Garcias
Fazenda Paraíso no Distrito de Garcias é destaque em Mídia com citricultura de alta tecnologia
A jornalista Ana Cristina do Santos do Grupo RCN 67 em Três Lagoas, destacou o avanço da citricultura no Mato Grosso do Sul, e especial a Fazenda Paraíso do Proprietário Eduardo Sgorb que fica no Distrito de Garcias, do Município de Três Lagoas, veja a matéria abaixo.
No caminho oposto ao da monocultura do eucalipto, tão predominante em Três Lagoas, o engenheiro agrônomo e produtor rural Eduardo Sgob e sua família decidiram apostar, há quase duas décadas, em um cultivo que parecia improvável para a região: a laranja. O que começou como um experimento tímido em 2007, hoje é um exemplo de resiliência, tecnologia e produtividade no coração da Costa Leste.
Eduardo é herdeiro de uma família tradicional do interior de São Paulo. Seu avô, pai e tios sempre foram produtores de laranja em terras paulistas. Foi com os frutos dessa produção que a família adquiriu, em 1989, a fazenda localizada na região de Garcia, distrito de Três Lagoas. O primeiro plantio local aconteceu em 2007, enfrentando desde o início os desafios de adaptação ao novo clima e à legislação sanitária. “Viemos com a ideia de testar uma nova área. Em São Paulo os pomares já estavam envelhecidos e a citricultura enfrentava uma crise. Aqui, notamos que a altitude, o clima e os períodos de veranico favoreciam a concentração de sólidos na fruta, o que eleva o rendimento industrial”, explica Eduardo.
Mas o caminho não foi fácil. Ainda nos primeiros anos, a fazenda foi duramente impactada pelo cancro cítrico, doença que obrigou o arranquio de dois talhões inteiros. Foram dois anos sem poder utilizar as áreas afetadas. Porém, com mudanças na legislação e novas técnicas de manejo, Eduardo conseguiu superar o desafio. Hoje, opera dentro de uma área de mitigação de risco aprovada pelo Ministério da Agricultura.
“Aplicamos técnicas que permitem conviver com a doença. Temos controle rigoroso: colhemos frutos aleatoriamente para análise e, se mais de 1% apresentar sintomas, tomamos medidas imediatas.”
Com o bastão passado oficialmente pelo pai em 2016, Eduardo investiu pesado em tecnologia e manejo de precisão. Parcerias com empresas de consultoria e foco em produtividade transformaram a propriedade em um modelo regional. Um dos pomares mais produtivos, com 8 anos, chegou a render 3.200 caixas por hectare na safra 2022/2023 — produtividade equiparável ou superior à de regiões tradicionais no estado de São Paulo.
Atualmente, a fazenda tem 230 hectares de laranja, sendo 110 já em produção e 120 entrando em fase produtiva. A produção abastece tanto o mercado de mesa quanto a indústria. Enquanto as frutas selecionadas vão para consumidores de Campo Grande, Belo Horizonte, Ceasa de São Paulo, Rondônia e até Manaus, as frutas fora do padrão seguem para a indústria em São Paulo.
E mesmo diante de propostas atrativas para arrendar a área ao eucalipto, Eduardo resistiu. “Aqui é uma fazenda estruturada, rica em água, com solo de qualidade, 100% aproveitada. Temos um manejo sustentável que permite a coexistência da laranja com a pecuária. Para que arrendar para eucalipto, se consigo produtividade e valorização com o que tenho?”, questiona.
A sucessão familiar está em pleno andamento e Eduardo já planeja dobrar a área de citricultura, chegando a 500 hectares. A expansão, no entanto, depende de acesso a financiamentos atrativos. E ele faz um alerta: “Tem muita gente querendo entrar agora, mas essa é uma cultura de alto custo. São cerca de R$ 100 mil por hectare até o início da produção. É um bom negócio, desde que feito com seriedade, conhecimento técnico e gestão. Não é brincadeira.”
Com os pés no chão e os olhos no futuro, Eduardo Sgob mostra que é possível crescer com responsabilidade, valorizando a terra, a tradição e a inovação — e, de quebra, consolidando Três Lagoas como solo fértil para a nova era da laranja em Mato Grosso do Sul.
Por Ana Cristina do Santos do Grupo RCN 67
Garcias
Prefeitura constrói ponte na Estrada do Bananal na região de Garcias

A Prefeitura, por meio do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), concluiu a construção de uma nova ponte na Estrada TL-27. A obra foi necessária após fortes chuvas em dezembro de 2024 causarem uma grande erosão no local, a antiga passagem contava com duas linhas de tubos de 80 cm de diâmetro, deixando um buraco de aproximadamente 6 metros de comprimento por 3 metros de profundidade.
A ponte, localizada em uma estrada vicinal, é essencial para o acesso a diversas propriedades rurais da região. Com as melhorias, o tráfego na área se tornou mais seguro para motoristas e produtores que utilizam a via diariamente.
Segundo o diretor Marcos Dantas, esta é a 20ª ponte construída pela equipe, começamos em 27 de fevereiro e finalizamos em 7 de março. “Estamos orgulhosos de levar desenvolvimento à zona rural, a ponte de madeira com 4,5 metros de largura, 2 metros de altura e 6 metros de comprimento, com madeiramento adequado e barreiras laterais para garantir mais segurança”, afirmou.
Arapuá
USF realiza ação Novembro Azul para homens nesta quinta (28) em Arapuá, e (29) em Garcias
Acontece nesta tarde de quinta-feira (28) de novembro na Unidade USF Altair Cabral Trannin no Distrito de Arapuá, uma programação volta ao homem de Arapuá e região, o Novembro Azul.
O evento se inicia as 14 horas, com atendimento médico e odontológico, solicitação de exames quando necessário, teste rápido (HIV, Sifilis, Hepatite B e C, pedidos de exames de rotina, atualização da carteira de vacina e lanche da tarde especial.
No evento acontecerá sorteios de brindes: Furadeira alto impacto, Aparador (cabelo, barba, bigode), jogo para churrasco, arco de serra, garrafa térmica, copo stanley, kit de ferramentas, caixa para armazenar ferramentas e garrafa de água.
Na sexta-feira (29), e a vez do Distrito de Garcias receber a ação, as 7h no Posto de Saúde de Garcias, com os mesmos atendimentos citados acima e com café da manhã especial.
Sorteios de brindes: Furadeira alto impacto, Aparador (cabelo, barba, bigode), jogo de facas com kit multiuso, arco de serra, garrafa térmica, lanternas, kit de ferramentas, caixa para armazenar ferramentas e garrafa de água.
Segundo o coordenador da USF, Giovani de Souza Bareli, o objetivo do evento é trazer o homem do campo ao encontro da saúde, prevenindo doenças, quebrando tabus, provendo uma melhora na qualidade de vida. Você homem é nosso convidado especial, venha até as unidades para participar deste evento, pois cuidar da saúde também é coisa de homem!”.
Dados estatísticos
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, estima-se que entre 2023 e 2025, haja cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no país.
Dados sobre o câncer de próstata no Brasil |
|
Incidência |
O câncer de próstata corresponde a 29% dos casos de câncer em homens. |
Detecção |
O exame de toque retal é a forma de detectar o câncer de próstata. |
Sinais e sintomas |
Dificuldade para urinar, demora para iniciar ou finalizar o jato, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes, presença de sangue na urina. |
Fatores de risco |
Idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. |
A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.
Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes. Por isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de saúde.
Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2018, 458 casos no país.
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados, 11.180 deverão atingir homens.
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, que segundo o Inca, dos 30.200 casos registrados, 17.760 são homens.
Novembro Azul
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
-
Notícias da Região5 dias atrás
Touro mais valioso do Brasil, de Votuporanga, estreia em rodeio profissional.
-
Sem categoria5 dias atrás
Em Três Lagoas| Donos de terrenos baldios com mato alto serão notificados, multados e terão cobrança por limpeza
-
Mato Grosso do Sul3 dias atrás
No MS| Período reprodutivo ou falta de comida podem ter motivado ataque de onça no Pantanal
-
Policial5 dias atrás
Em Três Lagoas| Menina de 4 anos é arrastada para matagal na região do residencial OT; criança conseguiu escapar com ajuda de um familiar