Arapuá
Em Arapuá| Sexta-feira Santa é marcada por caminhada da Via Sacra, confira a programação da Semana Santa 2018
Os cristãos do Distrito de Arapuá divulgaram a programação da Semana Santa 2018, que iniciou ontem (28) com a preparação para o tríduo pascal. Confira:
29 de Março
Um almoço foi servido em visita as irmãs gracianas Isabel e Flaviane
Missa do lava pés, as 19 horas na Igreja São João Batista;
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO OU SEXTA-FEIRA SANTA
30 de Março
Sexta-feira Santa, via sacra com saída da Igreja São João Batista as 4 horas da Madrugada de sexta (30) até a Igreja Nossa Senhora Aparecida na Serraria, um percurso de 6 quilômetros com media de 2 horas de duração. As 15 horas beijo da Cruz;
É um feriado religioso comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que simboliza a ressurreição do Messias.
A sexta-feira da Paixão é considerada uma data móvel, ou seja, não possui um dia específico para ser comemorado anualmente. Por regra, deve ser celebrada na sexta-feira que precede o domingo de Páscoa.
De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a sexta-feira santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Após a definição da data da sexta-feira santa, outras comemorações são estabelecidas, como o domingo de Páscoa, a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma) e o Carnaval.
De acordo com o cristianismo, a Sexta Feira Santa é um de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Para os católicos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos.
É comum ver reconstituições, encenações, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do “mundo dos mortos”.
SÁBADO DE ALELUIA
31 de Março
Sábado aleluia Celebração da Vigília Pascal as 19 horas, estará acontecendo a Missa da Celebração Pascal, na Igreja São João Batista;
Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.
DOMINGO DE PÁSCOA
01 de Abril
Domingo de Páscoa, as 8h da manhã, acontecerá a missa de Páscoa, na Igreja São João Batista.
Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus.
Arapuá
Defesa Civil acompanha recuperação de erosão na MS-459 e reforça segurança no trecho para moradores locais
A Defesa Civil de Três Lagoas segue atuando de forma preventiva na identificação e solução de situações que possam comprometer a segurança da população. Na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, o agente da Defesa Civil, Luiz Fabiano, acompanhado do engenheiro da AGESUL, Mário, esteve na rodovia MS-459, no trecho entre a BR-262 e o Distrito de Arapuá, para vistoriar uma erosão identificada nos últimos dias.
O local, que já havia sido devidamente sinalizado e isolado para garantir a segurança dos motoristas, começou a receber nesta segunda-feira os serviços de recuperação. A intervenção tem como objetivo restabelecer as condições adequadas de trafegabilidade da via, evitar o avanço da erosão e proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.
| Texto por: | Raquel Tozi | Foto por: | Defesa Civil |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Arapuá
Moradores do Distrito de Arapuá representam Três Lagoas e conquistam destaque na 21ª Expoleite, em Paranaíba
O médico veterinário e morador do Distrito de Arapuá, Dr. Augusto Leal Martinho, e seu filho, Arthur Augusto Yamashita Martinho, representaram o município de Três Lagoas durante a 21ª Expoleite, realizada dentro da programação da 61ª Expopar, em Paranaíba/MS.
A competição reuniu importantes criadores da pecuária leiteira de Mato Grosso do Sul e premiou os melhores animais nas categorias Novilha e Vaca, com uma premiação total de R$ 20 mil.
Representando a Propriedade Canaã, de Augusto Martinho e Walter, pai e filho conquistaram excelentes resultados na avaliação da produção leiteira.
Na categoria Novilha, a novilha Berlim, de propriedade de Arthur, conquistou o 2º lugar, registrando média diária de 28,3 litros de leite. Já a novilha Bebel, de propriedade do Dr. Augusto, ficou logo em seguida, com média de 25,1 litros por dia.
Na categoria Vaca, Dr. Augusto também obteve destaque com:
3º lugar – Vaca Macarena, com média diária de 43,5 litros de leite;
5º lugar – Vaca Minera, com média de 27,7 litros por dia.
Além dos resultados na produção leiteira, o médico veterinário participou como jurado do julgamento da raça Girolando, avaliando aproximadamente 85 animais em pista, reforçando seu reconhecimento técnico no setor.
No julgamento morfológico, a vaca Macarena foi consagrada Reservada Campeã da categoria e também recebeu destaque pela melhor conformação de úbere, uma das características mais importantes na bovinocultura leiteira por influenciar diretamente a produtividade, a facilidade de ordenha e a saúde do animal, sendo responsável por cerca de 40% da avaliação morfológica.
Outro excelente resultado veio com a novilha Chloe, que conquistou o título de Reservada Campeã de sua categoria, enquanto a novilha Bebel garantiu o 3º lugar.
A participação de Dr. Augusto Leal Martinho e Arthur Augusto Yamashita Martinho evidencia a qualidade genética e o trabalho desenvolvido na Propriedade Canaã, levando o nome do Distrito de Arapuá e de Três Lagoas ao cenário estadual da pecuária leiteira e demonstrando a força dos produtores da região nas principais exposições agropecuárias de Mato Grosso do Sul.
Augusto Leal Martinho é homenageado na Câmara Municipal de Três Lagoas
Produtor rural recebeu Moção de Congratulação proposta pelo vereador Fernando Jurado em reconhecimento à sua contribuição para a produção leiteira e o fortalecimento do agronegócio.
TRÊS LAGOAS (MS) – O produtor rural Augusto Leal Martinho foi homenageado durante sessão solene da Câmara Municipal de Três Lagoas, onde recebeu uma Moção de Congratulação em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao setor agropecuário, especialmente na produção leiteira.
Reconhecido por sua dedicação ao campo, Augusto desempenha um importante papel no fortalecimento da agropecuária regional, contribuindo para a geração de renda, o desenvolvimento econômico e a valorização da atividade rural em Mato Grosso do Sul.
Além de sua atuação como produtor, Augusto carrega uma forte tradição familiar de compromisso com a comunidade. É neto da saudosa ex-vereadora Marlene Galhardo Martinho e do ex-vereador Walter Augusto Martinho, além de ser sobrinho do ex-vereador Jorge Augusto Galhardo Martinho, mantendo vivo o legado de trabalho e dedicação ao município.
A homenagem foi entregue pelo vereador Fernando Jurado, que destacou a importância de reconhecer cidadãos que fazem a diferença no desenvolvimento de Três Lagoas. Segundo o parlamentar, Augusto representa a força do homem do campo e o espírito de trabalho que impulsiona o crescimento da cidade e da região.
A solenidade foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento, valorizando a trajetória de um produtor que, com esforço e compromisso, contribui diariamente para o fortalecimento do agronegócio e para o progresso de Três Lagoas.
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura asfalta trecho da Rua João Maria Alves e cria novo acesso à BR-158
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrásEm Bonito, tráfego de ponte da MS-345 sobre o Rio Miranda será interditado
-
Esportes6 dias atrásCorinthians volta da paralisação da Copa com goleada sobre o Remo e se aproxima do G5 do Brasileirão
-
Política5 dias atrásAngelo Guerreiro tem pré-candidatura a deputado estadual oficializada durante convenção do PSDB








