Mato Grosso do Sul
HRMS promove palestras no Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão
“Discutir sobre a lesão por pressão é essencial para aprimorar a qualidade do cuidado. Pequenas ações preventivas fazem grande diferença na recuperação e no conforto do paciente, e o envolvimento multiprofissional é o que garante o sucesso desse trabalho”, destaca Janaine.
O evento é aberto ao público e voltado especialmente a profissionais e estudantes da área da saúde. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://www.cursos.ms.gov.br/Hrms/Home/DetalhesEvento/3823.
Confira a programação completa:
09h às 11h – Exposição temática na recepção central
10h – Café da manhã científico – Auditório Jacarandá
- Uso da espuma de silicone e espuma de poliuretano com prata – Enf. Esp. Taiani Briato.
- Uso do filme transparente e removedor de adesivos – Enf. Esp. Girlane Lino.
- “O Cuidado multiprofissional na prevenção da Lesão por pressão- LP” – Esp. Fisioterapeuta Aline Shio – Vigilância em Saúde – Secretaria do Estado de Saúde.
13h às 16h – Exposição temática na recepção central
14h – Café da tarde científico – Auditório Jacarandá
- Uso do hidrogel, da gaze com petrolatum e alginato de cálcio com prata – Enf. Esp. Michele Guimaraes.
- “O Cuidado multiprofissional na prevenção da Lesão por pressão – LP” – Dra. Eduarda Tebet – Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente –
Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Hospital de MS integra agenda Pré-COP30 com projeto que une gestão hospitalar e proteção ambiental
Regional de Três Lagoas apresenta iniciativa que evita poluição de milhões de litros de água e recebe reconhecimento nacional
Em sintonia com os debates globais sobre clima e sustentabilidade que antecederam a COP30, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), marcou presença no XVIII SHS (Seminário Hospitais Saudáveis) 2025, realizado de 28 a 30 de outubro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Com o tema “Clima é Saúde, Saúde é Clima”, o evento integrou oficialmente a programação da Pré-COP30 e reuniu profissionais, gestores e instituições de referência nacional para debater o papel estratégico do setor saúde no enfrentamento das mudanças climáticas.
Representando MS e o SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital apresentou o projeto “Reciclagem de Óleo de Cozinha no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé”, concorrendo em duas categorias: PAMA (Prêmio Amigo do Meio Ambiente) e PHS (Projeto Hospitais Saudáveis).
A iniciativa recebeu Certificado de Menção Honrosa na 18ª edição do PAMA, que neste ano contou com 233 projetos inscritos de 18 estados brasileiros.
O projeto tem como objetivo promover o descarte ambientalmente correto do óleo utilizado na UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), evitando a contaminação de milhões de litros de água e incentivando a transformação desse resíduo em biodiesel.
Desenvolvido em parceria com a empresa Lobos Verdes Ambiental, já possibilitou a coleta e o reaproveitamento de 120 litros de óleo usado, o que representa a preservação de mais de 3 milhões de litros de água e a redução de cerca de 250 kg de CO₂ na atmosfera.
Além do impacto ambiental direto, a iniciativa fortalece a cultura de sustentabilidade dentro da instituição, com capacitação dos colaboradores, segregação correta dos resíduos e monitoramento contínuo da coleta. Como próximos passos, está prevista a expansão das ações para a comunidade, com atividades educativas e oficinas voltadas à produção de sabão artesanal a partir do óleo reciclado, reforçando o compromisso do hospital com a responsabilidade ambiental e social.
Saúde e proteção ambiental
Segundo o coordenador de Políticas Ambientais, Fernando Rufino, a participação no seminário foi extremamente positiva: “Pudemos demonstrar as boas práticas socioambientais realizadas em nossa instituição. Além disso, tivemos a oportunidade de avaliar nossas ações e confirmar que estamos no caminho certo. Durante o evento, com o conhecimento transmitido por palestrantes renomados, foi possível identificar novas oportunidades de melhoria e projetos ambientais. Tudo isso só foi possível graças ao apoio da direção do hospital, que leva muito a sério a proteção ambiental”.
A edição de 2025 do SHS também contou com o I Simpósio Clima e Saúde, organizado em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ampliando os debates sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde pública. A presença do hospital sul-mato-grossense reforça o protagonismo de MS na construção de um SUS sustentável, alinhado às metas globais de saúde e clima. O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé é administrado pelo Instituto Acqua credenciado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Comunicação SES
Fotos: Hospital Regional de Três Lagoas
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Escolagov homenageia servidor público que acompanhou a criação e evolução da instituição
Victor Figueiras: 25 anos de dedicação e história na Escola de Governo
Todos os dias, ao cruzar os corredores da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, o agente público, Victor Figueiras, carrega não apenas a rotina de um servidor experiente, mas também um pedaço vivo da história da instituição. São 25 anos de caminhada lado a lado com uma escola que ele viu nascer, crescer e se transformar, e à qual dedicou boa parte da sua vida profissional.
Durante a comemoração dos 25 anos da Escolagov, Victor foi homenageado pela diretora-presidente, Ana Paula Martins, recebendo uma placa de reconhecimento das mãos do governador ,Eduardo Riedel, na cerimônia pública do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública. A homenagem reconheceu sua trajetória marcada por dedicação, compromisso e significativa contribuição para o crescimento e fortalecimento do órgão.
“Victor é um exemplo de dedicação e compromisso com a inovação no serviço público. Ele representa a excelência que buscamos em nossos servidores, e seu trabalho tem sido fundamental para o sucesso da Escola de Governo ao longo de todos esses anos”, destacou a diretora-presidente.
A história de Victor com a instituição começou em setembro de 2000, ainda antes da Fundação ganhar forma. Na época, ele assessorava um grupo de auditores fiscais na Secretaria de Fazenda, sob a direção de José Carlos Gomes. Foi justamente José Carlos, convidado pelo então governador da época, para presidir a recém-criada Fundação Escola de Governo, quem o chamou para ajudar a tirar o projeto do papel.
“Foi nessa época que ele começou a reunir as pessoas para ajudá-lo na empreitada de concretizar a Escolagov. Eu fui um dos convidados, e aceitei o desafio de fazer parte dessa construção”, lembra Victor.
Conforme o servidor, o início foi modesto, mas cheio de entusiasmo. A primeira sede ficava na Avenida Afonso Pena, no pátio da Casa da Saúde, uma pequena casa de quatro cômodos. Em um deles funcionava a área administrativa; em outro, a sala do presidente; depois, o espaço da equipe e, por fim, a sala de informática onde Victor passava seus dias.
“Era tudo simples, mas havia uma força de vontade enorme em toda a equipe. Todos acreditavam que daria certo, e isso foi o que mais me marcou naquele começo”, recorda.
Com o tempo, relembrou Victor, a Escolagov cresceu e mudou de endereço diversas vezes, sempre em busca de melhores condições para atender aos servidores públicos. Da Afonso Pena, passou pela Secretaria de Administração, depois pelo CEPEF (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima), pela Rua Pedro Celestino, pela Rua Monte Castelo, pela Avenida Mato Grosso, até chegar à atual sede, um prédio amplo e moderno na Rua Michel Scaff, na Chácara Cachoeira, mais moderno e estruturado.
Victor acompanhou todas essas mudanças e também todos os diretores-presidentes que passaram pela instituição. “Foi maravilhoso poder acompanhar e contribuir com a evolução da Escola de Governo. Cada gestor deixou sua marca, sempre com o mesmo propósito de fortalecer e engrandecer a escola”, destaca.
Especialista em Tecnologia da Informação, Victor foi testemunha e protagonista da transformação digital da entidade. Vivenciou a chegada da Educação a Distância, a modernização dos sistemas internos e a integração de novas ferramentas tecnológicas que ampliaram o alcance e a eficiência da escola.
“Foi muito gratificante ver a escola abraçar a inovação. Minha área sempre esteve à frente desse processo, buscando oferecer as melhores soluções para que a escola entregasse cada vez mais e melhores serviços”, explica.
Entre tantas evoluções, Victor destaca com orgulho as conquistas que mudaram o patamar da Escolagov. “A oferta de cursos de graduação e pós-graduação aos servidores e a realização anual do Prêmio de Inovação foram grandes avanços. Eles mostram o compromisso da escola em valorizar o servidor e incentivar novas ideias para melhorar o serviço público”, disse.
Dos seus 35 anos de carreira, 25 foram dedicados à Escolagov. E Victor não se limitou à área de TI, cuidou do patrimônio, da frota, das compras, do almoxarifado, foi professor de informática e cerimonial, além de mestre de cerimônias em quase todos os eventos do órgão.
“O meu maior legado é ter contribuído com tudo isso e ver o quanto a ela cresceu nesse tempo. É gratificante saber que fiz parte dessa história”, afirma com emoção.
Entre memórias, mudanças e conquistas, Victor segue sendo um dos pilares da Escola de Governo, alguém que viu a instituição nascer e ajudou a moldá-la, com trabalho, compromisso e paixão pelo que faz. “A Escolagov é parte da minha vida. E ver o quanto ela cresceu me enche de orgulho. É mais do que um local de trabalho, é uma história que ajudei a construir”, destacou Victor emocionado.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Fonte: Governo MS
-
Arapuá5 dias atrásEx-sitiante de Arapuá, Elton Barbosa de Souza, morre aos 76 anos
-
Três Lagoas6 dias atrásAmanhã é dia de decisão: Final do Futsal Masculino da VI Copa Sejuvel 2025 (JATs)
-
Policial6 dias atrás2º BPM participa da Operação Fronteiras/Divisas Seguras 2025
-
Assembléia Legislativa MS5 dias atrásNovembro Azul: ALEMS reforça campanha e incentiva cuidados com a saúde do homem







