Mato Grosso do Sul
Dia Mundial do Meio Ambiente: O futuro do planeta nas mãos de todos nós
No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, assunto cada vez mais em voga nos dias atuais. E sua relação com o turismo também, já que a atividade turística inevitavelmente interfere no cenário do meio ambiente. Mas isso não é necessariamente ruim já que o desenvolvimento sustentável e os investimentos feitos de forma responsável podem beneficiar a preservação do meio ambiente, além de promover a conscientização de turistas e comunidades locais.
Mato Grosso do Sul é um dos destinos de referência em turismo sustentável e responsável e cada vez mais preocupado com a preservação do seu meio ambiente, protagonista da atividade no Estado. Ao mesmo tempo em que possui 67% da maior planície alagável do planeta – o Pantanal, MS têm a sua economia baseada na agricultura e pecuária. Neste cenário então, tornam-se cada vez mais importantes as políticas que busquem a integração entre o desenvolvimento econômico e a natureza.
Uma das políticas adotadas no estado é de que toda propriedade rural deve se adequar de acordo com a legislação vigente, aliando o planejamento das suas atividades econômicas desenvolvidas localmente com o planejamento ecológico. Um dos exemplos dessa política é que todas as propriedades devem possuir Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP) de pelo menos 20% de seu total, além de terem que se adequar a etapas como Georreferenciamento da propriedade, Recuperação de Áreas Degradadas e projetos de conservação de solos, Criação de Unidades de Conservação, além da possibilidade de transformá-las em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O Estado do Mato Grosso do Sul, constituído pelos biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, conta atualmente com 11 Unidades de Conservação Estaduais.
Diante disso, várias propriedades viram no turismo uma forma de aliar sua base econômica à atividade turística sustentável e muitas vezes voltada para a educação ambiental. É o caso do turismo rural, ecológico e de contemplação desenvolvido em várias fazendas sul-mato-grossenses que, além de mostrarem aos seus visitantes a natureza e animais da região, proporcionam ao turista viver as atividades diárias das fazendas. Também são ministradas palestras sobre os projetos de preservação desenvolvidos, com foco sustentável.
Além do Pantanal, destaca-se a região turística Bonito – Serra da Bodoquena, que busca a preservação ambiental com a exploração responsável do turismo. Um dos exemplos é o Voucher Único, sistema desenvolvido pelo município de Bonito para monitoramento de capacidade de carga e que é modelo no mundo todo. A região é referência no turismo de natureza e ecoturismo e conquistou por 14 vezes o título de “Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil” através de escolha do leitor da Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. Bonito também recebeu o prêmio de “Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo” – World Responsible Tourism Awards, entregue em Londres, durante o World Travel Market (WTM) em 2013, um dos maiores eventos de turismo do mundo.
Conforme o Art. 225 da Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. E é através de ações que envolvem o poder público, empresários do trade turístico, população local e turistas, Mato Grosso do Sul trabalha dia-a-dia para que o turismo seja um aliado na preservação do meio ambiente.
Débora Bordin – Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS / com informações da SEMADE e REPAMS
Mato Grosso do Sul
Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Por meio do Proacinq e convênios federais, o Governo do Estado destina R$ 7,4 milhões em implementos e sementes para fortalecer a agricultura familiar em 51 municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realiza a entrega de 7.062 itens voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, totalizando investimentos de R$ 7.403.718,20. A solenidade será realizada nesta segunda-feira (29), às 10h, no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), em Campo Grande.
As entregas contemplam máquinas, implementos agrícolas, sementes e equipamentos que beneficiarão agricultores familiares de 51 municípios sul-mato-grossenses, ampliando a capacidade produtiva das propriedades rurais, fortalecendo a assistência técnica e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do campo.
Os investimentos são oriundos de diferentes fontes de financiamento, incluindo o Programa de Aquisição de Insumos para Agricultura Familiar (Proacinq), executado pelo Governo do Estado, além de convênios firmados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por intermédio dos parlamentares (senadores Tereza Cristina e Nelson Trad, os deputados federais Beto Pereira, Vander Loubet e Fábio Trad e o deputado estadual Zeca).
Aquidauana, Nioaque, Amambai, Paranhos, Miranda, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Tacuru, Dourados, Juti, Caarapó, Porto Murtinho, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Maracaju, Rio Negro, Eldorado, Jaraguari, Antônio João, Brasilândia, Japorã, Corumbpa, Dourados, Campo Grande, Bela Vista, Pedro Gomes, Corguinho, Sonora, Figueirão, Terenos, Bonito, Sete Quedas, Anaurilândia, Rochedo, Deodápolis, Três Lagoas, Alcinópolis, Jardim, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Costa Rica, Caracol, Guia Lopes da Laguna, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Nova Alvorada, Batayporã e Água Clara estão entre os municípios beneficiados.
Convênios ampliam a mecanização da agricultura familiar
Os recursos provenientes dos convênios federais somam R$ 6.609.509,90, contemplando 127 máquinas e implementos agrícolas, dos quais 123 serão destinados diretamente a 32 municípios sul-mato-grossenses.
Os equipamentos reforçam a infraestrutura produtiva das prefeituras e associações de produtores rurais, ampliando o acesso à mecanização e oferecendo melhores condições de trabalho às famílias agricultoras.
Entre os equipamentos entregues estão caminhões, caminhonetes, ensiladeiras, plantadeiras de mandioca, plantadeiras semeadoras, terraceadores, calcareadeiras, pulverizadores, distribuidores de fertilizantes, guinchos, microtratores e diversos implementos agrícolas. Além disso, quatro caminhonetes serão incorporadas à frota da Agraer, fortalecendo as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Mato Grosso do Sul.
Proacinq garante maior volume de investimentos em insumos
Responsável pelo maior número de itens entregues, o Programa de Aquisição de Insumos para Agricultura Familiar (Proacinq) contempla 6.935 unidades, com investimento de R$ 794.208,30.
O programa destina 93 carretinhas, 93 microtratores, 763 matracas e 5.898 sacos de sementes de feijão, milho, arroz e hortaliças, beneficiando agricultores familiares de 35 municípios do Estado.
A distribuição dos insumos fortalece a produção de alimentos, amplia o acesso à mecanização em pequenas propriedades e oferece melhores condições para o aumento da produtividade das famílias agricultoras.
Com os investimentos realizados, o Governo do Estado reforça sua política de fortalecimento da agricultura familiar, promovendo segurança alimentar, modernização da produção rural, ampliação da capacidade produtiva e desenvolvimento sustentável nos municípios sul-mato-grossenses.
Comunicação Agraer
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Na Agência Híbrida de Dourados, onde o projeto teve início, a gerente Elizangela Ximenes acompanha diariamente histórias que mostram o impacto da iniciativa na vida das pessoas.
“Estamos felizes por ter aqui esse tipo de atendimento. É gratificante ver as pessoas com mais de 60 anos recuperando acesso ao GOV, sendo capazes de acessar suas CNHs e documentos dos veículos pelo aplicativo, acessando suas vagas especiais. Isso é dar acesso às pessoas a um mundo que está aqui”, afirma.
Outros benefícios
Além do atendimento especializado, Mato Grosso do Sul também oferece benefícios específicos aos condutores idosos. O desconto nas taxas de emissão, renovação e reemissão da Carteira Nacional de Habilitação acompanha o prazo de validade do documento.
“A pessoa com 60 anos, tem um desconto correspondente a 50% da taxa integral do Detran. Já a partir dos 70 anos, em que a CNH tem validade de três anos, o desconto é de 70%, pagando apenas 30% da guia”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.
Para ele, o cuidado com a população idosa vai além da prestação de serviços. “É uma forma de reconhecer a importância dessa geração, que ajudou a construir o Estado e continua ativa. Nosso papel é garantir que eles tenham acesso fácil e seguro aos serviços, com acolhimento e respeito.”
Atualmente, não existe limite máximo de idade para dirigir no Brasil. O que há é a necessidade de avaliações médicas mais frequentes, conforme previsto na legislação, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde dos condutores sem comprometer sua independência.
Ao promover acesso, orientação e inclusão digital, o Guichê 60+ demonstra que acolher também é garantir autonomia. Em um mundo cada vez mais tecnológico, iniciativas como essa ajudam a assegurar que nenhuma pessoa fique para trás.
O planejamento estratégico do Detran-MS prevê a ampliação do atendimento 60+ para outras agências do Estado em 2027.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS
Detran-MS já realizou mais de 11,7 mil atendimentos e ajuda idosos a acessar serviços cada vez mais digitais com acolhimento e orientação especializada
Em uma sociedade cada vez mais conectada, realizar tarefas simples como acessar um documento digital, recuperar uma senha ou utilizar um aplicativo pode se tornar um desafio para muitas pessoas idosas. Enquanto a tecnologia avança rapidamente, parte da população enfrenta dificuldades para acompanhar essas mudanças, o que pode comprometer o acesso a serviços e até mesmo a direitos básicos.
Foi pensando nessa realidade que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) criou o Guichê 60+, um atendimento especializado voltado às pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa oferece acolhimento, orientação e suporte personalizado para que o público idoso consiga acessar serviços cada vez mais digitais de forma segura e autônoma.

Em sintonia com os princípios do Junho Prata, campanha estadual de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, o serviço reforça a importância da inclusão, do respeito e da garantia de direitos para essa parcela da população.
Mais do que um atendimento prioritário, o Guichê 60+ busca aproximar os idosos das ferramentas digitais utilizadas no dia a dia. O cidadão pode receber orientação para acessar a conta GOV.BR , utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, consultar documentos do veículo, acessar benefícios e esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços de trânsito.
Outro diferencial é a facilidade de acesso. O atendimento não exige agendamento prévio. Basta procurar uma das unidades para receber orientação individualizada e resolver suas demandas com mais tranquilidade.
Desde a implantação do serviço, em outubro de 2024, na Agência Híbrida de Dourados, o atendimento especializado vem se consolidando como uma importante ferramenta de inclusão. O Guichê 60+ também está disponível na Agência do Shopping Campo Grande. Juntas, as unidades já realizaram mais de 11,7 mil atendimentos.
Somente em 2025, as duas agências registraram 7.755 atendimentos. Em 2026, já são mais de 3,4 mil atendimentos realizados até maio de 2026, demonstrando a relevância do serviço para a população idosa sul-mato-grossense.
Na Agência Híbrida de Dourados, onde o projeto teve início, a gerente Elizangela Ximenes acompanha diariamente histórias que mostram o impacto da iniciativa na vida das pessoas.
“Estamos felizes por ter aqui esse tipo de atendimento. É gratificante ver as pessoas com mais de 60 anos recuperando acesso ao GOV, sendo capazes de acessar suas CNHs e documentos dos veículos pelo aplicativo, acessando suas vagas especiais. Isso é dar acesso às pessoas a um mundo que está aqui”, afirma.
Outros benefícios
Além do atendimento especializado, Mato Grosso do Sul também oferece benefícios específicos aos condutores idosos. O desconto nas taxas de emissão, renovação e reemissão da Carteira Nacional de Habilitação acompanha o prazo de validade do documento.
“A pessoa com 60 anos, tem um desconto correspondente a 50% da taxa integral do Detran. Já a partir dos 70 anos, em que a CNH tem validade de três anos, o desconto é de 70%, pagando apenas 30% da guia”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.
Para ele, o cuidado com a população idosa vai além da prestação de serviços. “É uma forma de reconhecer a importância dessa geração, que ajudou a construir o Estado e continua ativa. Nosso papel é garantir que eles tenham acesso fácil e seguro aos serviços, com acolhimento e respeito.”
Atualmente, não existe limite máximo de idade para dirigir no Brasil. O que há é a necessidade de avaliações médicas mais frequentes, conforme previsto na legislação, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde dos condutores sem comprometer sua independência.
Ao promover acesso, orientação e inclusão digital, o Guichê 60+ demonstra que acolher também é garantir autonomia. Em um mundo cada vez mais tecnológico, iniciativas como essa ajudam a assegurar que nenhuma pessoa fique para trás.
O planejamento estratégico do Detran-MS prevê a ampliação do atendimento 60+ para outras agências do Estado em 2027.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial5 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial5 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo5 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas5 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida






