Mato Grosso do Sul
Dia Mundial do Meio Ambiente: O futuro do planeta nas mãos de todos nós
No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, assunto cada vez mais em voga nos dias atuais. E sua relação com o turismo também, já que a atividade turística inevitavelmente interfere no cenário do meio ambiente. Mas isso não é necessariamente ruim já que o desenvolvimento sustentável e os investimentos feitos de forma responsável podem beneficiar a preservação do meio ambiente, além de promover a conscientização de turistas e comunidades locais.
Mato Grosso do Sul é um dos destinos de referência em turismo sustentável e responsável e cada vez mais preocupado com a preservação do seu meio ambiente, protagonista da atividade no Estado. Ao mesmo tempo em que possui 67% da maior planície alagável do planeta – o Pantanal, MS têm a sua economia baseada na agricultura e pecuária. Neste cenário então, tornam-se cada vez mais importantes as políticas que busquem a integração entre o desenvolvimento econômico e a natureza.
Uma das políticas adotadas no estado é de que toda propriedade rural deve se adequar de acordo com a legislação vigente, aliando o planejamento das suas atividades econômicas desenvolvidas localmente com o planejamento ecológico. Um dos exemplos dessa política é que todas as propriedades devem possuir Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP) de pelo menos 20% de seu total, além de terem que se adequar a etapas como Georreferenciamento da propriedade, Recuperação de Áreas Degradadas e projetos de conservação de solos, Criação de Unidades de Conservação, além da possibilidade de transformá-las em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O Estado do Mato Grosso do Sul, constituído pelos biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, conta atualmente com 11 Unidades de Conservação Estaduais.
Diante disso, várias propriedades viram no turismo uma forma de aliar sua base econômica à atividade turística sustentável e muitas vezes voltada para a educação ambiental. É o caso do turismo rural, ecológico e de contemplação desenvolvido em várias fazendas sul-mato-grossenses que, além de mostrarem aos seus visitantes a natureza e animais da região, proporcionam ao turista viver as atividades diárias das fazendas. Também são ministradas palestras sobre os projetos de preservação desenvolvidos, com foco sustentável.
Além do Pantanal, destaca-se a região turística Bonito – Serra da Bodoquena, que busca a preservação ambiental com a exploração responsável do turismo. Um dos exemplos é o Voucher Único, sistema desenvolvido pelo município de Bonito para monitoramento de capacidade de carga e que é modelo no mundo todo. A região é referência no turismo de natureza e ecoturismo e conquistou por 14 vezes o título de “Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil” através de escolha do leitor da Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. Bonito também recebeu o prêmio de “Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo” – World Responsible Tourism Awards, entregue em Londres, durante o World Travel Market (WTM) em 2013, um dos maiores eventos de turismo do mundo.
Conforme o Art. 225 da Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. E é através de ações que envolvem o poder público, empresários do trade turístico, população local e turistas, Mato Grosso do Sul trabalha dia-a-dia para que o turismo seja um aliado na preservação do meio ambiente.
Débora Bordin – Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS / com informações da SEMADE e REPAMS
Mato Grosso do Sul
Rodovia e obras urbanas: Nova Andradina recebe R$ 125 milhões em investimentos do Governo de MS
Com praticamente R$ 125 milhões em investimentos em Nova Andradina, o Governo de MS autorizou o início de obras importantes de infraestrutura urbana e rodoviária no município. O governador Eduardo Ridel assinou ordem para contratação integrada da rodovia MS-134, nesta sexta-feira (26), durante agenda de trabalho na região. A obra recebe mais de R$ 96,3 milhões em investimentos.
“Em cinco anos, o Mato Grosso do Sul estará transformado por meio desses investimentos, aliados a avanços significativos na educação e na saúde. As mudanças em Nova Andradina, no Vale do Ivinhema, serão resultados de tudo que está sendo contratado, com desenvolvimento e oportunidade de emprego e renda”, disse o governador.
Como parte do programa MS Ativo Municipalismo II, o governador ainda autorizou a licitação da obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Distrito de Nova Casa Verde – com mais de R$ 5,5 milhões em investimentos.
Outra obra importante de infraestrutura urbana é a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Jardim Tropical – com R$ 3,7 milhões, também do MS Ativo Municipalismo II. Para a população, as obras contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida.
“A rodovia MS-134, cruzará com a MS-040 até alcançar a BR-262, partindo das proximidades de Casa Verde, onde formalizamos a pavimentação. O Jardim Tropical continuará sendo contemplado e vamos expandir a pavimentação e o saneamento por toda a cidade”, disse Riedel.
Durante a agenda também foi abordada a concessão das rodovias BR-262 e BR-267, situadas nas imediações de Casa Verde, e a reestruturação da malha viária do Vale do Ivinhema. Isso engloba a pavimentação da MS-141 e os trechos que conectam ao município a MS-276. “Está prevista a restauração completa de mais de 700 quilômetros de pavimento, para o segundo semestre”, disse Riedel.
Também foi formalizada a ordem de início de serviço para obra de reconformação de bacia e contenção de processo erosivo no Bairro Horto Florestal, e ainda o projeto executivo de engenharia para implantação e pavimentação da rodovia MS-141, numa extensão aproximada de 89 km, entre Nova Andradina e Angélica, com mais de R$ 3,9 milhões em recursos.
“Celebramos o aporte de R$ 125 milhões essenciais para estradas, controle de erosão e pavimentação urbana, mas principalmente a visão estratégica por trás dessas obras. A infraestrutura é o meio, mas o nosso objetivo final é garantir à população paz, tranquilidade, geração de emprego e renda. Buscamos promover o desenvolvimento necessário para que cada cidadão possa realizar seus projetos de vida”, disse o governador.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MEC confirma: Mato Grosso do Sul atinge os melhores indicadores de ensino na educação básica
Publicação no portal do INEP apontou importantes avanços em todas as etapas e indicadores observados em MS, com melhorias na aprovação, reprovação e abandono
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul atingiu seus melhores índices já observados na Educação Básica. A confirmação veio nesta sexta-feira (26), em publicação realizada pelo MEC (Ministério da Educação) via portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os dados fazem parte do Censo Escolar 2025, divulgado hoje, e refletem o sucesso de políticas voltadas para o fortalecimento de todas as etapas, com um destaque especial para o Ensino Médio que registrou melhoras nos indicadores de aprovação, reprovação e abandono.
“Se observarmos o ciclo de quatro anos, desde 2022, os dados apontam importantes crescimentos. Isso é reflexo de um investimento sistêmico, que envolve toda a Rede. Foram reformas, valorização dos profissionais, investimentos em tecnologia, aquisição de materiais de qualidade e um cuidado especial com a equidade no atendimento, sem deixar ninguém para trás”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Em 2022, o abandono registrado na Rede Estadual de Ensino era de 5,1% na etapa do Ensino Médio, e de 1,3% no Ensino Fundamental. Em 2025, o percentual chegou à marca de 0,8% no Ensino Médio e 0,2% no Fundamental.
No mesmo ciclo, o aumento da aprovação também foi destaque. Em 2022, o Ensino Médio registrava 82,5% neste indicador, enquanto o Ensino Fundamental estava em 91,3%. Agora, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2025, são 95,2% de estudantes aprovados no Ensino Médio e 97% no Ensino Fundamental.
Os indicadores de reprovação também acompanharam a melhora. Em 2022 o percentual observado era de 12,4% para o Ensino Médio e 7,4% para o Ensino Fundamental. Em 2025, os dados avançaram para 4% no Ensino Médio e 2,8% no Ensino Fundamental.
Para o secretário, os avanços também estão diretamente atrelados à ampliação de ofertas como o Ensino em Tempo Integral e Educação Profissional, que atingiram seus maiores percentuais na história de MS na Rede Estadual.
“Chegamos à universalização das duas ofertas neste ciclo, ou seja, presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Hoje, temos 213 escolas em todo o Estado com turmas de Ensino em Tempo Integral. Na Educação Profissional, chegamos à marca R$ 230 milhões investidos no decorrer do ano, com mais de 50 mil estudantes atendidos. Essa diversificação nas ofertas e a garantia de boa estrutura para todos, faz com que os nossos jovens permaneçam na escola, aprendendo com mais qualidade”, destacou.
Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Foto de capa: Cid Nogueira/SED/Arquivo
Artes: Reprodução
Fonte: Governo MS
-
Policial5 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial5 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo5 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas5 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida















