Mato Grosso do Sul
Governador participa da troca de comando do DOF em Dourados
O governador Eduardo Riedel participa nesta sexta-feira (24), às 14h30, da troca de comando do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), na sede em Dourados. Durante evento o coronel Everson Antônio Rozeni assume o comando da instituição, no lugar do coronel Wagner Ferreira da Silva.
A solenidade ainda conta com a troca de comando do Policiamento de Área-1 (CPA-1). O coronel Rodrigo Alex Potrich ficará a frente da unidade, justamente no lugar de Everson Rozeni. Também tem a mudança no 3º Batalhão da PM. O tenente-coronel Helbert Davyson Romeiro de Souza passa o comando para o tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão.
A agenda também terá a participação do vice-governador Barbosinha, do prefeito de Dourados, Alan Guedes, assim como do secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira e do comandante-geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes.
Currículos:
Coronel Everson Antônio Rozeni (DOF): Ingressou nos quadros da Polícia Militar em 1992, aos 18 anos. Promovido a coronel em 2022, logo depois comandou o Pelotão de Iguatemi, o 12° Batalhão de Naviraí e o 9° CIPM de Dourados. Já atuou no DOF em funções como chefe de equipe, chefe de seção de inteligência e subdiretor da instituição.
Tenente-coronel Rodrigo Alex Potrich (CPA-1): Ingressou na Polícia Militar no Rio de Janeiro em 1997. Possui diversos cursos de pós-graduação na área de segurança pública, cidadania, planejamento, inteligência e liderança. Foi subcomandante do CPA-1, assim como de batalhões e companhias de Dourados e Ponta Porã. Ainda comandou batalhões em Nova Andradina, Naviraí, Rio Brilhante, Maracaju e Nova Alvorada do Sul. Foi também chefe de equipe e da Seção Administrativa DOF.
Tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira (3° Batalhão da PM): Realizou curso de formação de soldados da PM de Minas Gerais entre 2004 e 2005. Se qualificou como tenente-coronel da PM de Mato Grosso do Sul e realizou vários cursos de aperfeiçoamento de oficiais, patrulhamento tático, especialização em policiamento de fronteira, operações de choque e intervenção estratégica em movimentos sociais.
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul abre consulta pública para modernizar sistema de gestão da segurança pública

Audiência pública será realizada de forma on-line no dia 24 de setembro; novo sistema promete uso de IA, mobilidade e integração com Judiciário e outras instituições
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) anunciou nesta quarta-feira (10), por meio e publicação na página 90 do Diário Oficial do Estado (DOE), a realização de uma audiência pública para apresentação do projeto de modernização do Sistema de Gestão Operacional (SGO), ferramenta central usada há mais de 14 anos pelas polícias e demais forças de segurança do Estado.
O encontro será realizado no dia 24 de setembro, às 9h (horário local), em formato on-line, e é aberto à participação de empresas do setor de tecnologia, entidades de classe, sociedade civil e órgãos de controle. O link de acesso já está disponível na publicação oficial do evento e nos canais da Sejusp e pode ser acessado clicando aqui.
O objetivo é apresentar ao mercado os detalhes do novo projeto, coletar sugestões técnicas e subsidiar a elaboração do Termo de Referência que irá embasar a futura contratação de uma empresa especializada para o fornecimento do sistema — serviço que é atualmente terceirizado pelo governo estadual.
Segundo a Sejusp, a modernização do SGO visa adaptar a gestão operacional das forças de segurança às novas tecnologias disponíveis no mercado, explorando recursos como mobilidade, inteligência artificial, integração em tempo real, uso em nuvem e interoperabilidade entre sistemas distintos.
Conectividade e Tecnologia
Atualmente, o Sistema de Gestão Operacional (SGO) é a plataforma responsável pelo registro, acompanhamento e gestão das atividades operacionais das principais forças de segurança estaduais: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Perícia Oficial e o sistema socioeducativo.
Com o fim do contrato vigente, o projeto prevê a contratação de uma solução mais moderna, escalável e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A nova plataforma deverá ser capaz de integrar-se em tempo real com sistemas externos, como os do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, FUNAI, Conselhos Tutelares, além de bases nacionais de dados como INFOSEG, SINESP e BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão).
O novo modelo será estruturado em cinco áreas funcionais: Atendimento e Despacho (CAD), Polícia Judiciária, Polícia Militar, Administração Penitenciária (AGEPEN) e Sistema Socioeducativo (SAS/UNEI). Fornecedores poderão apresentar soluções para uma ou mais dessas áreas, desde que atendam aos critérios de interoperabilidade, modularidade, segurança da informação e portabilidade, evitando a dependência de fornecedores únicos.
A proposta da Sejusp é priorizar a conectividade entre sistemas já existentes, aproveitando tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT), em vez de desenvolver soluções do zero. A arquitetura esperada deve permitir evolução contínua, integração via APIs padronizadas e rápida adaptação a novos parceiros ou plataformas.
As contribuições técnicas enviadas após a audiência serão analisadas pelo corpo técnico da Sejusp para embasar o Estudo Técnico Preliminar (ETP) e a posterior elaboração do Termo de Referência, que servirá de base para o processo licitatório.
Os documentos técnicos e o regulamento da audiência estão disponíveis em https://cronos-seguranca-ms.mj.gov.br/s/GRHRn3asSSEZ5GS. As sugestões podem ser enviadas até 30 dias após a publicação do aviso oficial, pelo formulário https://forms.gle/oN17JbKSdrxqmnNbA.
Dúvidas técnicas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
Comunicação Sejusp
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Pavimentação avança em Rio Verde, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul

A cidade de Rio Verde de Mato Grosso, localizada no norte do Estado, prepara-se para um novo momento. Com investimento de R$ 15,8 milhões, ordem de serviço assinada pelo Governo de Mato Grosso do Sul irá mudar a realidade de três bairros e levar 32.779,31 m² de pavimentação para 18 ruas da localidade. Além disso, 6.116,47m de drenagem será executada no município.
Com balneários de águas cristalinas e cachoeiras que atraem visitantes durante todo o ano, Rio Verde tornou-se conhecida como um dos destinos turísticos mais procurados do Estado. E com melhorias na infraestrutura urbana, tende a impulsionar ainda mais o setor.
As frentes de trabalho contemplam a Vila Ouro Verde, Jardim Semíramis e Coronel Manoel Mariano, onde as ruas ainda sem asfalto dão lugar à poeira e aos transtornos em dias de chuva. A pavimentação nesses bairros é vista como uma demanda antiga da população e, agora, passa a sair do papel com a execução das obras.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog) Guilherme Alcântara de Carvalho, o projeto tem como objetivo facilitar o tráfego de veículos nas vias e, acima de tudo, devolver qualidade de vida aos moradores, melhorando a rotina de quem vive e trabalha nas imediações.
“Estamos preparando as cidades com olhar no futuro, para que esses locais recebam novos empreendimentos. O compromisso de transformação e melhoria da infraestrutura urbana em todas as regiões de Mato Grosso do Sul tem sido permanente”, reforça o secretário
A empresária Neula Alves Afonso, proprietária de uma floricultura na cidade lembra que os bairros que serão pavimentados são populosos e que esse investimento em infraestrutura vai beneficiar a população do município. “Como moradora, agradeço muito a chegada dessa obra. Rio Verde precisava dessa intervenção. É um privilégio ver essa mudança”.
Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas6 dias atrás
Ex-morador de Três Lagoas morre em trágico acidente de helicóptero na Indonésia; não houve sobreviventes
-
Água Clara6 dias atrás
Em Água Clara| Prefeita Gerolina entrega Praça da Portelinha e reforça compromisso com a qualidade de vida
-
Brasilândia6 dias atrás
Em Brasilândia| Polícia Civil prende homem em flagrante por estupro de vulnerável
-
Bombeiro6 dias atrás
Incêndio atinge vegetação no Círculo Militar e é controlado pelos bombeiros de Três Lagoas