TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Arapuá

Campanha do Novembro Azul bate recorde de participação em Arapuá

Publicado em

Aconteceu nesta tarde de quinta-feira (25) de novembro na Unidade USF Altair Cabral Trannin no Distrito de Arapuá, uma programação volta ao homem de Arapuá e região, o Novembro Azul.

O evento teve grande aceitação dos homens do Distrito, com um público recorde, com atendimento médico, solicitação de exames quando necessário, teste rápido. E diversas palestras: Saúde bucal, etilismo, tabagismo, planejamento familiar (vasectomia).

Diversos brindes foram sorteados: Furadeira alto-impacto, garrafa térmica (tereré), lanterna de Led recarregável, copo térmico, jogo canecas de chopp, copo térmico de tereré, garrafas de água, kit churrasco e muito mais.

Segundo o coordenador da USF, Giovani de Souza Bareli, o objetivo do evento é trazer o homem do campo e encontro a saúde, prevenindo doenças, quebrando tabus, provendo uma melhora na qualidade de vida. Você homem é nosso convidado especial, venha até a unidade para participar deste evento, pois cuidar da saúde também é coisa de homem!”.

Dados estatísticos

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.

Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes. Por isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de saúde.

Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2018, 458 casos no país.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados, 11.180 deverão atingir homens.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, que segundo o Inca, dos 30.200 casos registrados, 17.760 são homens.

Novembro Azul

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Comentários Facebook

Arapuá

Em Arapuá| Ponte de acesso a Lagoa Azul/MS 320 está liberada

Published

on

Equipes do Departamento de Serviços Públicos (DSP) da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), da Prefeitura de Três Lagoas, finalizaram na tarde desta segunda-feira (08) de abril, a reforma da ponte número 10 sobre o córrego Arapuá, na região da Lagoa Azul próximo ao acesso à fazenda Bandeirantes. Essa estrada, liga a MS-320, região do Campo Triste até a BR-262, no Assentamento 20 de Março na zona rural do Município.

A obra obrigou motoristas e motociclistas a fazerem um desvio para acessar as propriedades rurais da região.

Conforme o coordenador de Obras Rurais, Marcos Dantas, devido ao feriado da Páscoa e as chuvas que caíram nos últimos dias na região, acabou atrasando a reforma da ponte, já que a previsão seria dia 27 de março.

Comentários Facebook
Continue Reading

Arapuá

Arapuá vence na abertura do Campeonato Sênior 60+ da SEJUVEL

Published

on

Não faltou empolgação e emoção na abertura do Campeonato Sênior 60+, quarta-feira (03) de abril, no Estádio Benedito Soares da Mota “Madrugadão”.

A competição é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL).

Ao todo, participam da competição seis times: Bela Vista EC; Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá; Associação Atlética Banco do Brasil A; Bragantino EC; Associação Atlética Banco do Brasil B e Toque Refinado.

Todos os times jogam entre si, e os quatro melhores colocados seguem para as semifinais, onde o 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º e o 3º fazem o outro jogo.

O ARAPUÁ

O time do SERA (Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá) do Distrito de Arapuá, não fez feio na abertura do campeonato ao enfrentar o Bela Vista. Vencendo a partida por 5 a 0, com gols de Tota, Massena, José Alvarez e 2 gols de Helião.

PRÓXIMOS JOGOS NO MADRUGADÃO NO DIA 9 DE ABRIL (terça-feira)

Às 18h: AABB “A” x BRAGANTINO;

Às 19h: TOQUE REFINADO x BELA VISTA;

Às 20h: AABB “B” x ARAPUÁ

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana