TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Dourados

Superintendente do Ministério da Saúde conhece obra do Hospital Regional de Dourados

Publicado em

O superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo de Souza Costa, empossado há dois meses no cargo federal, conheceu na tarde desta segunda-feira (10) as etapas de construção do Hospital Regional de Dourados, com mais de 85% já executado pelo Governo do Estado e com previsão de passar a funcionar até o final do ano, atendendo a média e alta Complexidade na microrregião. Ele falou da importância dos programas de regionalização de saúde.

Superintendente Ronaldo de Souza Costa durante coletiva

“A regionalização tende a dar certo quando o Estado compartilha com municípios sedes das MAC [os procedimentos de média e alta complexidade] para que estes assumam a gestão dos hospitais estaduais. Quem vai colocar o cardiologista, o cirurgião, o médico das especialidades é o Estado, que se mostra muito mais eficaz quando divide essa responsabilidade com os municípios. Assim é possível fazer mais e gastar menos”.

Ele disse que o Ministério da Saúde quer fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde), até como resolução da recente conferência nacional realizada com a participação de representantes de todo o País. “Durante o drama da Covid, mesmo com um SUS frágil, o Brasil foi capaz de responder às adversidades e evitou o aumento do número de mortes, mas, para ser forte, o município precisa aplicar bem os recursos do SUS, em mais Unidades Básicas, Centros de Diagnóstico, no aumento de leitos hospitalares, assim como fazemos aqui em Dourados, onde o Governo investe 76% dos recursos aplicados em um hospital estadual”.

Obra do Hospital Regional de Dourados

Recentemente, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, promoveu visita técnica às obras do hospital de Dourados, acompanhado do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, e garantiu que o Governo está cuidando de todos os detalhes, “discutindo as melhores opções para que o mais breve possível a gente possa entregar esse prédio para a sociedade douradense e entrar com os equipamentos e as equipes para fazer o hospital funcionar”.

O Hospital Regional de Dourados terá capacidade, após concluído, para atender com 102 leitos, incluindo 20 de UTI. Atualmente, as equipes da empreiteira contratada estão concentradas na implantação do sistema de energia e de saneamento, com a construção da adutora e do serviço de reservação. A empresa responsável pela obra informou que em breve vai entregar a obra pronta, para o hospital começar a funcionar e atender a população.

Texto: Clóvis de Oliveira
Fotos: Viktor Arguelho

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Dourados

Temporal com rajadas de 81 km/h derruba árvore sobre carro em Dourados

Published

on

Árvore caiu sobre veículo estacionado no Residencial Estrela Porã durante o temporal (Reprodução/Cido Costa)

O temporal que atingiu Dourados na noite desta segunda-feira (31) provocou a queda de uma árvore sobre um veículo estacionado em frente a uma residência no Bairro Estrela Porã.

Equipes da Defesa Civil Municipal foram mobilizadas para realizar a retirada da árvore. Segundo o coordenador do órgão, Johnes Aniceto Santana, também foram registradas quedas de árvores menores em outros pontos da cidade.

Apesar da força do vento, essas ocorrências não comprometeram o fluxo das vias nem atingiram a rede elétrica. O Corpo de Bombeiros também realizou atendimentos, mas não houve registro de casos mais graves.

Conforme o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados acumulou 14 milímetros de chuva. O meteorologista Natálio Abraão informou que as rajadas de vento chegaram a 81 quilômetros por hora no município.

Por RCN 67

Comentários Facebook
Continue Reading

Dourados

Incêndio criminoso em fazenda deixa prejuízo de R$ 40 mil em Dourados

Published

on

Um incêndio criminoso provocado na noite desta sexta-feira (28) em uma fazenda localizada na BR-163, no KM 6, em Dourados, causou um prejuízo de R$ 40 mil. 

De acordo com o boletim de ocorrência, o caso não seria o primeiro incêndio no local, e que, em menos de 15 dias, os funcionários locais precisaram lidar com outros quatro incêndios provocados por terceiros. 

A denúncia foi feita na Depac (Delegacia e Pronto Atendimento Comunitário) pelo filho do proprietário e por um funcionário da fazenda. Segundo informações repassadas pelos denunciantes, as chamas consumiram a cerca de divisa com outra fazenda, e que as chamas teriam se espalhado a outras propriedades devido à dimensão do incêndio. 

 

Segundo informações, o fogo foi ateado em uma área de recente colheita, que estava com palha seca de milho, o que ampliou a proporção do incêndio. Conforme afirmaram os comunicantes, a principal suspeita são alguns moradores de um sítio localizado em uma fazenda vizinha, que já havia tido conflitos anteriores. 

O caso foi registrado como incêndio e segue em investigação. 

Por TopMidiaNews

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana