Três Lagoas
Três Lagoas sedia etapa estadual dos jogos escolares da juventude de MS com abertura voltada ao meio ambiente

Entre os dias 16 de maio e 1º de junho, Três Lagoas será o palco da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul (JEBMS). O evento é promovido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL).
A cerimônia de abertura acontecerá no dia 16 de maio, às 16h, no Balneário Municipal, e trará uma proposta diferenciada, com foco no meio ambiente. O Balneário, considerado um dos cartões postais da cidade, agora conta com uma rampa de acesso recém-inaugurada, facilitando a acessibilidade para todos. O secretário da SEJUVEL, Walter Dias (“Hulk”), destacou a inovação da proposta para a cerimônia de abertura:
“Será uma abertura voltada ao meio ambiente, utilizando nosso principal ponto turístico e alinhada com a temática ambiental, já que o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em novembro. Estamos preparando um grande evento com o apoio de todas as secretarias da Prefeitura”, afirmou o secretário.
A expectativa é de que cerca de 4.500 pessoas — entre atletas, comissões técnicas e organizadores — participem do evento, promovendo não só o desenvolvimento esportivo, mas também o aquecimento da economia local.
A competição será dividida em três blocos e ocorrerá em oito locais distintos do município. Estudantes-atletas de 12 a 17 anos, oriundos de várias cidades de Mato Grosso do Sul, disputarão modalidades coletivas e individuais, fortalecendo o esporte escolar e promovendo a integração entre os jovens.
Confira a programação da Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Juventude de MS em Três Lagoas:
Bloco I – 16 a 19 de maio
* Faixa etária 12 a 14 anos: Ginástica Rítmica, Ciclismo e Taekwondo
* Faixa etária 15 a 17 anos: Xadrez, Judô, Badminton, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica, Ciclismo e Taekwondo
Bloco II – 19 a 26 de maio
* Faixa etária 15 a 17 anos: Voleibol e Futsal (1ª e 2ª divisões)
Bloco III – 26 de maio a 1º de junho
* Faixa etária 15 a 17 anos: Basquetebol, Handebol (1ª e 2ª divisões) e Vôlei de Praia
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Prefeitura reforça ações de combate à dengue em reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses

Na manhã desta terça-feira, dia 30 de abril, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma reunião mensal do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses, com o objetivo de intensificar e articular estratégias de enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública.
A abertura da reunião foi conduzida pela coordenadora do comitê, coordenadora do setor de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, que reforçou os objetivos da mobilização permanente e apresentou as ações do setor de entomologia, como o monitoramento com armadilhas (larvitrampas e ovitrampas) em residências e bueiros, além da análise de ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos coletados.
O coordenador de Endemias da SMS, Alcides Ferreira, apresentou um panorama detalhado da situação epidemiológica no município, com dados comparativos dos anos de 2024 e 2025, mapa de calor com distribuição dos casos, número de hospitalizações, bairros mais afetados, e perfis de faixa etária e sintomas registrados. Ferreira também destacou as ações de controle vetorial, como visitas domiciliares, aplicação de larvicida e adulticida, bloqueios químicos, recolhimento de pneus, uso de drones e o Mutirão da Limpeza, cujos resultados foram demonstrados em imagens.
A coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, falou sobre a vacinação contra a dengue, atualmente direcionada ao público de 10 a 14 anos de idade, faixa etária mais atingida por casos graves e hospitalizações. Ela apresentou dados comparativos das doses D1 e D2 aplicadas em 2024 e 2025, reforçando a importância da adesão vacinal.
O professor Dr. Mauro Henrique Soares da Silva, do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMS, apresentou o projeto “Aspectos Socioespaciais e Microclimáticos no combate à dengue em Três Lagoas”, com análises ambientais e socioespaciais que mostram como fatores como urbanização, ondas de calor e ocupação do solo impactam a proliferação do mosquito. Ele também destacou ações de monitoramento com termômetros instalados em pontos estratégicos, estudos sobre reflorestamento e recuperação de nascentes.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Angelina Zuque, destacou a vulnerabilidade socioambiental de alguns terrenos e residências, sugerindo estudos mais aprofundados sobre as influências urbanas nas arboviroses, além de reforçar a importância do reflorestamento em áreas críticas.
Aline Martins, coordenadora de Promoção da Saúde SMS, compartilhou as ações educativas realizadas no município, como palestras, blitzes informativas, busca ativa e mutirões em bairros prioritários.
Além dos diversos setores da SMS, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Conselho Municipal de Saúde, 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Lions Clube Três Lagoas, Associação Comercial e Industrial (ACI-TL), Hospital Auxiliadora, SSPM, Rotary Cidade das Águas, Suzano e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM).
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Três Lagoas se destaca em festival de dança com vários troféus e talentos locais

Na última terça-feira, Três Lagoas brilhou em um importante festival de dança, conquistando um total de 6 troféus de primeiro lugar e 4 troféus de segundo lugar, colocando a cidade em evidência e celebrando o talento de seus bailarinos. A participação do Studio de Dança Bricio Dance, em parceria com a Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), foi um marco para o cenário artístico local.
Com espírito de união e profissionalismo, os dançarinos mostraram que, para eles, a competição vai além de ganhar ou perder; trata-se de manter a qualidade e a paixão pela dança.
Confira os Destaques da Noite:
1º Lugar:
- João (Coreografia Maui – Moana)
- João e Lívia (Coreografia João e Maria – Duo Infantil)
- Clivyan (Coreografia No no no – Solo Juvenil)
- Conjunto Infantil (12 Bailarinas) (Coreografia Lory Poppy)
2º Lugar:
- Gabi (Coreografia Black & White – Solo Juvenil)
- Conjunto Infantil (13 Bailarinas) (Coreografia Frevo)
- Clivyan e Laura (Coreografia On The Floor – Duo Juvenil)
- Conjunto Juvenil (7 Bailarinos) (Coreografia Bailar Salsa)
O evento contou com um júri altamente qualificado, incluindo um ex-bailarino da famosa dupla Sandy & Junior, o que elevou ainda mais o nível da competição e reforçou o prestígio do festival.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Policial7 dias atrás
Cinturão Verde em Três Lagoas| Família é rendida, amarrada e tem T-cross levado em assalto violento
-
Três Lagoas7 dias atrás
Veja a previsão do tempo em Três Lagoas e no MS para este fim de semana
-
Três Lagoas6 dias atrás
De 01 a 03 de maio em Três Lagoas, o 14º Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré movimenta o Município
-
Policial7 dias atrás
Em Três Lagoas| Homem perde mais de R$ 70 mil após estelionatário se passar por advogado