TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Três Lagoas

1ª Secont de Três Lagoas recebe 90 servidores públicos para palestras de conscientização

Publicado em

Programação faz parte da ação “Maio Amarelo”

O primeiro dia da Semana de Conscientização no Trânsito (SECONT) aconteceu ontem, quarta-feira (09), para a primeira parte dos servidores municipais motoristas ou que conduzem veículos oficiais da Prefeitura Municipal de Três Lagoas. As palestras aconteceram no CRASE – Coração de mãe e tiveram início às 13h. Cerca de 90 servidores participaram do primeiro dia da ação.

A abertura do evento foi realizada pela Patrulha Mirim de Educação para o Trânsito, e foi utilizada como exemplo durante a fala do secretário de Administração Gilmar Tabone. “Os servidores públicos precisam seguir o exemplo das crianças da Patrulha Mirim, que seguem aos comandos com ordem”.

O secretário também comentou sobre os cuidados que os servidores precisam ter com a frota municipal, dando ênfase também nos cuidados com o trânsito, para que todos sejam exemplo de educação e no cumprimento das leis que existem para que sejam respeitadas.

A primeira palestra foi ministrada pelo Tenente Alessandro Vêncio Leal, comandante do 1º e 2º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Três Lagoas e Paranaíba, com o tema “Segurança Viária nas Rodovias Estaduais e Drogas Lícitas e Ilícitas”.

A segunda palestra ficou por conta do 2º Tenente PM Jonas Santos de Souza Comantande do 2º Pelotão de Trânsito do 2º Batalhão da Polícia Militar (PM) com o tema “Trânsito Urbano”.

Após a terceira palestra, que foi ministrada Fernando Cesar da Silva Gonçalves, Instrutor de Trânsito e Diretor Geral para Centro de Formação de Condutores do SEST/SENAT, sobre Direção Defensiva, a Patrulha Mirim fez mais uma apresentação.

Explicando sobre os principais acidentes nas rodovias, o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal Alessandro Carlo Gomes Souto foi o quinta a palestrar. Logo após, Caroline Cruz Feliciano, psicopedagoga e coordenadora de Educação Para o Trânsito e Marcos Costa, Agente Municipal e Instrutor de Trânsito da Diretoria Municipal de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), falaram sobre funcionalismo. O Encerramento ficou por conta do secretário de Administração.

CONTINUAÇÃO

Haverá ainda mais duas datas com palestras para os servidores públicos, abordando os mesmos temas para os outros motoristas e condutores de veículos oficiais da Prefeitura. As próximas datas do evento serão nos dias 17 e 24 de maio.

A programação faz parte do calendário do Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre acidentes no trânsito, com diversas atividades durante todo o mês.

Calendário de Atividades

15/05 – às 7h e às 13h – Palestra Escola General Nelson Custódio de Oliveira

16/05 – às 7h e às 13h – Palestra Escola General Nelson Custódio de Oliveira

17/05 – às 13h e às 17h – Palestra 1ª Secont (Semana de Conscientização no Trânsito)

18/05 – às 8h – Blitz Educativa BR – 262 próximo à empresa CEMAVI

22/05 – às 8h30 e às 14h30 – Blitz Educativa Projeto Patrulha Mirim, Lagoa Maior

23/05 – às 8h – Palestra CRAS Vila Piloto

24/05 – às 8h – Palestra Igreja São Francisco

24/05 – às 13h e às 17h – Palestra 1ª Secont

25/05 – às 8h – Palestra Igreja São José

29/05 – às 8h – Passeata pela Paz no Trânsito

30/05 – às 8h – Carreata Maio Amarelo

Comentários Facebook

Três Lagoas

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

Published

on

By

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados durante a Campanha do Agasalho 2026 – “Três Lagoas unida contra o frio”. Promovida pela Administração Municipal, por meio do Gabinete do prefeito, Dr. Cassiano Maia, com iniciativa da Primeira-Dama Kelly Maia e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a ação se consolidou como uma das maiores campanhas de arrecadação e distribuição de agasalhos já realizadas no município, graças à união entre o poder público e a sociedade.

A primeira entrega beneficiou cerca de 50 famílias atendidas pelo CRAS Interlagos, que puderam escolher duas peças por membro familiar de acordo com suas necessidades. A distribuição seguirá nos próximos dias nos outros cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com o tema “Três Lagoas unida contra o frio”, a campanha mobilizou uma grande rede de solidariedade, reunindo servidores municipais, a população, empresas, supermercados, estabelecimentos comerciais, instituições de ensino, hotéis, entidades religiosas, veículos de comunicação, forças de segurança, organizações da sociedade civil e diversos empreendedores locais, que contribuíram com doações, divulgação e a disponibilização de pontos de arrecadação em diferentes regiões da cidade.

O grande engajamento da comunidade tornou a campanha uma das maiores já promovidas pela Administração Municipal, demonstrando o espírito solidário dos três-lagoenses e fortalecendo a rede de apoio às famílias que mais necessitam neste período de baixas temperaturas.

Durante o ato, o prefeito Dr. Cassiano Maia destacou o empenho da primeira-dama Kelly Maia na coordenação da campanha e agradeceu o envolvimento de todos os parceiros e voluntários. “Cuidar das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam, é uma prioridade da nossa gestão. O sucesso desta campanha mostra que, quando a sociedade e o poder público trabalham juntos, conseguimos levar dignidade, acolhimento e esperança para muitas famílias”, afirmou o prefeito.

Além de atender às necessidades imediatas das famílias em situação de vulnerabilidade, a campanha reforça o compromisso da Administração Municipal com a proteção social e demonstra a importância da participação coletiva em ações que transformam a realidade da população.

Também participaram da entrega o secretário municipal de Assistência Social, Fernando Garcia; a secretária municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Mariana Amaral; a secretária municipal de Fazenda, Soyla Garcia; o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Walter Dias; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Gomes Junior; a diretora de Relações Institucionais, Silvania Bersani, representando o secretário municipal de Governo e Políticas Públicas, André Bacalá; a chefe de Gabinete, Luisa Mas; os vereadores Mario Grespan e Mi do Santa Luzia; além do presidente da Abrasel Regional Costa Leste, Brenner Salviano.

Texto por: Henrique Alves Foto por: João Marques Neto

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Três Lagoas

Três Lagoas realizará o maior Mutirão da Saúde da história com capacidade para até 15 mil atendimentos especializados

Published

on

By

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá entre os dias 6 e 10 de julho, no Sindicato Rural (Parque de Exposições), o maior Mutirão da Saúde já realizado no município. A ação disponibilizará mais de 13 mil consultas e exames especializados, com estrutura preparada para alcançar até 15 mil atendimentos durante os cinco dias de evento.

O mutirão foi estruturado a partir de um amplo levantamento realizado pela Regulação Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde, que identificou as principais demandas reprimidas da rede pública. A iniciativa representa um importante investimento da Administração Municipal para ampliar o acesso da população aos serviços especializados, reduzir o tempo de espera por consultas e exames e proporcionar diagnósticos e tratamentos mais rápidos.

Os atendimentos especializados previamente agendados contemplarão pacientes que já aguardam nas filas da Regulação Municipal, respeitando critérios técnicos e a organização da fila de espera. Todos esses pacientes estão sendo previamente contatados pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp para confirmação da presença, garantindo melhor aproveitamento das vagas disponibilizadas.

Entre os destaques do mutirão estão mais de 4 mil consultas especializadas, distribuídas entre as áreas de endocrinologia, neurologia, psiquiatria, reumatologia, cirurgia vascular, ortopedia e alergologia. A área oftalmológica também terá grande participação, com 1.000 consultas especializadas, além da realização de 600 campimetrias computadorizadas e 600 mapeamentos de retina.

Na saúde da mulher, serão ofertadas 800 mamografias, 700 ultrassonografias mamárias e 433 ultrassonografias transvaginais, fortalecendo as ações de prevenção e diagnóstico precoce. Já na saúde do homem, estão previstas 400 ultrassonografias do aparelho urinário, ampliando o acesso aos exames preventivos.

O mutirão contará ainda com mais de 3 mil ultrassonografias em diversas especialidades, 800 ecocardiogramas, 800 exames Doppler venoso, 350 eletroencefalogramas, exames vasculares e tomografias computadorizadas para diferentes regiões do corpo, contemplando milhares de pacientes que aguardam atendimento especializado.

Demanda espontânea também será atendida

Além dos pacientes previamente convocados pela Regulação Municipal, o Mutirão da Saúde contará com atendimento por demanda espontânea para consultas médicas, ampliando ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde.

Nessa modalidade, qualquer cidadão poderá procurar o local do evento para passar por avaliação médica, sem necessidade de encaminhamento prévio ou agendamento.

Caso, durante essa consulta, o profissional identifique a necessidade de exames complementares que estejam sendo ofertados no mutirão, esses exames poderão ser realizados durante o próprio evento, proporcionando maior agilidade ao diagnóstico e reduzindo a necessidade de novos deslocamentos do paciente.

É importante destacar que os exames especializados não serão realizados por livre demanda. A prioridade para a realização dos exames será destinada aos pacientes previamente regulados e convocados pela Secretaria Municipal de Saúde, além daqueles que receberem indicação médica durante as consultas realizadas no próprio mutirão.

Dessa forma, a Administração Municipal garante o atendimento aos pacientes que já aguardavam na fila da Regulação, ao mesmo tempo em que amplia o acesso da população às consultas médicas e torna o serviço mais resolutivo.

Estrutura preparada para grandes atendimentos

Para garantir conforto, segurança, organização e agilidade, toda a estrutura será instalada no Parque de Exposições, contando com:

  • quatro carretas especializadas;
  • consultórios médicos;
  • salas para realização de exames;
  • recepção e acolhimento;
  • equipes multiprofissionais;
  • apoio administrativo e operacional;
  • sinalização e organização dos fluxos de atendimento.

A expectativa é realizar aproximadamente 2.200 atendimentos por dia, consolidando a maior ação de assistência especializada já promovida pela saúde pública de Três Lagoas.

Mais do que reduzir filas, o Mutirão da Saúde representa um importante avanço na oferta de serviços especializados, reafirmando o compromisso da Administração Municipal em oferecer uma saúde pública cada vez mais acessível, eficiente, humanizada e resolutiva para toda a população.

Importante

  • Os pacientes que já aguardam nas filas da Regulação Municipal serão convocados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
  • Haverá atendimento por demanda espontânea exclusivamente para consultas médicas.
  • Os exames especializados serão realizados nos pacientes previamente convocados ou quando houver indicação médica durante a consulta realizada no próprio mutirão.
  • A orientação é que os pacientes convocados compareçam no dia e horário informados, portando documento oficial com foto, Cartão SUS e, quando possível, exames anteriores relacionados ao atendimento.
Texto por: Moacyr Rogerio Foto por: Arquivo próprio

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana