TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Governo de MS inaugura centro de triagem de animais silvestres em Três Lagoas

Publicado em

Para proteger a fauna e a biodiversidade da região, o governador Eduardo Riedel inaugurou nesta quinta-feira (11) a obra do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Três Lagoas. A nova estrutura é o resultado do esforço coletivo de diversos setores, que contou com estudos técnicos, monitoramento ambiental e articulação com o segmento empresarial.

O novo espaço vai permitir que os animais que forem encontrados feridos possam ser atendidos e ter o devido cuidado no local, não sendo mais necessário o transporte até o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande. Este encaminhamento só vai ocorrer em casos graves, que precisem de um tratamento mais especializado.

“Meio ambiente e desenvolvimento são áreas que devem seguir em conjunto, trazendo resultados positivos. As empresas vem apoiando iniciativas que promovem desenvolvimento sustentável, formando uma rede de recuperação aos impactos frutos do crescimento, neste caso em relação a nossa fauna”, afirmou o governador.

Riedel destacou que a implantação do Cetas traz ações eficazes e efetivas para região. “Em Mato Grosso do Sul temos o maior zelo e cuidado com os impactos causados na nossa fauna e biomas. Este espaço vai ser importante no tratamento dos animais silvestres”, completou.

Por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Governo do Estado garantiu a conclusão da obra. Ela vai atender uma demanda recorrente devido ao desenvolvimento industrial da região, que possui um verdadeiro corredor ecológico, com vasta fauna e vegetação nativa.

Dedicado ao resgate, atendimento emergencial e triagem dos animais, o Cetas foi discutido com as principais empresas da região. Projetada com layout técnico voltado para manejo e permanência temporária dos animais, a unidade terá atendimento emergencial e vai contar com padrões rigorosos de segurança sanitária e bem-estar, alinhados à legislação ambiental vigente.

O investimento no espaço será de R$1,7 milhão, com recursos provenientes de compensações ambientais de empresas da região.

“Este espaço é fruto do trabalho que o Governo tanto prega, que é o desenvolvimento sustentável. Ele é adequado para receber estes animais feridos, com objetivo de contribuir com a conservação da biodiversidade e da natureza, fazendo aqui um trabalho de ponta”, descreveu o diretor presidente do Imasul, André Borges.

O Imasul também forneceu integralmente itens como mobiliário, equipamentos diversos, climatização, geladeira, bebedouro e veículo para o pleno funcionamento do Cetas, permitindo tanto o atendimento aos animais silvestres quanto a permanência temporária.

Na sua inauguração o Centro já tem três araras canindes recebendo o devido cuidado.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende / Secom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Jogos Escolares de MS: Chapadão do Sul sedia a primeira etapa regional de atletismo

Published

on

By

Chapadão do Sul será sede, entre os dias 15 e 17 de maio, da primeira etapa regional de atletismo dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. A competição reunirá 146 atletas de 12 a 14 anos de 12 municípios sul-mato-grossenses, nas categorias feminina e masculina. As disputas serão no Complexo Esportivo Municipal, localizado na Avenida Mato Grosso do Sul, s/n, bairro Flamboyant.

A cerimônia oficial de abertura acontecerá no dia 15 de maio (sexta-feira), às 19 horas, no Conviver (Centro de Convivência do Idoso), situado na Avenida Goiás, s/n, também no bairro Flamboyant.

Esta é a primeira etapa regional da modalidade de atletismo dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. Os quatro melhores atletas de cada prova garantirão vaga para a segunda etapa da competição, que será realizada em Campo Grande, em data ainda a ser divulgada. O evento é realizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Participam desta fase delegações dos municípios de Bataguassu, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Sonora e Três Lagoas.

Durante os três dias de competição, os atletas disputarão diversas provas do atletismo em busca de bons resultados e da classificação para as próximas fases dos Jogos. A expectativa é de grande movimentação esportiva no município, fortalecendo o intercâmbio entre os participantes e incentivando o desenvolvimento do esporte escolar e de base em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, o crescimento da modalidade no Estado tornou necessária a divisão da competição em duas etapas regionais.

“É muito importante ver municípios de diferentes regiões do Estado reunidos em uma competição como esta, porque o esporte cria oportunidades, aproxima os jovens e fortalece o trabalho desenvolvido em cada cidade. Chapadão do Sul se torna, durante esses dias, um ponto de encontro, recebendo atletas, familiares e comissão técnica, além de movimentar a economia e o comércio local”, destacou.

A diretora dos Jogos Escolares da Juventude de MS, Karina Quaini, ressaltou a importância de Chapadão do Sul sediar a competição.

“A divisão do atletismo em duas etapas regionais aconteceu devido ao crescimento expressivo no número de participantes da modalidade nos Jogos Escolares da Juventude de MS. Por isso organizamos as disputas em duas regionais para garantir uma melhor estrutura de competição e possibilitar a classificação dos melhores atletas para a etapa estadual. Chapadão do Sul foi escolhido para sediar uma das etapas porque o município conta, atualmente, com uma pista oficial de atletismo totalmente concluída, oferecendo uma estrutura adequada para receber uma competição desse porte”, finaliza.

Acesse as informações completas no informativo oficial.

Jogos Escolares da Juventude de MS – Etapa 1 Atletismo

Cerimônia oficial de abertura
Data: 15 de maio (sexta-feira)
Local: Conviver (Centro de Convivência do Idoso)
Endereço: Avenida Goiás s/n, bairro Flamboyant
Horário: 19 horas

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Coolab/Registros Esportivos

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

SES divulga nota reforçando vigilância e MS segue sem casos confirmados de hantavirose há 7 anos

Published

on

By

Estado não registra casos confirmados desde 2019 e mantém monitoramento epidemiológico e protocolos permanentes de resposta

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou nota informativa reforçando as medidas de vigilância, prevenção e assistência relacionadas à hantavirose, zoonose viral aguda transmitida principalmente pela inalação de partículas presentes na urina, fezes e saliva de roedores silvestres infectados.

Mato Grosso do Sul não registra casos confirmados desde 2019. Neste momento, existe 1 (um) caso suspeito de hantavirose em investigação em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de acordo com informações repassadas à SES. O paciente deu entrada como caso suspeito de Leptospirose, mas o protocolo determina que sejam feitos exames relacionados a outras doenças com sintomas parecidos.

Preparação e resposta

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Domingues Castilho de Arruda, o Estado mantém estrutura permanente de preparação e resposta para doenças de potencial impacto à saúde pública.

“Mato Grosso do Sul possui protocolos alinhados às diretrizes do Ministério da Saúde, com ações integradas de vigilância epidemiológica, monitoramento laboratorial, capacitação das equipes de saúde e educação em saúde”, afirma.

A SES destaca ainda que o plano estadual de contingência para desastres provocados por chuvas intensas inclui a hantavirose entre os agravos prioritários monitorados pela vigilância estadual. A condução das ações segue os protocolos nacionais e os instrumentos estaduais de resposta integrada em Saúde Única.

De acordo com os manuais do Ministério da Saúde, os maiores registros da doença concentram-se nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, principalmente em áreas rurais e em atividades ligadas à agricultura. Trabalhadores rurais e profissionais envolvidos na limpeza de depósitos, silos, galpões e ambientes fechados estão entre os grupos mais expostos.

Os sintomas iniciais da doença podem incluir febre, dores musculares, dor abdominal, cansaço intenso, náuseas e vômitos. Em casos graves, a hantavirose pode evoluir rapidamente para comprometimento pulmonar e cardiovascular, exigindo atendimento médico imediato.

Como medidas preventivas, a orientação é evitar acúmulo de lixo, entulhos e restos de alimentos; armazenar grãos e rações em recipientes fechados; vedar frestas em residências e depósitos; e realizar limpeza de ambientes fechados somente após ventilação mínima de 30 minutos. Também é recomendado não varrer locais com sinais de roedores, utilizando pano úmido e solução desinfetante para evitar a formação de aerossóis contaminados.

Em situações de risco ocupacional, a SES orienta o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras PFF3, luvas, avental e óculos de proteção.

Para prevenção, também são necessárias ações contínuas de higiene, controle ambiental e comunicação em saúde, medidas já desenvolvidas pelas equipes de vigilância no Estado. Mato Grosso do Sul conta ainda com sistema de vigilância com unidades sentinelas, permitindo maior rapidez na identificação de ameaças e adoção de respostas oportunas.

Nota Informativa Hantavirose 2026

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana