TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Celulose em Destaque

Evento da Expedição Silvicultura em Eunápolis (BA) repete o sucesso dos eventos anteriores

O encontro recebeu um grupo seleto de convidados para conhecer as tecnologias que a Canopy e seus parceiros aplicam no levantamento de dados sobre a produtividade e a sanidade das plantações florestais

Publicado em

O terceiro evento presencial da Expedição Silvicultura ocorreu na segunda-feira (22.09), na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, e contou com o apoio da ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal e da ASPEX – Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia.

As palestras de Wilson Andrade, Diretor da ABAF, e Caio Zanardo, Diretor-presidente da Veracel Celulose, constituíram um dos momentos centrais do evento. Zanardo apresentou as ações da Veracel para o aumento da produtividade florestal da empresa.

Wilson Andrade, afirmou: “Sensacional. A expedição vai de fato avançar em tecnologias que nós precisamos, é a união do satélite, da tecnologia mais avançada com a realidade que a gente tem no campo. Isso está sendo conferido e ajustado para maior precisão das análises finais. Foi muito bom poder apresentar também os dados da ABAF para o Estado da Bahia e do Brasil e discutir e conversar com os companheiros. Mas eu fiquei impressionado com o nível de tecnologia que aqui foi mostrado. Acho que a Canopy com a Embrapa Florestas, com o Paulo Cardoso Comunicações e mais os patrocinadores desse evento vão fazer sucesso. Os resultados serão, por certo, muito positivos.”

Caio Zanardo, Diretor-presidente da Veracel, declarou: “Primeiramente, parabenizar a expedição, porque eu acho que está sendo um sucesso até então. A gente pela primeira vez vai conseguir ter um retrato do solo desse Brasil inteiro. Fiquei muito feliz de saber que vão rodar mais de 40.000 quilômetros e por enquanto foram só 5000 quilômetros rodados e já com muitas interações nessa expedição. Eu acredito que vai trazer um ótimo benchmark comparativo, um benchmark que a gente possa comparar os melhores manejos e retomar uma produtividade nacional e poder avançar e quiçá 10, 15, 20% a mais no futuro. Parabéns!”

Zanardo detalhou as ações da Veracel Celulose para aumentar a produtividade de suas florestas de eucalipto. Ele mencionou: “Nos últimos cinco anos nós tivemos incremento de mais de 30% aqui na produtividade da Veracel e eu abordei na minha palestra justamente o básico fenótipo igual genótipo mais ambiente. E por trazer um pouquinho do que nós estamos fazendo na genética da Veracel hoje, são mais de 3000 materiais genéticos sendo testados nesse momento, além de todo o trabalho da verótima de alocação clonal, e, também, na parte do fenótipo e do ambiente, toda a gestão que a gente tem do meio ambiente hoje, no ambiente de trabalho, mais o manejo sendo feito através das tecnologias aplicadas no setor hoje.”

A iniciativa é uma realização da Canopy Remote Sensing Solutions, Embrapa Florestas e Paulo Cardoso Comunicações.

Próximos eventos – Inscrições gratuitas (vagas limitadas)

O quarto evento presencial da Expedição Silvicultura vai acontecer na cidade de Lucas Do Rio Verde (MT), no dia 09 de outubro a partir das 08h. Na sequência serão em Três Lagoas no dia 16/10, Botucatu no dia 22/10, Curitiba no dia 27/10, Lages no dia 31/10 e termina em Porto Alegre no dia 07/11. Todos a partir das 13 horas.

Inscreva-se gratuitamente e participe dos eventos presenciais. Acesse o site www.expedicaosilvicultura.com.br.

Escrito por: redação Mais Floresta.

Comentários Facebook

Celulose em Destaque

Voith entregará uma reforma completa da máquina de papel e da preparação de massa para a fábrica de papel para embalagem PM 2 da Aquakraft na Turquia

• Cerca de 60% a mais de capacidade de produção
• Portfólio de produtos mais amplo e mais flexível
• Start-up planejado para o 4º trimestre de 2027.

Published

on

Ferizli, Turquia / Heidenheim, Alemanha, 07 de maio de 2026. A empresa turca produtora de papel Aquakraft Kağıt ve Ambalaj e a Voith assinaram um contrato para uma reforma completa da máquina de papel e da preparação de massa na fábrica da Aquakraft em Ferizli, localizada a cerca de 170 quilômetros a leste de Istambul.

“Com esta reforma, estamos preparando nossa máquina de papel para a próxima etapa de crescimento”, afirma Bekir Yemsen, gerente geral da Aquakraft. “Nosso objetivo é aumentar significativamente a capacidade, ampliar nosso portfólio de produtos e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia. Com base em nossa experiência positiva com a Voith no passado e em sua posição como líder de mercado em reformas complexas, eles são o melhor parceiro para nos apoiar neste projeto.”

A reforma foi projetada para modernizar substancialmente a linha de produção existente e permitir um aumento de capacidade de produção de cerca de 60%. Ao mesmo tempo, permitirá que a Aquakraft produza uma gama mais ampla de tipos de papel para embalagem (containerboard) e kraft, fortalecendo sua posição de mercado, flexibilidade e rentabilidade. O escopo de fornecimento da Voith concentra-se em modernizações ao longo de toda a linha de produção que apoiam diretamente esses objetivos:

Na preparação de massa, a reforma da linha existente de fibras recicladas tem foco na melhoria do detrashing com base no conceito BluePulp, em um novo sistema de depuração grossa e fina equipado com IntegraScreens e cestas peneira C-bar Vertecs de alta eficiência, além de limpeza de alta consistência com base na tecnologia InduraCleaner da Voith. Os equipamentos existentes serão modernizados e integrados a uma nova linha para polpa kraft branqueada e não branqueada. Para fornecer à fábrica as qualidades necessárias de água de processo e recuperar fibras, a Aquakraft contará com a tecnologia InfiltraDiscfilter da Voith.

Na máquina de papel, a reforma inclui um sistema de approach flow modernizado e a implementação de um novo conceito de formação em duas camadas, com uma caixa de entrada Master-Jet 4Tec de alto desempenho e formação TopFormer F com sacudidor DuoShake DG800. Uma seção de prensas renovada, com tecnologia de prensa de sapata NipcoFlex, aumentará ainda mais a qualidade do papel, a runabilidade e a eficiência. Modernizações adicionais nas seções de secagem e acabamento melhorarão a segurança operacional, a confiabilidade e o desempenho geral da linha.

Após a reforma, a máquina de papel produzirá Corrugado, Testliner, High Performance Testliner e White Top Liner, na faixa de gramatura de 80 a 200 g/m², com velocidade de projeto de até 1.200 m/min. A partida está prevista para o 4º trimestre de 2027.

A máquina foi originalmente fornecida pela Voith em 1992 como Zanders PM 3 em Moenchengladbach, Alemanha, e realocada para a Turquia em 2025. Após o comissionamento bem-sucedido e a produção do primeiro papel para embalagem (containerboard) comercial em setembro de 2025, a Aquakraft decidiu desenvolver ainda mais a linha em conjunto com a Voith.

“A reforma estende a vida útil do ativo existente, ao mesmo tempo em que eleva desempenho, qualidade do produto e eficiência energética a níveis de última geração”, afirma Philip Schnellinger, gerente sênior de tecnologia, Voith Paper. “Ela mostra perfeitamente como reformas personalizadas podem impulsionar o crescimento sustentável e a competitividade duradoura em um mercado desafiador. Estamos entusiasmados em iniciar esta colaboração de longo prazo.”

O projeto destaca a expertise da Voith Paper na entrega de soluções de reforma sob medida em todo o mundo e no apoio aos fabricantes de papel em seu desenvolvimento contínuo de operações de produção de papel sustentáveis e eficientes. Encontre mais informações em https://www.voith.com/corp-en/industry-solutions/papermaking/rebuilds-and-optimization.html.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplica-ções digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas e transporte. Fundada em 1867, a Voith atualmente tem cerca de 21.000 colaboradores, gera € 4,8 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a situa entre as maiores empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedor completo para a indústria papeleira, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo

Comentários Facebook
Continue Reading

Celulose em Destaque

Bracell destaca avanços em preservação ambiental durante painel na Index Bahia

Painel reuniu especialistas para discutir estratégias de conservação ambiental e gestão sustentável de áreas protegidas

Published

on

A gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, Meryellen Baldim, participou, nesta quarta-feira, 6, do painel “Áreas Preservação e RPPNs da Bracell e Veracel”, realizado durante a Index Bahia, no Centro de Convenções de Salvador. O encontro, que conta com o patrocínio da Bracell, integrou a programação da Arena Produza+ e reuniu especialistas para debater práticas e desafios relacionados à conservação ambiental no setor florestal.

Durante a apresentação, Meryellen destacou os principais resultados do Relatório de Sustentabilidade 2025 da Bracell, que demonstram a evolução consistente da companhia em suas metas ambientais. Entre os principais marcos está o Compromisso Um-Para-Um, iniciativa pela qual a empresa apoia a conservação de um hectare de floresta nativa para cada hectare de eucalipto plantado. Em 2025, a Bracell contribuiu para a proteção de 301 mil hectares de vegetação nativa, alcançando 107% da meta estabelecida.

No debate, Meryellen ressaltou o papel estratégico das Preservação Permanente (APPs) e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na manutenção do equilíbrio ambiental, com destaque para a proteção dos recursos hídricos. Essa atuação sustentável contribue
diretamente para a infiltração da água no solo, a redução da erosão, a proteção de nascentes e a regulação do regime hídrico, fatores cada mais críticos diante das mudanças climáticas e da maior ocorrência de eventos extremos.

A Bracell mantém atualmente quatro RPPNs na Bahia, que somam mais de 3 mil hectares de vegetação nativa protegida. Entre elas está a RPPN Lontra, localizada no Litoral Norte do estado, com 1.377 hectares de Mata Atlântica — bioma essencial para a segurança hídrica e climática, além de ser abrigo de espécies raras e ameaçadas de extinção. Pelo seu valor ambiental, a área é reconhecida como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco. “As RPPNs funcionam como uma verdadeira infraestrutura natural. Elas garantem a proteção de nascentes e cursos d’água, ampliam a resiliência dos ecossistemas frente às mudanças climáticas e asseguram benefícios ambientais que vão muito além dos limites das áreas protegidas, impactando positivamente comunidades e territórios inteiros”, afirmou Meryellen durante o painel. Além da conservação direta, a atuação da Bracell nas áreas protegidas contribui para a formação de corredores ecológicos, o apoio a pesquisas científicas e ações de educação ambiental.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das líderes globais na produção de celulose solúvel e especial, com expertise no cultivo sustentável de eucalipto. Presente no Brasil desde 2003, integra o grupo Royal Golden Eagle (RGE), com sede em Singapura. A companhia conta com mais de 11 mil colaboradores e duas unidades industriais no país – em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP) — além de escritório administrativo em Singapura e estruturas comerciais na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas15/05/2026

Jogos da Melhor Idade terão cerimônia de abertura no Shopping Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), convida toda a população...

Três Lagoas15/05/2026

10ª Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas terá primeira pré-conferência nesta segunda-feira (18)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas e do Conselho Municipal de...

Três Lagoas15/05/2026

Hoje (15) é o último dia para participar do Orçamento Participativo da LDO 2027

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), quer ouvir a população. Por isso, convida...

Três Lagoas14/05/2026

Vigilância Epidemiológica de TL informa que foi confirmado um caso de doença meningocócica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um caso de doença meningocócica...

Três Lagoas14/05/2026

“A Rua é Nossa” movimentará à Circular da Lagoa Maior com cultura, lazer e gastronomia neste domingo

No próximo domingo, 17 de maio, a Circular da Lagoa Maior será novamente palco de lazer, cultura e integração em...

Três Lagoas14/05/2026

SEGOV recebe capacitação sobre prevenção da violência e assédio no ambiente de trabalho promovida pela SEGP

Dando continuidade às ações de conscientização e fortalecimento de um ambiente profissional mais seguro e respeitoso, a Secretaria Municipal de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana