TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara Municipal de Três Lagoas comemora centenário neste sábado (08)

Publicado em

Comemoração será em sessão solene em homenagem a ex-vereadores e ex-servidores

A Câmara Municipal de Três Lagoas comemora o seu centenário neste sábado, dia 8 de agosto, com sessão solene para entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania.

A comenda foi instituída pelo decreto legislativo nº 001, de 17 de março de 2015, proposto pelo vereador Marcus Bazé e pela comissão de festejos do centenário, nomeada pelo presidente da Casa, vereador Jorginho do Gás.

Os nomes dos homenageados foram propostos pelos vereadores e pela Mesa Diretora, sendo concedida a comenda também postumamente, aos familiares de primeiro e segundo graus. No total, 52 pessoas serão agraciadas.

A solenidade será realizada na Câmara Municipal, às 9h, com transmissão ao vivo pelo site www.cmtls.com.br.

Breve histórico da Câmara

De acordo com transcrição da ata de instalação do município de Três Lagoas, publicada no livro “O voo do tuiuiú”, do ex-vereador Irman Ferraz Corrêa, no dia 8 de agosto de 1915, às 13h, a Câmara foi constituída em sessão de instalação realizada no Cartório de Paz do distrito.

Na ocasião, achavam-se presentes diversos cidadãos, assim como o coronel Antônio de Souza Queiroz, o doutor Oscar Teixeira Guimarães e Bernardino Mendes, vereadores nomeados, e mais o capitão Affonso Garcia Prado, intendente nomeado por Joaquim Augusto da Costa Marques, presidente do Estado de Mato Grosso (àquela época ainda não eram denominados governadores), entre 1911 e 1915.

Antônio de Souza Queiroz, o mais velho dos vereadores, entre os presentes, assumiu a presidência, deu posse a todos os nomeados e leu os telegramas enviados pela autoridade estadual, os quais citavam os nomes daqueles nomeados e designavam o dia 5 de agosto para a instalação. Também leu telegrama em que a data foi transferida para 8 de agosto.

Em seguida, os presentes elegeram a primeira mesa diretora da Câmara, sendo eleito Antônio de Souza Queiroz, como presidente, e Generoso Alves de Siqueira, como vice-presidente. Alguns cidadãos fizeram pronunciamentos com votos de prosperidade ao novo município, sendo encerrada a sessão. Além das autoridades constituídas naquela data, assinaram a ata 53 cidadãos e o escrivão de paz e oficial de Registro Civil, Augusto de Oliveira, que deu fé sobre sua autenticidade.

Nestes cem anos de Câmara Municipal de Três Lagoas, atuaram 42 presidentes, sendo o atual, Jorge Aparecido de Queiroz, o 43º. O número de vereadores teve variações: dos cinco iniciais, em 1915, logo em seguida, em documento de 1919, constam sete. Na década de 40, por exemplo, eram 13 vereadores, passando a 15 representantes, em 1992, com base na Constituição de 88. Em 2004, resolução do Tribunal Superior Eleitoral fez o número ser reduzindo para dez. Com novas mudanças na legislação eleitoral, em 2012, foram eleitos 17 parlamentares.

Quanto às sedes do Legislativo Municipal, estão sendo realizadas pesquisas históricas, pela atual administração, mas há divergências nos dados, sobretudo porque ainda não foram localizados documentos comprovatórios. De acordo com informações coletadas pelo historiador Nilo Capello, o primeiro local, em conjunto com a prefeitura, teria sido na esquina da rua Bruno Garcia com a avenida Antônio Trajano, onde funciona uma agência bancária. Já outros pesquisadores relatam que a sede teria sido na esquina da João Carrato com a avenida Rosário Congro, em frente à praça. Certo é que, em 1946, as sessões passaram a ser realizadas no salão nobre da sede da prefeitura construída na alameda Paul Harris, por Rosário Congro, o paço que ainda abriga parte da administração municipal.

Em 1989, o então presidente da Casa, Carlos Nunes Zuque, o Zucão, deu início à construção da sede própria, no bairro Santos Dumont, a qual foi inaugurada em 93, já na presidência de Lázaro Ferreira Dutra. Ampliações foram realizadas para implantação de gabinetes para os vereadores, de salão de eventos e de anexo legislativo destinado também a novos vereadores, nas administrações de José Augusto Morila Guerra, Antônio Rialino e Jurandir da Cunha Viana Júnior (Nuna), respectivamente.

Em pelo menos três ocasiões, presidentes da Câmara assumiram a prefeitura da cidade e, em outra, um vereador foi nomeado para o Executivo.

Dulcindo da Costa Dias assumiu a prefeitura no lugar de Miguel Nunes, em janeiro de 1955, o qual deixou o cargo do Executivo por motivos pessoais, 30 dias da conclusão do mandato.

Já em janeiro de 1973, com o cargo do Executivo vago devido a não nomeação de um novo administrador, pelo regime militar, como acontecia desde 1970, quando Três Lagoas passou a ser área de segurança nacional, Irman Ferraz Corrêa, presidente da Câmara, assumiu a prefeitura por 45 dias.

Em 5 de julho de 79, Lúcio Queiroz Moreira, que foi vereador por dois mandatos, então presidente da Casa, também assumiu a prefeitura, interinamente, pelo mesmo motivo de vacância. Posteriormente, foi mantido no cargo, ao ter seu nome aprovado pelo presidente João Batista Figueiredo e sua nomeação assinada pelo governador Marcelo Miranda, em 12 de setembro de 1979, levando-o a renunciar à vereança. Seu mandato à frente da prefeitura se estendeu até 6 de outubro de 82.

José Pedro Batiston, vereador que assumiu a vaga de Lúcio Queiroz Moreira, no Legislativo, também deixou cadeira na Câmara para assumir a prefeitura do município, em 8 de abril de 1985, nomeado pelo governador Wilson Barbosa Martins, tendo exercido o cargo por quase nove meses.

Nestes cem anos, a Câmara Municipal de Três Lagoas já deixa um legado de 2.939 leis municipais aprovadas, que regem a cidade em todos os seus aspectos, além de contar com a participação dos parlamentares na discussão dos temas públicos e na apresentação de sugestões, pedidos e cobranças para as melhorias gerais

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Em Imagens| Câmara homenageia personalidades durante solenidade pelos 111 anos de Três Lagoas

Published

on

Na noite desta quarta-feira (10), no anfiteatro da UFMS, os vereadores realizaram uma solenidade para celebrar os 111 anos de Três Lagoas/MS, que é comemorado no dia 15 de junho. Para o presidente da Câmara, vereador Tonhão, “é honra realizar esta solenidade de reconhecimento público àqueles que, por suas trajetórias, ações e exemplos, deixaram marcas positivas na história e no desenvolvimento de nossa cidade”.

As honrarias concedidas pelo Poder Legislativo representam mais do que uma homenagem. Elas simbolizam a gratidão de toda a comunidade três-lagoense àqueles que contribuíram para o fortalecimento dos valores que sustentam nossa sociedade: o trabalho, a solidariedade, o compromisso com o próximo e o amor por Três Lagoas.

Ou seja, quando a Câmara presta estas homenagens, ela reafirma, com convicção, que o desenvolvimento de uma cidade não se mede apenas por suas obras e conquistas materiais, mas principalmente pelas pessoas que dedicam suas vidas a servir, construir, ensinar, cuidar, empreender e transformar realidades.

AGRADECIMENTOS

Ao final, alguns homenageados usaram a tribuna para agradecer. “Todos os homenageados hoje são pessoas que olharam para o coletivo. E, com essas honrarias, recebemos uma nova e grande responsabilidade: continuarmos olhando para esse coletivo que é Três Lagoas”, afirmou Jaime Verruck.

Emirene iniciou agradecendo a todas as pessoas presentes, que honraram os homenageados com sua presença. “Cresci aqui e ser juíza nessa comarca, não é só a concretização de um sonho, mas um privilégio. Fico feliz em devolver para essa terra um pouco do que ela me proporcionou, com meu trabalho na área da Justiça e Cidadania”, ressaltou. “Cada um dos homenageados de hoje, a seu modo, personifica o progresso da cidade”, encerrou a juíza.

Gerson Claro resumiu a noite comparando com a canção que a ex-vereadora Sara Leite, do Parlamento Jovem 2025, apresentou: “Aja mais amor, a começar em mim”. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul relatou que “Três lagoas, assim como o Estado, troca imposto por geração de emprego e renda. E é assim que se faz tanto progresso”. Gerson encerrou sua fala dizendo que o poder legislativo estadual está de portas e coração abertos para essa pujante cidade que é Três Lagoas.

O prefeito Doutor Cassiano Maia relembrou seu tempo na Câmara, que foi colegas de alguns e entendeu que essa boa relação com o legislativo é essencial, “pois quem ganha é a cidade. Vamos fazer história juntos”, enfatizou.

Por fim, Cassiano contou um pouco de tudo que fez por Três Lagoas, seja como prefeito, vereador, secretário etc. “Mas eu recebia um salário para fazer tudo isso. Então, era meu dever. Por isso, pra mim, receber o título de Cidadão Benemérito é por uma ação que fiz voluntariamente: ser presidente da comissão que gerenciou a pandemia de Covid-19. Quero dedicar essa homenagem a todas as vítimas, in memorian”.

MINHA TRÊS LAGOAS

Tonhão explicou que um dos principais fatores que gerou tanto crescimento na então “cidadezinha”, hoje com projeção internacional, é a forte atuação da classe política, que deu sua contribuição para 111 anos de tamanho progresso.

Encerrando, declamou uma poesia de sua autoria. Trata-se da letra que inspirou a canção “Minha Três Lagoas”:

Minha Três Lagoas, nestes simples versos,

Venho com carinho te homenagear.

Cidade das Águas que orgulha o Estado.

Tesouro das margens do Rio Paraná.

Teu povo enaltece teu aniversário

Contempla orgulhoso todos teus encantos.

Tu foste fundada há mais de 100 anos.

És filha de Antônio Trajano dos Santos.

Então Três Lagoas, no teu aniversário,

Receba o abraço deste filho teu.

Minha Três Lagoas, Cidade adorada,

Foste contemplada com as graças de Deus.

Nasceste pequena como conta a História,

Mas rapidamente se desenvolveu.

Grande ferrovia, que aqui passava,

Foram embarcados tantos sonhos teus.

E com a barragem, aqui construída,

Indústrias vieram, você progrediu.

Tua pecuária é joia triunfal,

Tornou-se o cartão postal do Brasil.

 

Papel e celulose são hoje as bases,

Servem de alicerce a um futuro viril.

Minha Três Lagoas, meu berço adorado,

Chão abençoado de riquezas mil.

Portal de entrada para o nosso Estado.

Teu verde é mais verde, teu céu mais azul.

Tu és a Cidade que hoje mais cresce

Em todo o Mato Grosso do Sul.

HONRARIAS

O título de Cidadão Três-Lagoense é destinado às personalidades nascidas em outras localidades, mas que escolheram nossa cidade para viver, trabalhar, empreender ou servir. É o reconhecimento àqueles que, mesmo não tendo aqui suas raízes de nascimento, construíram laços de pertencimento tão profundos que passaram a fazer parte da própria identidade de Três Lagoas. Ao receber esta honraria, o homenageado é acolhido simbolicamente como filho desta terra, tornando-se, por mérito, um legítimo cidadão três-lagoense.

O título de Cidadão Benemérito, por sua vez, representa uma das mais elevadas distinções concedidas pela Câmara Municipal. Destina-se aos filhos de Três Lagoas que, por meio de sua dedicação, trabalho, exemplo de vida e relevantes serviços prestados à comunidade, honraram o nome de nossa cidade. Esta homenagem reconhece aqueles que nasceram sob este céu, cresceram entre seu povo e contribuíram de forma extraordinária para o progresso e a grandeza do Município.

Já o Diploma de Honra ao Mérito “Antônio Trajano dos Santos” celebra pessoas, entidades e organizações que desenvolveram ações relevantes em benefício da coletividade. É uma homenagem que valoriza o espírito de serviço, a dedicação às causas sociais e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. Ao levar o nome de Antônio Trajano dos Santos, esta distinção perpetua a memória de quem deixou exemplos de trabalho e compromisso com a comunidade, inspirando novas gerações a seguirem o mesmo caminho.

Sendo assim, foram entregues honrarias para (lista por vereador propositor):

TODOS OS VEREADORES

CASSIANO ROJAS MAIA: nasceu em Três Lagoas, no dia 12 de abril de 1976, tem 49 anos de idade, é médico, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, empresário da área de medicina, pecuarista e Prefeito Municipal de Três Lagoas.

Pai de Maria Eduarda e casado com Kelly Abonízio, Dr Cassiano atuou como médico no Município por 17 anos, onde também iniciou sua participação na vida pública como Secretário de Saúde, em 2017.

Com um perfil facilitador e de planejamento, conquistou espaço em diversas secretarias importantes da Administração Municipal entre os anos de 2018 a 2020, sendo elas: Finanças, Receita e Controle; Esporte, Juventude e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente e Agronegócio e, por fim, foi Secretário Geral da Prefeitura, quando assumiu a importante missão de coordenar o Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Covid-19.

Em 2020, nas eleições municipais, concorreu ao cargo de vereador e foi eleito com a maior votação da cidade, assumindo, então, a Presidência da Casa de Leis para o biênio 2021-2022 e reeleito para o segundo mandato de Presidente no biênio 2023-2024.

Em 2022, disputou uma vaga na bancada federal quando colocou seu nome à disposição para o cargo de Deputado Federal, conquistando 15.176 votos, sendo o mais votado em Três Lagoas e o 15º em Mato Grosso do Sul, num universo de 160 candidatos.

Nas eleições Majoritárias, em 2024, consagrou-se Prefeito de Três Lagoas numa votação histórica com 38.076 votos, 68,61% dos votos válidos. Considerado o prefeito mais bem votado na história do Município.

EMIRENE MOREIRA DE SOUZA ALVES: nascida em 25/07/1970, é natural de Três Lagoas/MS, filha de Iranir Garcia de Souza e Antonia Moreira de Souza. Casada com Jean Carlos Belchior Alves e mãe de José Vitor, 15 anos.

Formada em Licenciatura Plena em Matemática pela UFMS – Campus Três Lagoas e em Direito pela AEMS. Especializou-se em Direito Civil e cursou a Escola da Magistratura em 2002. Sua trajetória no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul tem quase 35 anos.

Aprovada no concurso de escrevente em 1991, foi nomeada Assessora de Juiz em 2004 e aprovada no concurso da Magistratura em 2006. Atuou nas comarcas de Bandeirantes, Água Clara e Aquidauana, chegando à 2ª Vara Cível de Três Lagoas em 2012. Promovida a entrância especial em 2018.

Foi Juíza Eleitoral em Bandeirantes, Água Clara e Três Lagoas, e Diretora do Foro de Três Lagoas em duas gestões. Com mais de 20 anos de magistratura, atualmente exerce os cargos de Diretora do Foro e Juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Três Lagoas/MS.

Uma vida dedicada à Justiça, ao estudo e ao serviço público em sua cidade natal..

SILVANIA DE FÁTIMA BERSANI: natural de Mirandópolis/SP, filha de Geraldo Bersani in memorian e Aparecida Zamboti Bersani. Formada em Geografia, licenciatura e bacharelado pela UFMS – Campus Três Lagoas, especialista em Turismo e Hotelaria pela AEMS e mestre em Geografia com ênfase em Desenvolvimento Regional pela UFMS Aquidauana. Professora das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) desde 2000 e servidora pública municipal desde 1998. Professora concursada do Ensino Fundamental em Três Lagoas desde 2012.

Sua trajetória marca a gestão pública e o serviço social: foi Gestora Municipal de Assistência Social, Secretária Executiva e membro de conselhos municipais, Secretária do COEGEMAS, Chefe de Gabinete e, desde 2017, Diretora de Políticas Públicas e Relações Institucionais da Secretaria de Governo de Três Lagoas. Também presidiu o Procon e o Rotary Club de Três Lagoas, e integra a CPA da AEMS e o Comitê de Uso e Ocupação do Solo.

Uma vida dedicada à educação, ao desenvolvimento regional e ao trabalho social por Três Lagoas..

Daniel da Farmácia

FABIANO DO AMARAL CARVALHO: é brasileiro, natural de Campo Grande/MS, filho de Marcio Mario Dias Carvalho e Nara Cristina Amaral, é Engenheiro Sanitarista e Ambiental, formado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no ano de 2004, inscrito no CREA/MS sob nº10.555/D. Casado com Aline Marques Ferreira, é pai de Maria Isabela Amaral, João Felipe Amaral e José Eduardo Amaral.

Chegou ao município de Três Lagoas no ano de 2005, cidade na qual construiu sua trajetória  profissional, familiar e social, contribuindo diretamente para o desenvolvimento ambiental e urbano do município. Ao longo de sua carreira, atuou em importantes projetos ligados à engenharia ambiental, saneamento básico, coleta e destinação de resíduos sólidos, recuperação ambiental e implantação de coleta seletiva. Iniciou sua trajetória profissional em Três Lagoas na empresa Financial Construtora Industrial Ltda., exercendo a função de Engenheiro Sanitarista e Ambiental entre os anos de 2005 e 2015, participando da execução e coordenação de serviços essenciais para o município, incluindo coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e de saúde, implantação e operação de aterro sanitário, revitalização do Balneário Municipal e operação de estações de tratamento de esgoto.

Também participou da implantação de projetos de coleta seletiva no município, contribuindo para o fortalecimento das ações ambientais e da conscientização sustentável em Três Lagoas. Posteriormente, atuou na Ecobrooks Ambiental, desenvolvendo trabalhos relacionados à limpeza urbana e serviços ambientais, além de exercer a função de gerente da Alvorada Ambiental Ltda./Reciclagem Alvorada, onde coordenou atividades de gerenciamento logístico para coleta de resíduos recicláveis, perigosos e não perigosos, prospecção de clientes e coordenação de contratos ambientais.

Sua trajetória é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável, pela dedicação aos serviços ambientais e pela contribuição efetiva para a melhoria da qualidade de vida da população três-lagoense.

PATRÍCIA HELENA MIRANDOLA GARCIA: é brasileira, natural de Lins/SP, filha de Pedro Mirandola e Helena Maria Arrais Mirandola, é casada com Luiz da Roza Garcia Neto e é mãe de Lucas Mirandola Avelino e Beatriz Mirandola Avelino.

Construiu sua formação sobre bases sólidas e profundamente ligadas à educação. Licenciou-se em Geografia pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras, em Lins, prosseguiu seus estudos com especialização em Geografia Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, realizou mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente, e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua contínua busca por aperfeiçoamento, realizou ainda pós-doutorado na Universidade de São Paulo, aprofundando estudos em cartografia, sistemas de informação geográfica e representação de rotas turísticas.

Sua caminhada profissional teve importante passagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso, onde encontrou um de seus primeiros espaços de atuação no ensino superior. Posteriormente, consolidou sua trajetória na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialmente no campus de Três Lagoas, cidade que a acolheu e à qual ela passou a pertencer por escolha, afeto e compromisso.

Embora nascida em Lins, a professora Patrícia tornou-se uma três-lagoense de coração e alma, dedicando sua vida profissional à educação do município, formando alunos, inspirando professores e tornando-se uma referência acadêmica, humana e institucional para Três Lagoas e para toda a região. Ao longo de sua carreira, a professora Patrícia dedicou-se a temas essenciais para a compreensão e o cuidado com o território: planejamento ambiental, desenvolvimento regional, geotecnologias, bacias hidrográficas, educação ambiental e ensino de Geografia. Suas pesquisas contribuíram para o estudo de áreas relevantes de Mato Grosso do Sul e de outras regiões brasileiras, com destaque para a Bacia Hidrográfica do Rio Sucuriú, para o uso de geotecnologias na análise ambiental e para a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras.

Mas sua contribuição não se restringe à produção científica. Como educadora, orientadora e formadora de pessoas, a professora Patrícia ajudou a construir caminhos para muitos estudantes. A Professora orientou dezenas de trabalhos acadêmicos, incluindo trabalhos de conclusão de curso, iniciações científicas, dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisão de pós-doutorado. Esses números, mais do que estatísticas, revelam vidas acadêmicas acompanhadas, talentos estimulados e
trajetórias profissionais fortalecidas por sua presença.

Na extensão universitária, sua atuação evidencia a compreensão de que a universidade deve dialogar com a sociedade. Projetos vinculados ao Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA), ao PIBID, à formação continuada de professores da educação básica, às ações culturais e às iniciativas de educação em direitos humanos demonstram seu compromisso com uma universidade aberta, participativa e socialmente responsável.

Também na gestão universitária, a professora Patrícia deixou marcas significativas. Participou de comissões, contribuiu para a elaboração e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e assumiu funções de coordenação em momentos decisivos, sempre orientada pelo compromisso institucional e pelo desejo de fortalecer a formação acadêmica.

Sua trajetória é, portanto, uma síntese de ciência, sensibilidade e compromisso público. É a história de uma professora que fez da Geografia não apenas uma área do conhecimento, mas uma forma de compreender o mundo, educar pessoas e transformar realidades. É também a história de uma mulher que soube entrelaçar vida, família, docência, pesquisa e serviço público, mantendo viva a convicção de que a educação é caminho de emancipação e de esperança.

RENATA FALCO DE OLIVEIRA: é natural de Três Lagoas (MS), e filha do Dr. João Antônio de Oliveira e Maria Auxiliadora Falco de Oliveira (em memória). É casada com Felipe, e mãe de Gabriel e Beatriz.

Formada em Medicina em 2014, na Universidade de Ribeirão Preto; dedicou-se por cinco anos de residências e especializações intensivas no Hospital São Francisco e Beneficiência Portuguesa de Ribeirão Preto, tornando-se especialista em Cirurgia Geral e posterior Cirurgia Vascular; sua experiência prática engloba desde a atuação em plantões de urgência e emergência em UTIs.

Antes de retornar à sua cidade natal construiu uma carreira de destaque no interior paulista. Destaca-se por ser a única mulher cirurgiã vascular na cidade de Três Lagoas, especialidade que abraçou seguindo os passos de seu Pai e de seu irmão.

Atualmente é sócia-proprietária da Angioclínica de Três Lagoas, onde presta atendimentos com tratamentos especializados em Varizes por Endolaser e Tratamento de Lipedema. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), e dedica-se à saúde vascular e ao bem-estar de seus pacientes com excelência e humanização.

E a presente homenagem é feita à Dra. Renata por sua atuação corajosa durante a pandemia, quando esteve à frente da UTI COVID no Hospital Auxiliadora nos anos de 2020 e de 2021, e combateu na linha de frente o vírus que dizimou famílias inteiras no Brasil e no mundo.

Davis Martinelli

ANA CRISTINA CARNEIRO DIAS: possui graduação em Direito pelas Faculdades Integradas Toledo Araçatuba/SP (2000) e Especialização em Direito Constitucional pelo Centro Universitário UNAES de Campo Grande/MS (2005). É Promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul desde 2002. Já recebeu diversos prêmios e títulos como reconhecimento da atuação profissional como Promotora de Justiça, em nível municipal e Estadual. Destaca-se que do Governo do Estado recebeu a Medalha Tiradentes em 2011. Da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi contemplada com título de Cidadã Sul-Mato-Grossense e Medalha Zilda Arns em 2013 e Moção de Aplauso em 2015.

No período de 2019 a 2023 agregou o gabinete da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, exercendo a função de Coordenadora do Núcleo da Cidadania e Assessora Especial do Procurador-Geral de Justiça, além de coordenar a Força-Tarefa contra a pandemia de Covid-19 e a Integração dos Núcleos do MPMS. Em 2024 reassumiu a titularidade da 4ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas, onde atua em 50% (cinquenta por cento) dos feitos distribuídos à 1ª Vara Cível (família e sucessões), nos feitos distribuídos à 4ª Vara Cível (cível residual, falências e recuperações judiciais), bem como nos feitos e procedimentos referentes à proteção dos direitos constitucionais do cidadão e dos direitos humanos, da vítima de infração penal, da Pessoa com Deficiência e proteção da Pessoa Idosa.

PAULO HENRIQUE ROSSETO DE SOUZA: nascido em 23 de setembro de 1970, em Bilac/SP, filho de José de Souza Ramos (gerente de máquina de café) e de Dalva Rosseto, servidora pública estadual. É delegado de polícia tendo tomado  posse em  abril de 2020, exercendo as funções de Delegado de Polícia Titular de Chapadão do Sul/MS, até abril de 2003; Delegado de Polícia na 1ª Delegacia de Paranaíba/MS, de 2003 a dezembro de 2005, quando foi removido à Delegacia de Polícia de Cassilândia/MS, permanecendo até 2010, quando a pedido, foi removido para a 1ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas, onde, posteriormente, exerceu as funções de Delegado de Polícia Titular e Diretor da Cadeia local, aposentando-se em 2016.

Exerce, atualmente, ainda as funções de Presidente do Conselho da Comunidade, órgão da execução penal, e membro da Associação de ação e Proteção das Crianças e Adolescentes em situação de risco de Três Lagoas e Selvíria. É professor universitário de graduação e pós-graduação em Direito, desde 2002, atuando nas principais instituições de ensino de Mato Grosso do Sul, dentre elas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Escola de Direito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (EDAMP), ONIFUNEC em Santa Fé do Sul/SP, FIPAR e AEMS, além da FIC E FACHASUL.

Em 2017, recebeu da Câmara Municipal de Três Lagoas, o diploma e a medalha “Honra ao Mérito”, pelos trabalhos prestados na atividade jurídica. É casado com a Analista de Sistemas Vivian Grazieli Panini de Souza e pai do três-lagoense Davi Panini Rosseto de Souza, com 11 anos de idade.

Evalda Reis

YARA BARNABÉ DA SILVA: iniciou sua trajetória em Três Lagoas no ano de 2000, quando ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Em 2002, passou a residir efetivamente na cidade, consolidando laços pessoais, acadêmicos e sociais que se fortaleceram ao longo de sua formação, concluída em 2007.

Após sua graduação, assumiu, por meio de processo seletivo, uma função junto ao IBGE de Três Lagoas, contribuindo profissionalmente com o município, ainda que por breve período, antes de seguir para o Estado de Mato Grosso, onde exerceu a relevante função de assistente de gabinete de juiz.

Em 2011, retornou a Três Lagoas, reafirmando sua conexão com a cidade. Nesse período, desempenhou atividades profissionais em importantes instituições locais, como a Pousada do Tucunaré e a empresa Matecsul. Foi também em Três Lagoas que obteve aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, realizando sua inscrição na subseção local da OAB, fortalecendo ainda mais sua atuação jurídica e cidadã no município.

No ano de 2014, foi aprovada em concurso público para a AGEPEN, assumindo vaga em Três Lagoas, onde iniciou sua carreira como Policial Penal, função que exerce com dedicação, responsabilidade e elevado compromisso público até os dias atuais. Posteriormente, sua trajetória profissional a conduziu a Campo Grande, onde acumulou vasta experiência em diversas áreas estratégicas do sistema penitenciário estadual, ampliando sua formação técnica, administrativa e humana. Contudo, seu vínculo com Três Lagoas permaneceu sólido e permanente.

Em fevereiro de 2025, retornou à cidade para assumir a honrosa missão de dirigir o Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas, cargo de elevada relevância social e institucional, exercido com notável competência, liderança e profundo comprometimento com a ressocialização, dignidade humana e fortalecimento das políticas públicas locais.

Recentemente, passou também a integrar o Conselho Municipal de Políticas Anti Drogas (COMAD) de Três Lagoas, ampliando sua participação nas ações comunitárias e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social, a cidadania e a promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população treslagoense.

Com profundo orgulho, Yara Barnabé da Silva afirma Três Lagoas como sua residência definitiva, tendo escolhido estabelecer de forma permanente seu lar nesta cidade, onde pretende continuar contribuindo ativamente para o crescimento institucional, social e humano da comunidade.

Sua história representa não apenas uma trajetória profissional de destaque, mas sobretudo uma relação genuína, duradoura e comprometida com Três Lagoas, cidade que contribuiu para sua formação e que segue sendo beneficiada por sua atuação, liderança e dedicação.

ANA LÚCIA DE TOLEDO MARQUES GRACIANO: natural da cidade de São Paulo/SP, é casada com Walter Graciano Junior e escolheu Três Lagoas como sua terra de acolhimento e de construção de sua história. Mudou-se para o município no ano de 2002 para atuar na área da pecuária, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. Ao longo de sua trajetória, também empreendeu no ramo de lanches e, posteriormente, encontrou no artesanato uma forma de expressão, trabalho e integração com a comunidade três-lagoense.

Sua vivência profissional e social ao longo de mais de duas décadas permitiu a construção de fortes vínculos com a população, tornando-se uma pessoa conhecida e admirada por sua dedicação, cordialidade e espírito colaborativo. Sempre participativa, Ana Lucia cultivou amizades, fortaleceu laços comunitários e demonstrou profundo carinho pela cidade e por seus moradores.

Destaca-se também por sua relevante atuação social e filantrópica. Com sensibilidade e compromisso com o próximo, realizou importantes doações para entidades beneficentes, incluindo novilhas destinadas a leilões da Rede Feminina de Combate ao Câncer, contribuindo para a arrecadação de recursos em prol da causa.

Além disso, doou imagens sacras para instituições como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a APAE, o Hospital Auxiliadora e o Hospital de Amor de Barretos, demonstrando sua fé e solidariedade.
No campo cultural, participa ativamente do projeto “A Rua é Nossa”, levando o artesanato como instrumento de valorização cultural, convivência social e incentivo à economia criativa. Também integrou a exposição de crochê “Fios em Movimento”, realizada na Biblioteca Municipal de Três Lagoas, juntamente com outras artesãs, contribuindo para a valorização da arte manual e da cultura local.

NEIDE SANTOS DA SILVA: natural de Junqueirópolis, no Estado de São Paulo, nascida em 30 de março de 1966, filha de Maria Aliete de Jesus e José Raimundo da Silva, Neide construiu sua vida pautada pelo trabalho, pela honestidade e pelo cuidado com as pessoas. Irmã de Lucimar, Helena, Célia, Neuza, João e Gilberto, esposa de Ivo Aparecido de Fiori há 17 anos, e mãe dedicada de Gustavo e Henrique, sempre conciliou sua vida familiar com a missão de servir à sociedade.

Formada em Letras pela Fundec de Dracena/SP e com formação acadêmica também no curso de Direito, até o terceiro ano, Neide ingressou na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul no ano de 2006, após aprovação em concurso público para o cargo de Investigadora de Polícia. Sua primeira lotação foi no município de Água Clara.

A escolha pela carreira policial nasceu da inspiração que recebeu do então investigador de Polícia Ailton Pereira de Freitas, atualmente Delegado Regional de Três Lagoas, cuja trajetória despertou em Neide o desejo de também dedicar sua vida à segurança pública e à proteção das pessoas.

Em 2009, chegou a Três Lagoas, cidade que a acolheu e que, desde então, passou a fazer parte de sua história de vida. Atuou inicialmente na Terceira Delegacia de Polícia e posteriormente na DEPAC. Em 2012, exerceu suas funções em Brasilândia, mas o destino e o coração a trouxeram novamente para Três Lagoas, onde retornou em 2019 para integrar a equipe da Delegacia de Atendimento à Mulher. É justamente na DAM de Três Lagoas que a investigadora Neide consolidou um dos mais importantes trabalhos de sua carreira. Há mais de 14 anos dedicando sua vida ao combate à violência doméstica, tornou-se referência no acolhimento humanizado às vítimas, na investigação de crimes e na defesa intransigente das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ao longo de sua trajetória, participou de investigações marcantes e decisivas para a proteção da sociedade treslagoense. Atuou no resgate de uma vítima mantida em cárcere privado e impedida de realizar tratamento contra o câncer, colaborou diretamente na prisão de feminicidas e homicidas, além de inúmeras ações que literalmente salvaram vidas. Seu trabalho também é essencial nas investigações oriundas de denúncias anônimas realizadas pelo canal 180, demonstrando sensibilidade, responsabilidade e profundo comprometimento com a defesa das vítimas.

Mas Neide não é reconhecida apenas pela excelência profissional. Dentro da Polícia Civil de Três Lagoas, ela é admirada pelo ser humano que é. Querida por delegados, investigadores, escrivães, servidores administrativos e, de maneira especial, pelos estagiários que orienta diariamente com carinho, paciência e amor ao próximo. Sua postura ética e acolhedora faz dela inspiração para todos que convivem ao seu lado, sendo também um verdadeiro orgulho da Polícia Civil.

Os momentos mais difíceis de sua vida foram as perdas de sua mãe e de sua irmã, ainda muito jovem, aos quinze anos. Já sua maior felicidade veio com o nascimento de seus filhos, Gustavo e Henrique, razão de seu orgulho e dedicação. Ao falar sobre Três Lagoas, Neide afirma que encontrou aqui muito mais do que um local de trabalho.

Encontrou pertencimento, qualidade de vida, amizades, reconhecimento e um lugar para chamar de lar. É aqui que deseja permanecer até o fim de sua vida. E talvez seja exatamente isso que define o verdadeiro sentido do título de Cidadã Três-lagoense: não apenas nascer em uma cidade, mas escolhê-la diariamente com amor, dedicação e espírito de serviço.

Fernando Jurado

ADILSON SILVA BAHIA: é Diretor da empresa Sanesul em Três Lagoas/MS, destacando-se por sua atuação responsável, visão administrativa e compromisso com a eficiência na prestação de serviços. Com trajetória construída por meio do trabalho, dedicação e experiência no setor, Adilson desenvolveu sólida capacidade de gestão, sempre pautada na organização, planejamento e busca por resultados. À frente da Sanesul, tem contribuído para o fortalecimento das atividades da empresa, promovendo melhorias contínuas e garantindo a qualidade dos serviços prestados.

Reconhecido pelo perfil comprometido e pela postura profissional, mantém relação próxima com colaboradores, parceiros e a comunidade, valorizando o diálogo, a transparência e o respeito nas relações institucionais. Sua atuação reflete responsabilidade, liderança e foco no desenvolvimento, consolidando sua posição como gestor atuante no município de Três Lagoas.

LAISA MANSANO: natural de São José do Rio Preto/SP, nascida em 9 de abril de 1995, filha de Celestino Mansano Gasparini e Maria Aparecida Colebrusco Mansano, casada com Edmilson Carlos Romanini Filho e irmã de Celestino Mansano Gasparini Júnior. Reside em Três Lagoas desde 2014, onde iniciou seus estudos em Medicina, matriculada na primeira turma desse curso, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no campus de Três Lagoas (UFMS CPTL). Atualmente, atua  exclusivamente no sistema único de saúde (SUS), após aprovação em concurso público realizado em 2019, como Médica de Família & Comunidade, com registro de qualificação de especialidade (RQE) nº9.106 e inscrita nos conselhos regionais de medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), sob os nº214.311 e nº11.227, respectivamente.

Possui também, especialização em Ultrassonografia Geral. Exerce com muita dedicação, humanização e responsabilidade sua atividade profissional, onde executa atividade assistencial na atenção  primária/básica em saúde (APS), que é porta de entrada do SUS e permite acesso a todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Acredita que o atendimento médico humanizado, a escuta ativa, as atualizações constantes e o estudo diário com conteúdo baseado em evidência científica, são preceitos que permitem o médico fornecer ao paciente, usuário do SUS, qualidade de atendimento e dignidade em seus momentos de vulnerabilidade e fragilidade, de forma a receber um cuidado médico resolutivo, individualizado e integral, que quando possível, cura, quando não, alivia, mas sempre consola.

Agradece a Deus todos os dias por cada vida que busca os seus cuidados e conhecimentos, pela confiança e carinho de cada paciente que confia em seu trabalho, pela cidade de Três Lagoas que lhe recebeu de braços abertos e permite, a cada dia, que seu sonho de infância de tornar-se médica, possa consolidar-se e perpetuar-se de forma tão nobre, bela e gratificante.

JAIME ELIAS VERRUCK: comandou a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul desde 2015, passando pelos governos de Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel. Em 2026, deixou o cargo após 11 anos de atuação na gestão estadual.

Formado em Economia, Verruck possui doutorado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Também realizou cursos executivos internacionais em instituições como o INSEAD, na França, Wharton School, nos Estados Unidos, além da Fundação Getulio Vargas.

Antes da atuação no governo, teve forte ligação com o setor industrial. Foi diretor corporativo do Sistema Fiems, sendo responsável pela gestão estratégica do SESI, SENAI, IEL e da própria federação industrial do Estado. Entre as áreas em que ganhou notoriedade estão:

  • Desenvolvimento econômico
    • Política industrial
    • Agronegócio e agroindústria
    • Incentivos fiscais
    • Logística e infraestrutura
    • Energia e biocombustíveis
    • Planejamento territorial
    • Sustentabilidade e meio ambiente

Ao longo da carreira pública, também ocupou posições de destaque em conselhos nacionais ligados ao desenvolvimento econômico e meio ambiente. Foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e representou Mato Grosso do Sul no Conselho Nacional de Meio Ambiente.

Nos bastidores políticos e empresariais, Verruck ganhou a imagem de “supersecretário” por concentrar decisões estratégicas envolvendo atração de investimentos, expansão industrial e crescimento do agronegócio sul-mato-grossense. Durante sua gestão, Mato Grosso do Sul registrou avanço em setores como celulose, citricultura, suinocultura, piscicultura e produção de biocombustíveis.

LAERTE AUGUSTI JÚNIOR: é empresário no ramo de representações comerciais, esposo de Kerol Juraski e pai de Eduardo e Bernardo. Sua história com Três Lagoas começou no ano de 2000, quando chegou ao município trazendo em sua bagagem o sonho de empreender, criar raízes sólidas e colaborar com o crescimento da cidade.

Com visão empreendedora e espírito de liderança, construiu sua trajetória empresarial sempre pautada pela ética, pela dedicação e pela busca constante em gerar oportunidades. Seu trabalho foi além da atividade econômica: tornou-se um agente de transformação social, apoiando iniciativas que fortalecem o empreendedorismo local e que valorizam a união entre os jovens empresários.

É nesse contexto que se destaca sua atuação na Associação dos Jovens Empresários de Três Lagoas (AJE), entidade da qual foi um dos fundadores e onde desempenhou papel fundamental na mobilização de lideranças, no incentivo à inovação e na promoção de ações que contribuíram não apenas para o setor empresarial, mas também para a comunidade em geral.

Ao longo de sua caminhada, sempre demonstrou sensibilidade social, colocando-se à disposição para ajudar os mais necessitados, contribuindo com projetos, campanhas e ações solidárias que impactaram positivamente a vida de inúmeras famílias três lagoenses. Sua conduta traduz a essência do verdadeiro empreendedor: aquele que, além de gerar negócios, dedica-se a gerar valor humano e social.

Assim, sua biografia se confunde com a própria história de desenvolvimento recente de Três Lagoas, sendo reconhecido não apenas como empresário, mas como cidadão que escolheu a cidade para viver, construir sua família, sonhar e servir ao próximo.

Marco Silva

MARINALVA RUFINO SENA: moradora da região de Três Lagoas/MS, Marinalva Rufino de Sena,  nascida em 28 de março de 1955, possui uma trajetória marcada pela dedicação, experiência de vida e contribuição à comunidade.

Aos 71 anos, representa uma geração que participou ativamente da construção e do desenvolvimento social da região, deixando um legado de trabalho, perseverança e compromisso com a família.

FABRÍCIO DE JESUS COSTA: morador de Três Lagoas/MS, Fabio do Jesus Costa, nascido em 09 de março de 1987, é um cidadão que construiu sua trajetória pautada no trabalho, na dedicação à família e no compromisso com a comunidade.

Aos 39 anos, integra uma geração que contribui diariamente para o desenvolvimento econômico e social do município.

FABRÍCIO VENTUROLLI LUNARDI: morador de Três Lagoas/MS, Fabrício Venturoli Lunardi, nascido em 02 de novembro de 1971, construiu sua trajetória pautada pelo trabalho, dedicação à família e compromisso com a comunidade.

Aos 54 anos, representa uma geração que acompanhou e contribuiu para o desenvolvimento do município, participando ativamente da construção da história e do crescimento de Três Lagoas.

Marcus Bazé

PADRE MAURÍCIO DE OLIVEIRA: brasileiro, natural de Piracaia/SP, nasceu em 01/04/1997, filho de José Afonso de Oliveira e Benedita Alves de Oliveira. Tem formação acadêmica em Filosofia e Teologia. Realizou diversos cursos, dentre eles:

  • Curso de Língua Italiana, nível C1, pela Universidade de Perugia (Itália);
  • Curso de Counseling Espiritual, pela Pontifícia Universidade Teresianum (Roma; 2011–2013);
  • Curso de Diretor de Retiro Espiritual Inaciano, pela Pontifícia Universidade Regina Apostolorum (Roma);
  • Curso de Exorcismo, Cura e Libertação, pela Pontifícia Universidade Regina Apostolorum (Roma).

Ordenação Presbiteral em 07/12/2008, na cidade de Mococa/SP, Diocese de Incardinação: Diocese de São João da Boa Vista/SP. Possui várias experiências pastorais, dentre elas:

  • 2009, Vigário Paroquial, Paróquia São Francisco Xavier, Diocese de Piracicaba/SP;
  • 2010, Vigário Co-Catedral de Narni (Paróquia Duomo), Itália;
  • 2013, Pároco da Paróquia San Lorenzo Mártire Narni, Itália;
  • 2016, Pároco das Paróquias, Paróquia San Lorenzo Martire e também da Paróquia Santi Faustino e Giovita Diocese de Terni-Narni-Amelia, Itália.

Após viver um período na Itália, retornou ao Brasil, morando na cidade de São Paulo e depois em Brasília, até final de Agosto de 2020 (Ordem Carmelita). Foi enviado em outubro de 2020 para Três Lagoas/MS, atuando na Diocese, ou seja:

  • 2020, Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
  • 2022, até os dias atuais, Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
  • 2024, incardinação na Diocese de Três Lagoas MS.

Realizou outras Atividades e Funções, dentre elas: Cofundador da Ação Social Boa Esperança (ASBE), atualmente assessor eclesiástico, conforme estatuto; Assessor do Setor Família da Diocese; Ecônomo Diocesano; Juiz Auditor do Tribunal Eclesiástico de Três Lagoas/MS; vice coordenador do Comitê de Escuta Especializada, município de Três Lagoas/MS. Apesar de não ter nascido na cidade de Três Lagoas, o homenageado vive e exercer sua atividade no município, contribuindo com a formação da comunidade três-lagoense, auxiliando e participando ativamente de projetos sociais, sendo um exemplo como pessoa e cidadão.

MICHELE COELHO VIANA BRINCK: nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, em 15 de novembro de 1982, filha de Almerindo e Dagmar, construiu uma trajetória que une as raízes locais a uma missão de profundo impacto social e espiritual. Família e Alicerce: Sua vida pessoal é alicerçada pela união com Wilson Brinck Júnior, com quem formou uma família com duas filhas: Isabela e Luísa e sua enteada Júlia, pilares de sua jornada.

Propósito e Transformação: Sua dedicação profissional se manifesta no Caminho da Fé, que conheceu em outubro de 2016 e percorre desde então. Como guia e apoio desde maio de 2021, Michele transcende o simples trajeto, promovendo jornas de autoconhecimento e conexão com Deus, transformando vidas a cada passo. Pela dedicação, pelo profissionalismo e pelo propósito inabalável, Michele é um exemplo como pessoa, que destaca no seu ramo de atividade e presta notáveis feitos públicos em prol da comunidade.

ANTONIO LUIZ TEIXEIRA EMPKE JUNIOR: carinhosamente conhecido como Tonhão, nasceu em 21 de junho de 1982, na cidade de Bauru/SP. Filho dos médicos veterinários Zilá e Antonio Luiz, mudou-se ainda criança, em outubro de 1988, para Três Lagoas/MS, onde construiu sua trajetória pessoal, profissional e política. Desde maio de 2025, é casado com Mayeny Elias França Empke, companheira que partilha de sua vida e missão de servir à comunidade. Cristão, orienta sua caminhada pública e pessoal pelos valores da fé, da ética e do respeito ao próximo. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), formado em 2004, e Pós-graduado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) em 2005. Na área acadêmica, atuou como Professor Substituto do curso de Direito da UFMS– Câmpus de Três Lagoas, nos anos de 2007 e 2008, sendo referência para inúmeros jovens estudantes.

Na vida pública, foi eleito vereador pela primeira vez em 2004 e, desde então, conquistou a confiança da população em todas as eleições subsequentes. Ao todo, são seis mandatos consecutivos — um recorde histórico na política de Três Lagoas —, com destaque para a expressiva vitória em 2024, que o reconduziu à Câmara Municipal e o elegeu Presidente do Legislativo para o biênio 2025/2026. Reconhecido pela dedicação exemplar ao trabalho legislativo, nunca faltou a uma sessão da Câmara ao longo de sua trajetória, acumulando mais de 2.300 proposições legislativas, entre indicações, requerimentos e projetos de lei que beneficiaram diretamente a população três-lagoense. No Poder Executivo Municipal, exerceu o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo entre janeiro de 2017 e março de 2018, contribuindo para o crescimento e modernização da cidade.

Sua atuação também ultrapassa os limites da política. Associado ao Rotary Club de Três Lagoas desde 2005, exerceu diversas funções, inclusive a de Presidente no ano rotário 2017/2018, fortalecendo sua vocação para o voluntariado e o serviço comunitário. Ao longo de sua trajetória, Tonhão recebeu diversas homenagens e títulos de reconhecimento, entre eles:

  • Título de Sócio Honorífico do Centro Acadêmico “Professor Olyntho Luis Cestari Mancini” do Curso de Direito da UFMS/CPTL, a mais alta distinção do CAOM (2006);
  • Medalha Dom Pedro II, importante honraria concedida pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros (2006);
  • Título Companheiro Paul Harris, nobre distinção concedida pelo Rotary Internacional (2007);
  • Medalha Tiradentes, alta honraria concedida pelo Comando Geral da Polícia Militar (2012);
  • Título de Cidadão Três-Lagoense, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Vereadores (2016);
  • Grau de Comendador da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho, nobre honraria concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (2022);
  • Comenda Vereador Antonio de Souza Queiroz, honraria concedida em agosto de 2025, alusiva aos 110 anos da Câmara Municipal de Três Lagoas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Legislativo;
  • Medalha da Insígnia do Mérito Policial Militar, concedida em setembro de 2025 pelo Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, como uma das mais altas distinções do Estado;
  • Título de Cidadão Sul-mato-grossense, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa, entregue em outubro de 2025, por meio de proposição do Deputado Estadual Paulo Correa, aprovado por unanimidade.

Além disso, foi Paraninfo e Patrono de mais de 60 turmas de ensino superior entre 2005 e 2025 – e recebeu diversas moções e votos de reconhecimento de entidades, classes e instituições, ao longo de sua trajetória pública – entre 2001 e 2025.

Com fé, perseverança e senso de dever, Tonhão segue honrando sua história de vida pública marcada pelo respeito, pelo diálogo e pelo trabalho sério em defesa da população de Três Lagoas. Ama profundamente sua cidade e o Estado de Mato Grosso do Sul, tendo orgulho de viver aqui e contribuir para o seu desenvolvimento, certo de que sua missão é servir com ética, fé e responsabilidade.

Mário Grespan

LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA: nasceu em 1974, no então distrito de Xavantina, atualmente município de Santa Rita do Pardo/MS. Filho de Dona Jaira Julia da Silva, professora aposentada, e de Moacyr Ferreira da Silva (in memoriam), servidor público, estabeleceu-se em Três Lagoas no ano de 1992, município onde consolidou sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional.

É graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas, com conclusão em 2003, e possui pós-graduação em Arte na Educação: Música, Teatro e Dança. Entre 1996 e 2006, atuou como Tenente do Exército Brasileiro, na Arma de Cavalaria, com serviços prestados nos municípios de Campo Grande, Bela Vista e Amambai. A experiência militar contribuiu significativamente para sua formação em liderança, organização e gestão de equipes.

No setor privado, integrou o quadro de colaboradores de empresas tradicionais de Três Lagoas, como o Grupo RCN e a Indústria de Alimentos Mabel, ampliando sua experiência profissional em diferentes segmentos.

Na área educacional, exerceu a docência nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Química, desenvolvendo práticas pedagógicas orientadas à equidade, à inclusão e ao fortalecimento da aprendizagem.

Destaca-se também por sua atuação cultural e artística, sendo autor de 58 peças e produções teatrais com enfoque educativo, além de sete livros — entre documentários e obras de literatura infantil voltadas ao público escolar — abordando temas contemporâneos e valores sociais.

Em 2021, uma de suas produções foi reconhecida no Festival de Teatro Estudantil (FETRAN), conquistando, de forma inédita, o título estadual para o município de Três Lagoas, reafirmando o potencial das artes como instrumento de transformação social.

Desde 2022, coordena o Projeto PROTEJA, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas voltada à oferta de educação integral com equidade e qualidade. Em 2025, o projeto passou a denominar-se PROETI e atualmente atende 480 estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME), distribuídos em quatro unidades, ofertando atividades de teatro, dança, circo, esportes, tecnologias e acompanhamento sistemático do desenvolvimento escolar.

Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento social, contribuindo de forma significativa para a formação de crianças e adolescentes no município de Três Lagoas.

SELMA DIAS MONTEIRO DE CAMPOS: é casada com Reinaldo Monteiro de Campos. Possui os filhos: Karina, casada com Rodrigo, e Reinaldo Junior, casado com Vanessa. Netos: Miguel e Felipe. Selma é filha de Rogerio Alves Dias e Dalila Teodoro Dias, nascida em Água Clara, Mato Grosso do Sul, município onde seus pais eram fazendeiros. Morando até os 7 anos, juntamente com três irmãos.

A família mudou-se para Três Lagoas, justamente para estudar, buscando escolas com melhores qualidade de ensino. Cursou o magistério, escolhendo como profissão. Concluindo em seguida a Faculdade de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ingressou no serviço público estadual como professora, tornando em seguida especialista de Educação, onde trabalhou por 25 anos, hoje aposentada.

CARLOS VINICIUS MORAES DE SOUZA: nasceu em Santa Fé do Sul/SP, no dia 2 de fevereiro de 1983. Filho de José Carlos Izidoro de Souza e Marize Barbosa de Moraes de Souza. Desde agosto de 2017, é casado com Maria Helena Jorge Salomão Nery, com quem consolidou sua base familiar.

Sua formação acadêmica teve início em São José do Rio Preto/SP, onde se graduou em Direito no ano de 2007 pelo Centro Universitário do Norte Paulista. Logo após a graduação, ingressou na área pública como Assessor Jurídico de Juiz de Direito. Entre os anos de 2007 e 2012, atuou nas comarcas de Anastácio, Sonora, Corumbá e Chapadão do Sul.

No início de 2014, mudou-se para Três Lagoas/MS, onde assumiu o cargo de Assessor Jurídico de Promotor de Justiça. Durante mais de uma década de dedicação ao Ministério Público, exerceu suas funções com afinco em prol da comunidade local, atuando na defesa dos direitos fundamentais, do regime democrático e do patrimônio público, ciclo este encerrado com seu pedido de exoneração em abril de 2025.

Em junho de 2025, ingressou na advocacia privada como Advogado Criminalista, em sociedade com a advogada Diva Carla Câmara Martins Morente Bueno Nogueira, no escritório sediado no Terrace Business Center, em Três Lagoas. Buscando contínuo aperfeiçoamento técnico para o exercício de sua profissão, realiza pós-graduação em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul– PUC/RS.

Além da atuação técnica no cenário jurídico, mantém compromisso social e comunitário na região de Três Lagoas. Entre os anos de 2015 e 2016, colaborou como voluntário no Projeto Comunidade Educa, na Escola Marlene Noronha. No âmbito religioso, participa assiduamente do Terço dos Homens na histórica Igreja Santo Antônio, integrando suas ações profissionais aos valores humanitários.

ADEMIR SILVA DOS SANTOS: mais conhecido como Mi do Santa Luzia, nasceu em 1º de janeiro de 1975, na cidade de Três Lagoas/MS, filho de Nadir Silva dos Santos e João Camargo de Santos. É um profissional dedicado e comprometido com a educação e o bem-estar da comunidade. Iniciou seus estudos em Educação Física na Associação de Ensino e Cultura de Três Lagoas (AEMS), instituição que o preparou para dar os primeiros passos em sua carreira acadêmica. Posteriormente, concluiu sua
formação superior na Faculdade Unicesumar, onde consolidou seus conhecimentos e habilidades na área. Atualmente, Ademir está cumprindo seu primeiro mandato na legislatura, dedicando-se a servir sua comunidade e a contribuir para o desenvolvimento da sua cidade.

Mi do Santa Luzia

JULIAN VICENTE SIMÃO DIAS: Em breve…

SILVIO JUNQUEIRA DE ARAÚJO: Em breve…

MARCOS FERNANDO DOS SANTOS MENDES: nasceu em 11 de janeiro de 1983. Filho de Suzylei Paiva dos Santos e Pedro Miguel, teve sua formação alicerçada nos mais nobres valores da honestidade, trabalho e dignidade. Sua história de vida é marcada, sobretudo, pelo exemplo de sua mãe, mulher  guerreira, determinada e incansável, que enfrentou os desafios da vida com coragem e dedicação para  criar seus filhos de forma honesta e digna. Foi nesse ambiente de amor, disciplina e perseverança que Marcos construiu o caráter sólido que o acompanha até os dias atuais. A força, a integridade e a resiliência herdadas de sua mãe transformaram-no em um homem exemplar: correto em suas atitudes, fiel aos seus princípios, íntegro em suas relações, trabalhador incansável e cidadão comprometido com  os valores que fortalecem a família e a sociedade. Pai dedicado de Júlia Santos Mendes, Marcos sempre compreendeu que o verdadeiro legado de um homem é construído pelo amor, pelo cuidado e pelo exemplo oferecido às futuras gerações. Sua trajetória familiar é marcada pelo compromisso inabalável com aqueles que ama.

Na vida profissional, consolidou uma carreira de destaque na área de gestão comercial. Em 2011, transferiu-se de Campo Grande para Três Lagoas, trazendo consigo experiência adquirida ao longo de sete anos de atuação na distribuição de bebidas da Ambev. Já em Três Lagoas, continuou sua trajetória de sucesso na mesma companhia, onde permaneceu até 2016, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos negócios e para a formação de equipes pautadas na excelência e no compromisso com resultados.

No ano de 2015, uniu sua vida à da advogada trabalhista Rosana Espindola, construindo uma história baseada no amor, no respeito, na parceria e na cumplicidade. Mais do que esposo, Marcos tornou-se um verdadeiro exemplo de companheiro e figura paterna, participando ativamente da educação e formação de Pamela, Anna Victoria e Mariah Eduarda, sempre com dedicação, carinho e senso de responsabilidade. Sua esposa costuma ensinar às filhas uma valiosa lição: que jamais aceitem menos de um homem do que Marcos representa para sua família — um esposo presente, respeitoso, amoroso, leal e comprometido. Tal ensinamento traduz a admiração e o reconhecimento por um homem que faz da família sua maior prioridade.

Ao longo dos anos, Marcos construiu em Três Lagoas muito mais do que uma carreira profissional. Construiu amizades verdadeiras, conquistou o respeito da comunidade e fincou raízes sólidas em uma cidade que aprendeu a admirar e que, igualmente, o acolheu de braços abertos. Posteriormente, deu continuidade à sua brilhante trajetória profissional na multinacional Lactalis, onde segue contribuindo para o fortalecimento do setor comercial e para o desenvolvimento econômico da região, sempre pautado pela ética, pela competência e pelo espírito de colaboração.

Marcos Fernando Santos Mendes é a representação do homem de confiança, do cidadão honrado e do trabalhador dedicado. É exemplo de esposo, pai, amigo e profissional. Sua história demonstra que o sucesso verdadeiro não é medido apenas pelas conquistas profissionais, mas principalmente pela capacidade de inspirar pessoas, construir relações duradouras e deixar marcas positivas por onde passa. Três Lagoas orgulha-se de ter acolhido um homem cuja trajetória engrandece a cidade e inspira todos aqueles que têm o privilégio de conhecê-lo. Sua vida é um testemunho de que valores como honestidade, lealdade, responsabilidade e amor à família continuam sendo os maiores patrimônios de um ser humano.

MÁRIO LUIZ DE ALMEIDA GRESPAN: Mário Grespan é natural de Três Lagoas. É filho de Mário Grespan Neto e Wânia Marcia de Almeida Grespan. É casado com Annaluiza F. de C. Sejópoles Grespan, com quem possui uma filha: Luiza de Castro Sejópolis Grespan. É tecnólogo em Processamento de Dados e Pedagogia, pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva. É funcionário público nas redes municipal e estadual há 24 anos. Eleito em 2024 para seu primeiro mandato, tomou posse como vereador na Câmara Municipal de Três Lagoas para a legislatura 2025-28.

Professor Pedrinho Junior

GERSON CLARO DINO: é deputado estadual formado em História, Direito e pós-graduado em Gestão Pública e Direito Administrativo. Gerson Claro Dino é natural de Itaporã e, aos 18 anos ingressou no exército brasileiro, onde concluiu o magistério e deu aula para crianças da 1ª à 5ª série (na época). Após isso, concluiu a graduação em História e deu aulas em escolas públicas e particulares de Sidrolândia. Já advogado, Gerson começou a vida pública na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde prestava assistência aos municípios e permaneceu por oito anos.

Em 2015, assumiu o cargo de diretor-presidente do DETRAN (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e em 2018, candidatou-se a deputado estadual, onde foi eleito com 16.374 mil votos pelo partido Progressistas. Gerson atuou como líder do governo no primeiro mandato, assim como presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) na Alems. Disputou as eleições 2022 e foi reeleito com 25.939 mil votos, sendo o 13º parlamentar mais votado do MS, assumindo a  presidência da Assembleia Legislativa no início da 12º legislatura.

PEDRO MACHADO GONÇALVES: Em breve…

SAMIRA GAMA DA SILVA: Em breve…

Professora Maria Diogo

ANESIA GONZALES: Anesia Gonzales nasceu em 12 de julho de 1961, na cidade de Poá. Filha de Anesia Fraga Gonzales e João Gonzales, mudou-se para Três Lagoas em 1965, aos quatro anos de idade, cidade que a acolheu e onde construiu sua trajetória pessoal, profissional e social, tornando-se uma legítima três-lagoense. Ao longo de sua vida profissional, atuou em diferentes segmentos, incluindo escola municipal, instituições bancárias, setor de meio ambiente da CESP e na Câmara Municipal de Três Lagoas, entre os anos de 1999 e 2010. Nesse período, teve a oportunidade de realizar três cursos de cerimonial, aprimorando sua formação e experiência profissional.

Graduou-se pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Geografia, obtendo os títulos de bacharelado e licenciatura, formação que lhe permitiu desenvolver um trabalho marcado pelo compromisso e pela dedicação à educação. Concluiu sua trajetória profissional como professora da rede estadual de ensino, atuando entre 2014 e 2023. Atualmente aposentada, continua contribuindo com a área da educação sempre que possível, mantendo vivo seu compromisso com o ensino e a formação cidadã.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2002, dedica sua atuação à defesa dos direitos das mulheres, da educação e dos movimentos sociais, pautas que sempre nortearam sua caminhada pública e pessoal.

JOSÉ XAVIER DE FRANÇA: nasceu em 15 de dezembro de 1961, no distrito de Cachoeirinha, município de Tacima, na Paraíba. Filho de Severina Augusta de Lima e Luiz Xavier de França, viveu uma infância simples, marcada pelo trabalho e pelos ensinamentos da família. Desde muito cedo começou a ajudar seu pai, aprendendo o valor da dedicação e da honestidade. Estudou em escolas municipais e, graças ao incentivo e esforço de sua mãe, em 1976 ingressou no Colégio Estadual de Belém, onde concluiu o primeiro grau. Determinado a buscar melhores oportunidades, em 1979 mudou-se para o Rio de Janeiro, iniciando uma nova etapa de sua vida.

Na capital fluminense trabalhou durante sete anos na construção civil, enfrentando desafios e construindo sua trajetória com muito esforço. Em 1985 participou do Festival de Música FEMPP, em São José do Egito, mostrando sua ligação com a cultura e a música. No mesmo ano também participou como figurino da novela “Roque Santeiro”, um dos grandes sucessos da televisão brasileira. Ainda em 1985, recebeu o convite de um amigo para trabalhar no restaurante Rio Galícia.

Em 1987 assumiu a função de gerente em uma padaria, área em que se destacou pela responsabilidade e competência. Em 1990 participou do Festival de Música Sacra na Catedral do Rio de Janeiro, atendendo ao convite do amigo músico Otavio Bonfá. No ano de 1991 foi convidado para ser gerente da Padaria e Confeitaria Heroicamente, onde permaneceu até 1997. Após muitos anos no Rio de Janeiro, regressou à Paraíba em 1997.

Em 2002 entrou para a vida política, candidatando-se ao cargo de vereador. Embora tenha perdido a eleição por apenas nove votos, conquistou a primeira suplência e assumiu o mandato nos últimos seis meses da legislatura. Permaneceu atuando na política até julho de 2011. Nesse mesmo ano, recebeu o convite de um amigo para trabalhar em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, na construção de uma ponte. Desde então vive na cidade, onde continua sua caminhada com dedicação, trabalho e perseverança.

A história de José Xavier de França é marcada pela coragem de enfrentar desafios, pela valorização da família, pelo amor à cultura e pela determinação em construir uma vida digna através do trabalho e da honestidade.

NELSON SILVA TORRES: brasileiro, empresário nos ramos de ótica, joias e relógios, natural de Paranaíba/MS, nascido em 5 de agosto de 1960, filho de Terezinha Rocha Torres e Joaquim Silva Torres. Casado com a Sra. Sueli Fátima Andrade Torres, é pai de João Lucas Andrade Torres e Ana Flávia Andrade Torres. Concluiu, em dezembro de 1978, a 3ª série do 2º grau, com habilitação em Laboratorista em Análises Clínicas. Em dezembro de 1981, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da IV Zona Aérea do Ministério da Aeronáutica.

Em 1984, concluiu o curso de Licenciatura em Ciências, com habilitação plena em Matemática. No ano seguinte, formou-se Técnico em Óptica. Em 1987, exerceu o cargo de Diretor Adjunto da Escola Estadual José Ferreira, no distrito de Jupiá/MS. Em 2015, tornou-se advogado, inscrito na OAB/MS sob o nº 14.719.

Atualmente, é proprietário da Ótica Sol, empresa fundada em 1980 por seu pai em sociedade com três irmãos, da qual se tornou único proprietário. Desde o ano 2000, integra a diretoria da APAE de Três Lagoas. Em 2023, assumiu a presidência da instituição, cargo para o qual foi reeleito, com mandato até 2028. 

Robson do Alinhamento

EMIR BRÁZ DE ARAÚJO MARQUES: é bacharel em Direito e Ciências Contábeis, com pós-graduação em Direito Constitucional, além de vasta formação complementar nas áreas jurídica, tributária e pública. Atuou com destaque como Auditor Fiscal, assessor jurídico e conselheiro julgador na administração pública, além de exercer a docência universitária, contribuindo para a formação de novos profissionais.

Sua trajetória é marcada pelo compromisso com o conhecimento, o serviço público e a dedicação ao desenvolvimento da sociedade, sendo referência de competência, ética e excelência profissional.

GUILHERME ANTÔNIO MARCHI: é um dos maiores nomes da montaria em touros do Brasil e referência internacional no rodeio profissional. Nascido em 22 de julho de 1982, no estado de São Paulo, construiu uma carreira marcada por talento, disciplina e conquistas históricas no esporte. Com destacada atuação no circuito internacional da Professional Bull Riders (PBR), Guilherme alcançou o auge da carreira ao conquistar o título de Campeão Mundial da PBR em 2008, tornando-se um dos principais representantes brasileiros na modalidade.

Ao longo de sua trajetória, acumulou feitos expressivos, como recordes de montarias qualificadas e diversas vitórias em competições de alto nível, consolidando seu nome entre os grandes atletas da história do rodeio. Em 2024, o Kansas City Outlaws foi campeão da temporada regular da Team Series.

Reconhecido por sua garra, perseverança e espírito competitivo, Guilherme Marchi tornou-se inspiração para novas gerações de competidores, levando com orgulho o nome do Brasil aos maiores palcos do esporte mundial.

MARCO LUCIO TRAJANO DOS SANTOS: nascido em 25/03/50 nesta cidade, médico ginecologista e obstetra formado pela PUC-SP localizado em Sorocaba, em 1973, especialista em ginecologia e obstetrícia desde 1975. Chegou em TL em fevereiro de 1976, onde exerce a profissão até hoje. Casado com Dra Neide Keico Yanasse dos Santos, também médica Ginecologista e obstétrica e  Ultrassonografista. Teve 4 filhos desse casamento: Luciana, Letícia, Livia e Marco Augusto, dos quais 3 são médicos atuantes em Três Lagoas.

Possui especialidade em medicina do trabalho, saúde pública, perícia médica e MBA em gestão de cooperativas. Concluiu o bacharelado em Direito em 2000 , gastronomia em 2018 e historia na UFMS em 2024. Exerceu cargos públicos como diretor do PAM por 5 anos, foi agente regional de saúde do Mato Grosso do Sul por 3 anos, foi diretor clínico do hospital Nossa Senhora Auxiliadora durante 5 anos, presidente da Unimed por 7 anos e diretor do hospital CASSEMS por 3 anos.

Disputou 6 eleições, uma para o senado federal, no qual foi suplente e exerceu o mandato em Brasília por 1 mês no ano de 1988. Disputou três eleições para a prefeitura de Três Lagoas, uma para deputado federal e uma para deputado estadual.

Atualmente aposentado do INAMPS, exerce a medicina como autônomo, na SERMEDI e médico de sobreaviso na especialidade de GO no hospital CASSEMS. Continua em plena atividade médica até quando Deus assim o permitir.

JUVENTINO ANTONIO ALVES: nasceu em 24 de agosto de 1949, na região de Barra do Piraí/Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Filho de Sebastião Antônio Alves e Benedita Alcides Maria da Conceição, cresceu em um ambiente familiar marcado por valores sólidos e princípios cristãos, que influenciaram profundamente sua trajetória de vida.

Construiu uma história pautada no trabalho, na dedicação à família e no compromisso com uma vida simples e digna. Casou-se em fevereiro de 1982, iniciando uma união sólida que resultou na formação de sua família, sendo pai de três filhos.

Ao longo de sua vida profissional, atuou como metalúrgico, profissão que exerceu com empenho e responsabilidade até sua aposentadoria, em 1998. Sua carreira foi marcada pelo esforço diário e pela contribuição ao setor industrial, sempre prezando pelo trabalho honesto.

No ano de 2000, passou a residir na cidade de Três Lagoas/MS, onde estabeleceu seu lar e vive até os dias atuais. Sua trajetória reflete valores como perseverança, compromisso familiar e dedicação ao trabalho, sendo exemplo de simplicidade e integridade.

Desde cedo, demonstrou vocação para o serviço religioso, dedicando-se à fé e ao cuidado com o próximo. Tornou-se ministro da Assembleia de Deus de Mato Grosso do Sul, onde atua há muitos anos com zelo, compromisso e dedicação, contribuindo para o fortalecimento espiritual de diversas comunidades.

Ao longo de sua caminhada ministerial, destacou-se não apenas pela pregação da Palavra, mas também pelo envolvimento ativo em ações sociais. Sensível às necessidades das pessoas, passou a dedicar grande parte de seu tempo à assistência social da igreja, prestando auxílio aos mais necessitados e promovendo solidariedade, acolhimento e esperança.

Aposentado desde 1998, reside em Três Lagoas/MS desde o ano de 2000. Sua história é marcada pelo serviço, pela fé e pelo amor ao próximo, sendo reconhecido como um homem comprometido com sua missão e com o bem-estar da comunidade.

Sargento Rodrigues

DANIEL FRANCISCO DE BRITO: Natural de Pedro Gomes/MS, Daniel Brito é um profissional com uma carreira marcada pelo compromisso com a saúde e a qualidade de vida da comunidade. Casado há 43 anos, é pai de dois filhos e avô de uma neta. Sua experiência profissional inclui atuações como farmacêutico e enfermeiro em hospitais, além de corretor de imóveis, o que lhe conferiu uma visão abrangente das necessidades da população em diversos aspectos. Eleito para o seu primeiro mandato como vereador, Daniel traz para a Câmara Municipal sua experiência de vida e seu compromisso com o bem-estar da população. Seu trabalho busca promover políticas públicas que atendam às necessidades da saúde, educação e desenvolvimento local, sempre com foco na transparência e no respeito à comunidade.

WESLLEY BARBOZA DE FREITAS: brasileiro, três-lagoense, contador, advogado, nascido em 14 de dezembro de 1983, casado com Renata Guimarães Barroso de Freitas, pai de 3 filhos, sendo Gustavo Alves Lima de Freitas, Letícya Guimarães de Freitas, e Luan Guimarães de Freitas.

Concluiu seus estudos do ensino médio na Escola Jomap, possuindo uma dupla graduação em Ciências Contábeis, e Direito. Pós Graduado em Contabilidade Financeira e Auditoria, ambos pela Faculdade AEMS. Ele que a partir dos 9 anos de idade, já começou a auxiliar sua família, em seu primeiro e único emprego, iniciando sua vida profissional no Escritório Contábil Garcia, como Office-boy, onde após aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade, habilitou-se como Contador, em 22/06/2012.

Os sonhos e a vontade de vencer, juntamente com as oportunidades de negócios, nascerá um novo objetivo, concluindo assim, o seu curso de Direito, sendo aprovado no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, inaugurando assim, em 23 de julho de 2022 a Freitas Advocacia.

A sede de vitória, aliada a vontade em ser um bom profissional de excelência, são as virtudes que norteiam a vida deste homenageado na noite de hoje.

ALCIR MARTINS DE ASSUNÇÃO: filho de Dirma Martins de Assunção e Alcides Valério de Assunção, este já em memória, a quem deve seus valores, formação e tudo aquilo que o trouxe até aqui. Nasceu em 1970, na cidade de Tacuru, no Mato Grosso do Sul, e foi criado no sítio Rincão das Direitas, onde aprendeu, desde cedo, o valor do trabalho, da família e da honestidade. Tem três irmãos, com quem compartilhou uma infância simples, mas cheia de ensinamentos.

Nos anos 90, ainda jovem, com cerca de 20 anos, mudou-se para Cuiabá/MT, onde iniciou sua trajetória profissional com um pequeno comércio. Em 1998, teve a oportunidade de se tornar representante comercial da Danone S.A., experiência que marcou profundamente sua vida profissional.

Em 2001, foi convidado a assumir a distribuição da fábrica em Três Lagoas/MS. Aceitou o desafio e, em abril daquele mesmo ano, mudou-se para esta cidade junto com sua família. No início, eram apenas eles, mas com o tempo vieram seus pais e irmãos, fortalecendo ainda mais os laços com esta terra.

Buscando crescer e contribuir ainda mais, em 2004, ingressou na faculdade AEMS, no curso de Direito, concluindo em 2008. Desde maio de 2009, atua como advogado nesta cidade, profissão que exerce com responsabilidade e compromisso. Hoje, ao lado da sua esposa, a também advogada, Rozana Gomes, construíram não apenas uma família, mas também uma parceria profissional com o escritório
Gomes e Assunção Advocacia.
A família cresceu: tem três filhas, quatro enteados, três netos e dois enteados netos — e é nela que encontro Alcir encontra motivação. Três Lagoas não é apenas o lugar onde mora: é o lugar onde construiu sua história, onde fincou suas raízes e onde pretende continuar deixando seu legado.

RAFAEL DE ANDRADE FARIAS: nascido na cidade de Campo Grande/MS, em 14 de dezembro de 1985. Casado com a Sra. Vivian Carolina Costa, filho de Edivana de Andrade Farias e Carlos Roy Farias. Ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul em 23 de julho de 2003. Realizou o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal, no período de 2003 a 2006, ocasião em que foi declarado Aspirante-a-Oficial. Atualmente, exerce o posto de Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, tendo sido promovido em 25 de setembro de 2021.

Ao longo da carreira, participou de diversos cursos de especialização, destacando-se as capacitações relacionadas às atividades técnicas, produtos perigosos, socorros e urgências em atendimento pré-hospitalar, sistema de comando de incidentes e defesa civil. No Corpo de Bombeiros Militar, exerceu funções de comando, chefia e assessoramento, dentre elas, destacam-se as atuações como Chefe de Análise de Projetos de Segurança Contra Incêndio, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral e do
Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS e Coordenador Adjunto da
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Em 19 de janeiro de 2024, foi conduzido à função de Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, em Três Lagoas/MS, função que exerce nos dias atuais.

Silverado

AGNALDO ALVES DE MIRA: nasceu em 31 de maio de 1970, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP. É filho de Wilson Alves de Mira e Maria Tereza Pelegatti Mira. É casado com Viviane Benkard Mira, que trabalha na empresa JDisel. É pai de quatro filhos: Beatriz, Vitória, Pedro e João.

Trabalha na área de manutenção automotiva há mais de 40 anos, tendo iniciado aos 14 anos em uma autopeças da concessionária Mercedes Bens. No ano de 2000, abriu a própria empresa. Já em 2008, adquiriu a JDiesel em Três Lagoas/MS, onde passou a residir juntamente com sua família.

Hoje, além de Três Lagoas, a empresa agrega cerca de 60 funcionários, e cultiva planos de expansão, possui também unidades em Dourados/MS e em Ribas do Rio Pardo/MS.

LUISA MAS CARDOSO FRANCO OLIVEIRA: é formada em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com uma trajetória sólida e reconhecida na área da comunicação, ela atua há 14 anos em assessoria de comunicação, sendo mais de 8 deles na Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas, onde foi responsável pela coordenação de equipe, estratégias de posicionamento institucional, relacionamento com a imprensa e apoio nas ações de relações públicas. Jornalista por formação, Luísa também já trabalhou como repórter em grandes veículos de comunicação do Estado e, desde 2012, vem se dedicando à comunicação política e assessoria de mandatos, acumulando ampla experiência em gestão e planejamento estratégico.

MYLENE BERNARDES THOME: nascida em Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Mylene Bernardes Thomé chegou a Três Lagoas com apenas 15 dias de vida. Desde então, esta cidade deixou de ser apenas o lugar onde viveu para se tornar parte de sua identidade, de sua história e de seu coração.

Filha de Walckir Bernardes e Maria Marlene Pomponi Bernardes, cresceu cercada por valores que carregaria por toda a vida: honestidade, trabalho, respeito às pessoas e perseverança. Foram esses ensinamentos que moldaram seu caráter e serviram de alicerce para cada conquista de sua trajetória.

Formada em Administração de Empresas pela PUC Campinas, encontrou no comércio e, especialmente, no ramo calçadista, sua grande vocação. Ao longo de mais de três décadas de dedicação, construiu uma trajetória marcada pela seriedade, pelo empreendedorismo e pelo compromisso com a excelência, tornando-se uma referência no comércio de Três Lagoas e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

Ao seu lado, sempre esteve seu esposo, Leandro Tebet Thomé, companheiro de vida, de sonhos e de conquistas. Juntos, construíram uma família baseada no amor, no respeito e nos valores que consideram essenciais. Dessa união nasceram seus dois filhos: Maria Eduarda Bernardes Thomé e Leandro Tebet Thomé Filho, que representam o legado mais precioso de sua caminhada.

Mas nenhuma realização profissional supera a marca que deixou nas pessoas. Ao longo dos anos, Mylene construiu muito mais do que uma carreira: construiu relações, amizades, confiança e uma história de dedicação à comunidade que a acolheu desde os primeiros dias de vida.

Receber o título de Cidadã Três-Lagoense é, acima de tudo, o reconhecimento de uma vida inteira vivida nesta cidade. Uma homenagem a uma mulher que cresceu junto com Três Lagoas, que acreditou em seu potencial, contribuiu para seu desenvolvimento e fez dela o lugar onde construiu seus sonhos, sua família e sua história.

Com gratidão, emoção e humildade, Mylene Bernardes Thomé recebe esta honraria e a compartilha com sua família, amigos, colaboradores e com todos aqueles que fizeram parte de sua trajetória.

Porque algumas pessoas escolhem uma cidade para viver. Mylene teve o privilégio de viver uma vida inteira amando a cidade que sempre chamou de lar. E hoje, Três Lagoas reconhece e agradece essa história.

ODAIR XAVIER DE MATTOS: brasileiro, gerente de agropecuário aposentado e pecuarista. Hoje, com 74 anos de idade bem vividos. É casado com Maria Elena Corrêa de Mattos, pai de três filhos: Rogério, Márcia e Ana, que apesar de não terem nascido em Três Lagoas, aqui foram criados desde a infância.

Odair nasceu no município de Sabino/SP, até então era distrito da cidade de Lins/SP, morou e cresceu no Retiro Santo Antônio na fazenda Santa Cruz, pertencente à família do Sr. Chiquinho Junqueira. Filho de Juvêncio Xavier de Mattos e Faustina Scaramussa de Mattos. Teve 10 irmãos. Começou a trabalhar muito cedo na roça com a colheita de algodão, milho e arroz. Depois, com a lida do gado.

Estudou até a 4ª série do ensino fundamental, quando descobriu que realmente o que lhe fazia sentido era o campo, a lida do gado que até hoje é sua paixão. Homem de muito respeito, seriedade, de compromisso, sempre se impôs quanto aos seus princípios, transmitindo essa educação aos filhos, e agora aos netos, que já são sete. Um homem temente à Deus, de uma fé exemplar, com seus aproximados 22 anos de idade desenvolveu aventurar-se por outros estados do nosso país, indo trabalhar no Paraná e depois aqui para o nosso Mato Grosso do Sul, em 1978. Foi aqui que resolveu acampar no município de Água Clara/MS. Odair ia para o mato, áreas fechadas de cerrado, onde ficava acampado por mais de 30 dias, sem ver a cidade.

Em 1990 foi trabalhar para a Nelore NP, onde permaneceu por mais de 24 anos gerenciando várias fazendas e contribuindo para a construção de um exemplar de negócios no ramo pecuário no desenvolvimento de genética e animais de alto padrão para cria, recria e engorda.

Como tudo na vida não é só alegria, Odair também passou por um momento difícil: lutou com uma crise imensa de ansiedade que deixou todos preocupados. Mas forte como é, venceu e segue orientado a todos que estão junto de si, com muito amor, carinho, fé e gratidão. É o “vô” que todos, como o chamam de forma carinhosa.

Hoje, filho declarado de Três Lagoas, segue com seu trabalho junto a pecuária que é sua paixão, fazendo amizades, contando histórias e realizando grandes negócios, ensinando a cada dia, com muito amor e carinho, o sentido de viver com sucesso.

EULÁLIO DA SILVA: é diácono da Igreja Católica Apostólica Romana. Exerce sua Ação Pastoral na Paróquia Santo Antônio/Catedral – Sagrado Coração de Jesus. É casado com Senil Oliveira da Silva. Pai de três filhos: Robson Oliveira da Silva, Luciano Oliveira da Silva e Carla Rosane Oliveira da Silva Mendonça. Tem cinco netos.

Chegou em Três Lagoas em 1959. Foi Administrador paroquial nas paróquias Santa Rita de Cássia/Três Lagoas, São Francisco de Assis, também em Três Lagoas.

Como formação: Estudos Sociais, na UFMS. Cursou também “Atualização religiosa e Teológica”. Trabalhou nas emissoras: Rádio Difusora e Caçula, Rádio FM Cidade, com informações Religiosas, e na TVC.

Nas emissoras AM, na época, apresentou programas de sertanejo e popular, com reportagens de diversas naturezas. Hoje, é professor e diácono permanente.

Sirlene dos Santos

AIRES GARCIA DOS SANTOS JUNIOR: é Enfermeiro natural de Três Lagoas/MS, onde iniciou sua trajetória acadêmica com a graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui especializações em Enfermagem do Trabalho, Atuação Docente em Saúde e Gestão de Serviços em Saúde. Concluiu o Mestrado em Enfermagem e o Doutorado em Saúde e  Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, ambos pela UFMS. É docente efetivo da UFMS, Campus de Três Lagoas, atuando também como docente permanente e coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem desde 2023.

Possui ampla atuação em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em biossegurança, segurança do paciente e doenças transmissíveis. É líder de grupo de pesquisa, membro de conselhos institucionais e integra redes nacionais e internacionais de pesquisa em saúde. Também atua como editor associado de periódico científico e avaliador do sistema nacional de avaliação da educação superior.

Com trajetória marcada pelo compromisso com a formação de profissionais e o fortalecimento da saúde pública, desenvolve ações diretamente voltadas à comunidade e ao avanço da Enfermagem na região Centro-Oeste.

LUCIANO FERREIRA DE FREITAS: é exemplo de dedicação, honestidade e trabalho no município de Três Lagoas/MS. Nascido em Três Lagoas, é filho de José Ferreira de Freitas e Neusa Ferreira de Freitas é casado com a Viviane, tem dois filhos abençoados, Nathalia e Luciano Junior, além da alegria de ser avô de dois netos maravilhosos.

Começou a trabalhar ainda muito jovem em outras áreas, mas, com esforço e perseverança, consolidou-se na profissão de despachante, atividade que exerce com responsabilidade, ética, pontualidade e compromisso a mais de uma década. Ao longo dos anos, conquistou o respeito, a confiança e a admiração de clientes, parceiros e concessionárias, tornando-se referência pela seriedade e excelência dos serviços prestados. Homem simples, íntegro e trabalhador, Luciano construiu sua história através da dedicação diária e do compromisso com a comunidade três-lagoense.

VALTER MILTON STELUTI: Em breve…


FONTE: Secretaria/Cerimonial CMTLS/ TEXTO: Cadu Xavier

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Câmara Municipal de Três Lagoas

Mário Grespan entrega honrarias como reconhecimento e #gratidão

Published

on

Na noite desta segunda-feira (08), por meio de uma propositura do vereador Mário Grespan, aconteceu uma sessão solene com outorga de honrarias para pessoas e instituições que prestam relevantes serviços ao município, contribuindo para uma cidade pujante. Além do vereador proponente, estavam presentes os jovens vereadores Ana Clara Guimarães (EE João Ponce, apadrinhada pelo vereador Mário Grespan), a presidente Mariana Tiago (Escola Funlec, apadrinhada pelo vereador Tonhão) e Alícia Pereira (EE Jomap, apadrinhada pelo vereador Prof. Pedrinho Jr).

O ato foi rico de uma simplicidade característica de quem quer apenas agradecer. Foram entregues moções de Reconhecimento e de Congratulação. Confira os homenageados: Davi Leandro Santos Jordão, Escola Batista Semear, Ezequias da Silva Pereira, Fabiana Ferreira de Melo, Francisco Antunes da Costa, João de Jesus Arantes, José Osterno de Lucena, Kemily Aparecida Silva, Luciano Queiroz Fernandes, Maria Aparecida de Souza, Miriam Clarice Reis Costa, Raquel Moreira, Rosely Rodrigues de Oliveira, Sérgio Henrique Costa Piga, Stela Aparecida Laranja Aguirre, (Deborah) Tatiane Souza Costa Kozara, Vânia Gonçalves de Souza Bernardes e Viviane da Silva Corrêa.

Após as entregas, Grespan encerrou o evento demonstrando sua felicidade: “hoje é o dia mais feliz, de tantos dias felizes, que tive no meu mandato”. O vereador proponente disse que escolheu a data por próxima ao aniversário de 111 anos de Três Lagoas, ou seja, “se hoje Três lagoas é pujante e está celebrando tantos anos, é porque essas pessoas existem!”.

Além do reconhecimento, Mário Grespan reforçou que “é a Câmara que está hoje prestando o seu papel de reconhecimento, pois o trabalho dessas pessoas não pode deixar de ser valorizado”. Por fim, encerrando a solenidade, afirmou: “o sentimento que acho mais bonito e cultuo é a #gratidão. Por isso, muito obrigado a todos vocês pelo excelente trabalho”.

LISTA DE HOMENAGEADOS:

Bruno Silva, 34 anos, natural de Três Lagoas (MS), é educador físico e pedagogo, atuando na promoção da saúde, do bem-estar e do desenvolvimento humano por meio da atividade física. Apaixonado por musculação, construiu sua trajetória incentivando disciplina, constância e qualidade de vida. Com forte presença e carisma, também se destacou em concursos de beleza, sendo eleito Mister Rodeio em 2012 e Mister Mato Grosso do Sul em 2020. Essas experiências contribuíram para o fortalecimento de sua confiança, postura e determinação. Amante do ciclismo, Bruno encontra na prática do pedal uma forma de equilíbrio entre corpo e mente, incorporando o esporte ao seu estilo de vida. Adepto da Lei da Atração, acredita no poder dos pensamentos e da energia direcionada para a conquista de objetivos. Com mais de 16 mil seguidores no Instagram, utiliza suas redes sociais para compartilhar sua rotina, motivar pessoas e promover hábitos saudáveis, tornando-se uma referência para aqueles que buscam evolução física e pessoal. Determinado e focado, Bruno segue em constante crescimento, inspirando outras pessoas a transformarem suas vidas por meio da disciplina, do autocuidado e de uma mentalidade positiva.

Davi Leandro Santos Jordão, nascido em 17 de setembro de 1980, natural de Três Lagoas, é casado, filho de Doloir Dias dos Santos e Antônio Rodrigues Jordão, e integrante de uma família composta por cinco irmãos. Criado em um ambiente familiar pautado no respeito e união, Davi aprendeu desde cedo a importância da honestidade, do trabalho digno e da dedicação à família. Sempre valorizou os ensinamentos recebidos de seus pais, carregando consigo princípios que refletem em sua vida pessoal e profissional. A convivência familiar foi fundamental para formar seu caráter simples, trabalhador e comprometido com as pessoas ao seu redor. Atua há mais de 20 anos no ramo de sonorização, prestando serviços em casas de shows, eventos corporativos e produções diversas, sempre com dedicação, responsabilidade e excelência. Há 5 anos é proprietário de uma empresa de som e iluminação, especializada em casamentos, aniversários e formaturas, levando estrutura, qualidade e emoção para cada evento. Com profissionalismo e carinho pelo que faz, Davi construiu uma trajetória marcada pela confiança dos clientes e pelo compromisso em transformar momentos especiais em lembranças inesquecíveis.

Escola Batista Semear é uma instituição de ensino privada localizada no município de Três Lagoas/MS, fundada em 21 de agosto de 1997 e mantida pelo Instituto Batista de Educação (IBE Ltda). Desde sua criação, a escola tem como missão oferecer uma educação de excelência fundamentada em princípios cristãos, contribuindo para a formação acadêmica, ética, moral e social de seus alunos. Ao longo de sua trajetória, consolidou se como referência educacional no município, desenvolvendo um trabalho pautado no compromisso com o conhecimento, a disciplina, o respeito e os valores familiares. A instituição atende diferentes etapas da educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Além da formação pedagógica, a Escola Batista Semear investe constantemente no desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando habilidades como liderança, criatividade, pensamento crítico, responsabilidade social e trabalho em equipe. A escola também possui forte participação em atividades culturais e esportivas, promovendo o esporte como ferramenta de inclusão, disciplina e desenvolvimento humano. Esse compromisso vem sendo reconhecido através de importantes conquistas em competições municipais e regionais. Com está conquista a equipe estará representando Três lagoas nos jogos escolares do estado de Mato Grosso do Sul, durante o mês de junho.

Em 2026, a Escola Batista Semear conquistou importante destaque nos Jogos Escolares Três-Lagoenses (JETs) 2026, sagrando-se campeã da final do futsal masculino, em uma competição marcada pelo alto nível técnico, espírito esportivo e grande participação da comunidade escolar.

A equipe campeã foi composta por: Luciano Queiroz Fernandes (Técnico), Isaac Guerra Ciuffa (Auxiliar), Gabriel Alves Pinto (Auxiliar) e os atletas Gustavo Veneno Silva, Enzo Queiroz Morilla, Pedro Henrique de Lima Barbalho, Miguel Henrique Lopes, João Pedro Alzeman Tobaru, João Victor Martucci Hora, Antonio Mauro Ferreira Neto, Estevão Guerra Ciuffa, Calebe Linhares Silveira Evangelista, Nicolas Fernandes de Araújo Borges, Davi Macêdo Garcia e Guilherme Pietro Ferreira da Silva.

A conquista reforça o compromisso da Escola Batista Semear com o incentivo ao esporte educacional, à disciplina e à formação de jovens talentos, demonstrando que educação e esporte caminham juntos na construção de cidadãos preparados para o futuro. Com uma trajetória construída sobre valores sólidos, dedicação e compromisso com a educação, a Escola Batista Semear segue sendo motivo de orgulho para Três Lagoas e referência na formação de crianças e jovens em nosso município.

Ezequias da Silva Pereira, 33 anos, é casado com Letícia Almeida e pai de três filhos: Gustavo, Elisa e Sara. Natural de Três Lagoas, foi criado por seus pais, Nelson e Rosalice, que sempre lhe ofereceram amor, apoio e base sólida para o seu desenvolvimento pessoal. Ao longo de sua trajetória, ingressou no serviço público municipal, atuando na área da saúde, especialmente no combate às endemias. Nesse trabalho, contribuiu diretamente com a população no enfrentamento das arboviroses, demonstrando dedicação e compromisso com o bem-estar da comunidade. Atualmente, exerce o ministério pastoral na Igreja Pentecostal Deus é Amor, onde se dedica ao cuidado de vidas, ensinando o amor de Jesus Cristo por meio da Palavra de Deus e trabalhando no resgate de pessoas com fé, amor e propósito.

Fabiana Ferreira de Melo, natural de Três Lagoas (MS), é filha de Florisvaldo Ferreira de Melo, conhecido como “Flor”, e Ivaldete Moreira de Melo. Aos 45 anos, é casada com Ronaldo Gasque Suares, empresário e proprietário da Verde Flora, empresa que se destaca no setor de paisagismo e floricultura, e onde Fabiana exerce com excelência a função administrativa. Formada em Administração e Estética, Fabiana construiu sua trajetória unindo o amor pela natureza, o cuidado com as pessoas e a visão empreendedora. Sua atuação na Verde Flora vai além da gestão: ela participa ativamente do desenvolvimento de projetos de paisagismo e decoração natural, imprimindo em cada trabalho sua sensibilidade, dedicação e bom gosto. Ao lado do marido, Fabiana ajudou a consolidar a empresa como referência em paisagismo sustentável, valorizando o verde e contribuindo para a preservação ambiental e o embelezamento dos espaços urbanos e residenciais. Sua visão empreendedora é pautada pela ética, pela fé e pelo amor ao que faz, princípios que também orientam sua vida pessoal. Cristã de fé firme e convicta, Fabiana acredita que todas as conquistas são reflexo da mão de Deus em sua vida. É movida por gratidão e espiritualidade, reconhecendo que sua força vem da fé que professa: “Tudo o que sou e o que conquistei devo a Deus. A Ele, toda honra e toda glória.” Mãe dedicada de Maria, Sophia e Pedro, Fabiana encontra na família sua maior motivação. Seus filhos são, para ela, a razão de cada conquista e o maior presente que a vida poderia lhe conceder. O amor pela família é o alicerce de sua caminhada e o combustível que a impulsiona a ser uma pessoa melhor todos os dias. Apaixonada pela natureza e pelo paisagismo, Fabiana acredita que o trabalho com flores e plantas é uma forma de transmitir paz, beleza e esperança. Por meio do seu ofício, ela transforma espaços e vidas, levando harmonia e cor para o cotidiano das pessoas. Hoje, Fabiana se define como uma mulher realizada em todas as áreas da vida. Sua história é marcada por luta, fé, superação e conquistas, refletindo o exemplo de quem trabalha com o coração e vive com propósito. “A vida é feita de ciclos, e em todos eles eu aprendo que quando colocamos Deus à frente, tudo floresce no tempo certo.”

Francisco Antunes da Costa, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o esporte, a cultura, a educação e o serviço público no município de Três Lagoas/MS. Profissional dedicado à Educação Física e reconhecido como mestre da música instrumental popular, destacou-se ao longo de décadas por sua atuação na formação de pessoas, promoção da qualidade de vida e preservação cultural. Sua trajetória na música teve início ainda na juventude, sendo parte fundamental de sua identidade profissional e cultural:

  • 1969 – Início na Banda Marcial Cristo Redentor, em Três Lagoas/MS;
  • 1968 a 1983 – Atuação como músico instrumental em bandas e eventos culturais;
  • 1974 a 1978 – Instrutor de fanfarra no SESI;
  • 1981 a 1993 – Instrutor de instrumentos de sopro na Escola Fernando Corrêa;
  • 1993 a 2000 – Instrutor de instrumentos de sopro na Escola João Magiano Pinto;
  • 2000 até os dias atuais – Atuação contínua como músico, sendo referência na cultura popular local.

Ao longo de sua caminhada cultural, participou de importantes grupos e eventos, incluindo apresentações com artistas de renome nacional, como integrantes ligados ao grupo Raça Negra, além de contribuir para a formação de bandas e fanfarras premiadas, incluindo títulos nacionais em concursos de bandas marciais.

Paralelamente à sua atuação cultural, desenvolveu relevante trabalho no serviço público municipal:

  • 1997 a 2004 – Atuação na Prefeitura Municipal de Três Lagoas, iniciando no Ginásio Municipal Cacilda Acre Rocha como Chefe de Núcleo, sendo responsável pela manutenção, organização administrativa e coordenação de equipes;
  • Período na Gerência de Esportes (GAEL) – Participação na criação e desenvolvimento do projeto de ginástica para a terceira idade, que cresceu de 12 para cerca de 80 alunos;
  • Atuação no Estádio Madrugadão – Contribuição na organização administrativa e operacional do espaço;
  • Secretaria Municipal de Educação – Desenvolvimento de projeto que integrou música e educação física nas escolas municipais, ampliando o acesso a atividades educativas;
  • Projeto “Domingo de Lazer nos Bairros” – Atuação como coordenador em ações comunitárias nas regiões do Garcia e Arapuá.
  • A partir de 2004 até os dias atuais – Atuação no serviço público estadual, junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica.

Ao longo de sua trajetória, Francisco Antunes da Costa consolidou-se como uma referência em Três Lagoas, tanto na área esportiva quanto cultural, contribuindo significativamente para a formação de gerações, o fortalecimento da cultura popular e a promoção do bem-estar social. Seu legado é marcado pela dedicação, compromisso e amor pelo que faz, sendo reconhecido pela comunidade como um verdadeiro agente de transformação social.

Héber Rodrigues Gonzaga Natural de Três Lagoas (MS) e filho de pais também três-lagoenses, é neto de Manoel Marques, que dedicou sua vida como ferroviário, e de João Dias, conhecido charreteiro da cidade. Sua história é profundamente ligada às raízes simples e trabalhadoras de sua família, que sempre valorizou o esforço, a honestidade e o amor pela cidade natal. Cresceu na região central de Três Lagoas, vivendo uma infância marcada por brincadeiras nos becos da antiga NOB – Noroeste do Brasil, onde construiu memórias e laços que o acompanham até hoje. Estudou nas escolas Afonso Pena e João Magiano Pinto (JOMAP), instituições que contribuíram para sua formação educacional e pessoal. No início dos anos 2000, iniciou sua trajetória profissional no setor da saúde, atuando na área de Enfermagem em diversos hospitais da cidade. Ao longo de sua caminhada, teve a oportunidade de acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento de Três Lagoas, que se consolidou como um dos maiores polos industriais do Mato Grosso do Sul. Atualmente, exerce com dedicação a função de Enfermeiro do Trabalho, atuando diretamente no setor industrial. Seu compromisso profissional reflete não apenas sua competência técnica, mas também o orgulho de contribuir com o progresso do município que o viu nascer e crescer.

Sua história é marcada pela superação, amor por Três Lagoas e vocação para o cuidado com as pessoas, representando com honra a força e a essência do verdadeiro três-lagoense.

João de Jesus Arantes nasceu em 10 de janeiro de 1959, no município de Paranaíba/MS. É filho de Pedro Arantes e Aparecida Rosa de Jesus (ambos in memoriam). É casado com Waldirene da Silva Arantes, com quem constituiu uma sólida família, sendo pai de três filhos e avô de sete netos. Ao longo de sua trajetória profissional, construiu uma carreira de destaque no ramo de seguros, atuando como corretor há mais de 36 anos. Iniciou sua carreira no estado de São Paulo, onde trabalhou por cerca de 20 anos. Posteriormente, atuou por quatro anos no Bradesco de Três Lagoas/MS, consolidando ainda mais sua experiência no setor. Desde 2014, é sócio e proprietário da empresa C.I.A. Corretora Irmãos Arantes, onde segue desempenhando suas atividades com dedicação, responsabilidade e profissionalismo. Com uma história marcada pelo trabalho e compromisso, João de Jesus Arantes se destaca pela seriedade e pela confiança conquistada ao longo dos anos, sendo referência em sua área de atuação.

José Osterno de Lucena chegou à cidade de Três Lagoas no início do ano de 1963, onde construiu toda a sua trajetória de vida marcada por muito trabalho, dedicação e superação. Desde muito cedo precisou contribuir com o sustento da família, que era composta por dez irmãos. Filho de um carroceiro e de uma lavadeira, iniciou sua vida profissional aos 9 anos de idade como engraxate, demonstrando desde criança seu espírito batalhador. Aos 14 anos, conquistou seu segundo emprego como cobrador na empresa Expresso Pioneiro, de propriedade do Sr. Afonso Rodrigues Sandovet. Posteriormente, trabalhou na Casa Preferida, pertencente ao Sr. Abrão Mattar, e também integrou a equipe da rede de móveis Andralar. Sua trajetória profissional ainda inclui passagem pelo Mateco Materiais de Construção, ampliando sua experiência no comércio local. No ano de 1987, ingressou na SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública), onde atuou com dedicação até sua aposentadoria, construindo uma carreira sólida no serviço público. Homem de família, é casado com Marley Barboza de Lucena, com quem construiu uma linda família composta por cinco filhos: Paulo Sérgio, Murian, Letícia, Glauber e Kléber. José Osterno de Lucena carrega com orgulho o título de três-lagoense de coração, sendo exemplo de perseverança, trabalho e amor pela sua cidade.

Kemily Aparecida Silva, nascida em 10 de junho de 2001, é natural de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, onde foi criada no bairro São Carlos, filha de Solange Aparecida Augusta. Desde cedo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao esporte, iniciada em 2011 por meio de um projeto social desenvolvido na Escola Municipal Parque São Carlos. Foi nesse ambiente que teve suas primeiras experiências esportivas, praticando modalidades como atletismo, voleibol e basquetebol. Demonstrando talento desde o início, destacou-se especialmente no atletismo, conquistando títulos em competições municipais e estaduais, além de representar o estado em campeonatos brasileiros. Paralelamente, encontrou no basquetebol sua grande paixão, modalidade na qual também acumulou importantes conquistas. Ao longo de sua trajetória, sagrou-se campeã em competições municipais, estaduais e torneios organizados por federações, além de integrar seleções estaduais, representando Mato Grosso do Sul em campeonatos brasileiros escolares e federados. Sua dedicação ao esporte a levou a novas oportunidades fora do estado, atuando na cidade de Tupã, em São Paulo, onde conquistou o bicampeonato paulista de base. Posteriormente, encerrou sua trajetória no esporte de alto rendimento em Santa Catarina, integrando uma equipe adulta e consolidando uma carreira marcada por conquistas, desafios e aprendizados. Graduada em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) em 2023, Kemily também possui pós graduação em Educação Física Escolar e Inclusão, além de especialização em Psicomotricidade. Atualmente, atua na rede municipal de ensino, levando sua experiência e conhecimento para a formação de novos alunos. O esporte desempenhou papel fundamental em sua vida, contribuindo para a construção de valores como disciplina, resiliência e trabalho em equipe — princípios que seguem presentes tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

Luciano Queiroz Fernandes, 38 anos, é casado com Natália Rodrigues e pai de um menino muito especial, Mateus Rodrigues Queiroz. Natural de Três Lagoas, foi criado por seus avós, Oliveira Alves de Queiroz e Arlinda Antônia de Queiroz, que tiveram papel fundamental em sua formação pessoal e nos valores que carrega até hoje. É filho de Elenir Antônia de Queiroz, professora e especialista em educação da rede municipal. Iniciou sua trajetória profissional em 2011, atuando como professor pela Faculdade AEMS. Seu primeiro trabalho foi desenvolvido junto à Prefeitura Municipal de Três Lagoas, no programa AABB Comunidade, onde contribuiu de forma significativa por seis anos. Posteriormente, seguiu sua carreira na área educacional, trabalhando na Escola Municipal General Nelson Custódio e na Escola Estadual João Tomes, localizada na Vila Piloto, sempre demonstrando dedicação e compromisso com o ensino. Apaixonado por sua profissão, também atua na área da saúde como personal trainer, levando qualidade de vida e bem-estar às pessoas por meio da atividade física. Atualmente, compartilha sua experiência e conhecimento na Escola Batista Semear, exercendo seu trabalho com amor, dedicação e responsabilidade, sempre buscando oferecer o melhor aos seus alunos. “Meu trabalho é salvar vidas através das brincadeiras e da atividade física.” Independentemente da idade, Luciano acredita no poder transformador do movimento e da educação na vida das pessoas.

Maria Aparecida de Souza, natural de Três Lagoas, filha de Maria José de Souza conhecida por Da Judite, meu pai Arnaldo Batista de Souza. Iniciei meu trabalho como professora rural na escola do Porto Independência no ano de 1978. O prefeito na época era o saudoso Dr. Ramez Tebet. Dediquei meu trabalho com muito amor e perseverança, alfabetizei quase toda família, primos, irmãos e filhos. No ano de 1989 o programa fundação educar atendeu grande demanda. Os alunos estudavam durante o dia e os pais à noite. Muitas dificuldades à luz era o claro de lampião, muitas vezes sendo suprimido por insetos dentro da sala de aula durante o período noturno. No ano de 1997 fui transferida para escola da cidade onde trabalhei na escola do Parque São Carlos, Escola Olyntho Mancini, Marlene de Noronha e o CEMEI Dona Cega de Moraes. Hoje aposentada, viúva, mãe de 3 filhos e 1 neta, gratidão por todos os diretores, secretários e diretores que trabalhei em minha época. Hoje só tenho que agradecer, porque quando a gente ama o que faz a gente não se cansa.

Miriam Clarice Reis Costa é natural de Vila Velha, Espírito Santo, e reside em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, desde 1987. Neta do Deputado Estadual Edward Reis Costa (mandato entre 1963 e 1971), cuja integridade, oratória e dedicação ao serviço público marcaram época e inspiraram gerações, e da registradora Miriam Reis Costa, titular do ofício extrajudicial desde 1963, de quem herdou o amor pelo Direito Público e pelo serviço notarial e registral, Miriam deu continuidade a um legado familiar pautado pela ética, pelo comprometimento e pela excelência. Formada em Direito pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (FDDJ), em São Paulo/SP, é também Pós-graduada e Especialista em Registros Públicos pela mesma instituição. Possui MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atualmente cursa MBA em Gestão de Pessoas também pela FGV, demonstrando constante busca por atualização e aprimoramento profissional. Sua trajetória no serviço registral iniciou-se em 1996, quando ingressou no Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Três Lagoas/MS. Em 2002, passou a exercer a função de Oficial Substituta, consolidando sua experiência técnica e administrativa. Desde 2013, atua como Coordenadora de Qualidade e Administradora das Condições de Manutenção do Sistema Organizacional, sendo responsável pela implementação e aprimoramento das práticas de gestão e qualidade institucional. Atualmente, sob sua coordenação e liderança, o cartório é reconhecido como Cartório Reis Costa – 1ª Circunscrição da Comarca de Três Lagoas/MS, uma instituição que se tornou referência nacional e internacional pela excelência em gestão, inovação, responsabilidade social e valorização humana. Entre os reconhecimentos conquistados sob sua gestão destacam-se:

  • Selo de Qualidade – TJMS, pelo destaque técnico e administrativo no serviço registral;
  • Certificação ABNT NBR 15906:2021, que atesta conformidade com o Sistema de Gestão Organizacional para Serviços Notariais e Registrais;
  • Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR (PQTA – Ouro e Diamante), o mais alto reconhecimento em gestão e melhoria contínua;
  • Título de Cartório TOP – ANOREG-BR, pelo desempenho e inovação em atendimento;
  • Certificação RARES (Ouro e CO₂ Free), pela adoção de práticas ambientais e sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Selos Mulher, Combate à Discriminação e Acessibilidade, em reconhecimento às ações voltadas à equidade de gênero, inclusão e diversidade;
  • Certificação GPTW – Great Place to Work, que posiciona o Cartório Reis Costa entre as melhores organizações para se trabalhar, reconhecendo o compromisso com o clima organizacional e a valorização das pessoas.

Com uma trajetória marcada por competência técnica, sensibilidade humana e visão estratégica, Miriam Clarice Reis Costa representa uma nova geração de gestores que unem tradição e inovação, consolidando o Cartório Reis Costa como referência em qualidade, confiança e cidadania.

Raquel Moreira nasceu em 04 de agosto de 1973, sendo filha de Maria Rosa Moreira e Adonis Moreira. É mãe de Guilherme Henrique Moreira Xavier, com quem construiu uma história pautada em valores familiares e dedicação. Formou-se como Técnica de Enfermagem na Escola Técnica Stella Maris, no município de Andradina/SP, iniciando sua trajetória profissional na área da saúde com compromisso e responsabilidade. Ingressou na Prefeitura Municipal em 14 de maio de 2007, onde atua até os dias atuais como técnica de enfermagem plantonista, acumulando aproximadamente 20 anos de experiência na área. Durante sua trajetória, também trabalhou no “Postão”, onde iniciou como contratada em 16 de setembro de 2009. Ao longo de sua carreira, prestou relevantes serviços durante importantes períodos de desenvolvimento industrial da região, atuando por meio da empresa IF na área da saúde durante as obras de grandes empreendimentos como a Fibria, a Eldorado e a UFN3, contribuindo com atendimento e suporte aos trabalhadores. Além disso, teve passagem pela empresa Irmãos Passaura, ampliando sua experiência profissional. Em 2009, foi aprovada em concurso público, tomando posse em 06 de junho de 2011, consolidando sua carreira no serviço público municipal. Com uma trajetória marcada pela dedicação, compromisso e cuidado com o próximo, Raquel Moreira se destaca pelo seu trabalho humanizado na área da saúde, sendo reconhecida pela sua atuação junto à comunidade.

Rosely Rodrigues de Oliveira, filha de Delcino Rodrigues e Maria Luzia Torres, nasceu na cidade de Três Lagoas/MS. É casada com Ivan Rosa e mãe de três filhos: Priscila Rodrigues, Peterson Luiz e Yasmin Beatriz, que representam seu maior orgulho e motivação.

Sua trajetória no serviço público começou em 1996, quando ingressou no ramo político, cedida pelo PMDB para atuar nas eleições de Issan Fares. Após demonstrar habilidade, responsabilidade e dedicação, foi convidada a integrar a equipe da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, no setor de Isenção de Impostos. Pouco tempo depois, assumiu o cargo de Secretária do Secretário de Planejamento, ampliando suas atribuições e sua contribuição para a gestão municipal.

Com seu trabalho reconhecido, Rosely passou a atuar no setor de Licitação e Compras da Assessoria de Administração, onde desempenhou funções estratégicas na condução de processos administrativos. Em 2004, com o início da gestão da prefeita Simone Tebet, foi convidada a assumir o cargo de Controle Interno da Secretaria de Finanças, atuando diretamente na execução de processos enviados ao Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Exerceu essa função de grande responsabilidade por mais de 11 anos, consolidando sua reputação como servidora competente, ética e comprometida.

Em 2015, iniciou uma nova fase de sua carreira ao assumir o cargo de Assistente Escolar na Escola Flausina de Assunção Marinho, onde atua até os dias atuais. Rosely se dedica com zelo e empenho ao cuidado e acompanhamento das crianças, contribuindo diariamente para o bom funcionamento da unidade escolar e para o bem-estar dos alunos.

Com uma vida profissional marcada pelo trabalho sério, pela dedicação ao serviço público e pelo respeito às pessoas, Rosely Rodrigues de Oliveira construiu uma trajetória sólida e inspiradora, dedicada ao desenvolvimento da comunidade de Três Lagoas.

Sérgio Henrique Costa Piga, 38 anos, é um exemplo de dedicação e superação que encontrou em Três Lagoas o cenário ideal para construir sua história. Natural de Bauru, chegou à cidade em 2006 para cursar Educação Física, iniciando uma trajetória marcada pelo esforço e pelo compromisso com o bem-estar da comunidade. Sua jornada profissional em Três Lagoas começou com o trabalho árduo como mecânico de vagões na ALL (América Latina Logística), função que exerceu com resiliência enquanto cursava a faculdade. Após formado, Sérgio direcionou seu propósito para o serviço público e o impacto social. Atuou como Educador Social no Programa Pelotão Mirim, auxiliando na formação de jovens, e expandiu sua atuação para a Academia da Saúde, onde trabalha na promoção da qualidade de vida e prevenção de doenças para a população. Atualmente, também dedica sua expertise à Educação Infantil do município, onde trabalha há 7 anos contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. No centro de sua vida e como seu maior orgulho está a família. Casado com Marcelly Furquim de Camargo Costa Piga, Sérgio é pai dedicado de duas filhas: Jullyana e Mariah. Sua biografia reflete a essência de um profissional multifacetado e um homem de família que, dos trilhos da ferrovia às salas de aula e academias públicas, dedica sua vida a servir com excelência ao povo de Três Lagoas.

Stela Aparecida Laranja Aguirre nasceu em 05 de abril de 1978, na cidade de Três Lagoas/MS. Filha da professora Maria Laranja e de Valdimir Aguirre (ambos in memoriam), é irmã do engenheiro ambiental e sanitário Brenner Laranja Aguirre e da advogada Thaís Laranja Aguirre. É casada com o Sr. Renato Cipriano Rocha e mãe de Flávia Laranja Aguirre Junqueira Franco e Clara Aguirre Rocha. Iniciou sua trajetória profissional no Hospital de Porto Primavera/SP, onde atuou por oito anos. Posteriormente, retornou a Três Lagoas, passando a integrar a equipe da Clínica Espaço Saúde como professora de Pilates, função que exerceu por dez anos. Atualmente, há sete anos concursada no município, atua como fisioterapeuta na Clínica de Fisioterapia da Prefeitura de Três Lagoas, desempenhando suas atividades com dedicação, responsabilidade e compromisso com a saúde pública. Ao longo de sua trajetória, Stela sempre se destacou pelo cuidado humanizado, buscando não apenas a reabilitação física, mas também a recuperação da autoestima e da qualidade de vida de seus pacientes. Com competência técnica, empatia e sensibilidade, contribui diariamente para a devolução de movimentos e sorrisos. Mesmo diante dos desafios da profissão, mantém uma postura firme e comprometida com os resultados, incentivando seus pacientes a participarem ativamente de seus processos de recuperação. Seu trabalho vai além da fisioterapia: é um verdadeiro compromisso com a autonomia, o bem-estar e a dignidade das pessoas atendidas. Reconhecida pela excelência de sua atuação, Stela Aparecida Laranja Aguirre presta um relevante serviço à população de Três Lagoas, sendo referência em sua área e exemplo de dedicação ao próximo.

O ano era 2013 quando a jovem Tatiane Souza Costa Kozara, carinhosamente conhecida como Deborah, chegou à cidade de Três Lagoas (MS). Vinha apenas para passar alguns dias e acompanhar o casamento de uma amiga de infância — quase uma irmã —, sem imaginar que esse breve período mudaria o rumo de sua vida para sempre.

Nascida na região Norte do Brasil, Deborah enfrentou desde cedo uma vida marcada por desafios. Órfã de pai e mãe ainda muito jovem, assumiu a responsabilidade de cuidar de seus três irmãos mais novos — o mais novo ainda de colo. Na adolescência, tornou-se mãe do pequeno Apolo, fortalecendo ainda mais sua coragem e determinação.

Enquanto isso, do outro lado da cidade, outro personagem também iniciava uma nova fase de vida: João, um homem maduro, viúvo e experiente, que chegava a Três Lagoas em busca de paz, novos propósitos e uma vida mais próxima da natureza, longe do ritmo acelerado das grandes metrópoles.

O destino, em sua sabedoria, trataria de unir essas duas histórias. Deborah decidiu permanecer em Três Lagoas, movida por uma paixão que a presenteou com sua filha Mariah — uma bênção que transformou completamente sua trajetória e criou raízes profundas nesta cidade.

Sozinha e determinada a oferecer uma vida digna aos filhos, aprendeu a profissão de manicure com a professora Zil, dando início a uma caminhada de superação, talento e fé. Com muito esforço, foi conquistando seu espaço, tornando-se uma profissional reconhecida pelo seu carisma, alegria e excelência no trabalho. Suas clientes, além de admirarem seu talento, encontravam nela inspiração, força e amizade.

Anos depois, já no início da pandemia, Deborah cursava Faculdade de Estética e Cosmética, quando o destino novamente cruzou seus caminhos com o de João. O reencontro entre os dois foi o início de uma nova história. Unidos pelo amor, companheirismo e fé, atravessaram juntos os tempos difíceis da pandemia e construíram uma relação sólida, baseada em respeito, cumplicidade e objetivos comuns.

Deborah sempre sonhou em ir além: queria transformar seu talento em algo que impactasse positivamente outras pessoas. Após se formar, realizou diversos cursos de especialização e estágios em salões conceituados, aprendendo e ensinando com a mesma paixão que a moveu desde o início.

Durante essa jornada, nasceu o sonho do Le Four Salon — um espaço que uniria beleza, acolhimento e propósito. O projeto, inicialmente simples, foi crescendo com o tempo, até se transformar em um empreendimento de destaque. O sonho se fortaleceu ainda mais com a chegada de dois parceiros e amigos especiais: Heber e Taigor, profissionais reconhecidos no mundo da beleza, com carreiras nacionais e internacionais, e agora sócios de Deborah neste grande projeto.

O Le Four Salon é hoje uma realidade concreta, símbolo de trabalho, fé e superação. O espaço emprega 15 colaboradores e atende centenas de clientes de Três Lagoas e região, oferecendo não apenas serviços de alta qualidade, mas também um ambiente de acolhimento e bem-estar.

Para Deborah, o sucesso tem um significado profundo: “Acredito que tenho ainda muito a retribuir com meu trabalho e dedicação a todos que contribuíram nesta caminhada — e, acima de tudo, honrar a Deus, nosso Pai misericordioso, por todas as bênçãos recebidas”.

Assim, a história de Tatiane Souza Costa Kozara, a Deborah, é um testemunho de fé, resiliência e amor. Uma trajetória marcada por lutas, conquistas e sonhos realizados — inspirando todos que a conhecem a acreditar que com coragem, fé e trabalho, tudo é possível.

Vânia Gonçalves de Souza Bernardes, nascida em Três Lagoas/MS, aos 60 anos, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, pelo amor ao esporte e pela dedicação ao serviço público. Filha de Vicente Garcia de Souza e Odete Gonçalves de Souza, é esposa de Mauro Alves Bernardes e mãe de Gabriel e Samuel Gonçalves de Souza Bernardes, que acompanham com orgulho sua história de trabalho, dedicação e serviço à comunidade. Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Afonso Pena, formou-se no Magistério pela Escola Estadual Dom Aquino Corrêa e graduou-se em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física – ESEFA. Sempre em busca de aprimoramento profissional e pessoal, cursou também Pedagogia na cidade de Dracena/SP e realizou pós-graduação pelas Faculdades Integradas Urubupungá – FIU, fortalecendo ainda mais sua formação acadêmica e seu compromisso com a educação. Iniciou sua trajetória profissional no ano de 1984, na Escola Municipal São João, à época extensão da Escola Municipal Eufrosina Pinto, onde atuou como professora de Educação Física. Ao longo de sua carreira, também contribuiu de forma significativa nas escolas municipais Joaquim Marques de Souza e Maria Eulália Vieira, destacando se não apenas pela formação educacional de seus alunos, mas também pelo incentivo ao esporte escolar. Junto à equipe da Escola Maria Eulália Vieira, conquistou o título de campeã no futebol de campo nos Jogos da REME. Sua atuação foi além da sala de aula e das quadras esportivas. Vânia exerceu importantes funções com responsabilidade e espírito público, sendo representante sindical e diretora do SINTED, conselheira e presidente do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, conselheira do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), além de diretora do Departamento de Educação Física da então Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Também desempenhou, com reconhecida competência, a função de apontadora nas federações estaduais de voleibol e basquetebol. Foram 33 anos dedicados à Rede Municipal de Ensino (REME), em uma trajetória construída com esforço, seriedade e profundo compromisso com o bem coletivo. Mais do que exercer uma profissão, Vânia transformou sua missão em um verdadeiro exemplo de dedicação, responsabilidade e amor pela educação pública, deixando um legado de contribuição significativa para o desenvolvimento educacional e esportivo de Três Lagoas.

Viviane da Silva Corrêa é casada e mãe de dois filhos. Formada em Matemática e pós-graduada na área, concluiu sua formação acadêmica pela UNIDERP no ano de 1996. Servidora pública concursada desde 2001, possui uma trajetória de aproximadamente 25 anos dedicados à educação, com atuação marcante no ensino da Matemática. Ao longo de sua carreira, também lecionou na rede estadual de ensino de Três Lagoas, contribuindo para a formação de inúmeros estudantes. Destacou-se como gestora escolar ao exercer o cargo de diretora da Escola Municipal Parque São Carlos, sendo eleita pela comunidade escolar e cumprindo dois mandatos consecutivos, período em que desenvolveu um trabalho pautado na responsabilidade, compromisso e valorização da educação. Atualmente, continua exercendo sua missão na mesma instituição, atuando como professora de Matemática para alunos do 6º ano no período matutino, mantendo o compromisso com a formação educacional e o desenvolvimento dos estudantes. Com uma trajetória construída com dedicação, competência e amor pela educação, Viviane da Silva Corrêa é reconhecida por sua relevante contribuição ao ensino e ao fortalecimento da educação no município de Três Lagoas.


TEXTO:
Cadu Xavier
FOTO: Gabriela Fernandes
FONTE: Cerimonial/Secretaria CMTLS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas11/06/2026

Handebol feminino de Três Lagoas é campeã em amistosos no Município de Castilho

As equipes femininas de handebol de Três Lagoas, representadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), deram início...

Três Lagoas11/06/2026

Três Lagoas celebra 111 anos com homenagem da Câmara Municipal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade

O prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, foi um dos homenageados durante a sessão solene em comemoração aos 111...

Três Lagoas10/06/2026

CMAS realiza Reunião Ampliada no CRAS Interlagos e reforça participação social na assistência social

Na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveu uma Reunião Ampliada no Centro...

Três Lagoas10/06/2026

Prefeitura de TL convoca aprovados de dois Processos Seletivos do Município

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), convoca os candidatos aprovados em dois Processos Seletivos...

Três Lagoas10/06/2026

30 de junho é o prazo final para aderir ao REFIS 2025. CONFIRA COMO

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), informa que o prazo final para aderir o...

Três Lagoas10/06/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (10)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta quarta-feira, 10 de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana