Mato Grosso do Sul
Desenvolvimento: Ribas do Rio Pardo ganha recursos estaduais para mais casas e obras viárias
Com novas habitações no topo da lista de pedidos, representantes de Ribas do Rio Pardo foram recebidos pelo governador Eduardo Riedel, durante encontro nesta sexta-feira (8) em Campo Grande. Diante da demanda causada pelo crescimento da cidade em pleno processo de industrialização, o Governo de Mato Grosso do Sul se comprometeu a fazer novos investimentos para ajudar a prefeitura construir casas e ainda garantiu outros recursos na área de estrutura viária.
“Estamos olhando com atenção, cuidado e carinho para ajudar diante da grande transformação que vem ocorrendo em Ribas”, disse Riedel. Com a construção da fábrica de celulose da Suzano, que vai dispor de R$ 19 bilhões de investimento, Ribas passou a viver um “boom” imobiliário e apesar de recursos que já direcionados para novas unidades habitacionais ainda é preciso aumentar os investimentos.
Serão destinados R$ 10 milhões ao Bônus Moradia, programa criado para ajudar a população do Estado a conquistar a casa própria por meio de financiamento. Uma forma de aumentar a oferta no setor.
“Casas que eram locadas a R$ 600 reais passaram a ser locadas a R$ 3 mil reais e tinha quem pagasse. Então aquele morador que pagava aluguel se viu na obrigação de deixar sua casa e passar a ocupar áreas públicas. Agora temos que reestabelecer isso. Porque é inadmissível termos uma cidade com investimento tão significativo e gente morando em barraco de lona. Isso sensibilizou o governador. Temos a certeza de que esse municipalismo pregado por ele é real”, disse o prefeito João Alfredo Daniese.
Outro investimento com recursos dos cofres estaduais vai para obras na MS-340, que dá acesso a dois grandes distritos industriais e por onde é escoada a produção agrícola. Trata-se de um total de R$ 24 milhões que inclui desde a duplicação de um trecho até novas rotatórias.
“A cidade é cortada ao meio pela BR-262, temos cidade alta e baixa. A MS-340 está na parte alta. E todas as chuvas fluviais intensas acabam com a cidade baixa. E a MS-340 é o refugo de drenagem dos bairros altos, daí a necessidade de ser drenada e pavimentada”, complementou o prefeito.
Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 13,6 milhões em obras destinadas ao abastecimento de água tratada no município. Pelo contrato, o prazo para execução das obras de implantação de quatro reservatórios na cidade de 23.150 habitantes é de 18 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Também participaram nesta tarde do anúncio de novos investimentos, vereadores de Ribas, os secretários Hélio Peluffo (Seilog), Eduardo Rocha (Casa Civil), João César Mattogrosso (adjunto da Casa Civil), além dos deputados estaduais Pedro Caravina e Márcio Fernandes.
Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Frio prossegue nessa quinta-feira com temperatura próxima a zero e geada em algumas regiões
A massa de ar polar que sucede a frente fria permanece atuando sobre Mato Grosso do Sul nessa quarta-feira (24) e a tendência é se intensificar amanhã (quinta-feira, 25), com registros de temperaturas próximas a zero grau e ocorrência de geadas em algumas localidades.
A previsão é dos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Na madrugada dessa quarta-feira a Estação Meteorológica localizada no município de Amambai registrou temperatura mínima de 0,9°C. Geou em regiões do Sul e Sudoeste, como em Iguatemi, onde o céu está sem nuvens.
A massa de ar polar estende-se em uma linha que vai desde Corumbá até Naviraí e cobrindo a região central, o norte e o sudeste do Estado, provocando chuva em abundância. Na região sem nuvens o frio é intenso e está sujeita a ocorrência de geada.
A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) emitiu Nota Técnica (https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Nota-Tecnica-hipotermia-2026.pdf) orientando os pecuaristas sobre os cuidados com o rebanho, já que o frio intenso pode causar perdas de animais por hipotermia.
Qualquer baixa no rebanho em decorrência do frio deve ser informada à Iagro NESSE (https://sisbravet.agro.gov.br/notificacao/publica/registrar) formulário. A temperatura deve continuar baixa nas próximas 48 horas e passa a elevar gradualmente a partir da sexta-feira (26), com as máximas ficando acima de 30°C em algumas regiões já no domingo.
João Prestes, Comunicação Semadesc
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Secretaria de Educação abre inscrições para concurso de remoção de professores da Rede Estadual
Professores podem solicitar remoção a pedido até 30 de junho pelo Portal do Professor. Resultado sai até 27 de julho e início em novas escolas em agosto.
A Secretaria de Estado de Educação abre as inscrições para o Concurso de Remoção a pedido dos profissionais da Educação Básica — ocupantes do cargo de Professor na função docente. As inscrições ficam disponíveis de 23 a 30 de junho de 2026, exclusivamente pelo Portal do Professor, conforme o Edital n. 38/SED/2026.
Para o professor efetivo da Rede Estadual de Ensino, o Concurso de Remoção é uma oportunidade de escolher onde trabalhar sem abrir mão de nenhum direito conquistado na carreira. Trata-se de uma transferência voluntária para outra unidade escolar, que preserva o cargo, o tempo de serviço e todos os benefícios do servidor.
Na prática, o processo permite que o professor busque uma escola mais próxima de casa, um ambiente mais alinhado ao seu perfil pedagógico ou simplesmente um novo começo profissional, com autonomia e segurança. A classificação leva em conta o tempo de efetivo exercício na carreira, valorizando quem tem mais trajetória na rede estadual.
Quem pode participar
Professores em efetivo exercício da função docente, sem processo administrativo disciplinar ou sindicância em andamento. Estão impedidos de participar professores em readaptação definitiva, afastados para mandato eletivo ou cedidos sem ônus para a origem.
Acesse o Portal do Professor em portaldoprofessor.ms.gov.br a partir das 8h do dia 23 de junho, faça login com sua senha, clique em Concurso de Remoção e selecione a matrícula para a qual pretende a remoção. No ato da inscrição, o professor deverá indicar até duas unidades escolares de preferência e anexar os documentos solicitados.
Quem possui dois cargos e deseja a remoção em ambos deve preencher um formulário para cada um.
Datas importantes
– Inscrições: 23 a 30 de junho de 2026
– Relação preliminar: 7 de julho de 2026
– Recurso: 7 e 8 de julho de 2026
– Resultado final: até 27 de julho de 2026
– Início nas novas unidades: 3 de agosto de 2026
Gilberto Junior, Comunicação SED
Foto: Cid Nogueira/SED
Fonte: Governo MS
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Água Clara5 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento
-
Suzano6 dias atrásOperações da Suzano em MS geram R$ 3,7 bilhões para 824 fornecedores locais em 2025



