Câmara Municipal de Três Lagoas
Profissionais e políticos recebem homenagem de vereadores
Diante de um plenário lotado, vereadores, educadora, advogado, médicos, policiais, músicos e esportistas foram homenageados pelos representantes do Legislativo Municipal, durante sessão solene realizada na noite do dia 21 de setembro.
Por propositura do vereador Jorginho do Gás, receberam o título de Cidadão Três-Lagoense: Ibsen Arsioli Pinho, Mara Eulália Carrara da Silva, Luiz Henrique de Lima Gusmão, Juvenal Laurentino Martins e Rogério Fernandes Makert Faria.
Ao receberem o título, os homenageados falaram um pouco da trajetória profissional, do apoio de familiares e do amor por Três Lagoas, cidade que escolheram para atuar como profissionais e onde também nasceram seus filhos.
Também passaram a ser oficialmente cidadãos três-lagoenses, por meio de título oferecido pela Câmara, as seguintes personalidades: o ex-vereador e deputado estadual, Ângelo Guerreiro, os vereadores Vera Helena e Jorge Martinho e ainda os médicos Enéias dos Santos Cano e Ana Cláudia Santana Cano.
“Para todos é uma honra receber esta homenagem, sobretudo, para mim, que já estive aqui, por dois mandatos. E, o trabalho nesta Casa, me consolidou ser hoje um representante de todo o Estado, na Assembleia Legislativa. É um orgulho muito grande, através de nosso trabalho e nossa dedicação”, destacou o deputado estadual Ângelo Guerreiro.
Os títulos concedidos aos médicos Enéas e Ana Cláudia foram propostos pela vereadora Vera Helena.
Ao discursar Vera Helena falou que todos os que foram homenageados pelos 17 vereadores com o título e são merecedores das honrarias. “Todos os homenageados são pessoas de família simples, que lutaram, trabalharam e até hoje continuam trabalhando pela nossa cidade. Vocês já são filhos de Três Lagoas e esse é só um reconhecimento do trabalho de vocês”, ressaltou a vereadora.
Ainda durante a sessão solene foram entregues Moções de Congratulação. Por propositura do presidente da Câmara, Jorginho do Gás receberam o título, os representantes da equipe três-lagoense de Taekwondo.
“Os 17 vereadores fizeram justiça, pois cada um de vocês dentro da sua particularidade tem contribuído muito para o crescimento de nossa cidade”, enfatizou Jorginho.
Neste sentido, durante o discurso, ele ainda fez questão de pontuar o mérito de cada homenageado, no desenvolvimento de suas funções.
Além de ser homenageado, o vereador Jorge Martinho também concedeu moções. Uma ao grupo musical Duo Caminheiro Zé e outra ao presidente da Câmara Municipal de Selvíria, Sílvio César Bezerra Leite.
Ao usar a tribuna, Martinho falou da honra de receber a homenagem, agradeceu ao vereador Nuna pela propositura. Ele afirmou que muitas vezes já subiu na tribuna para defender os interesses da população, mas que desta vez foi diferente e que chegou a se emocionar.
O vereador também fez um agradecimento especial aos pais, a esposa e finalizou falando da gratidão que tem aos colegas, por terem aprovado a concessão do título.
Também presentes a sessão os vereadores Gil do Jupiá e Tonhão proferiram breves palavras durante a solenidade.
O vereador Gil do Jupiá ressaltou que é uma honra estar vereador, no ano do centenário e participar de homenagens, como a entrega de títulos, um momento importante para o Legislativo Municipal.
Ele também aproveitou para falar que conseguiu a gravação do cd da dupla Maringá e Rafael, que tem o nome artístico de Caminhoneiro Duo Zé.
Os músicos foram homenageados e também fizeram apresentações musicais, durante a sessão solene. Eles cantaram músicas de compositores do estado, como Almir Sater e abrilhantaram a noite.
O vereador Tonhão, por sua vez, fez questão de frisar a importância dos títulos concedidos. “Vocês já eram cidadãos de fato, agora são de direito e estão recebendo a mais alta honraria que um cidadão, não nascido em Três Lagoas, pode receber”.
Ele também destacou que todos os títulos foram concedidos, devido a aprovação dos 17 vereadores.
A Mesa de Autoridades da sessão solene foi composta pela maioria dos homenageados e também pelo comandante da Polícia Militar, tenente coronel Wilson Sergio Monari e o vereador Adão Alves.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam plano para reduzir déficit previdenciário e lei de proteção às abelhas
Na 12ª sessão ordinária, realizada no dia 28 de abril, os vereadores aprovaram dois projetos de lei. Trata-se dos pls nº 66, que institui um novo plano de amortização para equacionar o déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, de autoria do executivo municipal, e também, o pl nº 03, que trata da proteção de abelhas, de autoria do vereador Daniel da Farmácia.
A proposta estabelece como a Prefeitura irá pagar, ao longo dos próximos anos, a dívida acumulada do sistema previdenciário, garantindo recursos para o pagamento futuro de aposentadorias e pensões dos servidores públicos.
De acordo com o projeto, o déficit atual ultrapassa os R$ 480 milhões e com o plano ocorrerão aportes financeiros anuais, iniciando em aproximadamente R$ 31,7 milhões em 2026. Os valores serão pagos de forma contínua e progressiva até o ano de 2065. Apesar dos pagamentos anuais, o saldo da dívida reduz de forma gradual nos primeiros anos, devido à incidência de juros sobre o montante total.
O plano também detalha a responsabilidade de cada poder no financiamento do déficit. A maior parte dos aportes será realizada pelo Poder Executivo, enquanto o Poder Legislativo contribuirá com uma parcela menor, proporcional à sua folha de servidores.
Conforme mensagem do prefeito, enviada à Câmara, a medida segue exigências legais para o equilíbrio financeiro e atuarial dos regimes próprios de previdência, sendo fundamental para assegurar a sustentabilidade do sistema no longo prazo.
A aprovação do pl permitirá ao município manter a regularidade previdenciária, evitando restrições legais e garantindo maior segurança aos servidores quanto ao recebimento de seus benefícios no futuro.
Ainda na Ordem do Dia foi aprovado o projeto de lei nº 03 de 05 de fevereiro de 2026, que dispõe sobre a proteção de abelhas silvestres nativas no município de Três Lagoas e dá outras providências.
Também no encaminhamento de votações, três projetos foram enviados para a Comissão de Justiça e Redação Final, para emissão de parecer. São eles:
Projeto de Lei 064/2026, de autoria do vereador Pedro Machado Gonçalves Júnior, que institui a “Semana do Jovem Eleitor”, destinada à promoção de ações de conscientização e incentivo ao exercício do voto por jovens de 16 a 18 anos nas escolas públicas e privadas do Município de Três Lagoas – MS.
Projeto de Decreto Legislativo 045/2026, de autoria do vereador Adriano Cezar Rodrigues, que concede à senhora DAIANE CAROLINE MUNIZ DOS SANTOS, TÍTULO DE CIDADÃ TRÊS-LAGOENSE;
Projeto de Decreto Legislativo 046/2026, de autoria do vereador Adriano Cezar Rodrigues, que concede ao senhor DANIEL SCARAMELLA MOREIRA, TÍTULO DE CIDADÃO TRÊSLAGOENSE.
Tribuna Livre
Ainda durante a sessão desta terça-feira (28), ocorreu o uso da Tribuna Livre pelo diretor municipal de trânsito, José Aparecido de Moraes, para falar sobre a Semana Municipal de Trânsito, que terá ações educativas e pediu a participação na Câmara.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito destacou a preocupação com o número de acidentes registrados no município, especialmente os com vítimas fatais. Segundo ele, os dados mais recentes evidenciam que a maioria das ocorrências está diretamente ligada à conduta dos motoristas, e não a falhas mecânicas.
Ele ainda enfatizou que não há solução imediata para a redução dos acidentes sem a participação ativa da população. “Não existe uma fórmula mágica para diminuir esses índices. É necessário um esforço coletivo e mudança de comportamento no trânsito”, afirmou.
Entre as principais irregularidades observadas estão: o não uso do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças — muitas vezes no colo ou sem os dispositivos obrigatórios — e o desrespeito às normas básicas de circulação. Também foi destacado o uso incorreto de capacetes por motociclistas e a falta de atenção de pedestres, que frequentemente deixam de utilizar a faixa de travessia ou caminham distraídos com o celular.
Outro ponto de alerta são os acidentes envolvendo ciclistas, que vêm apresentando crescimento nos últimos registros. De acordo com o diretor, parte desses casos está relacionada ao desrespeito à sinalização e às leis de trânsito.
Como parte da campanha Maio Amarelo, o município irá intensificar ações educativas e de fiscalização. Está prevista a realização de blitz educativa, com participação da imprensa, nesta quarta-feira (29), para demonstrar na prática as infrações mais comuns e conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das normas.
O diretor reforçou que, embora a abordagem inicial tenha caráter educativo, situações mais graves poderão resultar em autuações. “Nosso objetivo não é punir, mas salvar vidas. Precisamos da colaboração de todos para tornar o trânsito mais seguro”, concluiu.
Semana Municipal de Trânsito
O Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários de Três Lagoas dará início, entre os dias 27 e 30 de abril, às atividades da Semana Municipal de Trânsito, iniciativa prevista em lei e voltada à conscientização da população para a redução de acidentes.
De acordo com o órgão, a programação integra o calendário anual de ações educativas e busca incentivar uma cultura de paz no trânsito, promovendo valores, atitudes responsáveis e o respeito ao direito de ir e vir com segurança.
A Semana Municipal de Trânsito é prevista pela Lei nº 2.098/2006 e faz parte das estratégias contínuas do município para educação e prevenção no trânsito.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito destacou a preocupação com o número de acidentes registrados no município, especialmente os com vítimas fatais. Segundo ele, os dados mais recentes evidenciam que a maioria das ocorrências está diretamente ligada à conduta dos motoristas, e não a falhas mecânicas.
Ele ainda enfatizou que não há solução imediata para a redução dos acidentes sem a participação ativa da população. “Não existe uma fórmula mágica para diminuir esses índices. É necessário um esforço coletivo e mudança de comportamento no trânsito”, afirmou.
Entre as principais irregularidades observadas estão o não uso do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças — muitas vezes no colo ou sem os dispositivos obrigatórios — e o desrespeito às normas básicas de circulação. Também foi destacado o uso incorreto de capacetes por motociclistas e a falta de atenção de pedestres, que frequentemente deixam de utilizar a faixa de travessia ou caminham distraídos com o celular.
Outro ponto de alerta são os acidentes envolvendo ciclistas, que vêm apresentando crescimento nos últimos registros. De acordo com o diretor, parte desses casos está relacionada ao desrespeito à sinalização e às leis de trânsito.
Como parte da campanha Maio Amarelo, o município irá intensificar ações educativas e de fiscalização. Está prevista a realização de blitz educativa, com participação da imprensa, na manhã desta quarta-feira (29), para demonstrar na prática as infrações mais comuns e conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das normas.
O diretor reforçou que, embora a abordagem inicial tenha caráter educativo, situações mais graves poderão resultar em autuações. “Nosso objetivo não é punir, mas salvar vidas. Precisamos da colaboração de todos para tornar o trânsito mais seguro”, concluiu.
TEXTO: Gislene de Almeida/FOTO: Gabriela Fernandes
Câmara Municipal de Três Lagoas
Jovens parlamentares de Três Lagos participam de formação sobre Regimento Interno
Posse dos jovens vereadores será no dia 29 de abril
Nesta segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores de Três Lagoas recebeu os estudantes que comporão o Parlamento Jovem em sua edição de 2026 para uma palestra técnica fundamental: o desvendamento do Regimento Interno. Foi mais um passo na preparação dos jovens vereadores eleitos e seus respectivos suplentes para a posse que será realizada na quarta-feira (29).
O presidente da Câmara, vereador Tonhão, esteve presente, apoiando o evento e auxiliou nas explicações aos jovens. O programa Parlamento Jovem visa aproximar estudantes da rede pública e privada do exercício democrático e das rotinas do Poder Legislativo.
A condução dos trabalhos ficou a cargo do diretor Legislativo da Câmara, Rafael Fernandes. Com uma abordagem didática e técnica, Fernandes explicou que o Regimento Interno não é apenas um conjunto de regras, mas a “bússola” que garante a ordem e a legalidade de todos os atos praticados na Casa.
Durante a palestra, os jovens parlamentares puderam compreender os pilares que sustentarão o mandato que estão prestes a exercer: objetivos do programa, ritos da sessão, desde a abertura, o pequeno expediente, até a ordem do dia e as explicações pessoais; eleição da mesa diretora e comissões, atribuições da mesa, entre outros assuntos que elucidam o exercício.
Os jovens puderam esclarecer dúvidas. “Podem ter certeza que vocês serão apoiados em tudo, seja nos setores ou nos gabinetes dos vereadores que apadrinham cada um”, explicou Fernandes.
A imersão técnica é estratégica para que, ao assumirem suas cadeiras, os jovens não encontrem barreiras burocráticas que dificultem a apresentação de suas propostas.
Com a base teórica estabelecida, o clima entre os eleitos e suplentes é de entusiasmo.
As atividades do Parlamento Jovem podem ser acompanhadas pelo site oficial da Câmara de Vereadores de Três Lagoas e pelas redes sociais da instituição.
TEXTO: Ana Maria Barbosa FOTO: Gabriela Fernandes
-
Três Lagoas6 dias atrásTrês Lagoas se prepara para o 15º Torneio de Pesca Esportiva e convida população para grande festa no Balneário Municipal
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásCaptação de órgãos avança e Hospital Regional de Três Lagoas já alcança metade do total de 2025
-
PRF6 dias atrásPRF apreende 479 Kg de cocaína em Ribas do Rio Pardo (MS)
-
Três Lagoas7 dias atrásTrânsito de Três Lagoas preocupa autoridades e reforça campanha pelo uso do cinto