TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Com foco no servidor e melhoria dos processos de gestão, SAD apresenta resultados positivos e ações estratégicas

Publicado em

Com atuação em diferentes áreas da gestão do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a SAD (Secretaria de Estado de Administração) tem ações voltadas a organização patrimonial, contratações, gestão de pessoas e valorização dos servidores, com concursos e processos seletivos além de mapeamento de diferentes áreas de gestão.

O trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2024 foi apresentado pelo secretário Frederico Felini, ao governador Eduardo Riedel, durante reunião realizada na sexta-feira (13), para avaliar as ações estratégicas do Governo do Estado, com foco nos contratos de gestão das secretarias e o cumprimento das metas estabelecidas.

Uma das áreas atuação inovadora é a da sustentabilidade e meio ambiente. “É o eixo mais novo que temos. No segundo semestre começamos a discutir o projeto de resíduos sólidos que todas as nossas unidades produzem. Há dois meses recepcionamos o contrato da energia fotovoltaica, uma parceria muito bem-sucedida, que agora está dentro do escopo da SAD”, explicou Felini.

Com foco no planejamento e nas entregas efetivas à população, a Secretaria também atua na área de gestão patrimonial – com leilões de veículos e recenseamento de imóveis – que já gerou economia efetiva de aproximadamente R$ 5,4 milhões aos cofres estaduais. “Dentro do patrimônio, pela primeira vez um governo tem o relatório de todos os imóveis do Estado. É possível saber a situação dos imóveis e é motivo de orgulho para nós”, disse o secretário.

O impacto direto do trabalho realizado na SAD também reflete na gestão de pessoas, com atuação para revisão de 47 carreiras do Estado, que deve corrigir distorções e impactar diretamente 30 mil servidores.

Com três concursos públicos realizados, com oferta de 407 vagas em diferentes áreas, a previsão é de que no próximo ano sejam oferecidas mais 400 vagas. Também ocorreram processos seletivos simplificados, com mais de 1,7 mil vagas.

Outra frente de trabalho desenvolvida é o mapeamento de fluxos e processos em gestão de pessoas que envolveu a padronização dos processos da área. Também está sendo desenvolvida a implantação de metodologia preventiva para área da folha de pagamento e automatização de acessos ao sistema do Governo do Estado. “Temos o compromisso com a qualificação dos servidores e inovação em transformação digital”, disse o secretário.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Renovação automática da CNH é usada como isca em golpe digital contra condutores

Published

on

By

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), mais uma vez, alerta a população sobre a circulação de links falsos que prometem a chamada “renovação automática” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A mensagem tem sido compartilhada principalmente por meio de grupos de WhatsApp e direciona o usuário para páginas que imitam sites oficiais do Governo Federal. Esses ambientes fraudulentos apresentam serviços como renovação de habilitação, segunda via, primeira habilitação e até obtenção de CNH sem a necessidade de autoescola.

O golpe utiliza uma estratégia para ganhar a confiança do cidadão. Ao acessar a página, a vítima é induzida a fazer um suposto login semelhante ao do Gov.br. Após informar o CPF, o sistema exibe dados reais, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe, criando a falsa sensação de segurança. Ao final do processo, é gerada uma cobrança via PIX.

Além disso, os golpistas utilizam mensagens de pressão para forçar o pagamento imediato, com ameaças de bloqueio do CPF, aplicação de multas, inclusão em órgãos de proteção ao crédito e até inscrição em dívida ativa. Essas informações são falsas e têm como objetivo induzir o cidadão ao pagamento.

Apesar de visualmente semelhantes, esses sites não pertencem a órgãos oficiais. Um dos principais sinais de alerta está no endereço eletrônico (URL). Sites oficiais do governo sempre terminam em “gov.br”. No caso do Mato Grosso do Sul, os endereços institucionais utilizam “ms.gov.br”. Qualquer variação fora desse padrão deve ser vista com desconfiança.

O Detran-MS reforça que a renovação automática é um procedimento realizado de forma automatizada pelo sistema nacional de trânsito, destinado apenas a condutores que atendem a critérios específicos. Como o próprio nome indica, não há necessidade de solicitação, preenchimento de formulários ou qualquer tipo de pagamento por parte do cidadão.

Já o processo regular de renovação da CNH exige: agendamento prévio (Capital), avaliação médica e pagamento de taxas. Por isso, promessas de serviços rápidos, totalmente digitais e sem exigências devem ser vistas com cautela.

Além de capturar dados pessoais de forma indevida, páginas fraudulentas podem gerar cobranças irregulares, causando prejuízos financeiros às vítimas.

Orientações ao cidadão

  • Não clique em links recebidos por mensagens ou redes sociais;
  • Não informe dados pessoais fora dos canais oficiais;
  • Verifique sempre se o site termina em “gov.br” ou “ms.gov.br”;
  • Em caso de dúvida, procure diretamente os canais oficiais do Detran-MS: Portal Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br) ; aplicativo Meu Detran MS ou a atendente virtual Glória no whatsapp (67)3368-0500;
  • Se você já acessou ou realizou algum pagamento: entre em contato imediatamente com o banco ou instituição financeira;
  • Registre um boletim de ocorrência;
  • O alerta se baseia em relatos registrados em outros estados e reforça a importância da atenção redobrada ao acessar serviços digitais.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Remote Immersion: entre mais de 50 reuniões, apresentações e negócios, MS reforça protagonismo no turismo sustentável

Published

on

By

Serão quatro dias de encontros, experiências e conteúdo com líderes do turismo latino-americano

Mato Grosso do Sul estará presente pela quarta vez no Remote Immersion, encontro internacional de turismo sustentável que, nesta edição, acontece de 4 a 8 de maio, nas terras altas da província de Chiriquí, em Boquete, no Panamá.

Organizado pela Remote Latin America, o evento itinerante conecta destinos em toda a América Latina e reúne operadores, agências, fornecedores de experiências e representantes de destinos que se destacam pela autenticidade e pela conexão com a natureza.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, destaca a relevância da participação do estado e a extensa agenda prevista.

“A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participa, mais uma vez, de um dos principais eventos do segmento de natureza voltado a público qualificado de todo o mundo. Este é o quarto ano consecutivo de participação, e o estado conta com uma das principais cotas do evento, o que garante ampla visibilidade aos nossos destinos turísticos. Terei a oportunidade de apresentar Mato Grosso do Sul no palco principal, além de divulgar campanhas promocionais, como a Pantanal Jam, que propõe uma imersão nos sons do Pantanal, reforçando nossa identidade cultural. Também estão previstas mais de 50 reuniões, ao longo dos dias de evento, com operadores internacionais, especialmente da América do Norte e da Europa, interessados em produtos e destinos de natureza na América Latina”, afirma.

O diretor-presidente também ressalta a transparência na seleção dos empresários que integram a comitiva. “A participação contará ainda com dois empresários, representantes do Pantanal e da região de Bonito/Serra da Bodoquena, selecionados por meio da ferramenta pública ‘Participe Conosco’, instituída por portaria e alinhada às diretrizes de Compliance da Fundação de Turismo. A cada evento, são escolhidos participantes que atendem aos critérios específicos estabelecidos. Dessa forma, Mato Grosso do Sul participa de maneira completa, com ações promocionais e comerciais, ampliando oportunidades de negócios e fortalecendo a presença do estado no mercado internacional”, finaliza Wendling.

Reconhecido como referência em turismo de natureza e sustentabilidade, Mato Grosso do Sul busca fortalecer sua posição como destino internacional de ecoturismo e aventura, além de consolidar a Fundação de Turismo como referência em gestão no setor.

Com essa participação, Mato Grosso do Sul reforça seu protagonismo no cenário internacional, ampliando parcerias estratégicas e promovendo seus atrativos de forma alinhada à proposta do evento, que é impulsionar o turismo responsável e transformador na América Latina.

Programação do evento

A programação, que celebra 10 anos do evento, inclui encontros de negócios, atividades imersivas de benchmarking na região, momentos de integração e os Remote Talks & Seeds — palestras e discussões sobre tendências e práticas sustentáveis conduzidas por especialistas e lideranças do setor.

Ao todo, 275 profissionais do turismo, com atuação voltada à América Latina, participam do encontro com o objetivo de promover o turismo independente, responsável e de pequena escala. O tema central desta edição, “Orgulho Latino”, reflete o crescente protagonismo da região no cenário global, tanto como referência cultural quanto como fonte de inspiração para viajantes.

Em sua décima edição, o Remote Immersion reúne 107 hotéis, barcos e DMCs boutique de 14 países latino-americanos, conectados a 110 agentes de viagem de 18 países, entre eles Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, República Tcheca, França, Alemanha, Itália, México, Países Baixos, Panamá, Portugal, Rússia, Singapura, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Saiba mais sobre o evento: https://remote.la/events/remote-immersion-2026

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Foto: Grupo Rio da Prata

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana