Câmara Municipal de Três Lagoas
Em Três Lagoas| Audiência pública debate Programa Audiovisual e Film Commission

Na noite desta quarta-feira (09), a Câmara de Vereadores de Três Lagoas realizou uma audiência pública para debater a criação do Programa Audiovisual e Film Commission (Comissão de Cinema) em Três Lagoas. O evento foi proposto pelo vereador Tonhão e contou com a presença do vereador Fernando Jurado.
O ato recebeu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), Marcos Antônio Gomes Júnior; o diretor de Cultura, Stênio Congro Neto; o vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Estado de Mato Grosso do Sul (CEPC/MS), Israel Aparecido da Silva Júnior Zayed; o presidente da Casa da Cultura de Três Lagoas, Nilva Barroso; o presidente da Associação Integra Costa Leste, Joaquim Romero Barbosa; o assessor do Deputado Estadual Lucas de Lima, Bruno Patrezzi; o educador Márcio Viegas; o comerciante Chiquinho Medeiros; o estudante: Vito Alexandre; o empresário Magid Thomé; e o profissional do audiovisual (produtor de elenco), Diego de Lima.
Para falar sobre o tema e explicar sobre o funcionamento do Programa e da Comissão, a audiência pública recebeu o produtor executivo Lúcio Aguiar, que desempenhou papel-chave na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e o diretor Aaron Salles, que recentemente dirigiu um curta-metragem na cidade (Nunca Te Prometi Um Mar De Rosas).
O Programa Audiovisual prevê a seleção de produções de realizadores locais, abrangendo curtas, médias e longas-metragens. O objetivo é fomentar a produção regional. Já a Film Commission atuará como um órgão estratégico para atrair produções nacionais e internacionais, incentivando essas filmagens em Três Lagoas e região. A dupla iniciativa promete movimentar a economia três-lagoense e da Costa Leste, gerando emprego e renda em todos os setores e especializando a mão de obra do setor audiovisual.
Após as apresentações, o espaço foi aberto para debate. Quando questionado sobre para onde irão os investimentos do Programa e Comissão, Aaron Salles defendeu que para a região da Costa Leste, dando mais autonomia para a região na produção cultural. Lúcio Aguiar complementou que podem existir parcerias com outras Film Commissions.
Quando perguntado sobre a estrutura, Aaron detalhou quais seriam os cargos. “Esse organograma foi inspirado no da ANCINE, Rio de Janeiro e Maricá/RJ”, destacou Lúcio. Além das perguntas, os membros da mesa de honras usaram o tempo para parabenizar a iniciativa, declarar apoio, desejar sucesso e relatar as dificuldades da área.
O vereador Tonhão, propositor da audiência pública, defendeu uma parceria com os setoriais da cultura, Município, Estado e Federação. Finalizando os trabalhos, o presidente da Câmara apresentou o documento gerado pelo ato e fez uma votação, a qual aprovou o documento por unanimidade.
Programa Audiovisual e Film Commission
Aaron Salles explicou e apresentou o Programa Audiovisual. Primeiramente, defendeu o setor do Audiovisual, que “não representa e envolve só a cultura, mas todas as áreas: como turismo, gastronomia, comércio, transporte, contabilidade, comunicação (jornalismo), tecnologia da informação (TI), educação, saúde etc”. Aaron complementou dizendo que “são empregos de alta capacitação que serão atraídos para a região”. O diretor resumiu: “é uma indústria muito coletiva, não se faz arte sozinho”.
Sobre o Programa Audiovisual, o diretor anunciou o orçamento anual proposto: R$10,5mi, “valor elaborado após estudos considerando os orçamentos padrões da ANCINE”, justificou Aaron. Com esse investimento, será possível manter editais com premiações de até nove filmes por ano e um Festival Internacional de Cinema de Três Lagoas, inserindo a Costa Leste na rota internacional do audiovisual.
Lúcio Aguiar apresentou o que é uma Film Commission: uma entidade que atrai e apoia a produção audiovisual em uma determinada região. Ela atua em diversas etapas da produção, desde o mapeamento de locais até a tramitação de permissões. Os principais objetivos são: incentivar a produção audiovisual, promover o turismo, desenvolver a economia, facilitar a realização de produções cinematográficas.
Os palestrantes
Lúcio Aguiar é diretor, pesquisador, roteirista, quadrinista, produtor executivo e controller. Bacharel em Economia (UFRJ) e Mestre em Comunicação Social (UFF). Possui 50 anos de atividades no setor, tendo realizado 15 curtas incluindo “Lgytymah Depheza” (1982 – Prêmio Direção 35mm – I Festival de Niterói) e 1 longa-metragem, “Viagem ao Redor da Minha Mesa” (1999). Fundou, dirigiu e foi liquidante da Cooperativa CORCINA-RJ (1978 a 84), que produziu 33 curtas, médias e o longa-metragem “Coração Mágico de Macunaíma”, de Paulo Veríssimo, obtendo mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o prêmio de curta-metragem no Festival de Cannes por “Vocês”, de Arthur Omar. Participou da regulamentação da profissão de Artista e Técnico como representante da Associação Brasileira de Documentaristas (1977-78). Foi secretário da Campanha O Curta é Nosso (1978-79), que reuniu 33 entidades culturais na defesa da exibição do curta-metragem nos cinemas e junto com Leon Hirszman e José Louzeiro criou a Comissão Pela Liberdade de Expressão (1979). Como gestor público foi Coordenador de Aprovação de Projetos na Agência Nacional do Cinema (2003-2007), membro da Comissão responsável pela implantação da Classificação de Nível das Empresas Produtoras (IN ANCINE 54), secretário executivo da Comissão de Projetos Culturais Incentivados (CPCI) da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2007-08), Coordenador Pedagógico do Programa Cinemais Cultura (MinC 2010) e Superintendente da Cinemateca Brasileira (maio-junho 2019). Desde 2010 trabalha como consultor audiovisual, controller e produtor executivo em projetos de longa-metragem e séries para TV para as produtoras: 3 Tabela, A&B, Cassandra, Dannemann, El Desierto, Flora Filmes, Focus Films, Forte Filmes, Georgois Filmes, GNCTV, JLM, Kino TV, Lavra, ML Toledo de Martino, Modo Operante, Nova Triniti, Palmares, Pé na Estrada, Pontos de Fuga, Teatro Ilustre, Telenews, TV Zero, Usyna de Kino, VemVer Brasil, Ypearts, dentre outras.
Aaron Salles é formado em Cinema, vídeo e novas mídias pela School of the Institute of Chicago. Tem MBA em Marketing pela Loyola University Chicago. Dirigiu institucionais e marketing nos EUA desde 2008. No Brasil, foi assistente dos mais renomados diretores nacionais. Dirigiu publicidade desde 2011 (L’Oreal, Coca-Cola, Vale) e ficção a partir de 2013. É escritor e cineasta sul-mato-grossense. Implementou e dirigiu o programa de maior audiência da história da TV paga no Brasil: “Vai que Cola”. Em 2017, lançou seu primeiro longa: “Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe”. Em 2022, lançou o romance “Inferno & Danação” e abriu o braço editorial da Georgois Filmes e Livros. Aaron é natural de Três Lagoas/MS, onde está sediada sua produtora e agora está à frente do curta-metragem “Nunca Te Prometi Um Mar de Rosas”, contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo de Mato Grosso do Sul, e do longa “Depressão Tropical”, vencedor do edital da LPG MS e Minas Gerais.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Em Três Lagoas| Semana Municipal de Trânsito é lançada durante a 11ª sessão da Câmara de Vereadores

A tribuna livre da Câmara de Vereadores foi utilizada, durante a abertura da 11ª sessão, pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), José Aparecido Moraes, o qual lançou a 19ª Semana Municipal de Trânsito, com o tema “Construindo a Paz no Trânsito”. Autoridades municipais e população estiveram presentes.
O diretor informou que, diariamente, ocorrem cerca de cinco acidentes no município e que, entre 2023 e 2024, houve o alarmante crescimento de 34% no número de acidentes fatais, na cidade.
Moraes reforçou que a segurança no trânsito depende, em grande parte, do comportamento dos condutores. Neste sentido, segundo ele, não basta apenas engenharia de tráfego e fiscalização para redução nos números. “A consciência, a educação e o respeito dos condutores é essencial. Sem isso, não há lei e fiscalização que resolvam”, afirmou.
Ainda assim, segundo ele, a administração municipal tem adotado medidas para promover a segurança no trânsito, como colocação de redutor de velocidade em pontos estratégicos, fiscalização, instalação de novos semáforos e projetos de educação.
A Semana Municipal de Trânsito vai de 22 a 25 de maio, com ações educativas, e o diretor informou que a campanha será intensificada durante o Maio Amarelo, que tem âmbito nacional. Ainda disse que a prefeitura estuda estender o atendimento do departamento para 24 horas, a princípio com remanejamento da jornada de trabalho dos 18 agentes e, futuramente, com a abertura de concurso para aumentar o número.
Na ordem do dia, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 32, de autoria dos vereadores Evalda Reis e Tonhão, o qual declara de utilidade pública a Associação de Artes Marciais de Três Lagoas. Também tramitaram os seguintes projetos de lei, que foram encaminhados para análise pelas comissões permanentes:
Projeto de lei nº 27 de 28 de março de 2025: “torna de utilidade pública a Associação Três-Lagoense de Atletismo Professor Milton José da Silva – Tó”.
Projeto de lei nº 43 de 15 de abril de 2025: “garante direitos, nas unidades de saúde da rede pública e privada do município, às mulheres que vivenciem perdas gestacionais”.
Projeto de lei nº 44 de 15 de abril de 2025: “institui o programa “Passarinhando, entre frutas e cantos” no município de Três Lagoas/MS, voltado ao plantio de árvores frutíferas nativas para promoção da biodiversidade, preservação das aves e incentivo ao turismo ecológico”.
Projeto de lei nº 45 de 16 de abril de 2025: “torna obrigatório aos estacionamentos públicos e privados a inserção, nas placas e avisos sinalizadores de atendimento prioritário, bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais em todos os estacionamentos ou garagens, o símbolo mundial da conscientização do autismo”.
Os vereadores também aprovaram cinco projetos de decreto legislativo, voltados à concessão de Título de Cidadão Três-Lagoense às seguintes pessoas: Tiago Cremo Cndido, Ronaldo Moreira ^de Araújo, Mauro Cesar Sales Ormay, Tétis Sol Mendes Barbosa Lima (Sargento Rodrigues) e Maria dos Santos (Fernando Jurado).
CRONOGRAMA SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO
Dia 22 (terça-feira) -15h30 – Blitz educativa – Ciclovia Av. Custódio Andries, atrás do SESI
Dia 23 (quarta-feira) – 8h30 – Blitz educativa – Antônio Trajano – Lateral da Matriz
Dia 24 (quinta-feira) – 6h30 ás 10h – Orientação em horário de estrada, palestra, travessia em faixa de pedestres e jogos informativos – Escola Municipal Olyntho Mancini
Dia 25 (sexta-feira) – 8h – Live no Instagram (@deptrantl)
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores aprovam repasses para o Torneio de Pesca e a Expotrês

Durante a sessão do dia 15 de abril, os vereadores analisaram 12 projetos, sendo cinco aprovados e sete foram encaminhados para a Comissão de Justiça e Redação Final.
Na Ordem do Dia, foram aprovados os seguintes projetos:
PROJETO DE LEI Nº 40 DE 11 DE ABRIL DE 2025: REVOGA E INCLUI DISPOSITIVOS NA LEI Nº 1.067/1991 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal);
PROJETO DE LEI Nº 41 DE 11 DE ABRIL DE 2025: AUTORIZA O MUNICÍPIO A FIRMAR TERMO DE CONTRIBUIÇÃO COM A APETL – ASSOCIAÇÃO DE PESCA ESPORTIVA DE TRÊS LAGOAS MS, ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS PARA REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal);
PROJETO DE LEI Nº 42 DE 11 DE ABRIL DE 2025: AUTORIZA O MUNICÍPIO A FIRMAR TERMO DE CONTRIBUIÇÃO COM O SINDICATO RURAL DE TRÊS LAGOAS, PARA REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal).
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 14 DE 07 DE MARÇO DE 2025: “CONCEDE O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO “ANTÔNIO TRAJANO DOS SANTOS” AO SENHOR MANOEL FERNANDES NEGRÃO”. (autor: vereador Mário Grespan);
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 21 DE 10 DE ABRIL DE 2025: CONCEDE AO SENHOR CARLOS ALBERTO DAVID DOS SANTOS, O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO ANTÔNIO TRAJANO DOS SANTOS. (autor: vereador sargento Rodrigues);
No que se refere aos projetos do Executivo Municipal, tratam de adequações na Lei Municipal nº 1.067, de 05 de dezembro de 1991 (Código Tributário Municipal), especificamente, alteração do texto da lei para: § 4º – No usufruto e na cessão de seus direitos, a base de cálculo será o valor do negócio jurídico ou 50% (cinquenta por cento) do valor venal do imóvel, aquele que for maior; e no § 5º – Na concessão de direito real de uso, a base de cálculo será o valor do negócio jurídico, ou 509á (cinquenta por cento) do valor venal do imóvel, aquele que for maior. E ainda de apoio financeiro para realização do 14ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas – MS, no Balneário Municipal, nos dias 0l, 02 e 03 de maio de 2025; e da 47ª Expotrês que ocorrerá de 11 a 15 de junho de 2025, respectivamente.
Os sete projetos encaminhamento para Comissão Permanente, para análise e emissão de parece foram:
PROJETO DE LEI Nº 033 DE 10 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS O PROGRAMA REMÉDIO EM CASA. (autor: vereador Daniel da Farmácia);
PROJETO DE LEI Nº 034 DE 10 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DE ABELHAS SILVESTRES NATIVAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS; (autora: vereador Daniel da Farmácia);
PROJETO DE LEI Nº 35 DE 11 DE ABRIL DE 2025: INSTITUI O RESTAURANTE POPULAR NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS/MS, COM FOCO NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autora: vereadora professora Maria Diogo);
PROJETO DE LEI Nº 36 DE 11 DE ABRIL DE 2025: INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA VISIBILIDADE TRANS EM TRÊS LAGOAS/MS E O INCLUI NO CALENDÁRIO OFÍCIAL DO MUNICÍPIO. (autora: vereadora professora Maria Diogo);
PROJETO DE LEI Nº 37 DE 11 DE ABRIL DE 2025: “DISPÕE SOBRE INSTITUIR VAGAS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE E FISCALIZAÇÃO PARA MOTORISTAS DE APLICATIVOS E VEÍCULOS DE TRANSPORTE PRIVADO INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autora: vereadora professora Maria Diogo);
PROJETO DE LEI Nº 38 DE 11 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS E UNIFORMES DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE INTERNET NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autor: vereador sargento Rodrigues);
PROJETO DE LEI Nº 39 DE 11 DE ABRIL DE 2025: “DISPÕE SOBRE A POLÍTICA DE COMBATE AOS IMÓVEIS ABANDONADOS CAUSADORES DE DEGRADAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autor: vereador sargento Rodrigues).
Tribuna Livre
Ainda durante a sessão foi concedido o tempo de 10 minutos, para representante do Lions Clube, Rosangela Fernandes dos Santos, falar sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela se apresentou com uma pessoa autista (com diagnóstico tardio), ressaltando, inclusive que a condição em pessoas adultas não vem sendo muito discutida pela sociedade e que a comunidade científica olha o TEA, mais na perspectiva da infância. E, destacou a importância de “se olhar” para os autistas na fase adulta, sobretudo, do ponto de vista da despatologização. “Em vez de ficar nas “deficiências” ou “déficits” associados ao TEA, uma abordagem baseada em capacidades de buscar identificar, nutrir e celebrar os talentos e habilidades únicas de cada indivíduo. E, essa mudança de paradigma tem implicações profundas e positivas em diversos aspectos”, destacou.
Neste sentido, o clube de serviço, com atuação em Três Lagoas está com um trabalho e ações, conforme citou Rosangela.
Por fim, ela ainda fez questão de frisar que é de suma importância por diversas razões: diagnóstico precoce (nas crianças permitem intervenções mais eficazes); adultos (pode levar a diagnósticos tardios, que ainda são valiosos, para autoconhecimento, acesso a serviços de apoio adequados, redução de estigma e melhor compreensão de suas próprias experiências e desafios, ao longo da vida); suporte adequado ao longo da vida (infância, adolescência, vida adulta e idosos); e inclusão e aceitação (entender o TEA em todas as idades) e conscientização em todos os níveis da sociedade (família, escola, trabalho e comunidade) são cruciais.
-
Notícias da Região5 dias atrás
Touro mais valioso do Brasil, de Votuporanga, estreia em rodeio profissional.
-
Sem categoria5 dias atrás
Em Três Lagoas| Donos de terrenos baldios com mato alto serão notificados, multados e terão cobrança por limpeza
-
Mato Grosso do Sul3 dias atrás
No MS| Período reprodutivo ou falta de comida podem ter motivado ataque de onça no Pantanal
-
Policial5 dias atrás
Em Três Lagoas| Menina de 4 anos é arrastada para matagal na região do residencial OT; criança conseguiu escapar com ajuda de um familiar