando para contribuir cada vez mais com a ampliação do acesso à atenção especializada. A integração à Rede Estadual de Telessaúde e a futura implementação das Ofertas de Cuidados Integrados representam uma oportunidade de aproximar especialistas dos municípios e fortalecer o atendimento regionalizado”.

Experiências e transformação digital

Durante o workshop, os participantes acompanharam demonstrações práticas dos serviços ofertados pelo Núcleo Telessaúde MS, incluindo teleconsultoria, teleconsulta, teleinterconsulta e telediagnóstico.

A programação também contou com relatos de experiências exitosas envolvendo gestores municipais, profissionais da Atenção Primária à Saúde e usuários do SUS, evidenciando os impactos positivos dessas ferramentas na qualificação da assistência e na ampliação do acesso ao cuidado.

Outro tema abordado foi a transformação digital na saúde, com destaque para a interoperabilidade dos sistemas de informação, o uso estratégico das tecnologias digitais e o fortalecimento da inteligência em saúde como instrumentos para apoiar a tomada de decisão e aumentar a eficiência dos serviços.

André Lima, Comunicação SES
*com informações Comunicação HRD

Fotos: Thales Areias

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana