Mato Grosso do Sul
Aluna indígena conquista bolsa integral de estudos e vai realizar sonho de cursar Psicologia
A estudante indígena de 17 anos, Eliana Benites de Almeida, transformou dedicação em conquista ao alcançar o primeiro lugar no vestibular exclusivo para servidores públicos e dependentes, realizado pela Uniderp em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).
Aluna do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Indígena Angelina Vicente, localizada na Aldeia Brejão, em Nioaque, garantiu uma bolsa integral no curso de Psicologia, um passo decisivo para realizar o sonho de ingressar no ensino superior.
A conquista carrega um simbolismo especial, Eliana estuda na mesma escola onde sua mãe, Joana Galeano Benites, servidora pública, atua como agente de limpeza. O resultado representa além do esforço da jovem, o valor da educação pública e o fortalecimento das comunidades indígenas por meio do acesso ao conhecimento e às oportunidades.
“Quando recebi a notícia que tinha ganhado a bolsa, não acreditei. Fiquei sem reação por alguns dias. Só contei para minha mãe no dia, ela me abraçou e choramos juntas, depois, quando meu familiares e amigos souberam, todos ficaram emocionados”, relembra a estudante.
A aluna da etnia Terena sempre sonhou em cursar Psicologia. “Sempre soube que nasci para essa profissão. Sinto prazer em ajudar o próximo, quero ajudar as pessoas, o máximo de pessoas que eu puder. Essa bolsa vai me permitir realizar esse sonho”, conta.
Mesmo com a rotina intensa do ensino em período integral, Eliana soube equilibrar os estudos regulares com a preparação para o vestibular. “Estudava à noite e nos fins de semana, mas o que mais me ajudou foi o apoio da escola e dos professores que reforçam atividades, exemplos de redações de anos anteriores, treinam e incentivam. Isso fez toda a diferença”, contou.
A redação, que teve como tema “Como a educação pode transformar o seu futuro”, levou Eliana a refletir sobre a própria trajetória. “Procurei mostrar que a educação vai muito além do conteúdo escolar, ela transforma vidas, amplia horizontes e abre portas para o futuro. Cada aprendizado que tive me mostrou que o conhecimento é o combustível da esperança e do progresso”, destaca a estudante.
A conquista de Eliana não é apenas pessoal. Ela simboliza o poder da educação como ferramenta de transformação social, especialmente quando combinada com oportunidades. “Essa iniciativa do Governo do Estado deu novas oportunidades aos servidores e seus familiares, oferecendo acesso à qualificação e à educação. Sou muito grata por essa oportunidade que me permitiu conquistar meu sonho”, ressaltou.
A alegria é compartilhada com a mãe, Joana, e toda a família. “Minha mãe ficou muito feliz, todos os meus familiares comemoraram. É uma vitória que nos enche de orgulho e esperança para o futuro”, diz Eliana.
Agora, com a bolsa garantida, ela se prepara para iniciar a graduação, determinada a transformar o aprendizado em ação e ajudar o maior número possível de pessoas. “Quero estudar, aprender e aplicar o conhecimento para fazer a diferença na vida das pessoas, inclusive na minha comunidade. Esse é meu maior objetivo”, conclui.
O resultado do vestibular foi anunciado no Dia do Servidor Público, na cerimônia de encerramento e premiação do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.
Além da bolsa integral conquistada pela estudante de Nioaque, o concurso também disponibilizou aos participantes descontos de até 60% em cursos de graduação e 50 bolsas de 50% para cursos presenciais de pós-graduação lato sensu, além de descontos para modalidades híbridas (15%) e a distância (5%), ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior para servidores públicos e seus dependentes.
A lista completa dos aprovados e contemplados com bolsas está disponível no link. Mais informações sobre a classificação e as porcentagens das bolsas podem ser obtidas pelo telefone (67) 99203-2643 ou pelo e-mail [email protected].
Oportunidades de capacitação
A Escolagov também disponibiliza, por meio de diversas parcerias com instituições privadas de ensino, bolsas e descontos no Ensino Superior, além de oportunidades que se estendem à formação técnica, capacitação profissional e treinamentos especializados. Conforme listado no site da Escola de Governo, servidores públicos estaduais, cônjuge e seus dependentes têm acesso a condições diferenciadas em cursos de extensão, especialização e habilitação técnica promovidos por parceiros conveniados.
Para mais informações: www.escolagov.ms.gov.br/parcerias-e-descontos-3
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Gestão baseada em indicadores orienta decisões e aprimora estratégias e políticas públicas em Mato Grosso do Sul
Com o monitoramento em tempo real do desempenho das políticas públicas, o Estado fortalece a eficiência e a transparência da gestão
A adoção de uma gestão baseada em indicadores tem transformado a forma como o Governo de Mato Grosso do Sul planeja e executa suas ações. Para isso, com dados precisos sobre desempenho, impacto e eficiência, o Estado está investindo no direcionamento de recursos e esforços para onde e no que realmente faz a diferença.
Na prática, a utilização de indicadores monitora diversas áreas do Governo. Na educação, por exemplo, são observadas dimensões como acesso, permanência e aprendizagem dos alunos. Entre os índices, números relacionados ao abandono escolar servem de termômetro quanto à permanência dos estudantes, enquanto os resultados de proficiência no SAEB revelam o nível de aprendizagem e a efetividade das estratégias pedagógicas.
De acordo com a Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, que lidera e executa a iniciativa, dados como os da Educação permitem identificar a evolução das políticas públicas no estado ao longo dos anos, pontuar séries históricas, comparar o desempenho com outros estados, e consequentemente, intensificar as políticas de busca ativa de alunos ou aprimorar ações voltadas à qualidade do ensino.
Outro exemplo é no campo econômico, com indicadores como o de acompanhamento do saldo de empregos formais, que oferece uma leitura contínua sobre a geração de trabalho, permitindo direcionar políticas de qualificação profissional e incentivo ao desenvolvimento local.
“Se a gestão pública não mede relevância e impacto, perde-se a noção de prioridade. Quando conseguimos conectar as ações de governo ao resultado que queremos alcançar, damos mais inteligência ao processo decisório, evitamos retrabalho e desperdício”, explica o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, que completa.
“Com indicadores robustos, orientamos a base técnica a direcionar todos os tipos de recursos – financeiros, humanos e logísticos – para que as instituições alcancem resultados concretos. À medida que essa conexão entre ações, metas e indicadores amadurece, conseguimos perceber com mais nitidez a evolução e as transformações que acontecem nas políticas públicas”.
Secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira destaca que indicadores direcionam os esforços do Governo para melhorar a vida da população, tornar o Estado mais competitivo e aproximá-lo do desenvolvimento sustentável
Atualmente, a Segem acompanha 54 metas estratégicas, 118 relacionadas a programas e 173 aos contratos de gestão, por meio de um sistema integrado conectado em três níveis: estratégico, tático e operacional. Esse modelo possibilita o monitoramento em tempo real do desempenho das políticas públicas e orienta decisões baseadas em evidências, fortalecendo a eficiência e a transparência da gestão.
Essa nova política de uso de dados, segundo a Segem, marca um avanço na consolidação de dados e métricas comparáveis, o que possibilita análises e revela com mais clareza gargalos e potencialidades em cada área de atuação do governo.
“Sem um indicador claro, perde-se a referência do caminho, não porque a experiência dos gestores e técnicos deixe de ser válida, mas porque falta um elemento norteador que qualifica o dado e fortalece a gestão. Os indicadores são esse instrumento que direciona os esforços do governo para melhorar a vida da população, tornar o Estado mais competitivo e aproximá-lo do desenvolvimento sustentável que buscamos”, destaca o titular da Segem, reforçando em seguida.
“Fazer gestão sem indicadores é depender de percepções e outros elementos que podem induzir ao erro. Com dados, ganhamos precisão, foco e capacidade de entrega”, conclui.
A sistemática implementa pelo Estado deu tão certo que resultou na conquista do terceiro lugar do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, na categoria ‘Práticas Inovadoras’. Desenvolvida por Leandro Sauer, Mateus Boldrine Abrita e Bruna Campos, a metodologia fortalece o uso desses instrumentos de planejamento e também reafirma a cultura de gestão orientada por resultados, com foco na inovação e a eficiência das entregas à população.
Metodologia utilizada para facilitar a tomada de decisão no Governo conquistou a 3ª colocação do Prêmio de Inovação da Gestão Pública
“O diferencial está no modo de fazer. A construção foi coletiva, envolvendo técnicos, gestores e o próprio governador, todos alinhados pelo mesmo propósito: transformar dados em decisões e decisões em resultados. Assim, projetamos um modelo inédito no Estado, em que todos passaram a falar a mesma língua – a língua dos dados. Mais do que números, o que se consolidou foi uma nova cultura de governança pública, baseada em evidências, de forma transparente e participativa – e implementada sem gerar qualquer custo adicional aos cofres públicos”, apontam os desenvolvedores da iniciativa.
Elaine Paes, Comunicação Segov
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Do ar para a terra: escola estadual de MS transforma água de ar-condicionado em alfaces sustentáveis
Projeto de horta hidropônica incentiva protagonismo estudantil e reutiliza recursos em ação premiada de educação ambiental
Uma escola tem se destacado por unir tecnologia, sustentabilidade e aprendizado prático em um mesmo espaço verde. O projeto de horta escolar sustentável, desenvolvido por alunos e professores, introduziu um sistema inovador de hidroponia – técnica que permite o cultivo de hortaliças sem solo – utilizando água reaproveitada dos aparelhos de ar-condicionado.
A proposta nasceu com o objetivo de reduzir o desperdício e promover a Educação Ambiental de forma vivencial. Desde o preparo das mudas até a colheita, os estudantes participam de todas as etapas do processo, desenvolvendo responsabilidade, senso de pertencimento e consciência ecológica.
O professor Hélio Alves da Silva, responsável pelo projeto de hidroponia, explicou como funciona o processo de reaproveitamento da água.
“Coletamos a água de quatro aparelhos e armazenamos em uma caixa de 310 litros. Ela recebe tratamento com nutrientes e tem o pH e o PPM controlados para garantir o crescimento das plantas. Cada ar-condicionado produz de 18 a 25 litros por dia, e a reposição é feita cerca de uma vez por semana. Vamos enviar amostras para análise e, com apoio do Bioparque, ampliar o projeto para a criação de peixes junto às hortaliças”, detalhou o educador.
O aluno Caleb Gattes Roberto de Oliveira, de 13 anos, estudante do 8º ano, participa ativamente do projeto, reforçou a importância da iniciativa.
“Eu gosto de participar de projetos e achei essa ideia muito boa, porque evita o desperdício de água. Como usamos bastante, decidimos reutilizar a água do ar-condicionado na hidroponia. É importante para a sustentabilidade, já que reaproveitamos o que seria descartado”, destacou o estudante.
A horta também é um exemplo de interdisciplinaridade em ação. Alunos de Administração cuidam da gestão de custos e insumos, os de Publicidade produzem materiais de divulgação, e o Clube de Ciências monitora a qualidade da água no laboratório, aplicando conhecimentos de química e biologia em um contexto prático e integrado.
Para o diretor Márcio Wagner, o projeto representa a consolidação de um trabalho coletivo que une aprendizado e compromisso ambiental.
“A escola já trabalha há algum tempo com a educação sustentável. Recentemente, fomos ao Rio de Janeiro receber o Selo ODS, como uma das duas escolas do estado certificadas. Isso nos motivou a ampliar ainda mais nossas ações. A entrega das mudas à comunidade é uma forma de divulgar nosso trabalho e reforçar nosso compromisso ambiental. Se estamos fazendo algo bom, precisamos mostrar isso à sociedade”, finalizou o diretor.
O projeto é uma prova de que a inovação e o cuidado com o planeta podem nascer dentro da sala de aula. Com criatividade, ciência e consciência ambiental, até a água que antes se perdia no ar agora ajuda a cultivar um futuro mais verde e sustentável.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Cid Nogueira/SED
Fonte: Governo MS
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