Mato Grosso do Sul
MS em Ação retorna à aldeia para entregar documentos e brinquedos de Natal
De um lado, a Caixa Encantada, de outro, envelopes que carregam cidadania. Depois de levar serviços até a comunidade indígena guarani e kaiowá, na aldeia Tey’ikue, em Caarapó, chegou a vez da população receber o RG novinho e a criançada, os presentes do Papai Noel.


No último dia 20 de dezembro, a Cidadania e a Segurança Pública realizaram a entrega de 400 RG’s emitidos durante a última edição do MS em Ação de 2024. Para completar esse momento especial, a campanha Caixa Encantada trouxe a magia do Natal para as crianças.
Com um sorriso de orelha a orelha, Nataniel Araújo Gamarra, de 10 anos, exibia o primeiro RG posando para a foto. O documento leva a assinatura do garoto, além do número do CPF. “Ele é importante para a nossa identificação”, diz.

Para a indígena Marquielen Fernandes Vaes, de 25 anos, ter em mãos o documento é a garantia de cidadania. “Eu achei muito bom, porque estava precisando, e os serviços que vem até aqui são muito bons pra gente”, conta.

Cacique da aldeia, Anízio Silva, de 41 anos, agradeceu o trabalho do Governo do Estado em garantir não só a emissão dos documentos como a entrega. “A comunidade agradece muito a vocês e a todas as demais equipes que vieram mostrar aqui o interesse, o trabalho, e trouxeram o resultado. A nossa aldeia estava precisando muito de ajuda para ter identidade”, diz a liderança.

Na fila para retirar o documento de identidade, seu Angelo Benites Mendes, de 53 anos, compartilha a felicidade sentida em ter uma carteira de identificação novinha. “Fiquei muito grato por esse mutirão que veio tirar nosso documento aqui na aldeia de Caarapó. Deixo os parabéns por esse MS em Ação, achei muito interessante, porque este é um documento importante para todos nós. O povo ficou mui satisfeito”, completa.
MS em Ação

O programa esteve na aldeia Tey’ikue nos dias 23 e 24 de novembro, levando serviços de Cidadania e Segurança Pública. Durante a programação, foram realizados mais de 16,5 mil atendimentos aos indígenas da região de Caarapó. Além da emissão de documentos, a população pode contar com consultas médicas e odontológicas, vacinação, solicitação de benefícios junto ao INSS e assistência jurídica.
A iniciativa é uma parceria entre a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que desde 2023 leva serviços básicos para as comunidades indígenas, que enfrentam grandes dificuldades de acesso devido à distância das aldeias em relação aos centros urbanos.
Para a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, o programa MS em Ação é o Governo do Estado levando a garantia de direitos para dentro das comunidades indígenas.

“Isso nunca antes nas aldeias do Mato Grosso do Sul. Nós estamos concluindo esse ano com mais de 20 mil serviços prestados dentro das comunidades. Fomos para Paranhos, Amambai, Miranda e nós terminamos aqui, na Tey’ikue. Estamos muito felizes em saber o quanto esse documento vai garantir os direitos de vocês. Gostaria de agradecer à Segurança Pública, que junto com a Cidadania, está mostrando que o Governo do Estado tem feito a diferença na vida de cada um”, ressalta Viviane.
Para o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira, a organização da comunidade e, principalmente das lideranças, fez com que os serviços fossem aproveitados ao máximo.

“Aqui os senhores se organizaram, se empenharam e aproveitaram todos os serviços oferecidos. Isso, para nós, é uma grande satisfação. Trabalhar a inclusão é tornar uma comunidade próspera, e a cidadania é o primeiro passo para a prosperidade. Qualquer acesso a outro serviço público depende da documentação”, enfatiza o secretário.
Caixa Encantada

Além da entrega dos documentos de identificação, a Cidadania e a Sejusp também foram instrumento para que o Papai Noel chegasse à comunidade. Todas as crianças guarani e kaiowá da aldeia receberam brinquedos novos graças à campanha “Caixa Encantada”.
Promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso Sul, a Caixa Encantada arrecadou aproximadamente 74,2 mil brinquedos que foram entregues para crianças e adolescentes da Capital e também do interior.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Referência em energia limpa, MS ganha seu primeiro complexo de transição energética com nova usina
Com um ambiente positivo para receber grandes negócios e sendo referência em energia limpa, Mato Grosso do Sul ganha seu primeiro complexo de transição energética, com a construção da planta industrial de etanol de milho da Atvos, em Nova Alvorada do Sul.
A empresa já produz etanol da cana de açúcar e do biometano, e agora vai produzir do milho. Nesta quarta-feira (1) foi o lançamento da pedra fundamental desta nova usina. O governador Eduardo Riedel participou da solenidade, no complexo onde será construída a nova planta.
“Um novo centro integrado de produção de energia de maneira rara no Brasil, produzindo etanol de milho, cana e biometano. Este projeto além de gerar empregos para nossa gente, ainda contribui com a nossa política de carbono neutro. Isto gera novas oportunidades e investimentos. Não são apenas benefícios ambientais, mas também econômicos”, afirmou o governador.
Riedel lembrou que estes grandes investimentos chegam ao Estado, porque foi adquirido um ambiente de confiança aos empreendedores para investir em Mato Grosso do Sul. “Isto traz novas oportunidades de emprego, de renda e melhoroa na vida da população, que são proporcionadas por esta confiança do capital privado no Estado”, completou.
Bruno Serapião, CEO da Atvos, ressaltou que está sendo desenvolvido o primeiro complexo de transição energética do Estado.
“Uma usina integrada é muito mais eficiente do que uma sozinha. Aqui vamos produzir 100% da biomassa do etanol de milho. Energia limpa e sustentável. Queremos baixar custos, gerar mais produção, dar mais oportunidades, porém sempre respeitar o meio ambiente”, ponderou.
Serapião agradeceu o apoio do Estado para viabilizar este grande empreendimento. “Uma gestão que olha os benefícios que estes investimentos trazem ao Estado e a população. O apoio deste Governo nos permitiu investir R$ 2 bilhões neste complexo nos últimos três anos. MS é exemplo do que queremos que o Brasil seja”, garantiu.
Nova unidade
As obras da nova unidade de etanol de milho estão previstas para começar no segundo semestre de 2026 e devem gerar cerca de 2 mil empregos durante sua execução, impulsionando a economia local. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2028.
Quando entrar em funcionamento, a unidade terá capacidade para processar 642 mil toneladas de milho por ano e produzir anualmente 273 mil metros cúbicos de etanol, além de 183 mil toneladas de DDG (coproduto de alto valor proteico destinado à nutrição animal) e 13 mil toneladas de óleo de milho.
Complexo
A empresa Atvos é uma das líderes na área de transição energética e está entre as maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil. Esta nova etapa da Unidade Santa Luzia, avança para se tornar o primeiro o complexo de transição energética da companhia.
O objeto é combinar em uma mesma unidade, diferentes rotas de produção, como cana-de-açúcar, milho e biometano, para ampliar sua capacidade de oferecer soluções de baixo carbono. A Atvos produz e comercializa etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar e de sua biomassa. Ela tem oito unidades agroindustriais no Brasil.
Cenário promissor
Com mais esta planta industrial, Mato Grosso do Sul se consolida como referência em produção de energia limpa do país, com destaque e boa posição no âmbito internacional, que tem a transição energética como uma das principais pautas mundiais.
Também é destaque nacional na produção de bioenergia. O Estado possui uma estrutura robusta e diversificada, com 22 usinas em operação, 19 de cana-de-açúcar e 3 dedicadas ao etanol de milho.
Todas produtoras de etanol e bioeletricidade, com 13 delas exportando energia excedente para a rede nacional, e 13 produtoras de açúcar.
Com cerca de 800 mil hectares dedicados ao cultivo de cana-de-açúcar e unidades industriais, a atividade do setor está presente em 42 municípios e é responsável pela geração de 33 mil empregos.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens do evento
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Detran-MS realiza ação educativa na operação Safrinha Segura 2026 em Dourados
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), integrou a ação educativa Safrinha Segura 2026. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (1) numa unidade de armazenamento de grãos, no município de Dourados.
Organizada por uma empresa de transporte e logística, a iniciativa reuniu serviços de saúde e orientações de segurança para motoristas e colaboradores que atuam no fluxo de recebimento e armazenamento de grãos durante o período da safra. Os caminhoneiros receberam atendimento de aferição de pressão arterial e testes oftalmológicos.
Agentes da Unidade Operacional de Dourados (GPAV/UOPDOS) direcionaram a participação para atividades de caráter educativo, atendendo cerca de 40 motoristas que aguardavam a movimentação das cargas. Os agentes José Carlos Torraca, Simone Arruda Santos e Lucas Garcete ministraram uma palestra técnica sobre responsabilidades no trânsito, prevenção de sinistros e esclareceram dúvidas sobre infrações, penalidades, crimes de trânsito e processos de CNH e veículos.
A ação também contou com uma dinâmica prática em que os participantes utilizaram óculos simuladores de embriaguez para observar a alteração da capacidade psicomotora provocada pelo consumo de álcool. “A simulação demonstrou o impacto imediato na percepção visual e nos reflexos dos motoristas”, explicou o agente José Carlos Torraca.
A equipe ainda reforçou os perigos de aceitar carona com condutores alcoolizados e a responsabilidade coletiva de amigos e familiares em impedir que pessoas sob o efeito de álcool dirijam, visando a prevenção de acidentes e o cumprimento das normas viárias.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: GPAV/UOPDOS
Fonte: Governo MS
-
Arapuá4 dias atrásArapuá está de luto, morre João Tragino da Silva, aos 63 anos
-
Política3 dias atrás“Não estou voltando, porque nunca fui embora”: Angelo Guerreiro confirma pré-candidatura a deputado estadual em vídeo nas redes sociais
-
Celulose em Destaque3 dias atrásArauco inicia obras sociais de R$ 9,2 milhões em Inocência (MS) e amplia legado para a comunidade
-
Três Lagoas3 dias atrás“Esse país vai construir sua soberania sendo independente de importação de fertilizantes”, diz Lula na retomada da UFN-III









