TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Novo pacote de obras em Dourados qualifica infraestrutura, gera empregos e fortalece a saúde

Publicado em

“Estado de investimentos e oportunidades”. Com esta frase o governador Reinaldo Azambuja lançou um novo pacote de obras para Dourados, que ultrapassa R$ 70 milhões em investimentos. São empreendimentos que vão mudar a infraestrutura da cidade, além de reforçar as ações em segurança e na saúde pública.

“Já pedimos às empresas que antecipem os cronogramas, para concluir mais rápido as obras. São investimentos importantes como asfalto no Distrito da Picadinha, mais etapas do quadrilátero central, pavimentação do Bairro São Luiz, entre outros projetos”, disse o governador.

Entre as obras de destaque está a construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, que ficará em área anexa do Hospital Regional de Dourados. O investimento será de R$ 13,4 milhões. O governador assinou ordem de serviço para este empreendimento que visa qualificar os exames e tratamentos de saúde da região.

A obra é uma parceria com o Ministério da Saúde, que repassou R$ 6,8 milhões por meio de emendas do ex-secretário de Saúde, Geraldo Resende, na época em que era deputado federal, e contrapartida de R$ 7,1 milhões do Governo do Estado.  O Centro vai atender pacientes de 33 municípios da região da Grande Dourados.

“Vamos entregar o hospital regional, mas ao lado terá o centro de diagnóstico, que será mais um apoio para saúde de Dourados”, destacou o governador.

Para segurança pública teve a ordem de serviço para construção do heliponto, acesso e pátio para nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). O objetivo é qualificar a estrutura das forças de segurança, para o enfrentamento ao crime organizado no Estado. O governador revelou durante o evento, que Dourados vai receber um novo helicóptero para segurança pública e um caminhão escada, que será usado em incêndios nos prédios.

Infraestrutura

Motivo de alegria para moradores comerciantes de Dourados: novas vias na área urbana da cidade receberão melhorias, anunciadas pelo governador Reinaldo Azambuja

Os investimentos em infraestrutura urbana continuam de forma pujante em Dourados. Neste novo pacote de obras está a restauração, drenagem e calçamento do quadrilátero central da cidade (setores 4 e 5), em um investimento de R$ 13,9 milhões.

Ainda assinou ordem de serviço para recuperação do pavimento de diversas ruas da Vila São Luiz, no Setor VI, com custo de R$ 3,3 milhões. Por meio do Detran-MS, são mais R$ 5,9 milhões para serviço de sinalização de vias públicas e instalação de duas travessias elevadas para pedestres. 

O distrito da Picadinha também foi contemplado e terá a pavimentação asfáltica e drenagem no local, investimento de R$ 10 milhões. Era um sonho de 35 anos dos moradores, que se encontram em uma área produtora e importante para Dourados, onde inclusive está localizada uma das primeiras escolas de formação educacional do município.

Foi autorizada também a licitação para iluminação da MS-156, em trecho que liga a cidade de Dourados a Itaporã. Serão destinados R$ 4,2 milhões para instalação deste sistema de iluminação de led. “Temos que apenas agradecer ao governador pelas ações, investimentos e geração de empregos com a vinda de novas empresas”, disse o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Esporte e saneamento

Governador Reinaldo Azambuja e a presidente da Sanesul, Marta Rocha, autorizam novas obras para Dourados

Outros setores também foram contemplados neste pacote, entre eles o saneamento básico, com mais R$ R$ 10,4 milhões em obras para ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água em Dourados. Este é um compromisso do Governo do Estado, por meio da Sanesul, que já investiu mais de R$ 147 milhões na cidade.

Para o esporte foi assinado convênio no valor de R$ 2,7 milhões para reforma e ampliação do Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). A cidade ainda vai receber seis arenas esportivas do programa “MS Bom de Bola”.

Novo prédio do Imasul vai melhorar o atendimento à população

O governador também inaugurou a obra de construção do Escritório Regional do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em Dourados, no valor de R$ 4 milhões, e entregou 54 títulos de regularização fundiária a moradores dos Conjuntos Habitacionais Izidro Pedroso e Antônio João, que ficam na Vila Igreja da Pedra.

Núcleo Industrial

Junto ao pacote de obras, foi lançada a segunda fase do Núcleo Industrial de Dourados. O governador apresentou o novo projeto, que dispõe de uma área de 90 hectares. Após ser aprovado pela prefeitura municipal, começarão as ações de desenho de lotes, ações técnicas de infraestrutura para posteriormente serem doados às industrias interessadas.

Nesta nova fase podem ser utilizados recursos do Pró-Desenvolve (Fundo de Apoio à Industrialização), que é administrado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Na solenidade ainda houve a assinatura para regularização dos terrenos doados às empresas até 2022.

“Nossa política é de trocar impostos por empregos e assim levar a industrialização para o Estado. Vamos fazer novas doações de terrenos a empresas, que vão gerar mais de 690 empregos”, destacou o governador. Ele adiantou que serão gastos R$ 7 milhões para qualificar a infraestrutura desta nova área.

O secretário Jaime Verruck, titular da Semagro, ressaltou que Dourados caminha para fortalecer sua industrialização. “O Governo já investiu R$ 11 milhões no polo industrial, que já gera mais de 2,5 mil empregos e a previsão é de mais 800 vagas em breve”.

Participaram da agenda do governador na tarde desta quarta-feira (18) os deputados estaduais Barbosinha, Marçal Filho, Zé Teixeira e Londres Machado. Os secretários Jaime Verruck (Semagro), Sérgio de Paula (Casa Civil), a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Júnior e prefeitos da região.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Membros do conselho do FCO aprovam R$ 131 milhões em investimentos para MS

Published

on

By

Membros do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) realizaram reunião extraordinária na sexta-feira (19), em formato virtual, com aprovação de 69 cartas consultas que perfazem financiamentos no valor de R$ 131.833.258,22.

Na linha FCO Rural foram aprovadas 61 cartas consultas totalizando R$ 103.246.159,16, sendo distribuídas em 34 cartas consultas para compra de máquinas, nove para correção de solo, sete para aquisição de bovinos, quatro para reforma de pastagens, dois para retenção de matrizes e um para os setores de suinocultura, avicultura, energia fotovoltaica, armazenagem e benfeitorias rurais.

Já na linha FCO Empresarial foram aprovadas oito cartas consultas, sendo seis para o setor de comércio e serviços, enquanto os investimentos no turismo regional e em ciência e tecnologia tiveram uma carta consulta aprovada, cada.

No ano já foram aprovadas 525 cartas consultas nas duas linhas de financiamento, atingindo a cifra de R$ 1.000.641.013,12. Mato Grosso do Sul tem disponível para contratar, nesse ano. R$ 3.028.102.274,00, valor dividido ao meio entre as duas linhas de financiamento (Rural e Empresarial).

O CEIF/FCO é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e composto por representantes de órgãos públicos e entidades de classe produtora e trabalhadora, que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da aplicação dos recursos tributários definidos em programas de financiamento aos setores produtivos.

João Prestes, Comunicação Semadesc
Foto: Ana Christina, Semadesc

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Com Corredor Bioceânico em conclusão, turismo e comércio vivem expectativa de crescimento e transformação em MS

Published

on

By

Com impacto direito previsto nas áreas do comércio e turismo, o Corredor Bioceânico de Capricórnio tem a expectativa de transformar a relação entre o Brasil e os demais países – Paraguai, Argentina e Chile – por onde o traçado vai passar, além de influenciar as relações comerciais com a Ásia.

A obra da ponte sobre o Rio Paraguai – que liga as cidades de Porto Murtinho a Carmelo Peralta – está 90% executada, e mesmo antes da conexão terrestre ligar Brasil e Paraguai, moradores e turistas já vivem a perspectiva do corredor

O corredor rodoviário conhecido como “Rota Bioceânica” vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Com 3,9 mil quilômetros, ao longo de quatro países, o novo traçado vai contribuir diretamente para a redução do tempo de transporte de mercadorias entre América do Sul com a Ásia.

Mas de forma direta e imediata, o turismo já é o setor mais impactado, mesmo antes da conclusão da obra do acesso terrestre entre Brasil e Paraguai. A previsão do Governo do Estado é de que no primeiro ano de funcionamento do corredor rodoviário o crescimento turístico chegue a 30% e 70% a partir do segundo ano.

“Isso considerando apenas o fluxo rodoviário no turismo, mas o crescimento pode ser maior se houver abertura de voos, por exemplo. E com a mobilização dos municípios o impacto na área turística é o primeiro observado”, explicou a assessora especial de integração do Corredor Bioceânico na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Danniele Paiva.

Pelo Rio Paraguai, turistas fazem passeio para visitar a obra da ponte. (Foto: Annice Dias/divulgação)

O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, explica que a previsão é de continuidade do crescimento do turismo a médio prazo, após a finalização da obra.

“Sempre que se abrem novos acessos, que é o básico para a conexão entre cidades e destinos, o turismo é impactado. Um ponto muito importante após a ponte ser concluída é a questão das alfândegas, porque vai ser uma rota que o turismo rodoviário vai acontecer muito. Eu entendo que tem chances de desenvolver a área ao longo dos anos”.

A turismóloga Annice Dias criou a primeira agência de turismo de Porto Murtinho e já atua com visitas e atrações no Brasil e outros países que fazem parte da Rota Bioceânica.

“O fluxo de visitantes já tem aumentado. Eu recebo solicitações do Paraguai para o Brasil, de Loma Plata e Filadélfia (colônias alemãs do chaco paraguaio) e Vallemí. Os paraguaios gostam de vir, principalmente, para Bonito. E agora estão descobrindo outros destinos como Jardim, Bodoquena e até Campo Grande”, disse Annice.

Ela já guiou grupos para verem de perto até mesmo a obra da ponte, por terra firme e com vista privilegiada pelo Rio Paraguai. Além disso, em Porto Murtinho novas atividades também surgem, como cicloturismo, eventos de pesca feminino e para casais, contemplação no Rio Paraguai.

“Aproveitamos a estrutura da pesca, com passeio de barco até a ponte da Rota Bioceânica. E no cicloturismo atravessamos o rio de balsa, indo até a obra por Carmelo Peralta, com café da manhã regional numa pousada do município vizinho”, explicou a empresária.

Comércio e negócios

Nas relações comerciais o principal ponto é justamente a redução, em duas semanas, do trajeto para a Ásia. “Quando as questões alfandegárias estiverem concluídas e o corredor estiver funcionando, levar a trazer mercadores vai ser mais célere. É visível o interesse de empresas em se fixar na nossa região, pois vamos atender questões logísticas de maneira global”, explicou Danniele Paiva.

O empresário Luiz Carlos Malacarne, que atua no ramo de distribuição de combustíveis está otimista. Há dois anos ele realiza adequações físicas no prédio da empresa, que fica em Jardim, e gora está preparado para aumentar em 30% o atendimento aos clientes, caso exista a demanda após a finalização da obra rodoviária.

Empresário Luiz Carlos, de Jardim, está confiante e se prepara para as operações após o fim da obra do Corredor Bioceânico. (Foto: divulgação)

“A rota é uma oportunidade muito grande para nós da região. Temos projetos para serem implantados e estamos nos preparando com investimento em sistema, treinamento, infraestrutura. Estamos acreditando nesta demanda, mesmo com o desaquecimento da agricultura. Aguardo passar o período mais delicado, e vamos adquirir mais caminhões para transportar a mercadoria até os nossos clientes”, disse Malacarne.

O Corredor Bioceânico terá infraestrutura rodoviária ligando o Porto de Santos aos portos de Iquique e Antofagasta – além de outros sistemas portuários públicos e privados na costa do Pacífico, em Mejillones e Tocopilla.

“Tudo isso gera oportunidades para harmonização regulatória e implementação de medidas de facilitação do comércio. Além de impulsionar o desenvolvimento produtivo e a inclusão econômica de áreas isoladas”, disse o secretário da Semadesc, Artur Falcette.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas23/06/2026

Três Lagoas é nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI

Mostrando progresso, planejamento e desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas alcançou mais um feito histórico e inédito. A atual...

Três Lagoas23/06/2026

Atendendo pedido da população, Prefeitura inicia pavimentação de estacionamento e melhorias de acessibilidade na Lagoa Maior

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), através do Departamento de...

Três Lagoas23/06/2026

Ações itinerantes de vacinação já ultrapassam 1,3 mil doses aplicadas contra a gripe em Três Lagoas

As ações itinerantes promovidas pela Coordenação Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguem ampliando o acesso da...

Três Lagoas23/06/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta terça-feira (23)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 23 de...

Três Lagoas22/06/2026

16ª temporada do Diversão em Cena começa com grande público em Três Lagoas

Nem mesmo o frio intenso registrado em Três Lagoas impediu o sucesso da abertura da 16ª temporada do programa Diversão...

Três Lagoas22/06/2026

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento,...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana