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Gestão baseada em indicadores orienta decisões e aprimora estratégias e políticas públicas em Mato Grosso do Sul

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Com o monitoramento em tempo real do desempenho das políticas públicas, o Estado fortalece a eficiência e a transparência da gestão

A adoção de uma gestão baseada em indicadores tem transformado a forma como o Governo de Mato Grosso do Sul planeja e executa suas ações. Para isso, com dados precisos sobre desempenho, impacto e eficiência, o Estado está investindo no direcionamento de recursos e esforços para onde e no que realmente faz a diferença.

Na prática, a utilização de indicadores monitora diversas áreas do Governo. Na educação, por exemplo, são observadas dimensões como acesso, permanência e aprendizagem dos alunos. Entre os índices, números relacionados ao abandono escolar servem de termômetro quanto à permanência dos estudantes, enquanto os resultados de proficiência no SAEB revelam o nível de aprendizagem e a efetividade das estratégias pedagógicas.

De acordo com a Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, que lidera e executa a iniciativa, dados como os da Educação permitem identificar a evolução das políticas públicas no estado ao longo dos anos, pontuar séries históricas, comparar o desempenho com outros estados, e consequentemente, intensificar as políticas de busca ativa de alunos ou aprimorar ações voltadas à qualidade do ensino.

Outro exemplo é no campo econômico, com indicadores como o de acompanhamento do saldo de empregos formais, que oferece uma leitura contínua sobre a geração de trabalho, permitindo direcionar políticas de qualificação profissional e incentivo ao desenvolvimento local.

“Se a gestão pública não mede relevância e impacto, perde-se a noção de prioridade. Quando conseguimos conectar as ações de governo ao resultado que queremos alcançar, damos mais inteligência ao processo decisório, evitamos retrabalho e desperdício”, explica o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, que completa.

“Com indicadores robustos, orientamos a base técnica a direcionar todos os tipos de recursos – financeiros, humanos e logísticos – para que as instituições alcancem resultados concretos. À medida que essa conexão entre ações, metas e indicadores amadurece, conseguimos perceber com mais nitidez a evolução e as transformações que acontecem nas políticas públicas”.

Secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira destaca que indicadores direcionam os esforços do Governo para melhorar a vida da população, tornar o Estado mais competitivo e aproximá-lo do desenvolvimento sustentável

Atualmente, a Segem acompanha 54 metas estratégicas, 118 relacionadas a programas e 173 aos contratos de gestão, por meio de um sistema integrado conectado em três níveis: estratégico, tático e operacional. Esse modelo possibilita o monitoramento em tempo real do desempenho das políticas públicas e orienta decisões baseadas em evidências, fortalecendo a eficiência e a transparência da gestão.

Essa nova política de uso de dados, segundo a Segem, marca um avanço na consolidação de dados e métricas comparáveis, o que possibilita análises e revela com mais clareza gargalos e potencialidades em cada área de atuação do governo.

“Sem um indicador claro, perde-se a referência do caminho, não porque a experiência dos gestores e técnicos deixe de ser válida, mas porque falta um elemento norteador que qualifica o dado e fortalece a gestão. Os indicadores são esse instrumento que direciona os esforços do governo para melhorar a vida da população, tornar o Estado mais competitivo e aproximá-lo do desenvolvimento sustentável que buscamos”, destaca o titular da Segem, reforçando em seguida.

“Fazer gestão sem indicadores é depender de percepções e outros elementos que podem induzir ao erro. Com dados, ganhamos precisão, foco e capacidade de entrega”, conclui.

A sistemática implementa pelo Estado deu tão certo que resultou na conquista do terceiro lugar do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, na categoria ‘Práticas Inovadoras’. Desenvolvida por Leandro Sauer, Mateus Boldrine Abrita e Bruna Campos, a metodologia fortalece o uso desses instrumentos de planejamento e também reafirma a cultura de gestão orientada por resultados, com foco na inovação e a eficiência das entregas à população.

Metodologia utilizada para facilitar a tomada de decisão no Governo conquistou a 3ª colocação do Prêmio de Inovação da Gestão Pública

“O diferencial está no modo de fazer. A construção foi coletiva, envolvendo técnicos, gestores e o próprio governador, todos alinhados pelo mesmo propósito: transformar dados em decisões e decisões em resultados. Assim, projetamos um modelo inédito no Estado, em que todos passaram a falar a mesma língua – a língua dos dados. Mais do que números, o que se consolidou foi uma nova cultura de governança pública, baseada em evidências, de forma transparente e participativa – e implementada sem gerar qualquer custo adicional aos cofres públicos”, apontam os desenvolvedores da iniciativa.

Elaine Paes, Comunicação Segov
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Fonte: Governo MS

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Mato Grosso do Sul

Do ar para a terra: escola estadual de MS transforma água de ar-condicionado em alfaces sustentáveis

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Projeto de horta hidropônica incentiva protagonismo estudantil e reutiliza recursos em ação premiada de educação ambiental

Uma escola tem se destacado por unir tecnologia, sustentabilidade e aprendizado prático em um mesmo espaço verde. O projeto de horta escolar sustentável, desenvolvido por alunos e professores, introduziu um sistema inovador de hidroponia – técnica que permite o cultivo de hortaliças sem solo – utilizando água reaproveitada dos aparelhos de ar-condicionado.

A proposta nasceu com o objetivo de reduzir o desperdício e promover a Educação Ambiental de forma vivencial. Desde o preparo das mudas até a colheita, os estudantes participam de todas as etapas do processo, desenvolvendo responsabilidade, senso de pertencimento e consciência ecológica.

O professor Hélio Alves da Silva, responsável pelo projeto de hidroponia, explicou como funciona o processo de reaproveitamento da água.

“Coletamos a água de quatro aparelhos e armazenamos em uma caixa de 310 litros. Ela recebe tratamento com nutrientes e tem o pH e o PPM controlados para garantir o crescimento das plantas. Cada ar-condicionado produz de 18 a 25 litros por dia, e a reposição é feita cerca de uma vez por semana. Vamos enviar amostras para análise e, com apoio do Bioparque, ampliar o projeto para a criação de peixes junto às hortaliças”, detalhou o educador.

O aluno Caleb Gattes Roberto de Oliveira, de 13 anos, estudante do 8º ano, participa ativamente do projeto, reforçou a importância da iniciativa.

“Eu gosto de participar de projetos e achei essa ideia muito boa, porque evita o desperdício de água. Como usamos bastante, decidimos reutilizar a água do ar-condicionado na hidroponia. É importante para a sustentabilidade, já que reaproveitamos o que seria descartado”, destacou o estudante.

A horta também é um exemplo de interdisciplinaridade em ação. Alunos de Administração cuidam da gestão de custos e insumos, os de Publicidade produzem materiais de divulgação, e o Clube de Ciências monitora a qualidade da água no laboratório, aplicando conhecimentos de química e biologia em um contexto prático e integrado.

Para o diretor Márcio Wagner, o projeto representa a consolidação de um trabalho coletivo que une aprendizado e compromisso ambiental.

“A escola já trabalha há algum tempo com a educação sustentável. Recentemente, fomos ao Rio de Janeiro receber o Selo ODS, como uma das duas escolas do estado certificadas. Isso nos motivou a ampliar ainda mais nossas ações. A entrega das mudas à comunidade é uma forma de divulgar nosso trabalho e reforçar nosso compromisso ambiental. Se estamos fazendo algo bom, precisamos mostrar isso à sociedade”, finalizou o diretor.

O projeto é uma prova de que a inovação e o cuidado com o planeta podem nascer dentro da sala de aula. Com criatividade, ciência e consciência ambiental, até a água que antes se perdia no ar agora ajuda a cultivar um futuro mais verde e sustentável.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Cid Nogueira/SED

Fonte: Governo MS

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Mato Grosso do Sul

Estudantes podem turbinar preparação para o UEMSVest 2026 com aulões online 100% gratuitos

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Na reta final de preparação para o Vestibular UEMS 2026 (UEMSVest), a Instituição promete dar um verdadeiro ‘gás’ nos estudos dos candidatos com o Esquenta Vestibular Online 2025. O evento será uma série de aulões 100% gratuitos e ao vivo. Os encontros serão realizados nos dias terça (18) e quarta-feira (19), sempre das 19h às 21h15 (horário de MS), pela plataforma Google Meet.

Durante dois dias intensos, os participantes irão revisar os principais conteúdos cobrados nas provas, com aulas dinâmicas e diretas ministradas por professores da UEMS e convidados de diferentes áreas.

A programação inclui as matérias: Química, Matemática, Física, Biologia, Redação, Língua Portuguesa, Atualidades e Literatura Brasileira, em uma sequência pensada para reforçar o aprendizado e aumentar a confiança dos participantes.

Conforme a chefe do setor de Formação Educacional da UEMS, Mônica Mattos, os aulões são mais do que um reforço de conteúdo, representam o compromisso da universidade com o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior.

“Nosso objetivo é acolher e motivar cada participante por meio desse gesto de incentivo e esperança. É uma forma de dizermos que é possível alcançar e realizar sonhos por meio da educação”, afirmou.

Confira a lista completa da programação dos Aulões UEMS – Esquenta Vestibular Online 2025:

DIA 18 DE NOVEMBRO (terça-feira)

19h às 19h30
Prof. Dr. Wagner Assen (Redação – Campo Grande)
Tema: Produção de Texto e Critérios de Avaliação e Produção

19h35 às 20h05
Prof. Esp. Fabis do Nascimento (Química – Campo Grande)
Tema: Reações Orgânicas, pH e pOH, Funções Orgânicas e Inorgânicas

20h10 às 20h40
Profa. Me. Lúcia Donizete Modesto (Língua Portuguesa – Vila Velha/ES)
Tema: Análise Sintática – Tipos de Sujeito

20h45 às 21h15
Prof. Esp. André Luiz (Atualidades – Campo Grande)
Tema: Geografia Regional e Geopolítica Mundial


DIA 19 DE NOVEMBRO (quarta-feira)

19h às 19h30
Prof. Me. Maurício Soares dos Reis (Matemática – Nova Andradina)
Tema: Medidas de Tendência Central: Média, Moda e Mediana.

19h35 às 20h05
Prof. Me. Raul Andrade (Biologia – Campo Grande)
Tema: Metabolismo Celular: Fotossíntese, Respiração e Fermentação.

20h10 às 20h40
Prof. Esp. Fabis do Nascimento (Física – Campo Grande)
Tema: Ondulatória, Eletricidade e Energia.

20h45 às 21h15
Prof. Dr. Daniel Abrão (Literatura – Campo Grande)
Tema: Linha do Tempo Literária Essencial: Autores e Obras-Chave, Literatura Contemporânea e Regionalismo.

O evento é uma iniciativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Divisão de Acolhimento e Desenvolvimento Social (DADES).

Os interessados podem ingressar diretamente na sala de aula online por meio dos links disponibilizados na rede social oficial do cursinho @cursinho_uems. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Comunicação UEMS

Fonte: Governo MS

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