Mato Grosso do Sul
Festival América do Sul começa nesta quinta-feira com atrações regionais, nacionais e internacionais
Com foco na sustentabilidade e na integração entre os países, o Festival América do Sul começa nesta quinta-feira (9) com atrações culturais regionais, nacionais e internacionais. Evento que já é tradicional no Estado tem Corumbá como sua cidade anfitriã para levar cultura e fomentar a história de vários povos.
Ao todo são 120 atrações culturais do Brasil e de outros países, incluindo apresentações musicais, de teatro, circo, dança, artes visuais. Realizado no Pantanal Sul-Mato-Grossense, um dos biomas mais importantes do mundo, o Festival terá apresentações de artistas consagrados como Amado Batista, Neguinho da Beija-Flor, Criolo e Frejat.
Neste primeiro dia de atrações já vão ocorrer vários eventos como oficinas, contações de histórias, Tenda dos Saberes (espaço para cultura indígena e quilombola para venda de artesanatos e pratos tradicionais), apresentação do espetáculo “Etnicidades” do Grupo Mahila de Campo Grande, entre outros.
A abertura do Festival será às 19h30 na Praça Generoso, em Corumbá, com a participação do governador Eduardo Riedel. O primeiro show será de Nestor Ló e Los Caminantes e depois do cantor sertanejo Amado Batista, que é a atração principal da noite. O show está previsto para começar às 21h30. A cantora Rita Benneditto fecha a noite com apresentação no Palco do Porto, a partir das 23 horas.
O evento começa nesta quinta-feira (9) e segue até domingo (12). A expectativa de público é de 140 mil pessoas nos quatro dias. O evento vai enfatizar ainda o recolhimento de resíduos, estimulando práticas sustentáveis.
Para o governador Eduardo Riedel o Festival é muito importante para cultura e economia de Corumbá. Ainda lembrou que a concretização da rota bioceânica tem aproximado cada vez mais os países sul-americanos. “Estamos vivendo um momento muito forte de integração por conta da Rota Bioceânica e a cultura tem um papel fundamental”.
Confira toda a programação do Festival
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Em Bonito, tráfego de ponte da MS-345 sobre o Rio Miranda será interditado
A Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística) fará, no próximo dia 28 de julho (terça-feira), a interrupção total do tráfego da ponte sobre o Rio Miranda, na MS-345, no período das 6h às 18h.
A ponte fica na divisa dos municípios de Anastácio e Bonito e vem passando por obras de recuperação estrutural, gerenciadas pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Os serviços incluem reforço estrutural, recondicionamento de pontos estratégicos e adequações técnicas para restabelecer a estabilidade da ponte.
O bloqueio é necessário para a segurança dos trabalhadores e usuários.
Após a interdição, a ponte volta a operar com as restrições já adotadas no trecho: sistema pare e siga, tráfego em meia pista e circulação limitada a veículos leves, caminhonetes e caminhões de pequeno porte, com peso máximo de até 10 toneladas e passagem de um veículo por vez.
A orientação é para que motoristas e transportadores acompanhem os avisos oficiais, programem os deslocamentos com antecedência, respeitem os limites de velocidade e redobrem a atenção ao trafegar pela região. A continuidade do cronograma depende de condições técnicas e climáticas favoráveis.
Comunicação Seilog
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Ação educativa do Dia do Motorista terá atividades com foco na saúde e segurança dos condutores profissionais
Na sexta-feira, dia 24 de julho, em alusão ao Dia do Motorista, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), SEST/SENAT e o Posto Kátia Locatelli, promove uma ação educativa voltada especialmente para os condutores profissionais e caminhoneiros que circulam pela região.
O evento será realizado das 10h às 15h no Posto Kátia Locatelli, idealizador da iniciativa e um dos pontos de abastecimento de maior movimento e fluxo de veículos de carga em Campo Grande. Durante o período, quem passar pelo local terá acesso a uma programação gratuita e diversificada oferecida pelas entidades parceiras:
• Educação e conscientização no trânsito: O Detran-MS e a Agetran estarão presentes com a demonstração dos óculos simuladores de embriaguez, sono e uso de drogas, permitindo que os condutores vivenciem de forma prática os riscos e a perda de reflexos ao volante sob o efeito de substâncias ou cansaço extremo.
• Cuidados com a saúde: A equipe do SEST/SENAT oferecerá serviços essenciais de atenção ao trabalhador, incluindo aferição de pressão arterial, exames de glicemia, sessões de ginástica laboral e cadastro em cursos de qualificação profissional.
• Acolhimento e bem-estar: Para garantir uma pausa agradável na rotina de viagens, o Posto Kátia Locatelli fará a distribuição de frutas frescas, pipoca e brindes aos participantes.
Serviço:
Dia do Mostorista
Dia: 24/07/2026
Local: Posto Kátia Locatelli
Hora: 10h às 15h
Comunicação Detran-MS
Fonte: Governo MS
-
Arapuá5 dias atrásMoradores do Distrito de Arapuá representam Três Lagoas e conquistam destaque na 21ª Expoleite, em Paranaíba
-
Policial6 dias atrásFalsa funcionária de hospital aplica golpe e idosa perde R$ 30 mil reais
-
Trânsito6 dias atrásCaminhão tomba em alça de acesso entre a MS-010 e a BR-163 e deixa um morto em Campo Grande
-
Trânsito6 dias atrásEm Três Lagoas| Motorista fica ferido após forte colisão entre carretas
