TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Aluna indígena conquista bolsa integral de estudos e vai realizar sonho de cursar Psicologia

Publicado em

A estudante indígena de 17 anos, Eliana Benites de Almeida, transformou dedicação em conquista ao alcançar o primeiro lugar no vestibular exclusivo para servidores públicos e dependentes, realizado pela Uniderp em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

Aluna do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Indígena Angelina Vicente, localizada na Aldeia Brejão, em Nioaque, garantiu uma bolsa integral no curso de Psicologia, um passo decisivo para realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

A conquista carrega um simbolismo especial, Eliana estuda na mesma escola onde sua mãe, Joana Galeano Benites, servidora pública, atua como agente de limpeza. O resultado representa além do esforço da jovem, o valor da educação pública e o fortalecimento das comunidades indígenas por meio do acesso ao conhecimento e às oportunidades.

“Quando recebi a notícia que tinha ganhado a bolsa, não acreditei. Fiquei sem reação por alguns dias. Só contei para minha mãe no dia, ela me abraçou e choramos juntas, depois, quando meu familiares e amigos souberam, todos ficaram emocionados”, relembra a estudante.

A aluna da etnia Terena sempre sonhou em cursar Psicologia. “Sempre soube que nasci para essa profissão. Sinto prazer em ajudar o próximo, quero ajudar as pessoas, o máximo de pessoas que eu puder. Essa bolsa vai me permitir realizar esse sonho”, conta.

Mesmo com a rotina intensa do ensino em período integral, Eliana soube equilibrar os estudos regulares com a preparação para o vestibular. “Estudava à noite e nos fins de semana, mas o que mais me ajudou foi o apoio da escola e dos professores que reforçam atividades, exemplos de redações de anos anteriores, treinam e incentivam. Isso fez toda a diferença”, contou.

A redação, que teve como tema “Como a educação pode transformar o seu futuro”, levou Eliana a refletir sobre a própria trajetória. “Procurei mostrar que a educação vai muito além do conteúdo escolar, ela transforma vidas, amplia horizontes e abre portas para o futuro. Cada aprendizado que tive me mostrou que o conhecimento é o combustível da esperança e do progresso”, destaca a estudante.

A conquista de Eliana não é apenas pessoal. Ela simboliza o poder da educação como ferramenta de transformação social, especialmente quando combinada com oportunidades. “Essa iniciativa do Governo do Estado deu novas oportunidades aos servidores e seus familiares, oferecendo acesso à qualificação e à educação. Sou muito grata por essa oportunidade que me permitiu conquistar meu sonho”, ressaltou.

A alegria é compartilhada com a mãe, Joana, e toda a família. “Minha mãe ficou muito feliz, todos os meus familiares comemoraram. É uma vitória que nos enche de orgulho e esperança para o futuro”, diz Eliana.

Agora, com a bolsa garantida, ela se prepara para iniciar a graduação, determinada a transformar o aprendizado em ação e ajudar o maior número possível de pessoas. “Quero estudar, aprender e aplicar o conhecimento para fazer a diferença na vida das pessoas, inclusive na minha comunidade. Esse é meu maior objetivo”, conclui.

O resultado do vestibular foi anunciado no Dia do Servidor Público, na cerimônia de encerramento e premiação do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.

Além da bolsa integral conquistada pela estudante de Nioaque, o concurso também disponibilizou aos participantes descontos de até 60% em cursos de graduação e 50 bolsas de 50% para cursos presenciais de pós-graduação lato sensu, além de descontos para modalidades híbridas (15%) e a distância (5%), ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior para servidores públicos e seus dependentes.

A lista completa dos aprovados e contemplados com bolsas está disponível no link. Mais informações sobre a classificação e as porcentagens das bolsas podem ser obtidas pelo telefone (67) 99203-2643 ou pelo e-mail [email protected].

Oportunidades de capacitação

A Escolagov também disponibiliza, por meio de diversas parcerias com instituições privadas de ensino, bolsas e descontos no Ensino Superior, além de oportunidades que se estendem à formação técnica, capacitação profissional e treinamentos especializados. Conforme listado no site da Escola de Governo, servidores públicos estaduais, cônjuge e seus dependentes têm acesso a condições diferenciadas em cursos de extensão, especialização e habilitação técnica promovidos por parceiros conveniados.

Para mais informações: www.escolagov.ms.gov.br/parcerias-e-descontos-3

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito

Published

on

By

A conectividade aérea de Bonito, considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, será fortalecida a partir de 25 de outubro com a ampliação da operação da LATAM Airlines entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e Bonito (MS). A companhia aérea passará a oferecer três voos semanais, o que amplia a integração de Mato Grosso do Sul com o principal hub aéreo do país.

Atualmente com operações às quartas-feiras e aos sábados, a LATAM incluirá um novo voo aos domingos e ajustará sua malha para operações às quartas, sextas e domingos. Os voos seguirão os seguintes horários: saída de Guarulhos (GRU) às 9h30, com chegada em Bonito (BYO) às 10h30, e retorno às 11h10, pousando em São Paulo às 14h05.

A ampliação da frequência representa um importante avanço para o turismo sul-mato-grossense, proporcionando mais opções de deslocamento aos visitantes, maior flexibilidade na programação das viagens e ampliação das conexões nacionais e internacionais por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O elevado índice de ocupação dos voos foi determinante para viabilizar a expansão da operação, resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur MS), em parceria com o trade turístico.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a nova frequência representa mais um avanço na estratégia de fortalecimento da malha aérea do estado. “A ampliação da operação da LATAM demonstra que o mercado responde positivamente aos investimentos realizados na promoção do destino. O bom desempenho da taxa de ocupação dos voos comprova o protagonismo de Bonito e a confiança da companhia em ampliar sua oferta. Além de facilitar o acesso ao principal destino de ecoturismo do Brasil, essa nova frequência amplia as possibilidades de conexão com diversos destinos nacionais e internacionais via Guarulhos, tornando Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo no mercado turístico”.

Débora Bordin, comunicação FundturMS
Foto: Infraero

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios

Published

on

By

Visita técnica do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta destacou modelo integrado desenvolvido pela SES e fortaleceu cooperação para enfrentamento de doenças respiratórias

Mato Grosso do Sul encerrou quinta-feira (25) a programação da visita técnica promovida pela Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, com participação da TEPHINET e do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), de Atlanta, nos Estados Unidos. Durante três dias, representantes das instituições conheceram de perto a estrutura e as estratégias adotadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para vigilância, prevenção e resposta aos vírus respiratórios.

A escolha do Estado para receber a missão técnica representou o reconhecimento dos avanços alcançados na área e da capacidade de articulação entre diferentes setores envolvidos na vigilância em saúde.

Reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Estado

Para a gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia Mello, a visita reforçou que Mato Grosso do Sul vem construindo, ao longo dos anos, uma resposta sólida e integrada frente aos vírus respiratórios.

“A visita da Coordenação Nacional da CG Covid, do Ministério da Saúde, da TEPHINET e da equipe do CDC de Atlanta nos trouxe a certeza de que estamos no caminho certo. Desde o convite, ficou claro que Mato Grosso do Sul foi escolhido por conseguir implementar medidas satisfatórias no enfrentamento aos vírus respiratórios, resultado de um trabalho contínuo de qualificação das equipes e fortalecimento das capacidades institucionais”, afirmou.

Segundo Lívia, a programação permitiu apresentar a estrutura estadual de vigilância, envolvendo áreas como Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias, unidades sentinelas, imunização, Lacen, RENAVEH (Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar), Cievs, assistência farmacêutica e rede hospitalar.

“São diferentes áreas e superintendências que atuam de forma integrada para garantir uma resposta conjunta e eficiente. Esse reconhecimento nos estimula a continuar aprimorando nossas ações e buscando novas ferramentas para fortalecer ainda mais a vigilância”, destacou.

Modelo sul-mato-grossense recebe avaliação positiva do Ministério da Saúde

Durante a visita, a equipe do Ministério da Saúde conheceu o funcionamento do Lacen, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), além de unidades sentinelas em Campo Grande e Sidrolândia.

Para a assessora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, o Estado se destaca nacionalmente pela capacidade de resposta e pela adoção de estratégias alinhadas às recomendações internacionais.

“A avaliação do Ministério da Saúde é muito positiva. Mato Grosso do Sul segue as diretrizes preconizadas pelo Ministério, alinhadas às recomendações da OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde). O Estado frequentemente está à frente na implementação de estratégias e na capacidade de resposta da vigilância dos vírus respiratórios”, ressaltou.

Ainda conforme Valquíria, a integração entre os diferentes setores envolvidos no enfrentamento das doenças respiratórias contribui para uma atuação mais eficiente e qualificada no território.

Cooperação internacional fortalece vigilância em saúde

A consultora da TEPHINET e articuladora do projeto de cooperação técnica entre Ministério da Saúde e CDC, Graziela Alvares, destacou que Mato Grosso do Sul foi selecionado não apenas por características estratégicas, como a extensa faixa de fronteira internacional e a forte presença da suinocultura e avicultura, mas também pelos resultados alcançados pelo Estado.

“Mato Grosso do Sul foi escolhido com muito cuidado e carinho justamente pelo trabalho consistente que vem desenvolvendo na vigilância dos vírus respiratórios. Esta visita representou uma oportunidade importante para conhecermos, na prática, a realidade brasileira e fortalecermos a troca de experiências para qualificar ainda mais as ações em todo o país”, avaliou.

Ao longo da programação, os participantes acompanharam o fluxo laboratorial realizado pelo Lacen, conheceram a atuação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares e visitaram unidades sentinelas estratégicas para monitoramento de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, reforçando a importância da vigilância integrada para proteção da saúde pública.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas29/06/2026

“Esse país vai construir sua soberania sendo independente de importação de fertilizantes”, diz Lula na retomada da UFN-III

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia que marcou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes...

Três Lagoas26/06/2026

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados...

Três Lagoas26/06/2026

Três Lagoas realizará o maior Mutirão da Saúde da história com capacidade para até 15 mil atendimentos especializados

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá entre os dias 6 e 10...

Três Lagoas26/06/2026

SMAS realiza ação de conscientização sobre relacionamentos abusivos no IFMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência de...

Três Lagoas26/06/2026

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de hortifrúti e orienta consumidores a comparar valores

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (PROCON-TL), divulgou uma nova pesquisa de preços de...

Três Lagoas26/06/2026

Vacinação contra a gripe será realizada na Feira Central neste sábado (27)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, 27 de junho, mais...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana