TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
Doutor Cassiano Maia pede pronto atendimento odontológico 24 horas
PMA de Bonito prende e autua em R$ 2,36 mil pescador por pesca predatória ao capturar pescado acima da cota e apreende 18 kg de pescado
PM encaminha ao DP autor de perturbação do sossego e apreende equipamento de som
Polícia Militar apreende em Paranaíba motocicleta adulterada e conduz mulher de 25 anos à delegacia
Professor Negu Breno sugere sinalização de trilha da Cascalheira
Vice-prefeito Paulo Salomão participa de abertura de curso gastronômico em Três Lagoas
Doutor Paulo Veron encaminha pedidos de melhorias viárias
Sayuri Baez requisita lista de médicos plantonistas nas unidades de saúde
Vereadora Evalda Reis solicita implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos
Britão do Povão solicita serviços em ruas
Polícia Militar apreende aparelhagem de som em São Gabriel do Oeste após denúncia de perturbação.
Três pessoas são presas em cumprimento de mandados de prisão neste final de semana, na área de atuação do 7º BPM
América domina o Santos e vence fora de casa
Fortaleza vence Athletico e assume vice-liderança do Brasileirão
São Paulo é derrotado pelo Red Bull Bragantino no Brasileirão
De virada, Galo vence Cuiabá e amplia vantagem na liderança
Corinthians empata com Internacional no Brasileirão
Flamengo perde para o Fluminense por 3 a 1 no Maracanã
Polícia Militar em Nova Andradina prende homem por dano e violência doméstica
|| Em Miranda, Polícia Militar cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo ||
|| Em Aquidauana, Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas ||
Em quatro anos, índice de roubos cai pela metade em Campo Grande
Funtrab/MS oferece 2.009 vagas de emprego em todo o Estado
Prefeito de Três Lagoas assina autorização para início da obra de restauração asfáltica de ruas do Interlagos
Programa Vida Saudável fala sobre técnica que melhora concentração e memória
Em entrevista à Caçula FM de Três Lagoas, Bolsonaro fala sobre importância de MS para o Brasil
Em Três Lagoas| Jovem fica ferido em acidente próximo da 2º lagoa
Polícia Militar Ambiental de Campo Grande resgata filhotes de tucano após queda de árvores em virtude de tempestade
Em Naviraí, Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo
Polícia Militar prende homem por prática de direção perigosa e adulteração de sinal identificador de veículo em Nova Andradina
Next
Prev

Ribas do Rio Pardo

Suzano lança programa de Apoio à Gestão Pública em Ribas do Rio Pardo

Publicado

A iniciativa é uma parceria entre a Suzano e o Instituto Votorantim que apoia a gestão municipal na estruturação de ações e projetos nos eixos fiscal/orçamentário e de ordenamento territorial, preparando a cidade para crescer e se desenvolver de forma sustentável.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Instituto Votorantim, lançou na terça-feira (21) de setembro, o programa de Apoio à Gestão Pública (AGP) em Ribas do Rio Pardo. A iniciativa tem como objetivo apoiar a gestão municipal na estruturação de ações e projetos da administração pública para os próximos anos, tendo em vista o potencial de crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico locais em decorrência da construção na nova fábrica de celulose da Suzano na cidade.

O AGP é estruturado em dois eixos de atuação. O primeiro trata da modernização da gestão pública nos aspectos fiscal e orçamentário e visa apoiar o município na estruturação de seus quadros e ferramentas para comportar o expressivo aumento de receita resultante da implantação da nova fábrica de celulose. São contempladas neste eixo questões como impactos fiscais, planejamento econômico e orçamentário e adequação de legislação. O segundo eixo diz respeito ao ordenamento territorial do município e prevê o apoio à gestão na promoção e indução do desenvolvimento territorial planejado, integrado, equilibrado, sustentável e participativo, incluindo questões como habitação, ocupação do solo, transporte público, entre outras.

De acordo com João Pedro Cannavale Pacheco, gerente de Relações Corporativas da Suzano, a iniciativa busca contribuir para a construção conjunta e colaborativa, com o poder público municipal, de instrumentos de gestão como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o próprio plano diretor da cidade – contando com a participação dos gestores públicos e da população local. “Será uma grande parceria com Ribas do Rio Pardo e tudo será decidido pela população e pelos gestores locais. A Suzano vai contribuir fornecendo os mecanismos para este trabalho colaborativo, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cidade e para que seu crescimento se dê de forma organizada e planejada. Desta forma, Ribas do Rio Pardo poderá elaborar políticas públicas ainda mais eficazes”, explica João Pedro.

Ao receber as equipes da Suzano e do Instituto Votorantim para o lançamento do programa, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Prefeito João Alfredo Danieze, destacou a satisfação com a iniciativa e sua importância para o planejamento do crescimento sustentável da cidade. “É um presente que a cidade está recebendo da Suzano, a partir do qual vamos construir de forma colaborativa um novo plano diretor, um novo código de postura, um novo código tributário municipal, entre outros instrumentos de gestão pública. Isso tem um papel fundamental para que possamos transformar Ribas numa cidade moderna, sustentável e planejada, organizada”, ressaltou o prefeito.

Comentários Facebook

Ribas do Rio Pardo

Suzano realiza aula inaugural do Curso de Qualificação do Módulo de Silvicultura em Ribas do Rio Pardo

Publicado

  • Os cursos são realizados em parceria com o Senai e oferecem bolsas de estudo aos participantes e certificado de conclusão;
  • Cerca de 50% dos formandos poderão ser contratados para trabalhar na operação de silvicultura da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou – nesta segunda-feira, 20, no Centro de Educação Infantil São João, em Ribas do Rio Pardo (MS) – a aula inaugural do Curso de Qualificação Profissional do Módulo Silvicultura. O curso integra as iniciativas que a empresa vem promovendo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para qualificar a mão de obra local para atuar em sua operação florestal de silvicultura (plantio) no município.

Em agosto, a Suzano abriu 250 vagas para quatro cursos de formação profissional em Ribas do Rio Pardo: Iniciação Profissional Ajudante Florestal; Iniciação Profissional Operador de Máquinas Agrícolas; Qualificação Profissional Mecânico Comboísta; e Iniciação Profissional Motorista de Veículos de Cargas em Geral. Dos 250 profissionais selecionados para os cursos, 46 vão participar da aula inaugural, sendo 30 operadores e 16 mecânicos. A formação faz parte do Programa Cultivar da Suzano, que tem como objetivo contribuir para a formação de novos profissionais para a operação florestal, oferecendo aprendizado e uma profissão a quem está disposto a seguir de acordo com o propósito da Suzano de renovar a vida a partir da árvore.

Os cursos de formação serão ministrados no município de Ribas do Rio Pardo, de segunda a sexta-feira, com 8 horas diárias de capacitação, entre aulas práticas e teóricas. Entre os benefícios oferecidos aos participantes estão bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00, alimentação e certificado de formação profissional. Para quem é de outra cidade, a empresa também está oferecendo estadia em alojamento.

“A geração de emprego e renda é uma das principais contribuições que a construção da nova fábrica da Suzano está trazendo para o desenvolvimento socioeconômico do município de Ribas do Rio Pardo e ao estado de Mato Grosso do Sul. E a qualificação profissional é um dos pilares para que esse desenvolvimento ocorra. Por isso, a Suzano está trabalhando fortemente, em parceria com o Senai, para qualificar e aproveitar a mão de obra local e da região. Além de propiciar a formação profissional, a Suzano deve contratar cerca de 50% dos participantes para atuar em sua operação florestal de silvicultura no município. Os demais estarão capacitados para atuar em outras empresas do mercado, com certificado do Senai”, afirmou Breno Heper Muzzi, gerente de Recursos Humanos da Suzano.

A aula inaugural do Módulo de Silvicultura contou com a presença de lideranças da Suzano e do Senai e autoridades locais, como representantes do Executivo municipal, que também é parceiro da iniciativa com a cessão de salas para a realização das aulas. Para o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, a qualificação da mão de obra capacita o trabalhador e facilita o acesso ao mercado de trabalho. “Como consequência, ele terá uma facilidade maior de encontrar novos postos de trabalho, além de ter um ganho salarial e, com isso, proporcionar à sua família uma condição mais digna de vida e de lazer. Os cursos que serão oferecidos têm a excelência do nome Senai, que há mais de 80 anos é referência na formação da mão de obra em vários setores produtivos, e nossa cidade só tem a ganhar”, explicou o prefeito

Para o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a qualificação marca o início de uma intensa parceria da instituição com a Suzano em prol do desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo e da indústria sul-mato-grossense. “Acreditamos que Ribas vive um momento muito parecido com o que Três Lagoas já viveu também, de novas oportunidades. Nesse cenário, é fundamental a presença do Senai para ajudar na qualificação profissional da população”, afirmou.

Ainda conforme Rodolpho Mangialardo, a ideia é que a mão de obra local vá se desenvolvendo conforme o cronograma de obras da nova fábrica da Suzano. “Fizemos um cronograma de cursos para atender às demandas da empresa. Nesse primeiro momento, estamos oferecendo o curso de silvicultura, mas muitos outros virão, para atender a Suzano e também as demais empresas que devem ser atraídas para a região devido ao novo empreendimento”, completou.

Em Ribas do Rio Pardo, a Suzano vem transformando a vida de muitas pessoas. Dayelle Silva Ferreira, 25 anos, mora em Ribas há 18 anos, trabalhava como açougueira e hoje é exemplo do resultado de outras formações que a empresa já propiciou na cidade. Ela se orgulha de ter passado por uma seleção rigorosa e se tornar operadora de máquinas florestais. “Foram mais de 1.700 inscritos e eu fiquei entre os 30. O curso durou quatro meses, causou um grande impacto positivo na minha vida e hoje estou colhendo um sonho”, aponta Dayelle Silva Ferreira, que vai trabalhar em um forwarder (veículo florestal de transporte das toras de eucalipto)

Quem também não esconde a felicidade é Gustavo Soares Cavalcante, 26 anos, que já está colhendo os frutos das formações oferecidas pela Suzano. Ele é rio-pardense e deixa claro que a chegada da empresa transformou não só a sua vida, mas a da família inteira. “Minha vida mudou para melhor e hoje tenho a certeza de que poderei oferecer um futuro com mais segurança para toda a minha família. Gostei muito de fazer o curso, que foi dividido em teoria e prática. Não vejo a hora de começar a operar no forwarder. O que me deixou mais feliz foi que tudo isso aconteceu em plena pandemia. A Suzano é muito cuidadosa e isso eu verifiquei nos quatro meses de curso”, detalha Gustavo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Ribas do Rio Pardo

Com bolsas de R$ 1,5 mil, Suzano abre 220 vagas para cursos de qualificação voltados ao setor industrial em Ribas do Rio Pardo-MS

Publicado

  • As pessoas aprovadas contarão com bolsas de estudo de R$ 1,5 mil ao mês durante todo o curso, alojamento (caso seja de outra região), alimentação (almoço) e, ao final, certificado de formação do Senai.
  • As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, etnia, origem, classe social, formação, deficiência e orientação sexual, desde que atendam a alguns pré-requisitos
  • Cerca de 50% dos/as formados/as poderão ser contratados/as para trabalhar na operação industrial da nova fábrica de celulose que a empresa está construindo em Ribas do Rio Pardo;
  • As inscrições seguem até o dia 19/09 e devem ser feitas, preferencialmente, pela internet, por meio da página (https://bit.ly/cursos-proj-cerrado).

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, abriu, nesta quarta-feira (08), as inscrições para três cursos de formação profissional voltados para o setor industrial em Ribas do Rio Pardo (MS). Com bolsas de estudo de R$ 1,5 mil, serão ofertadas 220 vagas para os cursos Técnico em Eletromecânica, Técnico em Química e Técnico em Automação, que serão realizados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 19 de setembro, preferencialmente pela internet, por meio da página https://bit.ly/cursos-proj-cerrado, e estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, etnia, origem, classe social, formação, deficiência e orientação sexual.

“Para a Suzano, o desenvolvimento social que almejamos para Ribas do Rio Pardo, município que tão bem nos acolheu, só é possível se houver igualdade e equidade de oportunidades. Por isso, reforçamos que estas vagas estão abertas para todas as pessoas. Também queremos romper com a ideia de que a indústria é um espaço exclusivo para homens. Na Suzano, olhamos competência, não gênero, e as mulheres são muito bem-vindas em nossos cursos profissionalizantes e em nossas operações”, destaca Leonardo Mendonça Pimenta, gerente executivo responsável pela operação industrial da nova fábrica que está em construção no município.

Ainda visando a igualdade de oportunidades, a Suzano disponibiliza, excepcionalmente para pessoas com dificuldade de acesso à internet, as inscrições de forma presencial, nos escritórios da empresa situados em Ribas do Rio Pardo (Avenida Aureliano Moura Brandão, número 947, Sala 2, ao lado do Posto Ipiranga) e Água Clara (Avenida Benevenuto Ottoni, 495, Jardim São Judas Tadeu). Os escritórios estão abertos de segunda a sexta, das 8h às 17h), seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Pré-requisitos e benefícios

Para se inscrever e participar do processo seletivo, as pessoas interessadas precisam atender aos seguintes pré-requisitos mínimos:

  • ter 18 anos completos até junho de 2022;
  • ter concluído o Ensino Médio até dezembro de 2021 e,
  • disponibilidade de horário para participar do curso em tempo integral (horário comercial).

Os cursos devem iniciar em novembro deste ano, em Ribas do Rio Pardo, e terão duração média de 12 meses. As aulas serão realizadas de segunda a sexta, com 8 horas diárias de qualificação, entre aulas práticas e teóricas.

Além da bolsa de estudo mensal, durante o período de formação, os/as selecionados/as terão direito a alimentação (almoço), certificação do Senai após a conclusão do curso e, para pessoas de outras cidades que tenham interesse em se inscrever e venham a ser selecionadas, a empresa também vai oferecer estadia em alojamento.

A expectativa é que pelo menos 50% das pessoas que concluírem a formação sejam contratadas para trabalharem nas operações industriais da nova fábrica de celulose da Suzano, em fase de construção no município. “Por meio da qualificação da mão de obra local, estamos fomentando a geração de emprego e renda, uma vez que mesmo aqueles não contratados pela Suzano estarão capacitados para atuar em outras empresas do mercado. Esta é uma das principais contribuições da construção da nova fábrica de celulose da Suzano para a região”, completa Pimenta.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana