TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Destaques

Três Lagoas terá carnaval só no dia 7 de Fevereiro

Publicado em

Já é praxe no Brasil o feriado de Carnaval começar na sexta e só terminar na terça-feira. Os dias mais esperados pelos foliões são sempre o sábado e a segunda-feira, considerando que até a Quarta-feira de Cinzas (10), são dias decretados como ponto facultativo em órgãos públicos de Mato Grosso do Sul.

Em Três Lagoas, no entanto, a popular festa de rua só ocorrerá em um dia: 7 de fevereiro, domingo de Carnaval.

Três escolas de samba devem desfilar na avenida Rosário Congro, no trecho entree as avenidas Eloy Chaves e Antônio Trajano num percurso de 350 metros, a partir das 19h30. A tradicional festa Carnalegria – sempre realizada no recinto Arenamix, cede espaço para apenas um baile, que ocorrerá após os desfiles no mesmo local dos desfiles, com dois blocos.

Como uma medida de contenção de gastos, a prefeitura da cidade determinou que neste ano não realizará o Carnaval popular. Desta forma, a única oportunidade dos três-lagoenses “pularem” Carnaval é no domingo. Com hora para acabar, a festa deve encerrar às 4h da segunda-feira, 8.

Em nota, a prefeitura declarou ainda que, nenhuma banda será responsável pela animação da noite. A música será por meio de um som eletrônico.

Um repasse de R$ 30 mil feito pela prefeitura a cada escola só chegou quase um mês antes de atravessarem a avenida. A verba é utilizada na compra de materiais para produção das fantasias. Os ensaios ocorrem simultaneamente desde dezembro. Os espaços escolhidos pelas escolas foram o ginásio de esportes Cacilda Acre Rocha, o Arenamix e a escola municipal Marlene Noronha.

PREPARAÇÃO

A uma semana do Carnaval, os três-lagoenses encontrarão na avenida será, além de muito samba no pé, serão as homenagens prestadas pelas escolas

O samba-enredo elaborado pela Acadêmicos Unidos de Três Lagoas é “Extra, Extra: Sou Acadêmicos, Sou Raiz, Sou Pioneiro empunhando a bandeira da Comunicação”, composto por Sérgio Alvarenga, em homenagem à imprensa.  A X-15 leva o enredo “Se a lição é preservar, meu grito é: Água na medida e X-15 na avenida”, de Cleudenice de Souza, com tema água. A Estação Primeira de Três Lagoas tem como samba- enredo “Respeitável público, a magia do circo chegou na verde rosa”, de autoria de Valdir de Brito e homenageia o circo.

A ordem do desfile foi definida, nesta semana, em uma reunião de carnavalescos e autoridades do setor de Cultura da prefeitura. A primeira a entrar na avenida será a Estação Primeira; depois, a X-15 e, por último, a Acadêmicos, campeã do ano passado.

A comissão de julgamento terá cinco membros e a apuração dos votos acontecerá no dia 9, no saguão do antigo prédio da prefeitura, a partir das 10h. O prêmio para a vencedora será de R$ 3 mil.

SAMBA-ENREDO DAS ESCOLAS

Estação: “Respeitável público”

Respeitável público temos o prazer de anunciar
O gran circo verde e rosa
Tragam a família, hoje é sem limites para sonhar…

O meu samba levanta, poeira
Eu canto com minha emoção
Essa arte de bamba é brasileira
Com orgulho eu sou estação

O despertar de um sonho lindo de criança
Se fez brilhar…
Quando a charanga da alegria e seu maestro
Anunciou… oh… oh…
Que cidade esta em festa como um dia de seresta
Bailarinas rodopiam
Vem voando o trapezista
Neste dia de folia…

O circo aqui chegou… oh… oh…
O coelho na cartola alimenta a ilusão
O atirador de facas acelera o coração
Pro equilíbrio do artista
Bate palmas a multidão
Corre, corre vem pra fila
O ingresso vou comprar
Pega o saco de pipocas
Que o show vai começar
Arrelia, alegria
Venha com o samba no pé
Já ouço o povo gritando
O palhaço o que é que é?

X-15:  “Água na medida”

Eu sou X-15 eu sou
E como a Fénix vou
Trago no peito o fogo da alegria
Eu sou X-15 eu sou
E como a Fénix eu vou
Puxando forte no calor da bateria

Água fonte da vida
Tesouro que devemos preservar
A ganância descabida
Fomentou o aquecimento global
A cura do Planeta tornou-se
Um desejo universal
Esse líquido tão nobre e precioso
É o tema do meu carnaval

Eu sou X-15 eu sou
E como a Fénix vou
Trago no peito o fogo da alegria
Eu sou X-15 eu sou
E como a Fénix eu vou
Puxando forte no calor da bateria

Três Lagoas presente do criador
Que sempre combinou progresso e
Segue adiante sua rota de sucesso

Acadêmicos: “Extra, Extra”

Aconteceu, virou notícia
Manchete no jornal
Acadêmicos na avenida com a imprensa
Faz seu carnaval

Aconteceu, aconteceu, virou notícia
Manchete no jornal
Acadêmicos na avenida com a imprensa
Faz seu carnaval

Surgiu na Europa e para chegar aqui
Mostrei coragem
Dom Juan conheceu
E enfim se rendeu à reportagem
Em qualquer situação a informação tem que ser verdade
Em solo brasileiro, no Rio de Janeiro
Teve continuidade
Com muita insistência vencia a resistência na censura
Me tornei fundamental divulgando a notícia com lisura
Na arte de informar é necessário agir com imparcialidade
Conquistei independência, o meu nome é imprensa
Sobrenome seriedade

Aconteceu, aconteceu, virou notícia
Manchete no jornal
Acadêmicos na avenida com a imprensa
Faz seu carnaval (bis)

Abre alas que a notícia vai passar
E foliar as páginas da emoção
Na internet está, no rádio e televisão
Tá na revista de grande circulação
Nesse cortejo como agradecimento
Todo nosso sentimento vem em forma de canção
Sou Acadêmicos, sou raiz, sou pioneira
Empunhando a bandeira de toda comunicação

Aconteceu, aconteceu, virou notícia
Manchete no jornal
Acadêmicos na avenida com a imprensa
Faz seu carnaval (bis)

Comentários Facebook

Arapuá

Ex-Vereadora Sueli Trannin Bernardo, trouxe desenvolvimento ao Arapuá

Published

on

No dia 18 de Dezembro de 1950 na cidade de Cachoeiras de Macacu – RJ nascia Sueli Trannin, filha do saudoso Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.

Em 1960 a família Trannin chega a Três Lagoas e ao Distrito de Arapuá, enquanto seu pai Altair Trannin vinha despontando na política do Município como Vereador e Prefeito  (Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979).

Sueli Trannin vinha exercendo o cargo de Professora voluntária na Prefeitura Municipal de Três Lagoas entre os anos de fevereiro de 1966 – dezembro de 1968 de 2 anos 11 meses, onde dava aula para o pré-primário de forma voluntária.

Em Fevereiro de 1973 há exatos 47 anos e 11 meses, recebeu o cargo de Delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.

Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian), e passou a ter no nome de Sueli Trannin Bernardo, onde teve 3 filhos, Marcio, Paulo e Marcia, que lhe deram 8 netos e recentemente um bisneto, que completa um aninho no dia 20 de dezembro.

Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.

A família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli o Toninho, mas chegaram um consenso que teria que ser Sueli Trannin.

De cartorária a um mundo desconhecido a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988,  foi eleita a vereadora no PDS com 524 votos, na gestão do Prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara o seu Distrito “Arapuá”.

Reeleita novamente a vereadora do PDS no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito Prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a Vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa.

Câmara Municipal de Três Lagoas, entrou para história com a quantidade maior de mulheres.

Em 1996, agora pelo PFL, foi reeleita com 628 votos, do saudoso Prefeito Issam Fares do PMDB. Ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, onde tivemos a primeira fábrica da cidade a Mabel.

Veja Mais

Mulheres Trannin uma história de luta por Arapuá

A pedido do então Senador da Republica Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições se eleger a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos  em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas, atualmente esta filiada ao PSDB. e não disputou mais uma vaga a Câmara Municipal de Três Lagoas.

No dia 8 de Agosto de 2015 a Câmara Municipal de Três Lagoas de Três Lagoas em comemoração ao centenário, fez uma sessão solene para entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania. Entre as pessoas esteve a ex-vereadora Sueli Trannin Bernardo, onde foi vereadora por 3 mandatos e ocupou a cadeira de Secretária da casa de leis de Três Lagoas.

Está casada a 24 anos com o professor Claudinei Canistro.

Veja alguns trabalhos da ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas

4,5 Km de Asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”,  que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.

— Hospital e Posto de Saúde, equipado com ambulância zero KM, na gestão do saudoso Prefeito Miguel Tabox.

— Praça Municipal

—  Campo de futebol com alambrado e gramado

— Equipe mecanizada com uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões, para ficarem fixos no Distrito.

— Implantação Agência da CESP, para atender as reclamações e pagamentos de contas de luz, com um técnico e uma auxiliar administrativa, no Arapuá.

— Pagamento de combustível de Kombi escolar, para a vinda de professores todos os dias ao Distrito

— Lutou junto à Comunidade para a implantação do Centro Comunitário, com piscina, e Padaria comunitária, em Arapuá.

 — Solicitação ao Deputado Akira, que as firmas:- Techint, Mendes Júnior, tantas outras viessem instalar-se no Distrito, gerando e continuando a gerar inúmeros empregos aos moradores de Arapuá.

— Realização de Campeonatos de Futebol e diversas modalidades esportivas, e apoio a atletas do Distrito.

— Na área social: Doações de óculos, remédios, ajuda a transportes de doentes para outras localidades.

— Asfaltamento das ruas: Afonso Trannin, Eduardo Galvão e Adonias Alves dos Santos.

— Várias homenagens a cidadãos do Distrito, entre a que se destaca o saudoso Sr. Heliodoro Teodoro de Souza, um dos fundadores do Distrito.

— Ampliação dos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural;

—  Iluminação pública nas ruas do distrito de Arapuá,

 — Solicitação das casas dos Policiais,

 — Realização de diversos campeonatos e torneios de futebol, vôlei, truco;

— Solicitação da construção de mais um poço artesiano pela Prefeitura e Funasa,

 — Solicitação para implantação da telefonia fixa e torre para Celular;

 — Solicitação de uma viatura para o Destacamento de Policia,

— Solicitação de construção do Centro Comunitário e campo de futebol na Vila Piloto.

— Solicitação de construção de asfalto nas ruas da Vila Piloto.

— Solicitação de construção de uma Escola no bairro Santa Rita;

— Pedido de duzentas linhas de telefônicas em Arapuá;

— Colocação de iluminação sobre a ponte do Distrito de Garcias;

— Solicitação da reforma da escola municipal de Garcias.

Mensagem do ArapuáMS

Hoje é um dia especial em nosso calendário finalmente chegou o seu dia é um momento de ser feliz de se alegrar e desejar coisas boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom pra ser comemorado.

Esperamos que esteja feliz com esta data, tirando proveito de cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje, curta bastante, alegre-se e divirta-se. Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e família, o momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você.

Você está no auge da maturidade da experiência e tem que se orgulhar muito por isso. Obrigado por fazer parte do nosso Distrito de Arapuá, pediremos a Deus que conserve bons dias em seu viver. Feliz Aniversário que você esteja Feliz com esta data.

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaques

Dia do Índio: Veja as medidas de proteção aos indígenas

Published

on

Todo dia 19 de abril é comemorado no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. A data tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre a cultura indígena.

Nesse ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, os indígenas precisam estar protegidos ainda. Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) atestam que os índios são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde mais difíceis do que as dos não índios, o que amplifica o potencial de disseminação de agentes causadores de doenças.

Por conta da atual situação, em março, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, apresentou aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o novo coronavírus.

As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”. Além disso, a Fundação Nacional do Índio (Funai) também se manifestou medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus.

Vejas as medidas:

  • Os casos suspeitos de covid-19 tem prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento;
  • O registro do atendimento deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) no menor tempo possível;
  • Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento devem receber as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave;
  • O Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do país, que ocorreria entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília-Distrito Federal, foi adiado por conta do coronavírus;
  • Estão suspensas a concessão de novas autorizações de entrada em terras indígenas , com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais às comunidades, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível;
  • O contato com agentes bem como a entrada de civis em terras indígenas são restritos;
  • A entrada de agentes públicos de atendimento à saúde e segurança não será dificultada pela fundação.

Fonte:OImparcial

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana