TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Governo do Estado forma 107 novos sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

Publicado em

Mato Grosso do Sul passa a contar com 107 novos sargentos. A formatura pela Polícia Militar foi realizada na manhã desta segunda-feira (18). Os homens e mulheres, cabos, que foram promovidos, participaram do curso entre novembro do ano passado e maio deste ano e que a partir de hoje voltam às ruas e reforçam o efetivo da segurança pública do Estado.

Durante a cerimônia de formatura realizada no Comando-Geral da Polícia Militar, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, e o Comandante-Geral da PM, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, entregaram as divisas aos novos sargentos Betânia Silva, Rafael Valério Pereira e Jefferson da Silva – os três primeiros colocados.

Falando em nome da turma, o formando e agora sargento Ercílio Farias Porangaba agradeceu o Governo do Estado pela ascensão profissional e conhecimentos adquiridos no curso. “Foram 199 dias de curso, onde crescemos muito através do conhecimento adquirido, que abriram nossos olhos para novos horizontes”, destacou.

“Fácil é a escolha que fazemos, difícil é nos manter nelas, e, assim deve ser a vida de vocês como novos sargentos, de comprometimento e responsabilidade, não apenas com essa nova opção de vida, mas principalmente para com a sociedade, que é para quem todos nós trabalhamos”, disse o Comandante-Geral, coronel Oliveira.

Para o secretário Sílvio Maluf, a formatura é um momento de agradecimento. “Só temos a agradecer, por mais esta conquista não apenas dos senhores, mas da segurança pública, que tem hoje homens e mulheres que acreditam, sujam as roupas em serviço e não se corrompem de maneira alguma”, frisou.

O governador Reinaldo destacou na cerimônia o trabalho realizado pela Polícia Militar e disse que acredita no trabalho da corporação. “Foi por isso que eu pedi ao secretário Sílvio e ao Comandante Oliveira que nos encaminhassem todos os pleitos para uma reestruturação das condições de trabalho dos nossos policiais, para que tenham mais treinamento e qualificação, possibilidade de progressão profissional e principalmente despolitizar as forças de segurança do nosso Estado, para que impere realmente o trabalho conjunto que deve ser feito em prol de todos que esperam de nós um melhor serviço de segurança e que vão ter”, finalizou o governador.

Formatura de Sargentos (145).JPG

Homenagens

Durante a solenidade, os formandos homenagearam o governador, o secretário de Segurança, Comandante-Geral,  diretor do Centro de Ensino e Formação da Polícia Militar, o tenente-coronel Cláudio Monteiro Ayres e os instrutores, com placas de agradecimento pelo empenho e valorização dos policiais militares.

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida” chega à 13ª edição com mobilização no Comando-Geral da PMMS

Published

on

By

Iniciativa da Secretaria de Estado de Fazenda promove a solidariedade entre servidores públicos e mobiliza sociedade

Nos dias 17 e 18 de junho, das 8h às 11h e das 13h às 16h, o Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes, receberá a 13ª edição da campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida”. A mobilização, já consolidada no calendário institucional do Estado, leva a estrutura completa de coleta de sangue para dentro dos órgãos públicos, promovendo cidadania, solidariedade e informação.

Idealizada em dezembro de 2021, a campanha percorreu até agora 12 instituições públicas, incluindo Governadoria, secretarias estaduais e autarquias. O diferencial da iniciativa é justamente a capacidade de mobilizar os servidores no próprio local de trabalho, montando uma estrutura que inclui macas, equipe de saúde, lanches, brindes e todo o suporte necessário ao doador. A organização conta com o apoio dos parceiros Sindifisco, Sindifiscal, Sindafaz, Digix, Unisaúde/MS e Cassems.

Com 1.217 bolsas de sangue coletadas até a última edição, número que representa a possibilidade de salvar cerca de 4.868 vidas, a campanha prepara-se agora para atingir um novo recorde. A expectativa é coletar 190 bolsas de sangue no Comando-Geral da PMMS, que se soma de forma decisiva a esse esforço humanitário e institucional.

O mascote da campanha, Zé Sanguinho, estará presente para interagir com os servidores e ajudar a reforçar a mensagem de que doar sangue é um gesto simples, mas de enorme impacto social.

Para o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, a campanha representa mais do que um ato de generosidade, é um exercício de cidadania que conecta diretamente o servidor público à sociedade que ele serve.
“Essa iniciativa mostra o quanto podemos ir além das nossas funções técnicas para impactar positivamente a vida das pessoas”, destaca o secretário.

Além de promover a doação, a campanha também abre espaço para uma conversa necessária sobre a importância dos tributos na manutenção dos serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e educação. A Sefaz-MS aproveita o momento para reforçar que os tributos, bem aplicados, são instrumentos poderosos de justiça social.

O Comando-Geral da Polícia Militar abraça a causa de forma institucional e engajada. Para o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, iniciativas como essa refletem a missão maior da corporação.

“A Polícia Militar é vocacionada para servir e proteger. A campanha ‘Doe o Melhor de Você: Doe Vida’ se encaixa perfeitamente nesse propósito. Ao abrir as portas do nosso Comando para essa ação, conclamamos não apenas os policiais militares, mas toda a sociedade civil a se juntar a nós nesse gesto de empatia e responsabilidade social. Doar sangue é salvar vidas — e essa é uma missão de todos nós”, destaca.

Requisitos para doação

Os interessados em doar devem comparecer munidos de documento oficial com foto, estar bem alimentados, pesar no mínimo 51 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis legais. Também é necessário respeitar os intervalos entre doações: homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três vezes, conforme critérios da Rede Hemosul-MS.

Vacinas recentes, uso de certos medicamentos ou doenças crônicas podem impedir a doação temporariamente, por isso é essencial passar por triagem com a equipe de saúde presente no local.

Serviço
Campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida” – 13ª Edição
17 e 18 de junho
Das 8h às 11h e das 13h às 16h
Comando-Geral da Polícia Militar de MS
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1203 – Palácio Tiradentes, Parque dos Poderes

Comunicação Sefaz
Foto: Bruno Rezende/Arquivo/Secom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Turismo acessível ganha força em Rio Verde e MS reforça compromisso com a inclusão

Published

on

By

O município de Rio Verde, região turística Rota Cerrado Pantanal em Mato Grosso do Sul, foi palco de um encontro que marcou um importante passo rumo à inclusão no setor. A cidade recebeu representantes do poder público, empresários, lideranças comunitárias e profissionais do turismo para discutir os rumos do Programa de Turismo Acessível e Inclusivo, iniciativa da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), em parceria com instituições públicas e privadas.

Com o tema “Turismo para todas as pessoas – Eliminando as barreiras atitudinais e construindo uma nova realidade para o Turismo de Mato Grosso do Sul”, o evento propôs uma reflexão profunda sobre a urgência de tornar os destinos turísticos mais acessíveis, destacando a necessidade de eliminar obstáculos não apenas arquitetônicos, mas também atitudinais e comunicacionais.

Durante o encontro, a coordenadora do programa e gestora na Fundtur MS, Telma Nantes de Matos, falou sobre a importância de se pensar o turismo como um direito.

“Falar em turismo acessível é falar de dignidade, autonomia e pertencimento. Não é mais possível ignorar as diretrizes existentes e as necessidades. O futuro se constrói com direitos garantidos, com atitudes, com políticas públicas para a construção de cidades e destinos acessíveis para todas as pessoas. O turismo do futuro é para todas as pessoas e o futuro começa aqui em MS”, reforça.

A iniciativa está alinhada com a Lei Brasileira de Inclusão, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as diretrizes da Organização Mundial do Turismo, posicionando Mato Grosso do Sul como protagonista na construção de um turismo mais inclusivo e cidadão.

Com um público potencial de mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência e cerca de 30 milhões de pessoas idosas, o evento destacou a força desse segmento no mercado de viagens e os desafios ainda enfrentados. Presente na agenda, o gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur MS, Edson Moroni, destacou os avanços e a visão de futuro da proposta:

“Estamos construindo um novo modelo de turismo, com base em inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Não se trata apenas de uma adequação técnica, mas de uma transformação social, econômica e cultural.”

Para o presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, o projeto representa uma mudança definitiva de paradigma no setor. “A acessibilidade não é um favor, é um direito. E estamos assumindo esse compromisso como política pública de Estado. Queremos fazer de Mato Grosso do Sul uma referência nacional e internacional em turismo inclusivo, com impactos sociais, culturais e econômicos positivos para todos os municípios”, declarou.

Durante o evento, os participantes reafirmaram os três pilares que norteiam o programa estadual:

  • Acesso: estar em todos os lugares com segurança, autonomia e igualdade.
  • Reconhecimento: valorizar a diversidade humana e eliminar barreiras nos espaços públicos e privados.
  • Capacitação: promover a formação contínua de empresários, profissionais do turismo e comunidades locais.

Uma roda de conversa promoveu escuta qualificada e compromisso coletivo com a transformação dos destinos turísticos sul-mato-grossenses. A ação integra uma agenda contínua, que será levada a outras regiões do estado, com foco na construção de destinos turísticos inteligentes, sustentáveis e acessíveis.

“A acessibilidade que falta é a cidadania que se nega. Estamos aqui para garantir que ela seja realidade. Mato Grosso do Sul está fazendo história”, finaliza Telma Nantes.

Débora Bordin, comunicação Fundtur MS

Foto: Gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas14/06/2025

Desfile Cívico de 110 anos de TL é marcado por anúncios de investimentos e participação popular

Na manhã deste sábado, 14 de junho, Três Lagoas viveu mais um capítulo emocionante de sua história centenária. Para comemorar...

Três Lagoas14/06/2025

Prefeito de TL e senadora Tereza Cristina marcam presença no 1º Encontro da Citricultura

No âmbito das festividades em comemoração ao aniversário de Três Lagoas, o município recebeu, na tarde desta sexta-feira (13), a...

Três Lagoas13/06/2025

SEJUVEL abre inscrições para os Campeonatos Municipais de Basquetebol e Voleibol 2025

Estão abertas as inscrições para os Campeonatos Municipais de Voleibol – Masculino e Feminino e Basquetebol Masculino edição 2025 da...

Três Lagoas13/06/2025

Abertura do Rodeio emociona público na Expotrês 2025 com show de Bruno & Marrone e participação especial de Enzo Rabelo

A noite de quinta-feira (12) foi marcada por muita emoção e música boa no recinto da 47ª edição da Expotrês,...

Três Lagoas13/06/2025

SMAS realizou formatura de crianças e adolescentes do “Patrulha Florestinha’ em parceria com a PMA

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental...

Três Lagoas13/06/2025

Cavalaria da Polícia Militar participará do Desfile dos 110 Anos de Três Lagoas

A cidade de Três Lagoas se prepara para celebrar seu 110º aniversário com eventos especiais que contarão com a participação...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana