TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Detran-MS é o primeiro do Brasil a assinar acordo com a Estônia para avanço digital

Publicado em

Nesta sexta-feira (22) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Estônia Hub visando realizar um diagnóstico de maturidade digital no órgão, identificar potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governança digital. O acordo foi assinado durante o evento Conexão Estônia – MS, voltado a técnicos da área de trânsito que recebeu palestras de especialistas da Estônia e do Brasil.

Segundo o CEO da Estônia Hub, Raphael Fassoni, serão dois meses para realizar levantamentos, comparativos e retornar com contribuições relevantes para um avanço digital do órgão. “Para nós é um marco que mostra a referência que a Estônia se tornou em avanço digital. É o primeiro Detran do Brasil, que nos procura, buscando este avanço”, explica Raphael Fassoni.

A Estônia foi pioneira no uso de soluções digitais para serviços públicos, estabelecendo-se como um modelo global em governança eletrônica. O país é referência em governo digital, por seus sistemas avançados de interoperabilidade, cibersegurança e IA, o que contribui muito para todas as áreas de serviços públicos.

Para o secretário executivo de Transformação Digital de MS, Robson Roberto Alencar, a iniciativa do Detran já demonstra como será o caminho digital do órgão. Ele contou que além de o Detran-MS estar entre os melhores em avanço digital, que o Estado de Mato Grosso do Sul também é referência nacional em vários cases de transformação digital, como na educação, saúde, agro, entre outros.

“Essa parceria tem tudo para alavancar ainda mais esse processo que estamos construindo e que em breve veremos resultados ainda melhores do que temos hoje”, frisou Alencar.

Já o secretário de Governo e Gestão Estratégica de MS, Rodrigo Perez reafirmou a referência do estado na área tecnológica, mas ressaltou que é sempre possível o avanço através do aprendizado.

“Nós sentimos que a sociedade evolui de forma mais rápida do que o Setor Público e o grande desafio que a gente tem é fazer com que o Setor Público possa crescer em tecnologia digital para acompanhar as demandas da sociedade. O foco do nosso governo, a diretriz do nosso governador, é olhar lá na ponta, entender a realidade das pessoas e ajustar esse caminho para que ele seja justo. Sempre temos que avançar e aprender, esse dia de hoje é um dia de aprendizado”, disse Rodrigo Perez.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Junior, agradeceu a parceria do Governo do Estado na busca por inovação e em todo avanço tecnológico que o órgão já fez. Segundo Rudel, o órgão possui 95% dos serviços já disponibilizados de forma digital, mesmo assim há muito para melhorar.

“Temos que avançar muito. Principalmente na interface dos sistemas. Os sistemas têm que ser cada dia mais fácil. Por isso essa conexão com a Estônia, porque lá a gente nota que é muito fácil. É muito simples. Por isso nós teremos hoje essa jornada técnica, fazendo essa conexão”, afirmou Rudel Trindade.

Nos últimos anos, o Detran-MS avançou consideravelmente na oferta de serviços digitais e atualmente conta com mais de 95% dos seus serviços disponíveis no digital. Entre as 94 agências físicas instaladas em todo Estado, uma delas, a do Shopping Norte Sul Plaza na Capital, é 100% digital, possibilitando que o cidadão solucione suas demandas nos totens de autoatendimento.

Conexão Estônia x MS

O encontro técnico contou com a palestra de Petra Holm, consultora em Transformação Digital da e-Estônia. Com o tema “Transformação Digital no Detran: o caso da Estônia”, Petra demonstrou como aconteceu a transformação digital do país, depois da independência da ex-União Soviética.

A apresentação mostrou os dois principais sistemas digitais do país, o Electronic Id, sistema de identificação única e digital para toda a população do país; e o X-Road, que é uma rede dados com todas as informações da população que podem ser acessadas através de uma rede pública criptografada.

Petra Holm, que é consultora de Transformação Digital no E-Estonia Briefing Centre e entusiasta da jornada de digitalização da Estônia com o mundo, explicou que a segurança dos dados foi uma das principais preocupações, focando em Leis mais rígidas na área.

O CEO da Estônia Hub, Raphael Fassoni, ministrou a palestra Estônia ‘O País Mais Digital do Mundo na Prática’, mostrando as soluções tecnológicas que o país já usa para reduzir acidentes de trânsito e proporcionar serviços 100% digitais à população da Estônia.

Raphael também explicou os cinco principais pontos que serão investigados no diagnóstico de maturidade digital do Detran-MS.

“Teremos o diagnóstico com base em com entrevistas com lideranças, navegação-teste em portais, análise comparativa, casos de uso de inteligência artificial e uma análise dos serviços do Detran-MS, como processos, legislação e formulários”, explicou Raphael Passoni.

O evento ainda contou com a fala de representantes das empresas Valid e Inovatti, que mostraram tecnologias que o Detran-MS já utiliza e novidades que serão aplicadas aos usuários do Detran-MS.

Conexão Digital Estônia X MS

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Mais de 11 mil CNHs aguardam retirada na sede do Detran de Mato Grosso do Sul

Published

on

By

Mais de 11 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) aguardam retirada no Setor de Protocolo da sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. São documentos de residentes na Capital que não puderam ser entregues pelos Correios e retornaram ao Departamento.

O procedimento é simples. Após a emissão da CNH, os Correios realizam até três tentativas de entrega no endereço informado pelo condutor. Caso ninguém receba o documento, ele permanece por sete dias na agência dos Correios mais próxima da residência. Se, mesmo assim, não houver retirada, a CNH é devolvida ao Detran-MS. Na Capital, ela fica armazenada no Setor de Protocolo. Nos municípios do interior, permanece na agência do Detran responsável pelo atendimento.

Na sede do Departamento, as CNHs ficam armazenadas no Setor de Protocolo (Bloco 16) e podem ser retiradas a qualquer momento pelo titular ou por um procurador devidamente autorizado.

A procuração pode ser feita à mão ou em formato digital, com assinatura GOV.BR , e deve conter o nome completo e o número do documento de identificação do condutor e da pessoa autorizada a fazer a retirada.

Atualmente, 11.015 CNHs aguardam retirada na sede do Detran-MS. Entre dezembro de 2024 e junho de 2026, 8.006 documentos já foram entregues diretamente no balcão do Setor de Protocolo.

O maior volume é dos anos mais recentes. Em 2025, retornaram ao Detran 6.548 CNHs, das quais 5.384 já foram retiradas no local. Em 2026, foram 4.308, sendo 2.479 entregues aos proprietários até o fim de junho.

Como retirar a CNH?

Basta comparecer ao Setor de Protocolo (Bloco 16) da sede do Detran-MS, em Campo Grande, portando um documento oficial de identificação. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Caso o titular não possa comparecer, outra pessoa poderá retirar a CNH mediante procuração.

O Detran-MS orienta os condutores a manterem o endereço sempre atualizado. A consulta pode ser feita no portal Meu Detran, no menu Habilitação. Caso os dados estejam incorretos, é possível solicitar a atualização cadastral.

Com a popularização da CNH Digital, muitos condutores acabaram deixando de buscar a versão impressa do documento. No entanto, a CNH física continua sendo um documento oficial de identificação e pode ser utilizada em diversas situações do dia a dia.

Se você aguardava a entrega da sua habilitação pelos Correios e ela não chegou, antes de solicitar uma segunda via, confirme se a CNH foi devolvida ao Detran-MS e onde ela está disponível para retirada. A consulta pode ser feita pela assistente virtual Glória, no WhatsApp ou ligação para (67) 3368-0500.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Postos são implantados para emitir ‘novo RH’ em escolas de comunidades indígenas e no assentamento Itamarati

Published

on

By

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), está implantando novos Postos de Identificação para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino, localizadas em comunidades indígenas e no Assentamento Itamarati.

Os novos postos serão instalados nas seguintes localidades:

• Aldeia Jaguapiru, em Dourados;
• Aldeia Te’yikue, em Caarapó;
• Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenó’O, em Aquidauana;
• Distrito de Nova Itamarati (Assentamento Itamarati), em Ponta Porã.

A iniciativa tem como objetivo descentralizar o serviço de identificação civil, ampliando o acesso à emissão da Carteira de Identidade Nacional para populações que enfrentam dificuldades de deslocamento até os postos convencionais.

Com isso, moradores dessas comunidades poderão solicitar o documento oficial de identidade mais perto de casa, reduzindo custos, tempo de deslocamento e facilitando o acesso a outros serviços públicos.

Agenda para cobertura

• 29 de julho (quarta-feira)
14h – Distrito de Nova Itamarati (Assentamento Itamarati) – Ponta Porã
Escola Estadual Nova Itamarati.

• 31 de julho (quinta-feira)
10h – Aldeia Jaguapiru – Dourados
15h – Aldeia Te’yikue – Caarapó

Comunicação Sejusp

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas22/07/2026

Prefeitura dá continuidade à 1ª etapa do recapeamento asfáltico com nova frente de obras no Bairro Santa Rita

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), segue avançando com a...

Três Lagoas22/07/2026

Prefeitura informa alteração no atendimento da Habitação nesta sexta-feira (24)

A Prefeitura de Três Lagoas informa à população que, nesta sexta-feira, 24 de julho, o prédio do Departamento de Habitação...

Três Lagoas22/07/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (22)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 22 de...

Três Lagoas22/07/2026

Prefeitura de Três Lagoas empossa novos membros de conselhos municipais em cerimônia na Câmara

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Casa dos Conselhos, realizou na tarde desta terça-feira, 21 de julho,...

Três Lagoas22/07/2026

23º Motoshow movimenta Três Lagoas com entrada gratuita e grandes atrações entre 31 de julho e 2 de agosto

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), apoia a realização...

Três Lagoas22/07/2026

Força-tarefa de limpeza chega à Vila Piloto com foco na retirada de entulhos e lixos descartados incorretamente

Dando continuidade às ações de limpeza urbana e combate ao descarte irregular de resíduos, a Prefeitura de Três Lagoas, por...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana