Política
Azambuja segue na presidência do PSDB. Partido espera até 60 candidatos à prefeituras de MS
Por unanimidade, o diretório do PSDB em Mto Grosso do Sul reconduziu o ex-governador Reinaldo Azambuja ao posto de presidente estadual do partido.
Na cerimônia de posse, Azambuja já sinalizou arranjos para as eleições de 2024, e afirmou que dos 79 municípios, o partido deve apresentar 60 candidaturas próprias.
“Vamos ter candidatura própria nas grandes cidades. Na Capital, Dourados, Três lagoas, Ponta Porã e estamos construindo também Corumbá, as cinco maiores cidades”, comentou. Apesar do objetivo em manter o PSDB em foco, alianças não estão descartadas. “Em alguns outros municípios nós vamos apoiar aliados e apoiar quem esteve junto na eleição do Eduardo Riedel. Então, não está fechado ainda”, completou.
Sobre tucanos e emedebistas caminharem juntos em 2024, o ex-governador manteve discurso de abertura e ampliação de diálogo. “O PSDB não veta aliança com nenhum partido. A gente faz aliança em cima de alguns princípios, quem são os candidatos, quais as bandeiras que esse candidato defende, qual o trabalho prestado que ele tem, isso vai ser discutido localmente em cada uma das cidades. Não tem veto nem a MDB, nem ao Partido dos Trabalhadores, nem ao Partido Liberal, o PSDB está aberto”, pontuou.
Aqui, destacamos a presença do Prefeito Guerreiro, Primeira-dama Lady Daiane ao lado do maior representante do MDB hoje no MS, super Secretário Eduardo Rocha, com sua equipe (Madiane e Luis Alberto, famoso Pezão). Eduardo Rocha é apontado por muitos como forte candidato a Prefeito em Três Lagoas

Nossa equipe de reportagem tem ouvido, principalmente na periferia, o nome do Coronel Moraes como forte concorrente para assumir a cadeira de Guerreiro nas próximas eleições. O que você acha?

“Homem de família, filho de Três Lagoas, seu discurso é duro e reto, quando fala ‘Ame nossa cidade ou vá embora’ assim deve ser o próximo Prefeito” Palavras de Professor Mestre em Língua Portuguesa pela UFMS.
Com informações: Midiamax
Política
“Não estou voltando, porque nunca fui embora”: Angelo Guerreiro confirma pré-candidatura a deputado estadual em vídeo nas redes sociais
O ex-prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, confirmou nesta sexta-feira (26) seu retorno à política. O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, no qual revela que é pré-candidato a deputado estadual e afirma que pretende ampliar o trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória na administração pública.
No vídeo, Guerreiro inicia mostrando diversas mensagens enviadas por moradores, pedindo a sua volta à política. Em seguida, agradece o carinho recebido e afirma que o reconhecimento da população foi determinante para a decisão de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
“Eu entro nas redes. Saio nas ruas. E a mensagem é quase sempre a mesma: ‘Volta, Guerreiro’. E eu confesso… receber esse carinho mexe comigo. Porque ninguém constrói uma história sozinho. Toda conquista teve a participação de muita gente”, diz.
O encerramento do vídeo traz a mensagem que marca oficialmente sua entrada na disputa eleitoral. “Por isso, quero dizer a vocês, não estou voltando. Porque nunca fui embora. E é por isso que sou pré-candidato a deputado estadual.”, destacou o político, finalizando com seu tradicional bordão “Tchê tchê tchê”.
Trajetória marcada pelo trabalho
A decisão de Guerreiro de buscar uma vaga na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS) baseia-se em um histórico de forte aprovação popular e entregas expressivas. Natural de Presidente Bernardes (SP), mas radicado no MS há décadas, Angelo Guerreiro construiu uma carreira política sólida e de forte ligação com as bases populares.
Sua trajetória pública inclui mandatos expressivos como vereador e a experiência anterior como deputado estadual. No entanto, foi na prefeitura de Três Lagoas que consolidou sua liderança estadual. À frente do município da Costa Leste, promoveu uma verdadeira transformação urbana com investimentos maciços em infraestrutura, asfalto, drenagem, além da modernização histórica de pontos turísticos e culturais, como a Feira Central e a antiga estação ferroviária (região da NOB).
Com a pré-candidatura oficializada, Guerreiro sinaliza que pretende levar o modelo de gestão e a proximidade com o povo que marcaram Três Lagoas para os quatro cantos do Mato Grosso do Sul. “As pessoas me pedem para voltar. E eu acredito que ainda posso continuar ajudando. Continuar trabalhando, ouvindo e construindo. Só que agora olhando para um desafio ainda maior: o Mato Grosso do Sul”, concluiu.
Assista ao vídeo completo: https://www.instagram.com/reel/DaC1G6lK9KP/?igsh=b2lhaDVuM3h2Mnh4
Política
Em nova pesquisa, Reinaldo amplia vantagem e consolida liderança na corrida ao Senado
A mais recente pesquisa do Instituto Real Time Big Data para o Senado Federal em Mato Grosso do Sul aponta um cenário de consolidação da liderança do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) na corrida eleitoral de 2026. Com 29% das intenções de voto, Reinaldo aparece isolado na primeira colocação e amplia a distância em relação aos principais adversários, reforçando sua presença no cenário político estadual.
O levantamento, realizado entre os dias 9 e 11 de maio, ouviu 1.600 eleitores em diversas regiões do Estado. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MS-06412/2026 e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Na sondagem estimulada, Reinaldo Azambuja abre 11 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Capitão Contar (PL), que aparece com 18%. Em seguida vem o senador Nelsinho Trad (PSD), com 17%, em empate técnico dentro da margem de erro. A senadora Soraya Thronicke (PSB) soma 10%, enquanto o deputado federal Vander Loubet (PT) registra 9%. Beto do Movimento (PSOL) e Daniel Junior (Agir) aparecem com 2% cada.
Os votos brancos e nulos representam 7%, enquanto 6% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.
Para analistas políticos, os números demonstram não apenas a manutenção da força política de Reinaldo Azambuja, mas também um movimento de consolidação de sua base eleitoral, construída ao longo de anos de atuação administrativa e política em Mato Grosso do Sul.
A vantagem expressiva sobre os demais concorrentes indica um cenário de maior estabilidade eleitoral para o ex-governador neste momento da pré-campanha. Outro fator observado é a capacidade de transferência de capital político para o Partido Liberal no Estado, legenda que passou a ser comandada por Reinaldo recentemente e que já aparece ocupando posições estratégicas no cenário eleitoral sul-mato-grossense.
Além da liderança isolada, a pesquisa também revela um cenário de forte presença do PL na disputa ao Senado. As duas primeiras colocações pertencem a nomes da legenda, consolidando o partido como uma das principais forças políticas de Mato Grosso do Sul para as eleições de 2026.
Durante os oito anos de governo, Reinaldo consolidou uma forte relação institucional com prefeitos, vereadores, lideranças regionais e segmentos econômicos, especialmente nas áreas de infraestrutura, agronegócio, desenvolvimento regional e equilíbrio fiscal. Essa rede política construída ao longo de sua gestão é apontada por observadores como um dos principais fatores para o desempenho apresentado nas pesquisas.
Outro dado que chama atenção é a fragmentação dos demais concorrentes, enquanto Reinaldo mantém um percentual elevado de intenções de voto, demonstrando maior consistência eleitoral neste início de pré-campanha.
A pesquisa do Real Time Big Data mostra ainda que a corrida ao Senado deverá ser uma das mais disputadas da história recente de Mato Grosso do Sul, envolvendo lideranças conhecidas do eleitorado e diferentes campos políticos. Ainda assim, neste primeiro grande levantamento de abrangência estadual, Reinaldo Azambuja aparece como o nome que melhor conseguiu consolidar espaço e ampliar vantagem sobre os adversários.
-
Policial7 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial7 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo7 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida