TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
MODELO – TL recebe visita de representantes de Anaurilândia para tratar sobre Torneio de Pesca Esportiva
BOLETIM COVID-19 – SMS notifica 16 novos casos positivos nesta quarta-feira (06)
Palmeiras joga para garantir vaga nas quartas da Libertadores
LAZER – Obras da Área Esportiva no Bairro Novo Oeste II são retomadas
Governo anuncia redução na alíquota do ICMS da gasolina, álcool, telecomunicações e energia elétrica
Interlocução da ALEMS pode garantir polo da UEMS em Chapadão do Sul
Três Lagoas recebe concerto musical da “Orquestra Filarmônica Jovem MS” neste sábado (09)
SEJUVEL prorroga inscrições dos Campeonatos de Futebol de Base e Futsal Feminino
Publicadas convocações dos classificados em concurso e processo seletivo da SED
Projeto de Lei revoga doação de área em Campo Grande
Centro de Múltiplo Uso para Complexo do Parque pode ser instalado na ALEMS
Vazio sanitário da soja segue até 16 de setembro em todo o Mato Grosso do Sul
Multivacinação Rural 2022 de TL será entre os dias 27 de agosto a 02 de setembro, veja locais
Ordem do Dia: LDO é aprovada em redação final e segue para sanção
Educação, conscientização e cultura são os temas dos projetos aprovados pela CCJR
Associação de atletas do MS ganha prêmio de R$10 mil em concurso de dança regional online
Governo de MS reduz para 17% alíquota de ICMS para gasolina, etanol, telecomunicações e energia elétrica
Divulgado resultado preliminar da pontuação do Bolsa Técnico
Polícia Militar Ambiental de Coxim surpreende e autua pescador profissional por pescar com redes de pesca e tarrafa e capturar pescado abaixo da medida permitida.
Polícia Militar em Bonito divulga levantamento das ações realizadas no mês de junho deste ano
Com palestrantes renomados, Campo Grande sedia evento gratuito voltado a profissionais e estudantes de Engenharia e Agronomia
Funtrab tem vagas para pedreiros e serventes de obras nesta quarta-feira
Apoiada pela Suzano e Sebrae, ACLAMS lança catálogo de peças inspiradas no Cerrado
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS| Nos pênaltis, Corinthians elimina o Boca e avança na CONMEBOL Libertadores
Sofrido, suado e histórico! É o Furacão de novo nas quartas!
Galo vence Emelec e avança às quartas-de-final da Libertadores
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS| Inter goleia o Colo-Colo e conquista classificação histórica na CONMEBOL Sul-Americana
Polícia Militar Ambiental autua 6 infratores em R$ 40,5 mil por criação de animais silvestres ilegalmente em cativeiro e apreende 35 animais no primeiro semestre de 2022
Férias escolares da REME iniciam na próxima segunda-feira (11)
Crb-AL bate o Operário-PR em jogo de cinco gols
Next
Prev

Arapuá

ArapuáMS entrevista Terezinha Trannin e José Alexandre Trannin

Publicado

Na segunda-feira do dia 20 de Julho, foi realizada sessão solene, na noite de segunda-feira (20), na Câmara Municipal, com a concessão de moções de congratulação a ex-prefeitos vivos e in memoriam, por meio de seus familiares. Por proposição dos vereadores Tonhão, Marcus Bazé e Gilmar Garcia, foram homenageadas 21 personalidades, sendo que ainda serão enviadas moções para os ex-prefeitos ou familiares que não puderam comparecer à solenidade.

Após a solenidade conversamos Dr. José Alexandre Trannin, diretor executivo da Agraer/MS e um dos filhos do homenageado ex-prefeito Altair Cabral Trannin, e com a esposa a Sr.ª Terezinha Trannin

Dr. José Alexandre nos disse, que é uma grande emoção, por que não é fácil ser lembrado, pelos eventos que se passaram, ele foi Prefeito, um bom Prefeito, soubemos que ele cuidou muito da área rural, tendo em vista que ele era do meio rural e esta homenagem só engrandece a família Trannin.

ArapuáMS: Na época que Altair Trannin era vivo, a maioria você passou estudando? O que você sentia de dificuldade pra se ter um estudo.

Era difícil, por que naquela época não tinha, oportunidade de estudo na cidade de Três Lagoas, por exemplo, você tinha que sair, eu saí no caso para estudar em Curitiba, depois fui para Pinhal, quem não saísse não tinha condições de estudar, então a dificuldade era muito grande. Hoje se faz curso até a distancia, através da internet, você resolve uma serie de problemas, naquela época, (idos de 60) não tinha esta facilidade.

ArapuáMS: Qual seu sentimento levando o nome Trannin em nível de estado hoje?

Um sentimento grande, por que meu pai foi uma honra muito grande, o que ele fez, a simplicidade dele, o trabalho desenvolvido junto as pessoas, ele gostava muito das pessoas, entendia muito de pessoas e a gente poder levar o nome Trannin a nível de estado, como Diretor da Agraer, isso é muito importante enobrece muito a família.

ArapuáMS: Qual a dificuldade hoje na sua pasta na Agraer.

A dificuldade da Agraer é que os recursos financeiros, eles estão todos provenientes dos municípios e vão a Brasília a gente tem que negociar os recursos financeiros em Brasília e aí numa crise financeira que está o Governo federal, o convênio não tem sidos liberados, de forma que estamos com dificuldades financeiras de “andar” fazer o trabalho de Assistência Técnica, junto aos Agricultores familiares, tendo em vista este problema, finalizou José Alexandre.

Srª Terezinha Trannin é esposa do saudoso ex-prefeito, vereador e morador do Distrito de Arapuá, Altair Cabral Trannin.

Terezinha nos fala, que a historia de sua família, as pessoas mais novas em Arapuá, não lembram, mas chegamos em 60, eu, Altair Trannin e meus seis filhos: Jose Alexandre Ramos Trannin, Sueli Trannin Bernardo, Carlos Alberto Ramos Trannin, Afonso Ramos Trannin, Roberto Luiz Ramos Trannin e Jocilea Trannin Pasqualim, fomos morar na fazenda Arapuá, íamos com as crianças da colônia, da Fazenda até o distrito, lecionar na escola da Estação, ganhamos um terreno, que é estes terrenos que temos em Arapuá, que nosso ex patrão nos deu em tempo de serviço. E a partir dai a vida começou, meus filhos, foram estudar, se formaram. E nós demos aula, demos aula até a noite para o pessoal que eram analfabetos (Mobral), enfim cuidamos das pessoas. E tivemos uma vida que Deus nos proporcionou de estarmos aqui recebendo uma homenagem a uma pessoa, já falecida, mas que a família está viva e Graças a Deus, amiga de todo mundo.

ArapuáMS: Como era a vida de vocês em Londrina, PR.

Olha um vidão, casa bonita, cedida pela firma, nós tínhamos muito prestigio, de um trabalho muito bom, fazíamos trabalhos sociais, festas na Cervejaria, arrumávamos escola pra crianças (os Pais trabalhavam na Cervejaria) tínhamos domingos de lazer, tomávamos uma cervejinha, e vivíamos maravilhosamente bem.

ArapuáMS: A cervejaria Londrina, hoje é a famosa SKOL?

A cervejaria foi vendida, mas hoje o prédio está fechado. O Sr. Fausto Tavares que era dono da cervejaria, vendeu e comprou uma fazenda em Arapuá, de 30 mil alqueires com 3.000 cabeças de gado e viemos para cá administrar a Fazenda Arapuá, nos disse Terezinha Trannin.

Família Trannin
Comentários Facebook

Arapuá

Tradicional Festa de São Pedro do Sítio Cajueiro em Arapuá completa 30 anos

Publicado

Após dois anos parado devido a pandemia, a tradicional Festa de São Pedro aconteceu no dia 3 de julho, no Sitio Cajueiro do casal Isaque Aguiar e Regina Reis, que completa 30 anos de organização.

O Sítio Cajueiro, fica a 10 Km do Distrito de Arapuá, no Km 50 da Br 262 na região conhecida como “Criolim”, e recebeu centenas de pessoas.

O evento contou com a presença de visitantes de outras cidades, como: Água Clara, Inocência, Selvíria, Andradina, Mirandópolis, São José do Rio Preto, Araçatuba, e a própria capital Campo Grande, Três Lagoas e Distritos Arapuá e Garcias.

O início foi com o terço em nome do Santo São Pedro, acompanhado pelos anfitriões e seus convidados, em seguida uma mesa farta de doces, bolos e comidas típicas, foram servidos a todos, como de costume os convidados levam os pratos típicos junino, garantido assim um Buffet com diversos sabores, em seguida a animação ficou por conta das Garotas do Forró que animaram a noite com muito arrasta pé. Uma enorme fogueira foi acessa, esquentando a noite, a criançada se divertiu com o famoso pau de sebo.

O anfitrião Isaque Aguiar nos disse “desde 1992, que junto da Regina, começamos essa festa, tivemos parados por dois anos, devido a pandemia, mas hoje graça a Deus podemos dar continuidade, e assim completamos trinta anos de festa, estamos gratos e felizes por esse momento, uma promessa a São Pedro, enquanto tivermos saúde, e a presença desse povo maravilhoso, a festa terá continuidade”.

Regina Reis, está muito feliz com o momento “para nós é uma satisfação receber as pessoas em nossa festa e residência, é muito gratificante, ficamos felizes em dar continuidade nessa promessa, a fé que nós temos em São Pedro. Realmente quem participa aqui no sítio desse evento, entra e sai de coração cheio e acaba virando amigo”, finaliza”.

Esse ano, a festa ainda ajudou a comunidade das Capelas de Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, que estava com uma barraca com bebidas e salgados, e assim pode arrecadar dinheiro com a venda dos produtos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Arapuá

Artista que criou portal da entrada para Arapuá vai realizar manutenção gratuita

Publicado

por

O monumento construído pelo artista plástico Ivolin Lopes Ramos na entrada de Arapuá vai receber uma nova pintura nos próximos dias, revitalizando o portal que fica às margens da BR-262 e é a porta de entrada do Distrito.

A obra será custeada pelo artista plástico Ivolin Lopes Ramos, criador do monumento, não gerando custos ao município. A pintura vai iniciar nesta semana e em breve o portal estará restaurado.

De acordo com o Prefeito Angelo Guerreiro, o portal foi construído há 24 meses, houve alguns problemas na pintura original e o artista vai realizar a restauração de forma gratuita.

Guerreiro agradeceu ao profissionalismo do artista plástico que atendeu ao pedido de um de seus clientes e vai dar a manutenção em sua obra de arte.

Fonte: Prefeitura de Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana