TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Curso de panificação une ressocialização e solidariedade no Centro Penal da Gameleira

Publicado em

Em uma cerimônia marcada por emoção e esperança, 16 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira receberam certificados de conclusão do curso de Panificação Artesanal, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) – por meio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande – e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-MS).

A capacitação, com carga horária de 40 horas, proporcionou aos participantes o aprendizado de técnicas de fermentação natural e produção de diversos tipos de pães, como italiano, focaccia, ciabatta, multigrãos e rosca de laranja. Mais do que qualificação profissional, a formação representa uma oportunidade concreta de recomeço e dignidade.

Educação e trabalho transformando vidas

Durante a solenidade, a diretora regional do SENAC, Jordana Duenha Rodrigues, destacou que o curso simboliza novas possibilidades para os internos. “Esta iniciativa é um espaço de mudança, oportunidade e novo começo. O trabalho é um vetor de dignidade humana, renda e autonomia”, afirmou.

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, reforçou a importância da união entre instituições para promover a capacitação e a ressocialização. “É essa parceria entre Justiça, Governo e instituições como o Sesc e o Senac que possibilita oferecer novas chances. Hoje temos cerca de 4 mil internos estudando e mais de 6,5 mil trabalhando em todo o estado”, destacou.

Padaria da Liberdade: exemplo de solidariedade e autossustentabilidade

O curso está diretamente vinculado à Padaria da Liberdade, projeto criado em 2021 pelo juiz titular da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, e que se tornou um dos principais exemplos de trabalho prisional com viés solidário em Mato Grosso do Sul. “Desde sua criação, mais de um milhão de pães já foram produzidos e doados a instituições e famílias em situação de vulnerabilidade”, ressaltou o magistrado. “Se o Estado exerce o direito de prender, também deve oferecer condições para que o apenado reconstrua sua vida com base no trabalho e na disciplina”.

Após a cerimônia, as autoridades visitaram as obras de melhorias da unidade penal.

Presente na cerimônia, o secretário-executivo de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rafael Garcia Ribeiro, enfatizou que a qualificação profissional é um passo essencial para a reconstrução da vida após o cárcere. “Queremos que cada um de vocês utilize esse conhecimento para o sustento da família e, principalmente, para não voltar mais para cá”, afirmou.

As autoridades também percorreram a unidade penal para verificar obras de melhorias que estão sendo executadas no local.

Reconhecimento e novos caminhos

O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o diretor-geral da Polícia Penal, Anderson Aparecido da Silva Moreno e o coordenador pedagógico do SENAC Turismo e Gastronomia, Alexandre Luís Carneiro.

Ao final, os formandos e convidados participaram de um lanche especial preparado na própria Padaria da Liberdade, simbolizando o resultado prático do aprendizado e o sabor de um novo começo.

Entrega de equipamentos

Na oportunidade, também foram entregues equipamentos para reforçar a segurança e o desenvolvimento das atividades dos policiais penais lotados no CPAIG, como novos armamentos tipo espingardas calibre 12 com munições de elastômero, coletes balísticos de proteção individual e uma viatura.

Keila Oliveira, Comunicação Agepen/MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Hospital de MS integra agenda Pré-COP30 com projeto que une gestão hospitalar e proteção ambiental

Published

on

By

Regional de Três Lagoas apresenta iniciativa que evita poluição de milhões de litros de água e recebe reconhecimento nacional

Em sintonia com os debates globais sobre clima e sustentabilidade que antecederam a COP30, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), marcou presença no XVIII SHS (Seminário Hospitais Saudáveis) 2025, realizado de 28 a 30 de outubro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Com o tema “Clima é Saúde, Saúde é Clima”, o evento integrou oficialmente a programação da Pré-COP30 e reuniu profissionais, gestores e instituições de referência nacional para debater o papel estratégico do setor saúde no enfrentamento das mudanças climáticas.

Representando MS e o SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital apresentou o projeto “Reciclagem de Óleo de Cozinha no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé”, concorrendo em duas categorias: PAMA (Prêmio Amigo do Meio Ambiente) e PHS (Projeto Hospitais Saudáveis).

A iniciativa recebeu Certificado de Menção Honrosa na 18ª edição do PAMA, que neste ano contou com 233 projetos inscritos de 18 estados brasileiros.

O projeto tem como objetivo promover o descarte ambientalmente correto do óleo utilizado na UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), evitando a contaminação de milhões de litros de água e incentivando a transformação desse resíduo em biodiesel.

Desenvolvido em parceria com a empresa Lobos Verdes Ambiental, já possibilitou a coleta e o reaproveitamento de 120 litros de óleo usado, o que representa a preservação de mais de 3 milhões de litros de água e a redução de cerca de 250 kg de CO₂ na atmosfera.

Além do impacto ambiental direto, a iniciativa fortalece a cultura de sustentabilidade dentro da instituição, com capacitação dos colaboradores, segregação correta dos resíduos e monitoramento contínuo da coleta. Como próximos passos, está prevista a expansão das ações para a comunidade, com atividades educativas e oficinas voltadas à produção de sabão artesanal a partir do óleo reciclado, reforçando o compromisso do hospital com a responsabilidade ambiental e social.

Saúde e proteção ambiental

Segundo o coordenador de Políticas Ambientais, Fernando Rufino, a participação no seminário foi extremamente positiva: “Pudemos demonstrar as boas práticas socioambientais realizadas em nossa instituição. Além disso, tivemos a oportunidade de avaliar nossas ações e confirmar que estamos no caminho certo. Durante o evento, com o conhecimento transmitido por palestrantes renomados, foi possível identificar novas oportunidades de melhoria e projetos ambientais. Tudo isso só foi possível graças ao apoio da direção do hospital, que leva muito a sério a proteção ambiental”.

A edição de 2025 do SHS também contou com o I Simpósio Clima e Saúde, organizado em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ampliando os debates sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde pública. A presença do hospital sul-mato-grossense reforça o protagonismo de MS na construção de um SUS sustentável, alinhado às metas globais de saúde e clima. O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé é administrado pelo Instituto Acqua credenciado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Comunicação SES
Fotos: Hospital Regional de Três Lagoas

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Escolagov homenageia servidor público que acompanhou a criação e evolução da instituição

Published

on

By

Victor Figueiras: 25 anos de dedicação e história na Escola de Governo

Todos os dias, ao cruzar os corredores da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, o agente público, Victor Figueiras, carrega não apenas a rotina de um servidor experiente, mas também um pedaço vivo da história da instituição. São 25 anos de caminhada lado a lado com uma escola que ele viu nascer, crescer e se transformar, e à qual dedicou boa parte da sua vida profissional.

Durante a comemoração dos 25 anos da Escolagov, Victor foi homenageado pela diretora-presidente, Ana Paula Martins, recebendo uma placa de reconhecimento das mãos do governador ,Eduardo Riedel, na cerimônia pública do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública. A homenagem reconheceu sua trajetória marcada por dedicação, compromisso e significativa contribuição para o crescimento e fortalecimento do órgão.

“Victor é um exemplo de dedicação e compromisso com a inovação no serviço público. Ele representa a excelência que buscamos em nossos servidores, e seu trabalho tem sido fundamental para o sucesso da Escola de Governo ao longo de todos esses anos”, destacou a diretora-presidente.

A história de Victor com a instituição começou em setembro de 2000, ainda antes da Fundação ganhar forma. Na época, ele assessorava um grupo de auditores fiscais na Secretaria de Fazenda, sob a direção de José Carlos Gomes. Foi justamente José Carlos, convidado pelo então governador da época, para presidir a recém-criada Fundação Escola de Governo, quem o chamou para ajudar a tirar o projeto do papel.

“Foi nessa época que ele começou a reunir as pessoas para ajudá-lo na empreitada de concretizar a Escolagov. Eu fui um dos convidados, e aceitei o desafio de fazer parte dessa construção”, lembra Victor.

Conforme o servidor, o início foi modesto, mas cheio de entusiasmo. A primeira sede ficava na Avenida Afonso Pena, no pátio da Casa da Saúde, uma pequena casa de quatro cômodos. Em um deles funcionava a área administrativa; em outro, a sala do presidente; depois, o espaço da equipe e, por fim, a sala de informática onde Victor passava seus dias.

“Era tudo simples, mas havia uma força de vontade enorme em toda a equipe. Todos acreditavam que daria certo, e isso foi o que mais me marcou naquele começo”, recorda.

Com o tempo, relembrou Victor, a Escolagov cresceu e mudou de endereço diversas vezes, sempre em busca de melhores condições para atender aos servidores públicos. Da Afonso Pena, passou pela Secretaria de Administração, depois pelo CEPEF (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima), pela Rua Pedro Celestino, pela Rua Monte Castelo, pela Avenida Mato Grosso, até chegar à atual sede, um prédio amplo e moderno na Rua Michel Scaff, na Chácara Cachoeira, mais moderno e estruturado.

Victor acompanhou todas essas mudanças e também todos os diretores-presidentes que passaram pela instituição. “Foi maravilhoso poder acompanhar e contribuir com a evolução da Escola de Governo. Cada gestor deixou sua marca, sempre com o mesmo propósito de fortalecer e engrandecer a escola”, destaca.

Especialista em Tecnologia da Informação, Victor foi testemunha e protagonista da transformação digital da entidade. Vivenciou a chegada da Educação a Distância, a modernização dos sistemas internos e a integração de novas ferramentas tecnológicas que ampliaram o alcance e a eficiência da escola.

“Foi muito gratificante ver a escola abraçar a inovação. Minha área sempre esteve à frente desse processo, buscando oferecer as melhores soluções para que a escola entregasse cada vez mais e melhores serviços”, explica.

Entre tantas evoluções, Victor destaca com orgulho as conquistas que mudaram o patamar da Escolagov. “A oferta de cursos de graduação e pós-graduação aos servidores e a realização anual do Prêmio de Inovação foram grandes avanços. Eles mostram o compromisso da escola em valorizar o servidor e incentivar novas ideias para melhorar o serviço público”, disse.

Dos seus 35 anos de carreira, 25 foram dedicados à Escolagov. E Victor não se limitou à área de TI, cuidou do patrimônio, da frota, das compras, do almoxarifado, foi professor de informática e cerimonial, além de mestre de cerimônias em quase todos os eventos do órgão.

“O meu maior legado é ter contribuído com tudo isso e ver o quanto a ela cresceu nesse tempo. É gratificante saber que fiz parte dessa história”, afirma com emoção.

Entre memórias, mudanças e conquistas, Victor segue sendo um dos pilares da Escola de Governo, alguém que viu a instituição nascer e ajudou a moldá-la, com trabalho, compromisso e paixão pelo que faz. “A Escolagov é parte da minha vida. E ver o quanto ela cresceu me enche de orgulho. É mais do que um local de trabalho, é uma história que ajudei a construir”, destacou Victor emocionado.

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas11/11/2025

Três Lagoas sediará o Fórum de Turismo Regional – Costa Leste

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), apoia a realização...

Três Lagoas11/11/2025

Representantes da SEMEA de TL participam do I Seminário de Educação Ambiental para Gestão Pública Municipal em Campo Grande

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas participou, na última quinta-feira, 6 de novembro, do...

Três Lagoas11/11/2025

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO – Prefeitura convoca profissionais aprovados para a Saúde

Treze candidatos aprovados para cargos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram convocadas nesta terça-feira, dia 11 de novembro, pelo...

Três Lagoas11/11/2025

Iluminação natalina de Três Lagoas terá elementos 3D, árvore de 12 metro e decoração flutuante

Com o clima natalino tomando conta de Três Lagoas, a magia das luzes e cores começa a transformar a cidade....

Três Lagoas11/11/2025

“Oportunidade em Movimento” leva vagas de emprego e orientação profissionais ao bairro Jupiá

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), está reforçando seu compromisso com...

Três Lagoas11/11/2025

Três Lagoas sediará reunião em prol do futebol local com presença da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul

A cidade de Três Lagoas sediará uma importante reunião voltada ao fortalecimento do futebol local. O encontro, promovido pela Federação...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana