Brasil
Lei Maria da Penha se estende a casais homoafetivos e mulheres trans

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu a proteção da Lei Maria da Penha a casais homoafetivos formados por homens e a mulheres travestis e transexuais. O plenário virtual da corte julgou a ação nessa sexta-feira (21) à noite.
O caso começou a ser analisado no último dia 14 e só teve o julgamento concluído ontem. Os ministros acolheram ação da Associação Brasileira de Famílias HomoTransAfetivas (ABRAFH), segundo a qual o Congresso Nacional se omite ao não legislar sobre o assunto.
Para o relator, ministro Alexandre de Moraes, a ausência de uma norma que estenda a proteção da Lei Maria da Penha “pode gerar uma lacuna na proteção e punição contra a violência doméstica”.
Ampliação
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a proteção conferida pela Lei Maria da Penha deve ser estendida a casais homoafetivos formados por homens e a mulheres travestis e transexuais.
“Considerando que a Lei Maria da Penha foi editada para proteger a mulher contra violência doméstica, a partir da compreensão de subordinação cultural da mulher na sociedade, é possível estender a incidência da norma aos casais homoafetivos do sexo masculino, se estiverem presentes fatores contextuais que insiram o homem vítima da violência na posição de subalternidade dentro da relação”, destacou Moraes em seu voto.
“Isto porque a identidade de gênero, ainda que social, é um dos aspectos da personalidade e nela estão inseridos o direito à identidade, à intimidade, à privacidade, à liberdade e ao tratamento isonômico, todos protegidos pelo valor maior da dignidade da pessoa humana”, completou o ministro.
Em relação às mulheres transexuais e travestis, Moraes entendeu que a expressão “mulher” – contida na Lei Maria da Penha – abrange tanto o sexo feminino como o gênero feminino. Para o ministro, “a conformação física externa é apenas uma, mas não a única das características definidoras do gênero”.
“Há, portanto, uma responsabilidade do Estado em garantir a proteção, no campo doméstico, a todos os tipos de entidades familiares”, acrescentou Moraes em sua decisão.
Brasil
Carga gigante causará lentidão nas BRs-470 e 101 neste domingo

Neste domingo (23) de março, a partir das 8h, uma carga superdimensionada afetará o tráfego na BR-470 e na BR-101. O comboio, que transporta um transformador de energia, será escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e por uma empresa particular.
A saída ocorrerá em Blumenau, no km 51 da BR-470, e seguirá até o km 117 da BR-101, em Itajaí, sentido sul. Em data posterior, a Guarda Municipal fará a escolta até o Porto de Itajaí.
Dimensões da carga e impacto no tráfego
O conjunto tem 86 metros de comprimento, 5,60 metros de largura e pesa cerca de 450 toneladas. A velocidade média será de 20 km/h.
Por conta do tamanho da carga, parte da rodovia ficará ocupada ao longo do percurso. Em alguns trechos, o comboio precisará transitar na pista contrária, o que poderá causar bloqueios temporários e lentidão no fluxo de veículos.
Recomendações aos motoristas
Os condutores devem ficar atentos às interdições e, sempre que possível, buscar rotas alternativas. A recomendação é redobrar a atenção e respeitar as orientações das autoridades de trânsito.
Brasil
Professor usa a mesma agulha em aula de testes com mais de 40 alunos

Mais de 40 estudantes de uma escola estadual em Laranja da Terra, na Região Serrana do Espírito Santo, receberam atendimento médico após o compartilhamento de uma agulha durante uma aula de Práticas Experimentais em Ciências.
A atividade, que envolvia a coleta de sangue para identificação do tipo sanguíneo, resultou no encaminhamento de 43 alunos, com idades entre 16 e 17 anos, para exames de diagnóstico de doenças infecciosas, como HIV e hepatites B e C.
O professor responsável pela aula foi demitido, e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) encaminhou o caso à corregedoria. Até o momento, os resultados dos testes foram negativos, mas os alunos serão reavaliados em 30 dias. A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião com pais e alunos para fornecer esclarecimentos.
-
Bataguassu4 dias atrás
Acidente na MS-338 entre Bataguassu e Santa Rita do Pardo deixa uma mulher morta
-
Cassilândia4 dias atrás
Adolescente de 16 anos é obrigado a realizar atos obscenos com cavalo em propriedade rural
-
Brasil4 dias atrás
Onde vai ter chuva? Confira na previsão do tempo para hoje
-
Notícias da Região4 dias atrás
Grave Acidente na PR-239 deixa um Morto em Campina da Lagoa/PR

