Destaques ArapuáMS
IFMS ofertará seis novos cursos de graduação em 2018
Engenharia Civil no município de Aquidauana. Arquitetura e Urbanismo em Jardim. Jogos Digitais em Dourados. Estes são alguns dos seis novos cursos de graduação que serão ofertados em 2018 pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Os projetos pedagógicos dos cursos foram aprovados pelo Conselho Superior (Cosup) da instituição em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira, 26, na reitoria, em Campo Grande.
“Com a oferta de novos cursos de graduação, o IFMS amplia seu atendimento às demandas das comunidades em que os campi estão localizados. Além disso, há o fomento da verticalização do ensino, o que permite que um estudante possa fazer seu itinerário formativo, do ensino médio técnico à formação superior, na mesma instituição e na mesma área, permanecendo em seu município de residência”, analisou o reitor Luiz Simão Staszczak.
Os novos cursos de graduação do IFMS são:
Bacharelado em Engenharia Civil e superior de Tecnologia em Redes de Computadores no Campus Aquidauana;
Tecnologia em Jogos Digitais no Campus Dourados;
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Computação, no Campus Jardim;
Engenharia de Controle e Automação no Campus Três Lagoas.
“A oferta destes cursos é muito significativa para a comunidade destes municípios e região, principalmente nos menores, onde a oferta de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, é de uma importância única. Há ainda o pioneirismo, no Estado, do curso de Jogos Digitais”, apontou o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe.
Em Dourados e Jardim, serão os primeiros cursos superiores a serem ofertados pela instituição.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a previsão é que as primeiras turmas sejam abertas no ano que vem.
Expansão – Além destes novos cursos, outra novidade para 2018 é a abertura do bacharelado em Agronomia no Campus Naviraí, já oferecido pelo IFMS em Nova Andradina e Ponta Porã.
No ano que vem, a instituição também ofertará a primeira graduação na modalidade a distância. A previsão é que o curso superior de Gestão Pública tenha início a partir do segundo semestre.
“Este é um curso que as próprias prefeituras têm nos solicitado, já que o foco é o servidor público. Primeiramente, serão atendidos os dez municípios onde o IFMS possui campus, mas há a possibilidade de ampliação desta oferta por meio de futuras parcerias”, ressaltou Delmir.
Para 2018, o IFMS também irá ofertar o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu. As vagas para o Mestrado Profissional serão abertas para servidores da instituição e público externo.
O curso será oferecido na modalidade semipresencial pelo Campus Campo Grande. As regras do processo seletivo só serão conhecidas com a publicação de edital único para todas as instituições credenciadas, ainda sem data prevista.
Graduação – Atualmente, o IFMS já oferece sete cursos superiores de tecnologia (Alimentos, Agronegócio, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos e Sistemas para a Internet), dois bacharelados (Agronomia e Engenharia de Pesca) e a Licenciatura em Química.
A oferta abrange oito dos dez campi da instituição, localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Dados de outubro do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) apontam que a instituição conta com 1.618 estudantes matriculados nestes cursos.
No site do IFMS é possível conferir mais informações sobre a oferta. O endereço é www.ifms.edu.br.
O ingresso em cursos de graduação do IFMS é feito via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número de vagas previsto para o ano que vem é de 1.200, entre os novos cursos da graduação e os já ofertados pela instituição, nos dez campi localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Por ser uma instituição pública federal, todos os cursos são totalmente gratuitos.
Destaques ArapuáMS
Em Selvíria, Eldorado Brasil promove a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural
Foi realizado, na ultima quinta-feira (14), no Ginásio Municipal Olegário Rodrigues de Freitas, das 14h às 18h, evento da Eldorado Brasil, referente à SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural), com o tema para 2018: “Olho no Lance”, alusivo à Copa do Mundo.
Segundo o coordenador de Segurança do Trabalho Florestal, Osvaldo Costa, o evento em Selvíria já está em sua segunda edição, e informou que o foco “é promover a conscientização e sensibilização ao tema, para que os trabalhadores tenham um olhar mais atento às questões de segurança no trabalho”.
O evento itinerante percorre durante o período da SIPATR os municípios com atuação da empresa Eldorado Brasil. O prefeito José Fernando Barbosa, não pôde comparecer ao evento devido a outro compromisso, entretanto, ressalta seu apoio e agradecimentos à empresa, “pelo empenho voltado às questões de segurança de seus trabalhadores”.
Foram realizados no evento: show musical, apresentação teatral, palestra motivacional, momento para palavra do gestor, e apresentação de dados estatísticos da empresa referentes ao assunto em pauta.
Por: Assessoria de Comunicação.
Destaques ArapuáMS
Projeto Três Lagoas Conectada disponibiliza sinal de internet via Wireless
Projeto é um presente para os para três-lagoenses que comemoraram na última sexta-feira (15) 103 anos
Para comemorar os 103 anos de Três Lagoas a Prefeitura Municipal, por meio de iniciativa do prefeito Angelo Guerreiro, disponibilizou a população sinal via Wireless em pontos turísticos da Cidade.
O Projeto “Três Lagoas Conectada” foi divulgado para a população três-lagoense usar durante as festividades de Aniversário de emancipação política no 1º Festival de Bandas e Fanfarras e o tradicional Desfile Cívico.
Disponibilizada pela empresa ATALINK em quatro pontos turísticos de Três Lagoas, a população poderá utilizar a internet pela rede “prefeitura_conectada”. Entorno da lagoa (pista de corrida e caminhada); Praça “Senador Ramez Tebet“; Balneário Municipal de sexta a domingo e a Feira Central às segundas, quartas e sextas são os pontos em que a Internet já pode ser utilizada pelos três-lagoenses.
Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação (TI), Alex Martins Silva, “o projeto ainda está em período que chamamos de ‘beta teste’. Durante os próximos 30 dias estudaremos a velocidade de navegação; número de pessoas que utilizarão a rede; tudo para oferecer o melhor serviço à população para que o projeto fique redondinho”, disse.
Alex explicou ainda que “para o usuário ter acesso à internet, após buscar a rede “prefeitura_conectada” no campo “wi-fi” do aparelho (celular e/ou tablet), ele preencherá no primeiro acesso um cadastro com dados tais como nome, CPF, e-mail, entre outros que dará acesso por 2 horas. Após esse período o usuário deverá fazer apenas o check in para continuar a utilizar o serviço”, disse.
-
Arapuá7 dias atrásArapuá está de luto, morre João Tragino da Silva, aos 63 anos
-
Política6 dias atrás“Não estou voltando, porque nunca fui embora”: Angelo Guerreiro confirma pré-candidatura a deputado estadual em vídeo nas redes sociais
-
Celulose em Destaque6 dias atrásArauco inicia obras sociais de R$ 9,2 milhões em Inocência (MS) e amplia legado para a comunidade
-
Água Clara6 dias atrásJovem de 21 anos morre após espancamento em Água Clara; três suspeitos são presos