TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

MS entrega 3,8 mil equipamentos agrícolas em um investimento de R$ 1,2 bilhão

Publicado em

Até o fim do ano, Mato Grosso do Sul vai concluir a entrega de 3,8 mil equipamentos agrícolas, em um investimento de quase R$ 1,2 bilhão. A informação é do governador Reinaldo Azambuja que, nesta quinta-feira (19), entregou maquinários agrícolas para 11 municípios de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de entrega foi feita no estacionamento da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em Campo Grande.

Reinaldo Azambuja diz que governo ainda vai entregar mais de mil equipamentos

“Hoje estamos completando 1.748 equipamentos entregues. Até 31 de dezembro nós vamos inteirar 3.800 equipamentos. Isso é fruto dessa parceria que leva desenvolvimento, melhorias para as rodovias, ajuda a agricultura familiar, fortalece a geração de empregos e renda dos municípios porque ajuda a melhorar o ir e vir, a produção, principalmente do pequeno produtor. Tem sido uma sistemática do governo. Se você olhar, 3.800 equipamentos são quase R$ 1,2 bilhão em equipamentos entregues nesses anos. Isso é muito importante porque fortalece, melhora a infraestrutura municipal e mostra que o Estado olhou pelas 79 cidades. Acho que esse é o grande legado do programa Prosolo, das parcerias que a gente construiu e do Governo Presente, porque muito disso do que você vê aqui são demandas do programa que agora estão sendo entregues”, disse Reinaldo Azambuja.

O governador afirmou ainda que todos os municípios vão receber o kit com motoniveladora, caminhão com caçamba, pá carregadeira e escavadeira hidráulica. As patrulhas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação de Solo e Água – Prosolo e foram adquiridas em uma parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, bancada federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Prefeito José Paulo Paleari: Nova Alvorada do Sul tem mil quilômetros de estradas que serão beneficiadas  

Os municípios contemplados nesta quinta-feira foram Anastácio (pá carregadeira), Aquidauana, Anaurilândia, Bela Vista, Bodoquena, Corguinho, Tacuru, Sidrolândia, Paranhos, Água Clara e Nova Alvorada do Sul. O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, contou que no município há mais de 1.000 quilômetros de estradas, que serão beneficiadas com a entrega dos equipamentos. “Nova Alvorada do Sul é um município que só tem a agradecer, sendo contemplada com esse programa Prosolo com máquinas que vão trazer para nós o desenvolvimento do município. Somos essencialmente agrícolas e necessitamos da manutenção dessas estradas. Temos mais de 1.000 quilômetros de estradas, 400 mil hectares de terra, 100 mil hectares na cana-de-açúcar, 70 mil hectares na soja e isso gera empregos e renda. Eu entendo que esse olhar, para que a gente possa dar todo esse suporte para a produção e geração de emprego, isso é desenvolvimento. Eu só tenho a agradecer esse trabalho maravilhoso que está sendo feito em todos os municípios”, disse Paleari.

Secretário Jaime Verruck explicou que estradas vicinais sem conservação podem provocar assoreamento de rios

O secretário Jaime Verruck (Semagro) explicou que o programa tem um viés ambiental. “Nós estamos dando prosseguimento ao programa Prosolo. Ele foi constituído como um grande programa. Nós estamos vendo aqui só uma parte. Dentro do Prosolo, já fizemos uma interferência direta em termos de conservação de solo em mais de 40 mil hectares e intervenção em parceria em mais de 70 mil hectares. O objetivo é proteger os nossos mananciais, o nosso solo. Um dos grandes problemas que nós temos são as estradas vicinais. Elas são responsáveis, em função da sua má-conservação, por grande parte dos resíduos que vão para os rios provocando assoreamento”, disse.

Também participaram da entrega a líder do Governo na Assembleia Legislativa, a deputada Mara Caseiro, o secretário Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), prefeitos e representantes dos municípios e o ex-secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, além de diversas autoridades.

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Bruno Rezende

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Frio prossegue nessa quinta-feira com temperatura próxima a zero e geada em algumas regiões

Published

on

By

A massa de ar polar que sucede a frente fria permanece atuando sobre Mato Grosso do Sul nessa quarta-feira (24) e a tendência é se intensificar amanhã (quinta-feira, 25), com registros de temperaturas próximas a zero grau e ocorrência de geadas em algumas localidades.

A previsão é dos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Na madrugada dessa quarta-feira a Estação Meteorológica localizada no município de Amambai registrou temperatura mínima de 0,9°C. Geou em regiões do Sul e Sudoeste, como em Iguatemi, onde o céu está sem nuvens.

A massa de ar polar estende-se em uma linha que vai desde Corumbá até Naviraí e cobrindo a região central, o norte e o sudeste do Estado, provocando chuva em abundância. Na região sem nuvens o frio é intenso e está sujeita a ocorrência de geada.

A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) emitiu Nota Técnica (https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Nota-Tecnica-hipotermia-2026.pdf) orientando os pecuaristas sobre os cuidados com o rebanho, já que o frio intenso pode causar perdas de animais por hipotermia.

Qualquer baixa no rebanho em decorrência do frio deve ser informada à Iagro NESSE (https://sisbravet.agro.gov.br/notificacao/publica/registrar) formulário. A temperatura deve continuar baixa nas próximas 48 horas e passa a elevar gradualmente a partir da sexta-feira (26), com as máximas ficando acima de 30°C em algumas regiões já no domingo.

João Prestes, Comunicação Semadesc

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Secretaria de Educação abre inscrições para concurso de remoção de professores da Rede Estadual

Published

on

By

Professores podem solicitar remoção a pedido até 30 de junho pelo Portal do Professor. Resultado sai até 27 de julho e início em novas escolas em agosto.

A Secretaria de Estado de Educação abre as inscrições para o Concurso de Remoção a pedido dos profissionais da Educação Básica — ocupantes do cargo de Professor na função docente. As inscrições ficam disponíveis de 23 a 30 de junho de 2026, exclusivamente pelo Portal do Professor, conforme o Edital n. 38/SED/2026.

Para o professor efetivo da Rede Estadual de Ensino, o Concurso de Remoção é uma oportunidade de escolher onde trabalhar sem abrir mão de nenhum direito conquistado na carreira. Trata-se de uma transferência voluntária para outra unidade escolar, que preserva o cargo, o tempo de serviço e todos os benefícios do servidor.

Na prática, o processo permite que o professor busque uma escola mais próxima de casa, um ambiente mais alinhado ao seu perfil pedagógico ou simplesmente um novo começo profissional, com autonomia e segurança. A classificação leva em conta o tempo de efetivo exercício na carreira, valorizando quem tem mais trajetória na rede estadual.

Quem pode participar

Professores em efetivo exercício da função docente, sem processo administrativo disciplinar ou sindicância em andamento. Estão impedidos de participar professores em readaptação definitiva, afastados para mandato eletivo ou cedidos sem ônus para a origem.

Acesse o Portal do Professor em portaldoprofessor.ms.gov.br a partir das 8h do dia 23 de junho, faça login com sua senha, clique em Concurso de Remoção e selecione a matrícula para a qual pretende a remoção. No ato da inscrição, o professor deverá indicar até duas unidades escolares de preferência e anexar os documentos solicitados.

Quem possui dois cargos e deseja a remoção em ambos deve preencher um formulário para cada um.

Datas importantes

– Inscrições: 23 a 30 de junho de 2026

– Relação preliminar: 7 de julho de 2026

– Recurso: 7 e 8 de julho de 2026

– Resultado final: até 27 de julho de 2026

– Início nas novas unidades: 3 de agosto de 2026

Gilberto Junior, Comunicação SED
Foto: Cid Nogueira/SED

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas24/06/2026

Veja os serviços e ações disponíveis na 1ª Feira da Cidadania no Novo Oeste

A Prefeitura de Três Lagoas divulgou nesta quarta-feira, 24 de junho, as ações e serviços que estarão disponíveis na 1ª...

Três Lagoas24/06/2026

SEJUVEL alerta equipes sobre prazo final para inscrições e transferências no Varzeano e Amador

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) informa às equipes participantes da Copa Municipal de Futebol Amador e...

Três Lagoas24/06/2026

Expotrês movimenta R$ 16 milhões na cidade e demonstra importância do turismo para Três Lagoas, diz pesquisa

Os resultados da pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) durante a 48ª Expotrês...

Três Lagoas24/06/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (24)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta quarta-feira, 24 de...

Três Lagoas23/06/2026

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o...

Três Lagoas23/06/2026

Segurança no trânsito é tema de palestra do DEPTRAN em empresa do município

O Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) foi convidado, na manhã desta terça-feira, 23 de junho, para realizar uma palestra na...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana