Brasil
Mulheres bombeiras: 224 brigadistas protegem aeroportos e bancos no Brasil

A presença feminina no Corpo de Bombeiros Militar brasileiro ainda é limitada, representando apenas 12,1%. O país conta com cerca de 63.644 bombeiros militares na ativa, dos quais 7.695 são mulheres, evidenciando a sub-representação feminina na área. No entanto, o Grupo Med+, maior empresa de emergências da América Latina, destaca-se por promover a inclusão e a diversidade em suas operações. Atualmente, a empresa conta com 1.398 mulheres em seu quadro de colaboradores, das quais 224 atuam como bombeiras, protegendo aeroportos, indústrias, shoppings e bancos de todo país. Além disso, 87% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres, incluindo a CEO Bruna Lívia, que lidera a organização em um setor historicamente dominado por homens. “A presença de mulheres é uma conquista coletiva, e seguiremos trabalhando para ampliar essas oportunidades”, afirma a CEO. O Grupo Med+ faz parte do Movimento Elas Lideram 2030, iniciativa do Pacto Global da ONU com a ambição de ter empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.
Desde a contratação de sua primeira bombeira civil, Lusinete Carvalho Silva, em 1º de setembro de 2020, que segue no time até hoje, o Grupo Med+ tem avançado na inclusão feminina em áreas historicamente ocupadas por homens. Esse compromisso se fortaleceu em 9 de março de 2022, quando Isabel Cristina Fogaça da Silva e Leide Dayane Araújo Abreu tornaram-se as primeiras bombeiras de aeródromo da empresa, consolidando a presença feminina em um setor estratégico da segurança. Além de ampliar as oportunidades para mulheres dentro da empresa, o Grupo Med+ é referência na formação de bombeiras de aeródromo no Brasil. Por meio de sua Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC), certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a empresa já formou mais de 50 profissionais mulheres, contribuindo para a diversificação e qualificação do setor.
Entre as histórias de grandes mulheres dentro do time do Grupo Med+, a bombeira Juliane Silva destaca o orgulho de ocupar um espaço dominado por homens. “Passei por muitos desafios para ser aceita na profissão. A mulher sempre foi tida como o sexo frágil, mas eu quis provar que podia chegar onde quisesse. Hoje, ao ver mais mulheres conquistando espaço, sinto que estamos quebrando barreiras e incentivando outras a seguirem seus sonhos“, diz Juliane. A bombeira Jhenifer Borsuk também relembra os desafios e a satisfação de crescer na empresa. “Quando vi que o Grupo Med+ dava oportunidade para mulheres, meu coração se encheu de esperança. Eu fui atrás, me capacitei e conquistei meu espaço. Hoje, somos em mais mulheres, e mostramos todos os dias que somos tão capazes quanto qualquer outro profissional“, relata Jhenifer.
Sobre o Grupo Med+
É a maior empresa de emergências aeroportuárias da América Latina, com faturamento superior a R$ 1,8 bilhão e presente em 28 aeroportos do Brasil. Possui mais de 5 mil colaboradores em todo o país e atende mais de 56 milhões de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que trabalham ou transitam nos seguintes segmentos: aeroportos, estradas e grandes empresas.
Em 2024 a companhia apresentou um crescimento de 150% em relação ao ano anterior, se consolidando com a empresa benchmark do segmento. Atualmente, a companhia está entre as 4 melhores empresas para se trabalhar na área da saúde de acordo com o Great Place to Work (GPTW) no Brasil. Agora, o Grupo Med+ entrou no mercado de educação e atuará junto a 5,3 mil escolas e 3,5 milhões de alunos do Estado de São Paulo, com assistência psicológica.
O Grupo Med+ possui dentro da sua cultura, o capitalismo consciente que, na prática, usa a força das empresas, para servir ao desenvolvimento da humanidade, com o propósito de construir um mundo mais justo e pessoas em local de trabalho mais felizes, porém, sem perder de vista o lucro para os acionistas. Além disso, o Grupo Med+ acredita que as mulheres são grandes gestoras de pessoas. Atualmente, 87% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por mulheres.
Brasil
Carga gigante causará lentidão nas BRs-470 e 101 neste domingo

Neste domingo (23) de março, a partir das 8h, uma carga superdimensionada afetará o tráfego na BR-470 e na BR-101. O comboio, que transporta um transformador de energia, será escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e por uma empresa particular.
A saída ocorrerá em Blumenau, no km 51 da BR-470, e seguirá até o km 117 da BR-101, em Itajaí, sentido sul. Em data posterior, a Guarda Municipal fará a escolta até o Porto de Itajaí.
Dimensões da carga e impacto no tráfego
O conjunto tem 86 metros de comprimento, 5,60 metros de largura e pesa cerca de 450 toneladas. A velocidade média será de 20 km/h.
Por conta do tamanho da carga, parte da rodovia ficará ocupada ao longo do percurso. Em alguns trechos, o comboio precisará transitar na pista contrária, o que poderá causar bloqueios temporários e lentidão no fluxo de veículos.
Recomendações aos motoristas
Os condutores devem ficar atentos às interdições e, sempre que possível, buscar rotas alternativas. A recomendação é redobrar a atenção e respeitar as orientações das autoridades de trânsito.
Brasil
Professor usa a mesma agulha em aula de testes com mais de 40 alunos

Mais de 40 estudantes de uma escola estadual em Laranja da Terra, na Região Serrana do Espírito Santo, receberam atendimento médico após o compartilhamento de uma agulha durante uma aula de Práticas Experimentais em Ciências.
A atividade, que envolvia a coleta de sangue para identificação do tipo sanguíneo, resultou no encaminhamento de 43 alunos, com idades entre 16 e 17 anos, para exames de diagnóstico de doenças infecciosas, como HIV e hepatites B e C.
O professor responsável pela aula foi demitido, e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) encaminhou o caso à corregedoria. Até o momento, os resultados dos testes foram negativos, mas os alunos serão reavaliados em 30 dias. A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião com pais e alunos para fornecer esclarecimentos.
-
Bataguassu4 dias atrás
Acidente na MS-338 entre Bataguassu e Santa Rita do Pardo deixa uma mulher morta
-
Cassilândia4 dias atrás
Adolescente de 16 anos é obrigado a realizar atos obscenos com cavalo em propriedade rural
-
Brasil4 dias atrás
Onde vai ter chuva? Confira na previsão do tempo para hoje
-
Notícias da Região4 dias atrás
Grave Acidente na PR-239 deixa um Morto em Campina da Lagoa/PR

