TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
Desde 2017, estudantes da EE 11 de Outubro realizam aulas de capoeira
Secretaria de Meio Ambiente doa óleo usado para pessoas que fazem sabão em Água Clara
Polícia Civil de Água Clara prende professor de música suspeito de abusar sexualmente de aluna de 9 anos
Polícia Civil de Três Lagoas fecha boca de fumo e prende homem em flagrante por tráfico de drogas no residencial Novo Oeste
Autores dos furtos em hamburguerias na Lagoa Maior são identificados pela Policia Civil de Três Lagoas
Cruzeiro vence no Mineirão e amplia vantagem na liderança da Série B
Internacional perde para Colo-Colo e se complica na Sul-Americana
Centro de Promoção da Saúde e SOS são inaugurados pela Unimed Três Lagoas
Corinthians fica no 0 a 0 com o Boca Juniors pela Libertadores
Athletico-PR derrota Libertad por 2 a 1 na Arena da Baixada
Polícia Militar prende autores por tráfico de drogas e apreende 188 kg de drogas
MPE´s lideram criação de empregos formais em 2022
Suzano está com três processos seletivos abertos para Três Lagoas (MS)
Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito
Design de Interiores EAD incorpora proposta biofílica na UNIGRAN Decor
Em visita de manutenção, HNSA que já é ONA Nível 1, recebe retorno positivo de avaliadores do IBES
Prefeito de Sonora, que é também presidente do Cointa, assina contratos de gestão
Bracell abre inscrições para Programa de Trainee 2022
Libertadores: Hulk perde pênalti e Galo empata na ida das oitavas
Com gol de Gabriel Teixeira, Grêmio derrota Londrina na Série B
Governo entrega veículo para transportar famílias atendidas pelo Cotolengo e doa casacos
Polícia Militar Rodoviária apreende três cargas de contrabando e descaminho, na MS 164, em Maracaju
Brasil encerra Pan de Ginástica de Trampolim com nove medalhas
Liga das Nações: seleção feminina bate China em abertura da 3ª etapa
Governo arca com passe da Rede Estadual de Ensino, mas quer tarifa congelada
Coluna – Brasileirão está mais difícil do que nunca
Artista que criou portal da entrada para Arapuá vai realizar manutenção gratuita
Servidores acompanham visita do ícone da padroeira de MS ao Legislativo
Next
Prev

Mato Grosso do Sul

Estudantes da EE Carmelita Canale Rebuá realizam ações com enfoque na cultura indígena

Publicado

Palestra com enfoque sobre “O preconceito com os indígenas”, onde foi tratado o respeito mútuo, faz parte do projeto : “Valorização da cultura Terena em Miranda”

Os estudantes de eletiva III, 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, de ensino em tempo integral, participaram de palestra com a temática  “O preconceito com os indígenas”, com a professora e vereadora Sibeli Faustino, onde dentro do tema foi tratado o respeito mútuo que deve existir, através do Programa “Escola da Autoria”, em Miranda.

Respeito mútuo foi temática da ação na unidade de Miranda

Respeito mútuo

A palestra faz parte das ações do Projeto: “Valorização da cultura Terena em Miranda”. De acordo com o professor de História Aguinaldo Acunha do Nascimento, “o maior objetivo é que os nossos alunos obtenham conhecimento cognitivo e hibrido sobre o tema proposto e tenham condições de interagir com os terenas, sendo: A cultura, a dança, agricultura, artesanato, e os medicamentos extraídos da fauna e flora Sul Mato Grossense. Esperamos no final desenvolver o respeito mutuo da cultura destacando que temos alunos das duas aldeias urbanas aqui de Miranda que estudam na escola Carmelita Canale Rebuá.

De acordo com a diretora Izamara Nunes Albuquerque em Miranda existe 8 aldeias, “inclusive duas delas estão ao lado da cidade sendo as aldeias Moreira e Passarinho. Quase todos os dias os índios das aldeias mais distantes se deslocam para o nosso município, eles vêm em busca de comprar alimentos, medicamentos e outros itens para a sua sobrevivência, além de trazer os seus produtos da agricultura terena e artesanatos que subsidiam o seu sustento e de sua família”.

Estudante realizando atividade com enfoque na cultura indígena

O projeto constatou que os “Brancos” e os índios convivem em harmonia, muitos índios trabalham formalmente no comércio e, na maior parte das vezes, informalmente como pedreiros, serventes, diaristas em casa de família, temos também aquele que vivem da agricultura e do artesanato.

“Quando buscamos informações desta rotina entre índios e brancos quase não encontramos muito conteúdo e por este motivo em reunião com a coordenação pedagógica, professores e alunos surgiu a ideia de se buscar o pouco conteúdo existente e incrementar o conhecimento adquirido no decorrer da nossa eletiva”, lembra coordenadora Andréia de Jesus Martins.

 Habilidades

O intuito do projeto “Valorização da cultura Terena em Miranda” é analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação,

a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.

O maior objetivo é que o estudante obtenha conhecimento cognitivo e hibrido sobre o tema proposto e tenha condições de interagir com os índios terenas, sendo, “a cultura, a dança, agricultura, artesanato, e os medicamentos extraídos da fauna e flora Sul Mato Grossense. Esperamos no final desenvolver o respeito mutuo da cultura destacando que temos alunos das duas aldeia urbanas aqui de Miranda”, finaliza professor Aguinaldo.

Adersino Junior, SED/MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado

Publicado

por

Nesta quarta-feira (28) continua com tempo firme e estável, sem previsão de chuvas nas diferentes regiões do Estado. Em algumas cidades haverá uma leve queda nas temperaturas mínimas, devido a chegada de uma frente fria oceânica, principalmente no extremo sul.

Durante a semana também seguem baixos os valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 40% em grande parte do Estado. Já as máximas podem chegar a 30°C em cidades como Coxim, Paranaíba e Três Lagoas.

Em Campo Grande a mínima ficará em 16°C e a máxima de 27°C. Já em Dourados segue com 15°C (mínima) e 24°C (máxima). Na região do Pantanal, em Corumbá, a variação será de 18°C e 25°C.

Já na região Norte do Estado, em Coxim, pode chegar a 30°C (máxima), com mínima de 15°C. Para Ponta Porã, na região de fronteira, a mínima será de 15°C e máxima de 22°C. No extremo sul do Estado, em Iguatemi, a temperatura fica entre 14°C (mínima) e 21°C (máxima).

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso do Sul

Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim

Publicado

por

A Copa dos Campeões começa nesta quarta-feira (29) em Coxim, com a etapa do basquetebol e futsal, para estudantes-atletas de 15 a 17 anos. O torneio anexo aos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), e definirá as equipes que representarão o Estado na fase nacional escolar, os Jogos da Juventude, que acontecerão em Aracaju (SE).

As disputas das duas modalidades vão até domingo (3). No total, 17 municípios vão participar: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

O evento em Coxim reúne as seleções municipais de melhor colocação nos Jogos Escolares, realizados de 17 a 23 de maio, na Capital. O campeão de cada modalidade e gênero levará o nome de Mato Grosso do Sul aos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A competição, envolvendo todos os estados do país e o Distrito Federal, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro.

Com o total de 26 jogos, o basquetebol terá partidas no ginásio da Fundação Educacional de Coxim (FEC)/Colégio Professora Julieta Mota dos Santos e na quadra da Escola Municipal Marechal Rondon. Já o futsal terá 40, com confrontos nos ginásios municipais Ademir Mochi e Fernando Fontoura.

“Coxim nos recebe de braços abertos e vamos entregar mais um evento de excelência, promovendo a inclusão de centenas de jovens atletas e proporcionando a eles uma experiência que vai além das disputas em quadra. Uma boa competição a todos”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.

Assim como nos Jogos, os atletas da Copa poderão participar de atividades culturais, lúdicas e recreativas no Centro de Convivência, durante o horário de refeições. As delegações chegam a Coxim nesta quarta-feira (28) e vão ser recepcionadas a partir das 8 horas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – Gerência de Cultura e Esporte. No local será o realizado credenciamento e a regularização de pendências junto à Secretaria Geral. O refeitório e o Centro de Convivência ficam no salão paroquial da Catedral São José.

Os jogos da fase classificatória têm início nesta quarta-feira (29), às 15 horas. Confira no Boletim 1 a programação completa, tabela de jogos, chaveamento das equipes e mais detalhes:

Boletim 1 – Copa dos Campeões 2022 – basquetebol/futsal – 15 a 17 anos

A Copa dos Campeões prossegue de 4 a 8 de julho, com a etapa do handebol e voleibol, na faixa etária de 15 a 17 anos, também em Coxim.

Texto e foto: Lucas Castro, Fundesporte

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana