TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Agendão: fim de semana tem Mostra Cerrado Abierto, Festival do Japão, cinema e festa de tradições pantaneiras

Publicado em

O fim de semana em Mato Grosso do Sul reúne eventos que valorizam a diversidade cultural, a dança e o audiovisual. A Mostra Cerrado Abierto movimenta Campo Grande com espetáculos, videodanças e performances que exploram corpo, memória e ancestralidade, enquanto o Festival Curta Campo Grande amplia o olhar para o cinema brasileiro com debates, oficinas e sessões especiais.

Ainda na Cidade Morena, a cultura japonesa também ganha destaque com o 5º Festival do Japão, que reúne gastronomia, dança, exposições, taiko, concursos e imersão nas tradições nipônicas. Já em Rio Verde de Mato Grosso, o Festival da Cultura Pantaneira dá ênfase às raízes regionais com provas de laço, apresentações e gastronomia típica. Em Laguna Carapã, o tradicional 40º Encontro dos Clubes de Laço agita o fim de semana com competições e shows que atraem visitantes de toda a região.

A Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) listam os principais eventos do fim de semana. Confira:

Sexta-feira (14)

Cerrado Abierto – Mostra de Danças Contemporâneas – A abertura conta com exibição de videodanças e o espetáculo “Peça Única”, do coletivo House of Hands Up MS, que aborda a cultura ballroom e o vogue. Mais detalhes pelo link: http://www.cerradoabierto.com.br/.

Horário: 19h

Local: Sesc Teatro Prosa – Rua Anhanduí, 200

Entrada: gratuita, com retirada de ingressos pelo link https://www.sympla.com.br/evento/programacao-sesc-teatro-prosa-12-11-a-14-11/3182447

Feira Baobá – A edição “Vozes Negras, Raízes Vivas” celebra o mês da consciência negra com programação que reúne arte, moda, gastronomia e apresentações musicais voltadas à ancestralidade e à cultura afro-brasileira.

Horário: 18h

Local: Praça Brasilina de Aguiar – Rua Vila Lobos, 15

Entrada: gratuita

5º Festival do Japão em MS – A nova edição do festival apresenta três dias de atividades dedicadas à cultura asiática, com praça de alimentação, expositores, danças tradicionais, concurso cosplay e outras atrações.

Horário: 11h às 22h

Local: Bosque Expo – Av. Cônsul Assaf Trad, 4.796 – Bairro dos Estados

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Festival Curta Campo Grande – O Festival Curta Campo Grande tem programação dedicada à formação, ao debate e à exibição de filmes brasileiros. A sexta-feira traz palestra, panorama internacional e novas sessões competitivas, reforçando o compromisso do evento com a diversidade estética e a circulação de obras de diferentes perspectivas. Mais detalhes pelo site www.festivalcurtacampogrande.com ou Instagram @festivalcurtacampogrande.

Horários: a partir das 14h

Locais: Teatro do Mundo e Aliança Francesa

Entrada: gratuita

Sexta na Concha – Edição Africanidades – A programação da UFMS recebe uma edição voltada às expressões afro-brasileiras, com apresentações de BatuqueCanta, Jorge Aluvaíá, O Capuz Negro e do coletivo Mistura das Minas. A proposta reúne música, percussão, performances e valorização da cultura negra em um encontro ao ar livre no fim da tarde.

Horário: 17h

Local: Concha Acústica – UFMS

Entrada: gratuita

Esteban Tavares – Voz e Violão – O artista gaúcho retorna a Campo Grande com um show intimista, revisitando canções da carreira solo, composições da fase Fresno e faixas marcantes de seus trabalhos autorais. A abertura fica por conta da banda Sem Fábios, com repertório de indie e rock alternativo.

Horário: Portas às 21h | Atrações a partir das 22h

Local: Mirante Stage

Entrada: a partir de R$ 40, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/esteban-tavares-em-campo-grande-ms/3163594

O Baile Todo – A noite no Capivas ganha clima de nostalgia com os DJs Tgb e Damazio comandando um set especial de funk dos anos 2000.

Horário: 20h

Local: Capivas Cervejaria – Rua Pedro Celestino, 1079

Entrada: gratuita

Rio Verde de Mato Grosso

4º Festival da Cultura Pantaneira – O evento segue em Rio Verde com cavalgada, almoço típico e apresentações que valorizam as tradições do Pantanal. A programação inicia pela manhã e se estende até o fim da tarde, reunindo comunidade local e visitantes.

Horário: a partir das 7h

Local: Hotel Serra Verde – BR-163, km 678 – s/n – Jardim Semiramis

Entrada: gratuita

Laguna Carapã

40º Encontro dos Clubes de Laço – O Clube do Laço Aimoré de Oliveira Lima prepara uma grande festa para o 40º Encontro dos Clubes de Laço. A dupla Mário e Felipe anima a noite de sexta-feira, seguido pelo Grupo Postal Sul.

Horário: a partir das 19h (shows)

Local: Clube do Laço Aimoré de Oliveira Lima

Entrada: gratuita

Corguinho

Festival de Talentos – A dupla sertaneja Gilson e Junior agita o Festival de Talentos da Escola Estaudla José Alves Quito.

Horário: 19h

Local: Praça Limírio Cândido Vilela

Entrada: gratuita

Sábado (15)

Cerrado Abierto – Mostra de Danças Contemporâneas – A programação segue com rodas de conversa, exposições e apresentações internacionais. À noite, o argentino Iván Haidar apresenta o solo “No Estoy Solo”, que aborda afetos e solidão. Mais detalhes pelo link: http://www.cerradoabierto.com.br/.

Horário: a partir das 15h

Local: Hámor Livraria, Centro Cultural José Octávio Guizzo e Teatro Aracy Balabanian

Entrada: gratuita

5º Festival do Japão em MS – O segundo dia do evento segue com apresentações culturais, shows e uma ampla variedade gastronômica da culinária oriental.

Horário: 11h às 22h

Local: Bosque Expo – Av. Cônsul Assaf Trad, 4.796

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Festival Curta Campo Grande – O sábado amplia a programação com sessões documentais, mostra acessível, atividades formativas e a Mostrinha, dedicada ao público infantil. A noite encerra o festival com a cerimônia de premiação, seguida de show e confraternização entre realizadores e público. Mais detalhes pelo site www.festivalcurtacampogrande.com ou Instagram @festivalcurtacampogrande.

Horários: a partir das 14h

Locais: Teatro do Mundo e Casa de Cultura

Entrada: gratuita

Feira São Bento – A edição do mês reúne o “Encontro dos Chamamezeiros”, com música regional, dança e gastronomia típica, em um ambiente tradicional e acolhedor.

Horário: 18h às 22h

Local: Praça República do Líbano – Av. Primeiro de Maio, 400 – Jardim São Bento

Entrada: gratuita

NAIP + Cassino Boogie – Duas das bandas mais marcantes da cena sul-mato-grossense dividem o palco em um encontro inédito que celebra rock, soul, funk e blues. O show também marca o aniversário do baterista Deco, da NAIP, em uma noite especial para fãs e amigos.

Horário: 18h30 às 23h59

Local: Sunset Growler – Av. Afonso Pena, 5668 – Chácara Cachoeira

Entrada: R$ 60 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/naip-e-cassino-boogie-no-sunset-growler/3184900

Vem Garimpar – A edição deste sábado acontece na Plataforma Cultural, reunindo 21 brechós e mais de 80 araras com peças selecionadas para quem busca achados especiais.

Horário: 8h às 15h

Local: Avenida Calógeras, 3.015 – Centro

Entrada: gratuita

Rastro Battle 2025 – O Capivas recebe uma noite dedicada à dança urbana, com batalhas nas categorias Dancehall, Open Style e Molho (passinho x rebolado). Jurados convidados avaliam as performances em uma programação marcada por ritmo e intensidade.

Horário: 18h30

Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079

Entrada: gratuita

Heathers – O Musical – A montagem local do clássico cult celebra a obra que marcou gerações, trazendo ao palco temas como bullying, popularidade, violência escolar e saúde mental. A produção reúne 19 artistas em uma adaptação intensa e atual.

Horário: 19h

Local: Teatro Allan Kardec – Av. América, 653

Entrada: a partir de R$ 55, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgq5O8ntql8IDWhSOJbxswOMWEaTFTNAzyhqH1WMANq-ICqQ/viewform

Rio Verde de Mato Grosso

Festival da Cultura Pantaneira – O evento segue em Rio Verde com prova de laço, atrações musicais e festival gastronômico ao longo do dia.

Horário: 6h às 21h30

Local: Hotel Serra Verde – BR-163, km 678 – s/n – Jardim Semiramis

Entrada: gratuita

Nova Alvorada do Sul

Encontro de Relíquias – O Parque Nelson Tererê recebe uma tarde dedicada ao automobilismo, com exposição de carros antigos e encontro para toda a família. A programação inclui shows das bandas Válvula de Escape, Abyss e Furiosa Band, que levam rock, heavy rock’n blues e metal ao palco.

Horário: a partir das 16h

Local: Parque Nelson Tererê

Entrada: gratuita

Laguna Carapã

40º Encontro dos Clubes de Laço – O Clube do Laço Aimoré de Oliveira Lima prepara uma grande festa para o 40º Encontro dos Clubes de Laço. Neste sábado tem show com duas duplas sertanejas: João Lucas & Walter Filho e Victor Gregório & Marco Aurélio. O Grupo Postal Sul encerra o dia de festividade.

Horário: a partir das 15h (shows)

Local: Clube do Laço Aimoré de Oliveira Lima

Entrada: gratuita

Domingo (16)

Cerrado Abierto – Mostra de Danças Contemporâneas – A programação se encerra com o espetáculo “Código Genético”, de Ariane Nogueira, que propõe uma imersão afrofuturista sobre corpo, memória e ancestralidade. O evento termina com a performance Ecoball, reunindo artistas sul-mato-grossenses e convidados. Mais detalhes pelo link: http://www.cerradoabierto.com.br/.

Horário: a partir das 15h

Local: Teatro Aracy Balabanian e Centro Cultural José Octávio Guizzo

Entrada: gratuita

5º Festival do Japão em MS – No último dia, o festival reúne apresentações de taiko, cosplay, culinária oriental e o tradicional concurso de karaokê anime, fechando a edição com programação intensa.

Horário: 11h às 21h

Local: Bosque Expo – Av. Cônsul Assaf Trad, 4.796

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Feira Bosque da Paz – A manhã de domingo terá edição especial da feira cultural, com Black Week, descontos, gastronomia variada e música ao vivo ao longo do dia.

Horário: 9h às 15h

Local: Rua Kame Takaiassu – Carandá Bosque

Entrada: gratuita

Festival Techno na Rua – 3 anos – O projeto que ocupou as ruas de Campo Grande com música, arte e resistência chega à 10ª edição com um festival especial de 13 horas de programação. A atração principal é Acid Asian, referência do hard techno brasileiro com passagens por grandes festivais nacionais e internacionais. O line-up ainda conta com Macedo (BR) e Amethysta (DF), além de oficinas, workshops, intervenções artísticas e feira criativa.

Horário: 9h às 22h

Local: Plataforma Cultural

Entrada: gratuita

Afonso Padilha – O humorista volta a Campo Grande com seu novo solo, em que aborda cotidiano, relacionamentos, vida adulta e situações pessoais com o humor irônico e o ritmo característico que marcaram sua trajetória. A apresentação será no Teatro Dom Bosco, um dos espaços culturais mais tradicionais da cidade.

Horário: 18h

Local: Teatro Dom Bosco

Entrada: a partir de R$ 127, pelo link https://realizashows.com.br/comprar-ingresso/afonso-padilha-2025-extra-11108/mapa.html

Luau do Degrau – O Degrau Estúdio realiza um luau ao ar livre em parceria com o DreadDay Festival, reunindo reggae, dub e brasilidades. A programação inclui feira criativa, área infantil, fogueira, slackline, sinuca, opções gastronômicas e um ambiente pensado para convivência e boas vibrações.

Horário: 17h às 00h

Local: Degrau Estúdio

Entrada: R$ 22,50, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/luau-do-degrau/3189274

Paranhos

Henrique e Diego – Paranhos antecipa as comemorações pelo aniversário de 38 anos de emancipação com show da dupla sertaneja, que se apresenta no estádio municipal.

Horário: 19h

Local: Estádio Municipal José Betiatti

Entrada: gratuita

Laguna Carapã

40º Encontro dos Clubes de Laço – O Grupo Postal Sul também será o responsável pela música ao vivo no último dia do evento.

Horário: a partir das 15h (shows)

Local: Clube do Laço Aimoré de Oliveira Lima

Entrada: gratuita

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto de destaque: divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito

Published

on

By

A conectividade aérea de Bonito, considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, será fortalecida a partir de 25 de outubro com a ampliação da operação da LATAM Airlines entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e Bonito (MS). A companhia aérea passará a oferecer três voos semanais, o que amplia a integração de Mato Grosso do Sul com o principal hub aéreo do país.

Atualmente com operações às quartas-feiras e aos sábados, a LATAM incluirá um novo voo aos domingos e ajustará sua malha para operações às quartas, sextas e domingos. Os voos seguirão os seguintes horários: saída de Guarulhos (GRU) às 9h30, com chegada em Bonito (BYO) às 10h30, e retorno às 11h10, pousando em São Paulo às 14h05.

A ampliação da frequência representa um importante avanço para o turismo sul-mato-grossense, proporcionando mais opções de deslocamento aos visitantes, maior flexibilidade na programação das viagens e ampliação das conexões nacionais e internacionais por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O elevado índice de ocupação dos voos foi determinante para viabilizar a expansão da operação, resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur MS), em parceria com o trade turístico.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a nova frequência representa mais um avanço na estratégia de fortalecimento da malha aérea do estado. “A ampliação da operação da LATAM demonstra que o mercado responde positivamente aos investimentos realizados na promoção do destino. O bom desempenho da taxa de ocupação dos voos comprova o protagonismo de Bonito e a confiança da companhia em ampliar sua oferta. Além de facilitar o acesso ao principal destino de ecoturismo do Brasil, essa nova frequência amplia as possibilidades de conexão com diversos destinos nacionais e internacionais via Guarulhos, tornando Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo no mercado turístico”.

Débora Bordin, comunicação FundturMS
Foto: Infraero

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios

Published

on

By

Visita técnica do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta destacou modelo integrado desenvolvido pela SES e fortaleceu cooperação para enfrentamento de doenças respiratórias

Mato Grosso do Sul encerrou quinta-feira (25) a programação da visita técnica promovida pela Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, com participação da TEPHINET e do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), de Atlanta, nos Estados Unidos. Durante três dias, representantes das instituições conheceram de perto a estrutura e as estratégias adotadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para vigilância, prevenção e resposta aos vírus respiratórios.

A escolha do Estado para receber a missão técnica representou o reconhecimento dos avanços alcançados na área e da capacidade de articulação entre diferentes setores envolvidos na vigilância em saúde.

Reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Estado

Para a gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia Mello, a visita reforçou que Mato Grosso do Sul vem construindo, ao longo dos anos, uma resposta sólida e integrada frente aos vírus respiratórios.

“A visita da Coordenação Nacional da CG Covid, do Ministério da Saúde, da TEPHINET e da equipe do CDC de Atlanta nos trouxe a certeza de que estamos no caminho certo. Desde o convite, ficou claro que Mato Grosso do Sul foi escolhido por conseguir implementar medidas satisfatórias no enfrentamento aos vírus respiratórios, resultado de um trabalho contínuo de qualificação das equipes e fortalecimento das capacidades institucionais”, afirmou.

Segundo Lívia, a programação permitiu apresentar a estrutura estadual de vigilância, envolvendo áreas como Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias, unidades sentinelas, imunização, Lacen, RENAVEH (Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar), Cievs, assistência farmacêutica e rede hospitalar.

“São diferentes áreas e superintendências que atuam de forma integrada para garantir uma resposta conjunta e eficiente. Esse reconhecimento nos estimula a continuar aprimorando nossas ações e buscando novas ferramentas para fortalecer ainda mais a vigilância”, destacou.

Modelo sul-mato-grossense recebe avaliação positiva do Ministério da Saúde

Durante a visita, a equipe do Ministério da Saúde conheceu o funcionamento do Lacen, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), além de unidades sentinelas em Campo Grande e Sidrolândia.

Para a assessora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, o Estado se destaca nacionalmente pela capacidade de resposta e pela adoção de estratégias alinhadas às recomendações internacionais.

“A avaliação do Ministério da Saúde é muito positiva. Mato Grosso do Sul segue as diretrizes preconizadas pelo Ministério, alinhadas às recomendações da OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde). O Estado frequentemente está à frente na implementação de estratégias e na capacidade de resposta da vigilância dos vírus respiratórios”, ressaltou.

Ainda conforme Valquíria, a integração entre os diferentes setores envolvidos no enfrentamento das doenças respiratórias contribui para uma atuação mais eficiente e qualificada no território.

Cooperação internacional fortalece vigilância em saúde

A consultora da TEPHINET e articuladora do projeto de cooperação técnica entre Ministério da Saúde e CDC, Graziela Alvares, destacou que Mato Grosso do Sul foi selecionado não apenas por características estratégicas, como a extensa faixa de fronteira internacional e a forte presença da suinocultura e avicultura, mas também pelos resultados alcançados pelo Estado.

“Mato Grosso do Sul foi escolhido com muito cuidado e carinho justamente pelo trabalho consistente que vem desenvolvendo na vigilância dos vírus respiratórios. Esta visita representou uma oportunidade importante para conhecermos, na prática, a realidade brasileira e fortalecermos a troca de experiências para qualificar ainda mais as ações em todo o país”, avaliou.

Ao longo da programação, os participantes acompanharam o fluxo laboratorial realizado pelo Lacen, conheceram a atuação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares e visitaram unidades sentinelas estratégicas para monitoramento de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, reforçando a importância da vigilância integrada para proteção da saúde pública.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana