TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

No Dia do Meio Ambiente, Senai destaca potencial de MS para uso de energias renováveis

Publicado em

O processo de transição energética para o uso de fontes renováveis é considerado determinante para construir uma indústria sustentável e em sintonia com a preservação da natureza. O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05/06), é a data mais oportuna para debatermos tal tema e o Senai comprova o grande potencial de Mato Grosso do Sul para liderar as transformações necessárias para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa no mundo.

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor em energias renováveis do Senai, Sebastião Dussel, o Estado é privilegiado em recursos naturais, abrigando Cerrado e Pantanal, biomas de extrema relevância no território nacional, o que contribui significativamente à popularização do uso de energia limpa. “Apresentamos potencial em todas as fontes de matriz de energias renováveis”, garante.

Confira qual o panorama traçado por Dussel das cinco fontes de energias renováveis mais comuns em Mato Grosso do Sul:

Fonte hidráulica

O Estado dispõe de uma malha de cursos de água distribuído nas duas principais bacias hidrográficas (Paraná e Paraguai), possibilitando a geração de energia hidrelétrica por meio dessas fontes, cujo potencial inventariado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente totaliza 2,55 GW (gigawatt), equivalendo a 2 vezes a demanda atual por energia elétrica requerida pelo Mato Grosso do Sul.

Fonte solar

Por outro lado, Mato Grosso do Sul está inserido numa região privilegiada para geração de energia elétrica solar, mapeado pelo Atlas Solarimétrico do Brasil, fato que coloca o Estado na 8º posição no ranking estadual de potência instalada de geração solar e Campo Grande como a 3ª capital do país.

Fonte de biomassa

As 23 usinas de açúcar e etanol instaladas em Mato Grosso do Sul, somada às 1,4 milhão de hectares de área plantada de florestas de eucalipto no eixo Campo Grande/Três Lagoas, potencializa o Estado para ser um dos maiores produtores de energia elétrica gerada a partir da biomassa.

Fonte de biogás

Mato Grosso do Sul é o sexto no ranking nacional de suinocultura e o quarto em bovinocultura de corte, com quase 1 milhão em regime de confinamento e semiconfinamento, o que sugere uma elevada produção diária de resíduos sólidos de dejetos, que se bem aproveitado em biodigestores, resulta em um elevado potencial para geração de energia elétrica a partir do biogás produzido nesses dispositivos.

Fonte eólica

Por fim, e não menos importante, o estudo do recurso eólico do Mato Grosso do Sul, elaborado pelo Instituto Senai de Inovação e Energias Renováveis do Rio Grande do Norte, por solicitação da Fiems, mapeou um corredor de vento a partir do município de Sonora, no extremo Norte do Estado, passando pelos municípios de Rio Verde, Aquidauana e Anastácio, Serra de Maracaju, Serra da Bodoquena, até o extremo Oeste do Estado.

Nesse corredor foi identificado vento com velocidade apropriada para instalar aerogerador a partir de 110 metros de altura, permitindo a produção eólica de energia elétrica, fechando assim a matriz de toda geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Pesquisa aponta redução no preço do diesel no anel viário de Campo Grande

Published

on

By

Monitoramento de preços realizado pelo Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), identificou redução no valor do diesel comercializado em postos nas saídas de Campo Grande. A análise compara dados coletados nos dias 10 e 23 de abril de 2026.

Considerando os maiores valores praticados no período, o litro do Diesel S10 caiu 5,93% nas bombas de abastecimento, independentemente da forma de pagamento. Já o Diesel S500 teve uma redução de 5,38% no crédito e 4,80% no dinheiro ou débito.

A análise considera os preços de seis postos situados em regiões estratégicas do anel viário, incluindo as saídas para Sidrolândia, Três Lagoas, Corumbá e Coxim. Ela ainda avalia os efeitos de medidas anunciadas pelo governo para conter a alta dos preços dos combustíveis no Brasil, impulsionada pelo aumento dos custos internacionais do petróleo.

Medidas provisórias vêm sendo editadas para conter a alta de valores decorrente de conflitos no Oriente Médio, ofertando subsídios de até R$ 1,20/litro na importação e R$ 0,80/litro para a produção nacional. Houve, ainda, isenção de PIS/Cofins aplicada ao biodiesel. Os valores, no entanto, diluem-se nas etapas de importação, distribuição e revenda até o consumidor final.

No período, não houve variação nos preços aplicados na venda de etanol e gasolina comum nos postos monitorados. O levantamento, realizado de forma periódica, seguirá sendo executado a fim de orientar os consumidores e subsidiar eventuais ações de fiscalização no setor.

Serviço

Pesquisa Combustíveis Anel Viário (Campo Grande)

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus/ProconMS/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul inova com tecnologia que transforma diagnósticos em horas

Published

on

By

Único hospital público do Centro-Oeste com MALDI-TOF, o hospital identifica bactérias e fungos em menos de 24 horas — revolucionando o tratamento de infecções graves

Com investimento contínuo no parque tecnológico, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) deu mais um passo na qualidade do atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O Laboratório de Análises Clínicas da unidade passou a contar com o MALDI-TOF — técnica avançada de espectrometria de massa que identifica microrganismos como bactérias e fungos com alta velocidade e precisão. O HRMS é o único hospital público do Centro-Oeste equipado com essa tecnologia.

Se antes a identificação de bactérias e fungos levava até cinco dias, agora o diagnóstico microbiano pode ser liberado em menos de 24 horas. Na prática, isso significa que o paciente inicia o tratamento adequado mais rápido e, com isso, pode até receber alta mais cedo.

Segundo a bióloga Eliane Borges de Almeida, gerente e responsável técnica do laboratório, a grande inovação está na velocidade. “Enquanto os métodos tradicionais de identificação de bactérias e fungos levam de 48 a 72 horas, o MALDI-TOF entrega o resultado em poucos minutos. Para um paciente em estado grave, como em casos de sepse, cada minuto conta para aumentar as chances de sobrevivência”, explica.

Ela destaca ainda o impacto no uso de medicamentos: com a identificação imediata do agente causador da infecção, a equipe médica pode prescrever o antibiótico exato logo no início do tratamento. Isso evita o uso de medicamentos de amplo espectro desnecessários, combatendo a resistência bacteriana.

Os benefícios vão além do paciente individual. A diretora técnica do HRMS, Patricia Rubini, ressalta o impacto no sistema como um todo. “Quando o paciente recebe o tratamento com o antibiótico específico desde o primeiro dia, sua recuperação é mais rápida e segura. Isso significa alta mais precoce, mais leitos disponíveis para quem precisa e um uso muito mais responsável dos recursos do SUS. O MALDI-TOF é, ao mesmo tempo, uma conquista clínica e uma ferramenta de gestão eficiente para o hospital”, destaca a médica.

Na prática, a redução no tempo de internação permite que mais pacientes sejam atendidos pela unidade, otimizando a fila do SUS.

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Fotos: Patrícia Belarmino

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana