Três Lagoas
Biblioteca de Três Lagoas promove exposição de crochê e programação especial voltada aos estudantes
A Biblioteca Municipal “Rosário Congro” está com uma programação cultural diversificada que une arte, educação e valorização do trabalho artesanal. Desde o dia 28 de abril, o espaço recebe a exposição de crochê “Fios em Movimento”, iniciativa promovida pelas artesãs as “Crocheteiras”, que segue aberta ao público até o dia 1º de junho.
A mostra reúne peças produzidas manualmente em crochê e tecelagem, destacando a delicadeza, a criatividade e a tradição das técnicas artesanais. Entre os itens expostos estão peças decorativas, utilitárias, brinquedos e vestuário, evidenciando o valor do trabalho feito à mão e sua conexão com saberes transmitidos entre gerações.
Participam da exposição as artesãs Ana Lucia Marques Graciano, Leniza Silva, Márcia Nakamura, Marta Rodrigues Martins, Simone Rodrigues Martins e Sylvia Nakamura, que apresentam trabalhos que refletem talento, dedicação e identidade cultural.
A exposição vem atraindo visitantes interessados em conhecer os produtos artesanais. Segundo uma das idealizadoras da exposição, a artesã Ana Lucia Marques Graciano, a proposta é inédita no município e busca valorizar o talento local, incentivando a economia criativa e o reconhecimento dos artesãos.
A exposição segue aberta para visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na sede da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, localizada na Rua Alexandre Costa, nº 241, no Centro.
MÊS DO LIVRO
Além da exposição, a Biblioteca disponibiliza um espaço dinâmico de aprendizado e interação. De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Fabiana Carla Cândido Gomes, as primeiras agendas foram pensadas especialmente para o mês dedicado ao livro, celebrado em abril. Durante esse período, o local recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Presidente Médici e também de crianças do berçário “Sossego da Mamãe”.
As atividades proporcionaram aos visitantes não apenas o contato com o universo literário, mas também a reflexão sobre a importância da preservação cultural e dos trabalhos manuais. “É a Biblioteca em Movimento”, aproximando a comunidade do conhecimento, da cultura e das nossas tradições”, destacou a coordenadora.
A agenda também contou com a apresentação do projeto “Entre Páginas e Descobertas: A Leitura como Ponte para o Mundo”, desenvolvido pela professora Rozana Santos e pelo educador Matheus Reis, com estudantes do 5º ano do período vespertino da Escola Presidente Médici. A iniciativa reforça o papel da leitura como ferramenta essencial na formação educacional.
Outro destaque foi o lançamento dos livros “O Eu Perdido” e “Ninguém Sabe”, do escritor Cadu Xavier. O evento reuniu leitores para uma sessão de autógrafos e um bate-papo com o autor, promovendo o diálogo entre público e literatura contemporânea.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta terça-feira (23)
A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 23 de junho de 2026. No total, são 131 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.
Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.
Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
16ª temporada do Diversão em Cena começa com grande público em Três Lagoas
Nem mesmo o frio intenso registrado em Três Lagoas impediu o sucesso da abertura da 16ª temporada do programa Diversão em Cena. Realizado no último sábado (20), o espetáculo circense “La Confusión”, da Rué La Companhia, reuniu centenas de pessoas e proporcionou uma tarde de cultura, entretenimento e muitas risadas para toda a família.
Inicialmente prevista para acontecer na Praça Ramez Tebet, a apresentação precisou ser transferida para a Sala de Vidro da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Cidadania (SETURC) devido às baixas temperaturas e às condições climáticas. A mudança garantiu mais conforto e segurança ao público e foi aprovada pelos espectadores, que lotaram o espaço até sua capacidade máxima.
Com aproximadamente 50 minutos de duração, o espetáculo encantou crianças e adultos por meio de números de mágica, esquetes clássicas, música, brincadeiras circenses e muita interação com a plateia. As gargalhadas e a participação ativa das crianças marcaram a apresentação, consolidando o sucesso da primeira atração da temporada.
A programação de 2026 do Diversão em Cena em Três Lagoas foi oficialmente inaugurada com o espetáculo. Criado em 2010 pela Fundação ArcelorMittal, o programa tem como missão democratizar o acesso à cultura, levando apresentações gratuitas ou a preços populares para diferentes regiões do Brasil.
Neste ano, a iniciativa contempla 166 apresentações distribuídas em 29 municípios dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Desde sua criação, o programa já alcançou mais de um milhão de espectadores em todo o país.
A realização da apresentação em Três Lagoas ocorreu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, produção da Lima Produções Culturais e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de 30 anos, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do Brasil e referência no mercado mundial. A instituição desenvolve projetos voltados às áreas de educação, cultura e esporte, promovendo oportunidades e contribuindo para o desenvolvimento social de diversas comunidades brasileiras.
Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são beneficiadas pelas iniciativas da Fundação, que segue investindo em ações capazes de ampliar o acesso da população à cultura e fortalecer a formação de público para as artes.
Ao longo de 2026, novas atrações do Diversão em Cena ainda serão apresentadas em Três Lagoas, reforçando o compromisso de levar entretenimento cultural de qualidade à comunidade.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura de Três Lagoas recebe prêmio nacional de excelência em gestão pública e servidora apresenta caso de sucesso em evento do Governo Federal
-
Assembléia Legislativa MS7 dias atrásALEMS celebra os 118 anos da imigração japonesa no Brasil na quarta-feira
-
Três Lagoas7 dias atrásVeja como foi a Missa de Santo Antônio, tradição que integra comemorações dos 111 anos de Três Lagoas
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásChuvas superam média histórica em Campo Grande e Três Lagoas, mas distribuição é irregular em MS




























