TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Curso de panificação une ressocialização e solidariedade no Centro Penal da Gameleira

Publicado em

Em uma cerimônia marcada por emoção e esperança, 16 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira receberam certificados de conclusão do curso de Panificação Artesanal, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) – por meio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande – e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-MS).

A capacitação, com carga horária de 40 horas, proporcionou aos participantes o aprendizado de técnicas de fermentação natural e produção de diversos tipos de pães, como italiano, focaccia, ciabatta, multigrãos e rosca de laranja. Mais do que qualificação profissional, a formação representa uma oportunidade concreta de recomeço e dignidade.

Educação e trabalho transformando vidas

Durante a solenidade, a diretora regional do SENAC, Jordana Duenha Rodrigues, destacou que o curso simboliza novas possibilidades para os internos. “Esta iniciativa é um espaço de mudança, oportunidade e novo começo. O trabalho é um vetor de dignidade humana, renda e autonomia”, afirmou.

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, reforçou a importância da união entre instituições para promover a capacitação e a ressocialização. “É essa parceria entre Justiça, Governo e instituições como o Sesc e o Senac que possibilita oferecer novas chances. Hoje temos cerca de 4 mil internos estudando e mais de 6,5 mil trabalhando em todo o estado”, destacou.

Padaria da Liberdade: exemplo de solidariedade e autossustentabilidade

O curso está diretamente vinculado à Padaria da Liberdade, projeto criado em 2021 pelo juiz titular da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, e que se tornou um dos principais exemplos de trabalho prisional com viés solidário em Mato Grosso do Sul. “Desde sua criação, mais de um milhão de pães já foram produzidos e doados a instituições e famílias em situação de vulnerabilidade”, ressaltou o magistrado. “Se o Estado exerce o direito de prender, também deve oferecer condições para que o apenado reconstrua sua vida com base no trabalho e na disciplina”.

Após a cerimônia, as autoridades visitaram as obras de melhorias da unidade penal.

Presente na cerimônia, o secretário-executivo de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rafael Garcia Ribeiro, enfatizou que a qualificação profissional é um passo essencial para a reconstrução da vida após o cárcere. “Queremos que cada um de vocês utilize esse conhecimento para o sustento da família e, principalmente, para não voltar mais para cá”, afirmou.

As autoridades também percorreram a unidade penal para verificar obras de melhorias que estão sendo executadas no local.

Reconhecimento e novos caminhos

O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o diretor-geral da Polícia Penal, Anderson Aparecido da Silva Moreno e o coordenador pedagógico do SENAC Turismo e Gastronomia, Alexandre Luís Carneiro.

Ao final, os formandos e convidados participaram de um lanche especial preparado na própria Padaria da Liberdade, simbolizando o resultado prático do aprendizado e o sabor de um novo começo.

Entrega de equipamentos

Na oportunidade, também foram entregues equipamentos para reforçar a segurança e o desenvolvimento das atividades dos policiais penais lotados no CPAIG, como novos armamentos tipo espingardas calibre 12 com munições de elastômero, coletes balísticos de proteção individual e uma viatura.

Keila Oliveira, Comunicação Agepen/MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito

Published

on

By

A conectividade aérea de Bonito, considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, será fortalecida a partir de 25 de outubro com a ampliação da operação da LATAM Airlines entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e Bonito (MS). A companhia aérea passará a oferecer três voos semanais, o que amplia a integração de Mato Grosso do Sul com o principal hub aéreo do país.

Atualmente com operações às quartas-feiras e aos sábados, a LATAM incluirá um novo voo aos domingos e ajustará sua malha para operações às quartas, sextas e domingos. Os voos seguirão os seguintes horários: saída de Guarulhos (GRU) às 9h30, com chegada em Bonito (BYO) às 10h30, e retorno às 11h10, pousando em São Paulo às 14h05.

A ampliação da frequência representa um importante avanço para o turismo sul-mato-grossense, proporcionando mais opções de deslocamento aos visitantes, maior flexibilidade na programação das viagens e ampliação das conexões nacionais e internacionais por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O elevado índice de ocupação dos voos foi determinante para viabilizar a expansão da operação, resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur MS), em parceria com o trade turístico.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a nova frequência representa mais um avanço na estratégia de fortalecimento da malha aérea do estado. “A ampliação da operação da LATAM demonstra que o mercado responde positivamente aos investimentos realizados na promoção do destino. O bom desempenho da taxa de ocupação dos voos comprova o protagonismo de Bonito e a confiança da companhia em ampliar sua oferta. Além de facilitar o acesso ao principal destino de ecoturismo do Brasil, essa nova frequência amplia as possibilidades de conexão com diversos destinos nacionais e internacionais via Guarulhos, tornando Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo no mercado turístico”.

Débora Bordin, comunicação FundturMS
Foto: Infraero

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios

Published

on

By

Visita técnica do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta destacou modelo integrado desenvolvido pela SES e fortaleceu cooperação para enfrentamento de doenças respiratórias

Mato Grosso do Sul encerrou quinta-feira (25) a programação da visita técnica promovida pela Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, com participação da TEPHINET e do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), de Atlanta, nos Estados Unidos. Durante três dias, representantes das instituições conheceram de perto a estrutura e as estratégias adotadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para vigilância, prevenção e resposta aos vírus respiratórios.

A escolha do Estado para receber a missão técnica representou o reconhecimento dos avanços alcançados na área e da capacidade de articulação entre diferentes setores envolvidos na vigilância em saúde.

Reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Estado

Para a gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia Mello, a visita reforçou que Mato Grosso do Sul vem construindo, ao longo dos anos, uma resposta sólida e integrada frente aos vírus respiratórios.

“A visita da Coordenação Nacional da CG Covid, do Ministério da Saúde, da TEPHINET e da equipe do CDC de Atlanta nos trouxe a certeza de que estamos no caminho certo. Desde o convite, ficou claro que Mato Grosso do Sul foi escolhido por conseguir implementar medidas satisfatórias no enfrentamento aos vírus respiratórios, resultado de um trabalho contínuo de qualificação das equipes e fortalecimento das capacidades institucionais”, afirmou.

Segundo Lívia, a programação permitiu apresentar a estrutura estadual de vigilância, envolvendo áreas como Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias, unidades sentinelas, imunização, Lacen, RENAVEH (Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar), Cievs, assistência farmacêutica e rede hospitalar.

“São diferentes áreas e superintendências que atuam de forma integrada para garantir uma resposta conjunta e eficiente. Esse reconhecimento nos estimula a continuar aprimorando nossas ações e buscando novas ferramentas para fortalecer ainda mais a vigilância”, destacou.

Modelo sul-mato-grossense recebe avaliação positiva do Ministério da Saúde

Durante a visita, a equipe do Ministério da Saúde conheceu o funcionamento do Lacen, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), além de unidades sentinelas em Campo Grande e Sidrolândia.

Para a assessora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, o Estado se destaca nacionalmente pela capacidade de resposta e pela adoção de estratégias alinhadas às recomendações internacionais.

“A avaliação do Ministério da Saúde é muito positiva. Mato Grosso do Sul segue as diretrizes preconizadas pelo Ministério, alinhadas às recomendações da OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde). O Estado frequentemente está à frente na implementação de estratégias e na capacidade de resposta da vigilância dos vírus respiratórios”, ressaltou.

Ainda conforme Valquíria, a integração entre os diferentes setores envolvidos no enfrentamento das doenças respiratórias contribui para uma atuação mais eficiente e qualificada no território.

Cooperação internacional fortalece vigilância em saúde

A consultora da TEPHINET e articuladora do projeto de cooperação técnica entre Ministério da Saúde e CDC, Graziela Alvares, destacou que Mato Grosso do Sul foi selecionado não apenas por características estratégicas, como a extensa faixa de fronteira internacional e a forte presença da suinocultura e avicultura, mas também pelos resultados alcançados pelo Estado.

“Mato Grosso do Sul foi escolhido com muito cuidado e carinho justamente pelo trabalho consistente que vem desenvolvendo na vigilância dos vírus respiratórios. Esta visita representou uma oportunidade importante para conhecermos, na prática, a realidade brasileira e fortalecermos a troca de experiências para qualificar ainda mais as ações em todo o país”, avaliou.

Ao longo da programação, os participantes acompanharam o fluxo laboratorial realizado pelo Lacen, conheceram a atuação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares e visitaram unidades sentinelas estratégicas para monitoramento de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, reforçando a importância da vigilância integrada para proteção da saúde pública.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana