Três Lagoas
ATENÇÃO – Continua aberto o período para isenção do IPTU 2026, confira as regras
O período para solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício de 2026 continua aberto e segue em andamento. Moradores que se enquadram nas categorias previstas em legislação municipal como, aposentados, pensionistas, portadores de doenças graves e pessoas com diagnóstico de câncer, podem protocolar o pedido diretamente no Departamento de Tributação.
Para a maior parte dos contribuintes, o prazo permanece aberto até 19 de dezembro de 2025. As datas, porém, variam conforme o grupo beneficiário: portadores de doenças graves têm até 31 de março, para solicitar a isenção, enquanto pessoas com câncer podem fazer o pedido durante todo o ano de 2026, já que o atendimento para esse público é contínuo.
QUEM PODE SOLICITAR A ISENÇÃO?
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Seguindo a Lei nº 2.299/2008, podem solicitar a isenção proprietários de imóveis com até 80m², ou 90m², no caso de aposentados e pensionistas, desde que o imóvel seja de padrão popular, usado exclusivamente como moradia, seja a única propriedade da família e a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos. As solicitações devem ser feitas até 19 de dezembro de 2025.
PORTADORES DE DOENÇAS GRAVES
A Lei nº 2.601/2012 assegura o benefício a pessoas diagnosticadas com enfermidades como tuberculose ativa, esclerose múltipla, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, cegueira, nefropatia grave, entre outras. Para esse grupo, valem os mesmos critérios de renda, padrão do imóvel e metragem máxima de 90m². O prazo vai até 31 de março de 2026.
PORTADORES DE CÂNCER
Regulamentados pela Lei nº 2.916/2015, pacientes com câncer, sejam proprietários ou locatários responsáveis pelo pagamento do IPTU, podem solicitar a isenção ao longo de todo o ano de 2026. Entre os requisitos estão: único imóvel utilizado como residência, renda familiar de até três salários mínimos e inexistência de renda proveniente de atividade autônoma informal.
COMO FAZER O PEDIDO?
As solicitações devem ser protocoladas diretamente no Departamento de Tributação, localizado na Avenida Antônio Trajano, nº 30, Centro. É necessário apresentar a documentação específica exigida para cada categoria de beneficiário.
Para esclarecer dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato pelo WhatsApp (somente mensagens) no número (67) 99214-0322, ou pelo e-mail [email protected]
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Casa do Trabalhador de TL está com 106 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (17)
Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três Lagoas, onde a Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), oferece, nesta sexta-feira (14), 106 oportunidades de trabalho para você!
Endereço: Rua Dr. Munir Thomé, 86, Centro, Três Lagoas-MS – CEP: 79600-060
Contato: (67) 3929-1938
Horário de funcionamento: 7h às 17h – sem intervalo de almoço.
As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional! Compareça à Casa do Trabalhador de Três Lagoas e garanta seu futuro.
Confira abaixo as vagas disponíveis:
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Defesa Civil de Três Lagoas alerta para risco de tempestades entre domingo e segunda-feira
A Defesa Civil de Três Lagoas emitiu um alerta à população após o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocar o município sob Alerta Laranja de Tempestade entre a noite de domingo (16) e a madrugada de segunda-feira (17).
De acordo com o aviso meteorológico, há previsão de chuvas intensas, que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. As condições oferecem risco de alagamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e danos em estruturas.
A Defesa Civil pede atenção redobrada da população e orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, evitem estacionar veículos próximos a placas, torres de transmissão e estruturas frágeis, e que desliguem aparelhos elétricos em momentos de instabilidade.
Telefones de emergência:
• Defesa Civil: (67) 98139-0285 ou (67) 98139-2876
• Corpo de Bombeiros: 193
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
PRF7 dias atrásPRF apreende peças de veículos furtados em Rio Brilhante (MS)
-
Galeria de Imagens5 dias atrásMeninos do Bela Vista conquista o título do Sub-13 em Três Lagoas
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Médico é preso em flagrante após assediar estagiária dentro de posto de saúde no bairro Parque São Carlos
-
Assembléia Legislativa MS3 dias atrásAgenda: Destaque da semana é lançamento do cronograma de emendas parlamentares 2026 A agenda também conta com a realização de sessões solenes e audiência pública